7 medidas práticas para atrair, fidelizar e converter

Quão lógica pode ser uma decisão de um consumidor? Por que muitas vezes ele opta por um produto mais caro mesmo tendo um produto similar de valor menor?

Quando estudamos o comportamento do consumidor, especialmente pela visão neurocientífica, vemos que algumas decisões tomadas são diretamente influenciadas pela emoção.

Ainda que nós – enquanto consumidores – não percebamos, até 95% das nossas decisões de compra são inconscientes, como já apontado por um estudo de Harvard anos atrás, que inclusive indicou uma lista com mais de 300 motivadores emocionais.

O cliente precisa se sentir especial e enxergar no produto uma solução para os seus desejos mais íntimos, como: prazer, segurança, bem-estar, aceitação, sucesso profissional e social, ser diferente da maioria e pertencimento.

Quando ele faz essa conexão emocional, ele se torna mais propício à compra, a fidelização à marca e também à elevar o ticket médio em suas transações.

Os meios de estabelecer uma ligação emocional com o cliente são diversos e podem ir além da comunicação verbal, que mais comumente é utilizada.

Dessa forma, listo 7 medidas orientadas pela neurociência do consumo que você pode tomar no seu negócio online para atrair e fidelizar o seu cliente:

1. Psicologia das Cores

Escolha a cor apropriada ao seu público e ao seu nicho para ser associado ao seu produto. A área de psicologia das cores mostra que cada cor ativa um setor cerebral e pode causar um efeito específico. Em 2017 uma pesquisa apontou que Marrs Green, por exemplo, que é uma cor que mistura o azul, verde e o cinza – e suas variações que se aproximam do conhecido como “Azul Tiffany” – é a cor favorita do mundo.

2. Aromas

Saber explorar os sentidos do corpo humano pode ser uma vantagem no varejo. Quem não tem a lembrança de algum aroma na infância que traz uma boa recordação?

Essa boa recordação associada ao seu produto pode produzir o sentimento de pertencimento ao mesmo tempo que traz a sensação de ser especial.

Enquanto lojas físicas por exemplo aromatizam o ambiente, no online você pode aromatizar a embalagem. Estude a faixa etária do seu público, os hábitos, as crenças e encontre um aroma que se associe a sua personalidade.

3. Imagem

Contextualize por imagens e fotografias o seu produto ao estilo de vida da sua persona. Estude a rotina do seu público-alvo e apresente o seu produto de forma que possa promover a familiaridade e a proximidade.

Faça com que o usuário do seu e-commerce consiga se enxergar utilizando o produto, preferencialmente através de um cenário de conexão emocional, tendo como base o neuromarketing.

4. Linguagem

Utilize sempre uma linguagem próxima à utilizada pelo seu público. Defina um tom de voz para redes sociais, campanhas e até mesmo atendimento que lhe pareça familiar. Estude o seu cliente e com isso utilize a linguagem para promover a sensação de pertencimento e causar um impacto emocional.

5. Design de embalagem

Uma boa embalagem pode fazer com que o seu consumidor se sinta especial ao receber o pedido. Use-a também para se comunicar. Tenha criatividade e produza caixas ou fitas adesivas com mensagens com as quais o seu público possa se identificar, demonstre carinho e cuidado, que pode ser através da embalagem do próprio produto ou do embalo da mercadoria para envio.

6. Senso de urgência

Faça promoções relâmpagos ofertando um produto com um desconto especial. O tempo limitado e a colocação do produto como um item imperdível aumentam a conversão do mesmo pois impacta emocionalmente o consumidor, limitando o seu tempo de usar o lado racional nessa decisão.

7. Precificação

Precifique seus produtos de acordo com o seu público. Produtos com valores muito abaixo do mercado podem ser vistos como desvalorizados, além de não permitir um markup justo que permitirá tornar viável toda a operação.

Produtos com valores um pouco mais altos, de qualidade e alinhados com um bom posicionamento, tornam seu produto um objeto de desejo.

Existem inúmeras formas de explorar a neurociência do consumo tanto no varejo online quanto offline e o grande segredo é conhecer bem o próprio público, saber avaliar as necessidades humanas e planejar o posicionamento da marca de forma alinhada.

Além do neuromarketing, a netnografia e os novos estudos de big data podem ajudá-lo a conhecer melhor seu interlocutor.

Fonte: e-commerce Brasil

Por |2018-11-30T00:13:13+00:00novembro 30th, 2018|Artigo, e-commerce|

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