INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

4 Dicas para desenvolver um bom logo para o seu e-commerce

A relação entre uma empresa e cliente é essencial, sendo exatamente por isso que definir um bom logo é tão importante para um e-commerce que deseja ser reconhecido no mercado digital, independentemente do seu ramo de atuação.

 

Os e-commerces estão crescendo a um nível jamais visto, e essa nova realidade faz diversos empreendedores investirem na identidade visual de suas empresas. Normalmente, essa identidade é idealizada pelo empresário e desenvolvida por designers gráficos.

 

O designer gráfico é um profissional que estuda durante longos anos em busca das melhores combinações para arquitetar a forma como uma empresa será vista, isto é, “dar a cara” para ela, além de outras funções que envolvem a profissão. 

 

É importante saber disso, pois assim é possível mensurar a importância que é elaborar o logo de uma empresa. Se pararmos para pensar agora, veremos que existem diversas companhias que, somente ao observar seus logos, já vêm em mente o nome e o segmento. 

 

Isso ocorre porque a atuação e o logo dessas empresas é tão forte que acabamos por fazer a referência quase que de imediato. É como se nossa mente fizesse uma espécie de digitalizacao 3d, capaz de constatar que já tivemos alguma experiência com a marca.

 

Deste modo, é possível chegar no que chamamos de empresas top of mind, ou topo da mente. Essas empresas lideram os nossos pensamentos sobre um determinado assunto de referência.

 

Por exemplo, se você pensar em marca de esporte, imediatamente uma empresa específica aparece na sua mente. Agora, pense em uma marca de celulares. Certamente, outra já também já tomou conta. 

 

Mas perceba que o conceito dessas empresas é visualizado em torno de seus logotipos. Ou seja, quando pensamos na primeira empresa de esportes que surge em nossa mente, o que aparece não é a loja física com um adesivo de vinil.

 

Fazemos memória, quase de imediato, dos logos de cada empresa, seguido de um produto em que o logo está acoplado. É por isso que muitos acham que pelos e-commerces serem algo do ramo digital não há a necessidade de um logo.

 

Porém, estão infinitamente equivocados nesse sentido, pois é exatamente ao contrário. A necessidade de uma identidade visual e um logotipo, quando a empresa não compõe uma loja física, se faz ainda mais necessário.

 

O conteúdo digital é extremamente competitivo, visto que no planejamento parece mais fácil montar um site do que erguer uma loja do zero, entretanto, você não é a única pessoa que entendeu isso e estará competindo com diversas outras lojas. 

 

Essa competição cria a necessidade de estar sempre em destaque, por isso a importância de ter um logo bonito e imponente, que passe a mensagem da sua marca para as pessoas que adentrarem o seu site de vendas e redes sociais.


Desta forma, a imagem da empresa será reforçada na mente dos consumidores e leads (clientes em potencial). O logo de uma empresa é tão relevante quanto ter um cartão de visita pessoal, para o caso de quem presta serviços.

 

Todo o investimento em imagem é visto com muita seriedade pelos consumidores e é quase que um padrão de qualidade exigido por eles para escolher o local em que o capital será gasto. 

 

Afinal, quanto mais profissional o site for, maior será a confiança das pessoas que o acessarem.

 

Ocorre que muitos empreendedores querem ter o feeling de criar seus próprios logos sem a necessidade de contratar um designer. É interessante esse método de pensar faz todo o sentido para quem quer ser um empresário. 

 

Aprender a fazer coisas novas e aprimorá-las é a essência do empreendedorismo. Não basta sair por aí com uma camisa gola polo personalizada, mas o pensamento do sucesso deve estar dentro de quem se arrisca todos os dias.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas  de diversos especialistas incríveis de como conseguir criar o seu próprio logotipo para um e-commerce. Nosso objetivo foi trazer ao máximo tudo isso que dissemos acima. Vamos à elas:

1 – Tenha conhecimento do seu segmento

O logo de um e-commerce precisa englobar ao máximo todos os sentimentos que envolvem a ideia principal da empresa. É a mesma coisa quando uma pessoa faz uma tatuagem, mas antes busca por um significado que possa ser eternizado em sua pele.

 

O logotipo da sua empresa será a forma como as pessoas a reconhecerão, por isso, será preciso identificar os principais pontos que envolvem o seu segmento e seu sonho no momento em que fundou a companhia.

 

Uma boa dica é observar de forma bem atenta a missão, visão e valores que você propôs no momento da criação dela e tentar condensar tudo em um logotipo. Esse pensamento dará a você o tom exato que busca, tornando a tarefa de visualizar a sua ideia mais fácil.

 

É preciso que as cores e a fonte também estejam de acordo com o segmento em que o e-commerce atua. Por acaso você já viu uma marca de alguma bebida, como o vinho, com o logo e uma fonte de estilo aleatório, por exemplo?

 

Não faz muito sentido. As marcas de vinho compõe mais uma espécie de fonte como que de uma camisa de uniforme social, ou seja, algo a ser levado a sério com requintes de luxo e outras coisas referentes a essa bebida tão tradicional. 

 

Ademais, se você colocar uma caracterização de outro segmento no logo da sua empresa, ela poderá ser eternamente confundida com outro setor.

2 – Foque na simplicidade  

As grandes empresas detêm logos simples, mas diretos. Se pensamos nas maiores indústrias de refrigerante ou telefonia, já imaginamos os seus logos. Note que qualquer um desses logos pode ser desenhado por uma criança de 10 anos ou até menos.

 

A facilidade e identidade dessas marcas é tão forte que se tornam um simples sinal de referência.

 

Isso significa que uma criança, por mais inocente que seja, já sabe identificar a marca somente de olhá-la em um outdoor, um flyer digital ou um comercial de televisão. Isto é, designs simples são difíceis de serem esquecidos. 

 

Fuja da complexidade, pois por mais bonitos que possam ser, dificilmente serão lembrados, sem falar que podem fugir um pouco do objetivo da marca. Todo o seu público-alvo precisa identificar facilmente o seu logotipo sem maiores dificuldades.

 

Dessa maneira, o objetivo do logo que é referenciar a marca poderá ser cumprido sem problemas. Quanto mais cores forem inseridas, mais cores você terá que colocar dentro do seu site, portanto, tenha cuidado para não se colocar em uma confusão sem saída.

3 – Crie logos que possam ser impressos 

Esse é um ponto importante que precisa ser lembrado por todas as pessoas que criam uma empresa. No início de tudo, pode ser que você não tenha uma fábrica ou a necessidade de colocar o logo da sua empresa em tudo que você faz.

 

Contudo, tenha em mente que se o seu objetivo for conquistar cada vez mais pessoas, pode ser preciso fazer a adesivacao de carros propaganda, montar uniformes para seus funcionários ou até camisas para você possa gravar vídeos ou fazer atendimentos.

 

É comum que os logos sejam feitos com cores como rosa ou amarelo e, quando impressos, ficam totalmente distantes daquilo que foi elaborado. É mais fácil passar da impressão para o digital do que do digital para a impressão.

 

Faça seus logos imaginando que serão impressos, tendo cuidado com as cores em excesso que podem ser prejudiciais ao seu objetivo final, principalmente no momento em que a empresa estiver se expandindo ou colocando algum projeto de identificação em prática. 

4 – Coloque fontes adequadas

Fontes são importantes e essenciais para a identificação das marcas. Há muitos anos, Steve Jobs e alguns amigos elaboraram uma série de fontes que seriam utilizadas no mundo todo. Tudo isso nos anos 1990, o que foi considerado um avanço no mundo digital.

 

Mesmo antes, diversas pessoas já haviam identificado a importância das fontes dentro da empresa e principalmente nos logotipos. 

 

São bastante interessantes de serem usadas fontes como:

 

  • Arial;
  • Times New Roman;
  • Ubuntu;
  • Lora.

 

No entanto, tenha em mente que um logotipo pode ser reconhecido mundialmente somente por sua fonte. Quase todos reconhecem só de pensar na fonte utilizada nos livros e filmes de Harry Potter, por exemplo.

 

Uma grafica de producao de impressao digital pode ser tão bem sucedida ao idealizar fontes exclusivas e ser facilmente reconhecida.  

 

Somadas as cores com a fonte, você montará um logo incrível para o seu e-commerce. Recomendados que você tenha a identidade de alguma empresa parecida com a sua e possa usá-la como referência. 

Conclusão

Por fim, esperamos que as dicas que abordamos nesse conteúdo possam te auxiliar a criar um logotipo para seu negócio online e gerar um efeito positivo em seu público.

 

Tenha em mente que essa ferramenta pode ser uma catalisadora, que irá atrair ainda mais consumidores para seu e-commerce e tornar a sua marca conhecida, portanto, lembre-se de projetá-lo com simplicidade, mas ao mesmo tempo, com excelência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.