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5 Dicas de design para aplicar no seu e-commerce

O design é uma importante etapa para tornar seu e-commerce um negócio de sucesso. Uma vez que a interação com a loja é inteiramente digital, todo o conceito visual é extremamente necessário para atrair os clientes e apresentar bons resultados.

No caso de lojas físicas, a estrutura conta muito para oferecer uma experiência diferenciada ao cliente.

A própria arquitetura do ambiente pode dar um tom diferente para uma loja, apresentando novos e diferentes conceitos e atraindo um tipo específico de público.

Já no e-commerce, esse tipo de interação se deve completamente ao design. Ele será a primeira impressão da loja, que deve ser criada de uma forma atrativa e interessante para conseguir garantir o público.

Se você tem um projeto de loja de roupa, o design é uma importante etapa para pensar na hora de estruturar a loja.

Isso porque o consumidor do e-commerce é um tipo diferenciado de cliente. Eles podem ser divididos em duas categorias distintas, sendo o primeiro aquele que já sabe exatamente o que precisa.

Esse cliente não irá perder muito tempo na loja virtual. Ele tem um propósito, e irá concluí-lo de forma rápida e prática. Entretanto, ele não dá muita margem para negociação.

Por outro lado, existem os clientes que gostam de conhecer ambientes novos. Neste caso, ele passará um tempo navegando pelo seu e-commerce, descobrindo os interesses em potencial e o que pode interessá-lo.

Assim, uma empresa de roupas femininas para revenda pode acabar conquistando muito mais clientes se tiver um site agradável de navegar.

Para estes clientes, a facilidade de navegação é fundamental. Se ele não estiver em um ambiente agradável, com design interessante e boas opções de navegação, certamente procurará outro site para visitar.

Por isso, a prioridade do design em seu e-commerce deve ser a funcionalidade. É importante que você atraia a atenção constantemente de seu público, principalmente porque a atenção do usuário comum da internet é muito baixa.

Com o excesso de informação sendo constantemente jogado no cliente, ele normalmente tem pouco interesse em ficar preso em um único lugar. Por isso, quanto mais atrativo for seu ambiente de vendas, mais fácil será mantê-lo ali.

A qualidade deve ser uma de suas maiores preocupações. Isso serve tanto para a funcionalidade quanto para os efeitos visuais que você irá apresentar em seu e-commerce.

Para um site de convites personalizados, por exemplo, o visual é um dos mais importantes fatores de venda.

Fotos de baixa qualidade, imagens que se deformam e outros detalhes podem afastar o cliente, que ficará com a sensação de que seu site é amador e de pouca confiança.

Uma boa parte de sua estratégia de design deve ser criar um ambiente agradável para o consumidor.

Pense em seu site como um ser humano. Você deve traçar uma personalidade para ele, algo que destaque os detalhes dessa produção e faça as pessoas se interessarem por ele. 

Quando você pensar em seu site, um descritivo de uma palavra pode ser o suficiente.

Você pode pensar em adjetivos como:

  • Elegante;
  • Moderno;
  • Acessível;
  • Sofisticado.

Independente da escolha, essa palavra deve ser refletida em toda a página, principalmente no campo visual. 

Por isso, o design é uma peça fundamental para você criar novos ambientes.

Um banner horizontal criando alguns destaques pode ser uma excelente forma de divulgar produtos com qualidade.

Para conseguir o melhor resultado com o design de seu e-commerce, acompanhe algumas dicas essenciais:

1. Capriche em sua página inicial

A página inicial de um e-commerce é como sua vitrine virtual, e funciona como um cartão de visitas da loja para seus consumidores.

Por isso, é um dos principais elementos que você deve investir para conseguir bons resultados.

Assim como nas lojas físicas, onde há um cuidado especial para apresentar uma vitrine chamativa e interessante, você deve pensar em estratégias de tornar sua página inicial um dos elementos mais chamativos do site.

Assim como um banner para vitrine, as informações que você inclui na página inicial são muito importantes.

Dessa forma, sempre que algum usuário acessar seu site, acabará ficando impressionado com a página inicial, o que ativará sua curiosidade para conhecer mais da loja.

Quanto mais tempo ele passar no e-commerce, maiores serão as chances de ele se tornar um consumidor eventualmente, iniciando um relacionamento direto entre consumidor e marca.

É importante expor o melhor de seu conteúdo na página inicial. Chamar a atenção com elementos de destaque é fundamental para conseguir explorar melhor essa interação. Coloque itens de desejo, que farão as pessoas se interessarem por consumir em seu site.

Além disso, a organização é um ponto fundamental na estrutura de sua página.

Um site confuso e com design inapropriado acaba perdendo oportunidades de engajamento, enquanto uma página ordenada agrada a visão de quem está interessado em consumir.

O cartão de visita confeitaria que sua loja virtual possui é esta página, por isso ela deve ser planejada com todo o cuidado.

O ideal é sempre induzir a navegação para que o usuário consiga explorar com tranquilidade todo o seu conteúdo.

Criando interesse em diversos itens e não só convertendo uma venda, mas criando o conceito de interesse para que ele retorne outras vezes.

Quanto mais tempo um cliente consumir com você, melhor será o aproveitamento dele. Por isso, é importante fazer os consumidores desejarem sempre continuar comprando seus produtos.

2. Aposte na responsividade

Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, em especial aqueles ligados a serviços móveis, o consumidor está cada vez mais conectado.

A maioria das pessoas passa boa parte de seu dia com acesso a internet, bastando um clique em seu smartphone para conseguir encontrar o que procura.

Pensando nisso, é preciso que sua loja esteja preparada para esta mudança.

Um site responsivo é aquele cujo design se adapta a variados tipos de resolução. 

Essa tendência surgiu porque é muito difícil ver um site que não possui a ferramenta com uma tela pequena como a de um tablet ou smartphone.

Uma pessoa procurando em seu celular por doces para festa de aniversário infantil acabará escolhendo o site que oferecer o melhor formato de visualização para a compra.

O público atual deseja velocidade e praticidade, e não tem mais interesse em ficar tentando encontrar o que procura em um site de difícil navegação.

Quando você se adequa aos conceitos de responsividade, sua plataforma acaba ficando muito mais acessível.

As compras feitas por dispositivos móveis têm alcançado cada vez mais patamares de sucesso, e é importante estar preparado para conseguir alcançar essa fatia de mercado.

3. Seja intuitivo

Conforme citamos anteriormente no texto, o cliente de hoje não quer e nem gosta de perder tempo. 

Por isso, sites em que você tem que dar várias voltas e clicar em vários links para chegar até seu objetivo costumam cansar esse tipo de consumidor.

A ideia de um bom design para seu e-commerce parte do princípio da intuitividade. Quanto mais o cliente conseguir se adaptar a linguagem utilizada no site, maiores serão as chances de ele comprar produtos em sua loja.

Ao colocar um banner para academia em seu site, você acaba instigando o cliente a procurar mais sobre esse serviço.

A estrutura do site deve ser um foco importante na hora de criar o design do mesmo, para garantir o melhor resultado possível junto ao mercado em que você está inserido.

4. Aproveite a Sazonalidade

Uma das grandes vantagens de aproveitar um design virtual é a facilidade de adaptação que ele possui. 

Por isso, você pode separar grandes eventos ao longo do ano, como Natal, aniversário do e-commerce e outros e criar ambientes especiais.

Muitas pessoas se sentem mais confortáveis de comprar em determinadas épocas do ano, e é importante saber como explorar essas possibilidades. 

Existem até mesmo algumas comemorações que se iniciaram na internet, onde tem muito mais força.

É o caso da Black Friday, por exemplo. Esse evento tradicional norte americano acabou chegando ao Brasil por conta dos e-commerces, e hoje é uma das datas mais aguardadas para pessoas que tem interesse em comprar.

Por isso, aproveitar esses eventos para mudar o layout de seu site e colocar em destaque produtos relacionados a data é uma excelente maneira de conseguir mais espaço no mercado para sua empresa.

5. Cuidado com os métodos de pagamento

Este é um dos momentos cruciais para qualquer e-commerce. O momento do pagamento é um dos mais importantes, e é onde muitas pessoas acabam desistindo e aumentando a taxa de abandono de carrinho.

Exatamente, por isso, é importante você ter facilidade e uma boa estrutura para lidar com os pagamentos. 

Muitas pessoas desistem por dois motivos: falta de segurança e cadastros complexos.

Por isso, é importante que você solicite apenas o necessário dentro das informações do cliente, e coloque todos os certificados e protocolos de segurança de forma clara, para que o consumidor consiga ter mais tranquilidade na hora de fechar a compra.

Considerações finais

O design é um importante elemento de qualquer e-commerce, pois é ele que facilitará todo o processo de conhecimento e descoberta que o usuário passará até se interessar de fato por consumir um produto ou serviço que você ofereça.

Por isso, é importante que seu site receba um planejamento muito bem estruturado, com foco na apresentação para o público final.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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