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Remarketing para e-commerce: saiba como fazer

O retargeting é uma estratégia muito usada para atrair pessoas que entraram em seu site para comprar, mas acabaram desistindo. O remarketing para e-commerce consegue identificar páginas que o usuário está acessando para tentar engajá-lo novamente.

Esses anúncios podem aparecer em diversos locais, como:

  • Redes sociais;
  • Motores de busca;
  • Portais de notícia;
  • E-mails.

A frequência e os locais onde serão incluídas as propagandas depende da estratégia que você pretende utilizar para encontrar seu público.

Uma pessoa pode encontrar sua loja em um flyer digital, escolher alguns produtos e abandonar o carrinho. É preciso compreender o porquê esse cliente fez isso e como trazê-lo de volta.

O remarketing é uma estratégia fundamental para o aumento de vendas de seu e-commerce, além de diminuir taxas de abandono de carrinhos e outras métricas que podem prejudicar o desempenho da empresa.

Entretanto, para conseguir atingir seus clientes, é preciso conhecimento sobre seu público-alvo. É importante em estratégias de remarketing que você consiga criar campanhas que efetivamente atraiam interessados para concluir a compra.

Quanto mais informações você conseguir sobre seu público-alvo, melhor conseguirá qualificá-lo.

Isso significa saber onde moram, quanto ganham por mês, qual a influência que eles possuem dentro de casa no que diz respeito a poder de compra, entre muitas outras informações relevantes para conseguir identificar um padrão.

Uma pessoa que procure um vinho pequeno para lembrança, provavelmente, terá um evento especial próximo, por isso é importante rapidez para conseguir converter o cliente de volta.

Vale lembrar que muitas pessoas costumam entrar em sites do qual já são clientes para observar produtos, e costumam ser o tipo de público que deixa um carrinho de compras abandonado.

Neste caso, é importante cruzar informações de compras anteriores e de dados informativos deste cliente para conseguir encontrar a melhor forma de ação para tomar, conhecendo-o melhor no processo.

Com o avanço da tecnologia, ferramentas de inteligência artificial têm tomado espaço em análises e controle desse tipo de informação.

Um e-commerce de refeições para empresa pode usar essas ferramentas para conseguir encontrar os melhores resultados de clientes em busca de seus serviços.

Assim, um cliente que deseje um produto, coloque-o no carrinho, mas desista porque o item está acima de sua capacidade de compra.

Ele acabará recebendo informativos e propagandas personalizadas, indicando opções similares ao que ele desejava, porém com um valor mais acessível.

Esse tipo de ferramenta acaba sendo um grande auxílio para as empresas, que conseguem identificar as necessidades dos clientes automaticamente, aumentando a capacidade de criar um bom recurso de remarketing.

Por que as pessoas desistem?

De acordo com pesquisas realizadas pelo SEBRAE, o número de conversões médias em um e-commerce ainda é muito baixo. 

Por conta disso, muitas empresas têm buscado mudar esses resultados, entendendo que existe um enorme potencial de mercado neste formato.

Mesmo empresas de serviço, como motoboy expresso, tem uma alta taxa de abandono em suas opções digitais.

Um dos grandes indicadores dessas pesquisas é a quantidade de carrinhos abandonados em sites. 

Um carrinho abandonado é a representação do ato de escolher um produto e desistir na hora de completar o pagamento.

Muitas vezes, a pessoa pode apenas estar procurando opções de valores mais em conta ou não encontrou o produto específico que estava procurando. 

Outras pessoas acabam desistindo por falta de informações no site, o que deve ser reparado o quanto antes.

Entretanto, existem alguns fatores importantes que devem ser levados em conta quando pensamos em abandono de carrinhos de compra. Verifique se seu site possui uma forma simples de conclusão ou se o processo é burocrático.

Muitas pessoas desistem de comprar quando existe um trabalho muito grande para conseguir concluir o cadastro e efetuar o pagamento, sendo um fator importante para o abandono de carrinho.

Uma empresa que trabalha com gravação áudio precisa compreender o que fez o cliente desistir para conseguir tentar mudar a cabeça dele.

Além disso, identifique se você oferece abertamente todos os protocolos de segurança financeira. 

Uma vez que os clientes terão que passar dados importantes, como número de cartão e documentos, é imprescindível que o cliente se sinta seguro na hora da operação.

Quanto mais detalhes você conseguir identificar, melhor será o processo de chamar novamente seus clientes e conseguir efetuar a conversão.

Vantagens do remarketing

A ferramenta apresenta diversos benefícios, que vão muito além do óbvio que é o retorno financeiro. 

Por isso, quanto mais clientes você conseguir trazer de volta e completar a compra, melhor sua empresa ficará.

Exposição

Quanto mais um cliente estiver exposto a uma marca, mais chances ele terá de consumí-la. Por isso, é importante que ele tenha um contato frequente e direto com sua empresa. Entretanto, é preciso tomar cuidado com essa estratégia.

Assim, uma pessoa que esteja procurando um anel de diamante noivado acabará encontrando diversas opções no seu site.

Se a propaganda surgir de forma incômoda, atrapalhando a leitura de um artigo ou a utilização de uma rede social, isso pode acabar tendo um efeito negativo e afastando o cliente.

É importante que ele mantenha a marca sempre na cabeça para voltar ao site e comprar.

Um cliente exposto por muito tempo poderá ponderar sobre os valores e a vontade de consumir o produto, voltando ao e-commerce para concluir a operação e tornar-se um consumidor de fato.

Aumento de conversão

A taxa de conversão é quando o cliente avança no funil de vendas. Esse termo é utilizado em todas as etapas, sendo a principal delas a de vendas, na qual a conversão se dá quando o cliente efetivamente compra um produto da marca.

Mais pessoas comprarão suas semijoias alianças com uma boa estratégia de remarketing para trazer seus clientes de volta.

Por isso, quanto mais você conseguir cativar o cliente e fazê-lo voltar com as estratégias de remarketing, maiores serão as chances de você conseguir efetivar uma conversão. 

Esse tipo de ação é fundamental para conseguir bons resultados para a empresa.

Melhoria no ROI

A sigla ROI significa Return of Investment, inglês para o termo retorno de investimento. Trata-se do valor recuperado após uma venda.

Todo o gasto feito para adquirir o cliente, desde o custo de produção até publicidade e outros fatores cria o CAC ou custo de aquisição do cliente.

Essa métrica então é utilizada junto com o ROI para definir se a empresa está de fato obtendo lucro ou se está sendo prejudicada na operação.

O ideal é que se faça uma balança, na qual o valor do CAC deve ser sempre muito menor que o do ROI. Isso significa que você está conseguindo converter cada vez mais clientes usando menos investimento, e por consequência gerando lucro.

As estratégias de remarketing costumam não ter custos elevados, e podem acabar conseguindo reduzir o CAC e aumentar o retorno do investimento para a conquista de um determinado cliente.

Segmentação de público

Quanto mais você conhecer seu público-alvo e identificar os detalhes que as pessoas que deixam o carrinho abandonado possuem em suas rotinas, mais você pode criar esforços para conseguir acessar essa clientela.

Assim, você conseguirá compreender quais ações devem ser tomadas para conseguir um melhor engajamento com uma parte específica de seu público. 

O importante é conseguir converter em compra, diminuindo assim a taxa de abandono de carrinho.

Uma empresa de serviço de motoboy precisa identificar seu público e quem está interessado em consumir os serviços para conseguir uma melhor conversão.

Isso ajuda você a conseguir encontrar um espaço melhor de mercado e aprimorar seus números, conseguindo conversões melhores e compreendendo quais ações de marketing tomar no futuro para evitar esse abandono.

Além disso, quanto mais segmentado seu público for, mais fácil será criar estratégias que atinjam diretamente as pessoas, conseguindo resultados muito maiores por conta da valorização de seu público alvo.

Flexibilidade de orçamento

Todas as ferramentas de marketing e publicidade tem um custo que deve estar inserido em seu orçamento para este fim. 

Entretanto, algumas ações exigem um pouco mais desse orçamento para conseguir resultados positivos.

Uma das principais vantagens do remarketing é justamente que o valor de orçamento que deve ser separado para ações desse tipo é altamente maleável, se adaptando a necessidade e a realidade da empresa para conseguir uma boa resposta.

Além disso, você pode identificar quais são as melhores ferramentas de divulgação que se pode investir, selecionando aquelas que apresentam bons resultados. Com isso, você conseguirá aumentar suas possibilidades de engajamento.

Considerações finais

O remarketing é uma estratégia fundamental para qualquer e-commerce, pois ele visa reencontrar um cliente que estava próximo da conversão e desistiu. 

Assim, você não só consegue completar uma transação, mas diminui a taxa de abandono em seu site.

Essas métricas são muito importantes para conseguir identificar os resultados que sua empresa tem apresentado, o que é um norte para todas as ações de estratégia de marketing que serão escolhidas para o e-commerce.

Por isso, quanto mais você conseguir trazer de volta clientes que chegaram perto de concluir uma operação, melhor ficará o resultado final da empresa, alcançando um status de liderança no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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