Nossa equipe de especialistas está aqui para responder às suas dúvidas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

5 dicas de como montar um blog para seu e-commerce

Apesar dos negócios e-commerce crescerem mais a cada dia, boa parte deles ainda não possuem um blog. O problema é que tal crescimento está tornando a concorrência mais agressiva, o que reforça a importância de conversar com o público.

É aqui que entra a importância de usar uma plataforma exclusiva para oferecer conteúdos de interesse do público-alvo, e não apenas para vender.

Os consumidores atuais estão sempre em busca de informação, algo que a internet oferece de sobra. Por isso, quem investe em estratégias como um blog e o marketing de conteúdo, se destaca frente à concorrência.

As empresas que se que sobressaem são as que estão antenadas e entendem a importância do blog, pois por meio dele, é possível aumentar o tráfego e o número de leads.

Além disso, ele traz muitas outras vantagens para as estratégias em marketing digital, principalmente para os e-commerces, que são modelos de negócio que dependem exclusivamente da internet para vender.

Pelo fato de muitas lojas virtuais ainda não usarem essa ferramenta, fica ainda mais fácil para as que usam saírem na frente.

Tendo isso em vista, vamos falar sobre a importância do blog para seu e-commerce, por que investir em marketing de conteúdo nessas plataformas e dar algumas dicas para estruturar seu blo. Acompanhe a leitura!

Importância do blog para plataformas e-commerce

O comércio eletrônico depende exclusivamente de suas estratégias na internet para crescer. Por isso, o primeiro passo é criar um blog, para ter acesso a vantagens como:

1 – Tráfego para a loja on-line

A criação de bons conteúdos no blog atrai clientes para o site da loja, e isso também está relacionado às estratégias em SEO. Isso porque conforme os posts são criados, páginas são adicionadas ao site, representando valor para o Google e outros buscadores.

No entanto, é preciso ter uma certa periodicidade de publicações, pois são materiais que ajudam os usuários a encontrarem sua página, gerando mais tráfego.

E para atrair mais tráfego, uma dica é colocar links dentro do post que direcione para outras páginas do blog ou do site.

2 – Poder de convencimento

O blog ajuda a destacar a loja em meio à concorrência, passando uma imagem de autoridade no assunto. Mas para chegar a esse resultado, é importante investir em conteúdos que falem sobre produtos mais recentes.

Também é interessante colocar entrevistas com clientes satisfeitos e abordar assuntos relacionados a produtos que ainda serão lançados.

Portanto, esse canal é interessante, educativo e mostra mais da autoridade da marca. Isso porque com ele a empresa pode dar dicas que encantem os clientes e os levem a comprar os produtos oferecidos.

3 – Destaque nas mídias sociais

Quando uma plataforma e-commerce de conserto de máquina compartilha conteúdos nas redes sociais, ela usa os materiais publicados no blog.

Isso faz com que a marca seja notada e dissemina seus conteúdos por meio de outras redes. Como resultado, há um aumento de visitantes no site e possíveis conversões de leads.

Para isso, é necessário descobrir o que a persona gosta de ler, e ele pode assumir diversos formatos, tais como:

  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • E-books;
  • Whitepapers.

4 – Expõe a personalidade da marca

Por meio desse canal, o público compreende qual é a personalidade da marca. Isso transmite confiança para o consumidor, consequentemente o levando a realizar a compra.

Também é importante deixar um espaço para comentários embaixo de cada publicação. Essa estratégia permite a participação das pessoas e faz com que se sintam à vontade no ambiente da empresa.

Isso também ajuda a mensurar o engajamento e dá novas ideias para publicações futuras. Quanto aos comentários negativos, é importante responder cada um deles com cordialidade e objetividade.

Por que investir em marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa fidelizar e aumentar a rede de clientes de uma marca. Isso acontece, por exemplo, quando um escritório publica um material em seu blog com dicas para um bom projeto arquitetura.

Esses conteúdos também aumentam o engajamento, além de gerar valor para as pessoas. Como resultado, a empresa conquista uma imagem positiva e gera mais negócios.

Benefícios

A maioria das marcas existentes hoje no Brasil usam essa estratégia. Para as plataformas e-commerce, os benefícios são muitos, e dentre os principais, podemos citar:

Aumento do tráfego no site

Vamos imaginar que uma pessoa esteja procurando informações sobre elevador para cadeirante na internet. O site das empresas que oferecem esses serviços, bem como os blogs, serão a porta de entrada para um primeiro contato.

O Google representa o caminho que essa pessoa usou para chegar a essas páginas. Por conta disso, é indispensável produzir conteúdo relevante, assim o buscador coloca o seu blog nas primeiras páginas de resultados.

Educa os consumidores

Algumas pessoas podem não saber o que é, por exemplo, impermeabilização de telhado. E é exatamente com a produção de conteúdos que uma empresa que ofereça esse serviço consegue sanar as dúvidas dos clientes.

Consumidores esclarecidos têm muito mais chance de fechar uma venda do que os que não fazem ideia do produto ou serviço oferecido.

Conteúdos de qualidade eliminam objeções e deixa os clientes satisfeitos, pois eles passam a comprar mais conscientes.

Fidelização dos clientes

Conquistar novos clientes é importante, mas custa caro. Já a fidelização é menos trabalhosa, mais barata para as marcas e traz segurança para a receita.

Seja na hora de vender tenda de circo ou qualquer outro item, o marketing de conteúdo leva até o consumidor informações que, além de enriquecer os conhecimentos dele, o transforma em um verdadeiro fã.

Esses clientes voltam a comprar e, mais do que isso, falam bem da empresa para as outras pessoas.

Dicas para montar um blog

Em vista da importância do blog para as estratégias de marketing digital e o crescimento de uma plataforma e-commerce, vamos listar 5 dicas que são fundamentais para ter sucesso nessa empreitada. Dentre elas estão:

1 – Responsividade

Com o avanço da tecnologia, a maneira como as pessoas acessam a internet também mudou. Antigamente, somente os notebooks e desktops permitiam que uma pessoa procurasse, por exemplo, um gerador diesel.

Hoje em dia, ninguém mais precisa esperar chegar em casa para fazer isso. Por meio do celular, é possível pesquisar sobre qualquer assunto e entrar em qualquer página. 

Mas esses endereços na web precisam ser responsivos para que funcionem nos aparelhos móveis.

Este é o papel de um blog responsivo. Ele pode ser acessado e ter um bom funcionamento tanto em um celular, quanto em um notebook. Sites e blogs que não se adaptam bem a qualquer tamanho de tela perdem acesso e ficam para trás.

2 – Investir em SEO

Essa estratégia tem como objetivo colocar as páginas de um blog nos primeiros resultados dos sites de busca, como o Google.

Ela envolve o uso de palavras-chave mais usadas pelos usuários, além da produção de conteúdo de valor, dentro das estratégias de marketing de conteúdo.

Portanto, se uma plataforma e-commerce que oferece serviços para festas infantis usar esses recursos, e alguém pesquisar bolinha para piscina, as páginas de seu blog que falem sobre esse assunto aparecerão entre os primeiros resultados.

3 – Escolher um CMS

O CMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo que permite customizar páginas, editar publicações, gerenciá-las, etc.

Também é possível trabalhar com outras ferramentas e até contratar um desenvolvedor para construir seu blog a partir do zero.

Independentemente de qual seja a escolha, é importante seguir esta dica para que o blog tenha uma frequência exata de publicações e ofereça a melhor experiência para o público.

4 – Pensar num layout

A parte visual do blog é muito importante, afinal, é a responsável por causar a primeira impressão para o visitante. É importante que ela prenda a atenção e deixe as informações bem organizadas.

Usar templates prontos não é proibido, mas o ideal é que ele seja personalizado para que tenha as características e personalidade da loja.

Além disso, quando uma loja virtual de solda de alumínio, por exemplo, estrutura bem o layout, ela consegue oferecer a melhor experiência ao usuário e este é um fator determinante para a permanência dele na página.

5 – Escolher um bom domínio

O domínio precisa chamar a atenção e ficar na cabeça das pessoas. Isso é mais fácil para elas acessarem e também indicarem a outros visitantes.

A simplicidade e a sonoridade são fundamentais na hora de criar o endereço, além disso, a disponibilidade dele deve ser averiguada antes. Se ele estiver disponível, é importante registrá-lo imediatamente após a criação.

Conclusão

A internet trouxe muitos recursos para as empresas por conta das estratégias em marketing digital e canais de mídia para veiculação.

Um desses recursos é o blog, que é muito vantajoso para que marcas estabeleçam uma comunicação valiosa com os consumidores e leve a um bom relacionamento entre ambas as partes.

Para os negócios e-commerce, que dependem da internet para vender, o blog tornou-se uma excelente ferramenta de destaque para vencer a concorrência, conquistar novos clientes e fidelizar os que já existem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais notícias para você

Shopping Basket