Lançado o WordPress 5.0

///Lançado o WordPress 5.0

Lançado o WordPress 5.0

Nova atualização do WordPress 5.0 já está disponível e traz novidades

A nova atualização do WordPress 5.0 (Gutenberg) está finalmente disponível, e a plataforma introduz uma série de mudanças que deverão facilitar a vida dos usuários e desenolvedores. O Gutenberg oferece uma transformação no editor do WordPress, uma nova interface para adicionar, editar e manipular o conteúdo.

Basicamente, a atualizção busca facilitar e permitir que qualquer pessoa crie camadas de conteúdo, através de uma interface de usuário baseada em blocos. Todos os tipos de componentes de páginas são representados por blocos modulares, o que significa que podem ser acessados através de um menu unificado, posicionados em qualquer lugar da página e editados diretamente para criar a apresentação personalizada que o usuário deseja.

Mas enquanto alguns estavam animados com a atualização,  muitas pessoas estão preocupadas (algumas até aterrorizadas) com o fato de que isso pode ser uma grande mudança na forma como usamos o WordPress hoje. Então, neste post, decidimos trazer à tona o que achamos ser o mais importante sobre o WordPress 5.0.

Então, qual é a diferença no WordPress 5.0?

Se você é um usuário regular do WordPress (e com isso quero dizer “não é um desenvolvedor”), a única diferença é a nova interface do usuário para escrever artigos. Sim, no momento, é apenas uma nova experiência de edição para praticamente as mesmas funções da versões anteriores.

Novo editor no WordPress 5.0.

Ao contrário do anterior editor de texto da versão 4.9 (Tipton), agora você obtém um campo específico para cada elemento que está adicionando ao seu conteúdo. Com esse novo layout, cada elemento é chamado de bloco. Portanto, todo o sistema para escrever artigos agora está focado na adição de vários elementos de bloco, que podem ser alinhados e combinados por meio de um gesto de arrastar e soltar para ficar o mais próximo possível do que você obtém no front-end do site.

Este novo sistema de blocos é melhor que o editor anterior?

Em termos do que você pode conseguir para o seu site com a versão anterior, não há muita diferença. Todos essas funções ainda são elementos HTML comuns, como cabeçalhos, parágrafos, imagens, galerias, blockquotes, listas etc. Vale ressaltar também,  alguns dos novos elementos  introduzidos, como novos tamanhos para o texto do parágrafo e dois tamanhos para blockquotes. Mas essas são apenas pequenas mudanças.

adding blocks 630x408 22 - Nova atualização do WordPress 5.0 já está disponível e traz novidades

No entanto, quando se trata da própria interface do usuário, é definitivamente uma forma totalmente nova e moderna (e provavelmente mais fácil) de adicionar e organizar conteúdo. E também com alguns recursos interessantes como reconhecimento automático e transformação em blocos quando você copia / cola de várias fontes externas. Bem, todos nós devemos admitir que o antigo editor clássico costumava se comportar  com erros, e eu presumo que vamos nós adaptar com o novo editor de blocos rapidamente devido à essa nova funcionalidade.

O editor de bloco do WordPress 5.0

O ponto principal da transição para todo esse novo sistema pode ser visto da perspectiva de um desenvolvedor. O objetivo do WordPress é fornecer uma maneira fácil para os usuários terem uma experiência real “o que você vê é o que obtém” ao criar / editar um site. Tecnicamente falando, com o antigo sistema de editor, o WordPress estava preso em uma era tecnológica de dez anos e agora é capaz de fazer coisas muito legais com essa nova abordagem.

O sistema de blocos fornece uma maneira interessante para os desenvolvedores criarem vários conjuntos de novos elementos, como uma adição aos blocos padrão. Basicamente, muito semelhante ao que você tinha anteriormente com códigos de acesso, mas agora você finalmente é capaz de usá-lo de uma maneira nativa no WordPress. Além disso, você terá uma ideia clara de como será o aspecto de um frontend do site durante a edição no back-end.

Eu não preciso me preocupar então, certo?

Vale lembrar que todos os temas WordPress bem codificados ou um plugin devem ser 99% compatíveis com o WordPress 5.0. Mesmo que alguns temas e plugins precisem de um leve “polimento” para características específicas, provavelmente acontecerá mais cedo ou mais tarde no mesmo ritmo em que os usuários do WordPress adotem essas mudanças.

E se eu quiser o editor antigo de volta por algum motivo?

Sem problemas. O WordPress pretende manter o antigo editor nos próximos dois anos. Portanto, se um plug-in, um tema ou parte de um conteúdo existente em seu site não for compatível com o novo editor por qualquer motivo, ainda assim você terá muito tempo para adotar essa nova alteração. Atualmente, existem duas maneiras de usar o editor visual antigo no WP 5.0, utlizando o Editor Clássico Plugin WordPress e o Bloco Editor Clássico da plataforma.

Usando o plugin Classic Editor WordPress

A maneira mais simples de voltar ao editor antigo é usando o editor clássico do WordPress. Depois de instalar e ativá-lo, ele removerá o novo editor de bloco e obterá exatamente o mesmo WordPress que estava na versão 4.9.

plugin wp 3333 720x323 - Nova atualização do WordPress 5.0 já está disponível e traz novidades

No entanto, nosso conselho é alterar as configurações do plug-in e disponibilizar os dois editores. Depois, você pode usar seletivamente o editor novo ou antigo para cada postagem, dependendo de suas necessidades e da configuração do website.

classic editor wp plugin settings 630x210 444 - Nova atualização do WordPress 5.0 já está disponível e traz novidades

Usando o bloco de editor clássico

Depois de atualizar para o WordPress 5.0, você verá que todas as suas postagens e páginas existentes são adicionadas a um único bloco chamado “clássico”. Portanto, ao escrever novas postagens, você ainda pode adicionar apenas um bloco e usá-lo da mesma maneira como fazia no passado.

classic block 630x293 5555 - Nova atualização do WordPress 5.0 já está disponível e traz novidades

Backup de conteúdo existente antes de converter em blocos.

Este é um conselho realmente útil para qualquer um que não tenha certeza se o conteúdo inserido anteriormente será compatível com o novo editor. Antes de fazer uma conversão para blocos, basta copiar o conteúdo da postagem para um arquivo .txt no seu computador. Se a conversão for bem, ótimo! Se não, basta mudar para o editor antigo (ou usar o bloco clássico) e depois colar o conteúdo de volta.

code editor copy 630x280 66666 - Nova atualização do WordPress 5.0 já está disponível e traz novidades

Por causa da forma como ele é estruturado, um mundo totalmente novo é aberto aos desenvolvedores em termos de “desenvolvimento em blocos”. Lembre-se, tudo com Gutenberg é resumido a blocos. Por isso, você provavelmente vai ouvir muito este termo.

Fonte: Show me Tech

Por |2018-12-06T23:49:23+00:00dezembro 6th, 2018|Notícias, Wordpress|

Sobre o Autor:

André Cardia é Founder e CEO da Auris Ideias Digitais. Formado em Tecnólogo de Rede de Computadores, possui certificação de Inbound Marketing pela Hub Spot e Google Analytics. Atualmente é pós graduando no curso de Gestão de Mídias Sociais e Marketing Digital pela Unisul. Nas "horas vagas" é piloto de avião, onde comanda uma aeronave que realiza Serviços Aéreos Especializados.

Deixe Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat