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5 Dicas para crescer no mercado com base em estratégias digitais

Investir em estratégias digitais é a melhor forma de gerar bons resultados para qualquer tipo de negócio, independente do seu segmento ou tamanho. Mas, para que elas funcionem, é necessário compreender suas técnicas.

Muitos gestores e empreendedores se perguntam quais são as melhores práticas de marketing digital, mas para descobrir, primeiro é necessário saber os resultados que deseja alcançar.

As ações precisam ser embasadas em um planejamento consistente, pois quando as estratégias são bem elaboradas, atinge o público certo e fideliza os clientes atuais.

A internet trouxe muitas possibilidades para as empresas e o marketing digital é acessível para qualquer negócio que queira crescer e alcançar o sucesso.

Além de serem financeiramente mais acessíveis, essas práticas também são mais assertivas porque são totalmente direcionadas, portanto, cada centavo investido vale a pena, ao contrário do que acontecia antigamente.

Depender apenas do marketing tradicional não é uma boa escolha, embora ele ainda seja eficiente, mas não da mesma forma que o marketing digital.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar a importância de priorizar as estratégias digitais, os impactos positivos para os pequenos negócios e dar algumas dicas com as melhores práticas.

 

Importância de priorizar as estratégias digitais

Para entender a importância de priorizar as estratégias digitais, primeiro é necessário compreender mudanças que vêm acontecendo no mercado, inclusive relacionadas ao hábito de consumo das pessoas.

Dificilmente uma pessoa entra em uma loja ou acessa uma plataforma e-commerce sem saber o que vai comprar. Isso acontece porque os consumidores estão mais informados e ficou mais fácil procurar produtos e serviços na internet.

Se uma pessoa quer comprar, por exemplo, fachada de vidro residencial, além de saber sobre preço e tipos, também pode conhecer a opinião de outras pessoas.

Cerca de 64,7% dos brasileiros costumam acessar a internet e 92% dos lares do Brasil possuem celulares. Além disso, as pessoas passam cerca de 9 horas por dia conectadas, o que evidencia ainda mais a importância do marketing digital.

É exatamente por isso que muitas empresas procuram fortalecer sua marca, aumentar a visibilidade e atender a um perfil mais exigente de consumidor. Se não estiverem presentes nos canais digitais, podem perder clientes.

Adotar essas práticas traz muitos benefícios, como o aumento das vendas e o crescimento do negócio, também é por meio delas que as organizações conseguem:

  • Aproximar-se do público-alvo;
  • Fidelizar clientes;
  • Melhorar a comunicação;
  • Lançar produtos e serviços.

Para compreender ainda mais a necessidade de investir e priorizar as estratégias de marketing digital, vamos conhecer alguns de seus impactos positivos.

 

Impactos positivos do marketing digital

Portanto, já se sabe que as estratégias digitais são indicadas para todo tipo de negócio, mas para os pequenos empreendedores, elas são ainda mais benéficas.

Uma empresa de limpeza de porcelanato pos obra, por exemplo, consegue reduzir o custo de aquisição de clientes porque estabelece uma rotina de análise e organização das ações.

Quando identifica os canais digitais mais efetivos, consegue definir índices e métricas que ajudam a acompanhar os resultados, potencializar as táticas que funcionam e reduzir cada vez mais os custos para conseguir clientes.

Para melhorar a produtividade e o desempenho da equipe de marketing e vendas, é necessário definir os processos. 

Depois de formalizar as estratégias mais efetivas, a equipe utiliza metodologias novas e executa melhor as estratégias de marketing.

As ações serão mais assertivas e vão trazer resultados positivos para a empresa. Outro benefício é a otimização no processo de conversão dentro do funil.

A companhia passa a entender as etapas da jornada de compra e de que maneira as ações do público vão impactar em seu avanço dentro do funil de vendas. Com isso, identifica os elementos que influenciam no engajamento com a marca.

Para um fabricante de espelho de vidro decorativo, é uma forma de identificar e ajustar elementos e estratégias que potencializam as conversões e trazem mais oportunidades de vendas.

Por fim, qualquer negócio que queira ser competitivo, precisa manter o cliente interessado e fazer com que compre mais vezes.

Para alcançar esse objetivo, é necessário trabalhar com diferentes canais digitais, adotar uma linguagem compatível com o ambiente e adaptar as ações, de acordo com o estágio do processo de compra.

Para ter acesso a todos esses benefícios, é fundamental conhecer as melhores estratégias de marketing digital.

 

Melhores estratégias de marketing digital

Agora que você já sabe tudo o que o seu negócio pode aproveitar, por meio de boas estratégias digitais, vamos mostrar algumas das melhores opções.

 

1.   Usar o e-mail marketing

Para usar o e-mail marketing do jeito certo, primeiro é necessário saber o que o cliente e o potencial cliente deseja receber, e aproveitar esse canal para nutrir um bom relacionamento com o público.

Só que uma loja de persiana varanda gourmet deve criar uma estratégia de segmentação, para potencializar os resultados, aumentar a taxa de abertura e a quantidade de cliques.

Ninguém vai abrir o e-mail da sua empresa se o assunto em questão não for interessante, mas lembre-se que os consumidores não querem receber apenas avisos sobre promoções e lançamentos de produtos.

Eles também estão interessados em outros assuntos relacionados ao seu mercado, mas que possam agregar valor ao seu dia a dia.

Por exemplo, uma academia pode enviar e-mails para os prospects dando dicas de como começar os exercícios físicos, dietas para cada objetivo, dentre outras possibilidades.

 

2.    Estar presente nas redes sociais

Não é de hoje que as redes sociais se tornaram indispensáveis uma vez para as estratégias de marketing digital, pois as chances de impactar o público nesses canais é muito grande.

Se uma empresa de fechamento de varanda com vidro de correr interage com as pessoas por meio desses canais, aumenta ainda mais sua autoridade e seu alcance.

Outra opção é investir em anúncios, pois eles fazem com que os conteúdos cheguem rapidamente às pessoas que ainda não seguem seu perfil, mas que possam estar interessadas em seus produtos e serviços.

 

3.    Criar bons conteúdos

Uma das maiores e melhores estratégias de marketing digital é o marketing de conteúdo, que nada mais é do que a criação de materiais ricos e relevantes para a audiência, em diferentes formatos.

A empresa pode publicar textos, imagens, vídeos, infográficos e outros tipos de conteúdos, para gerar valor ao público e mostrar que se preocupa com suas necessidades e problemas.

Também é uma forma de mostrar que o seu negócio é totalmente capaz de resolver essas questões. Ao longo do tempo, uma marca de fogareiro churrasco à gás consegue interagir com as pessoas e criar um relacionamento com elas.

Também cria-se um fluxo onde o cliente pode interagir com os materiais, mostrando para a companhia quais são os mais relevantes.

 

4.    Investir em SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que aumentam a visibilidade da empresa na internet.

Essas ações melhoram as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa do Google e outros buscadores, algo fundamental porque, quanto mais as pessoas encontram o seu negócio, mais chances de conversão.

Quando o usuário pesquisa informação sobre qualquer coisa, como forno a lenha embutido, vai clicar nos primeiros links que aparecem. As empresas que recebem os cliques têm muito mais chances de fazer negócios e melhorar os lucros.

SEO é uma estratégia orgânica e que não pode ficar de fora porque também oferece uma boa experiência para os usuários nas plataformas da marca.

 

5.    Investir em inbound marketing

Inbound marketing é um conjunto de ações que ajudam a atrair e a interagir com o público, então, ao invés de a empresa buscar ativamente os clientes, ela usa atrai de forma natural.

São estratégias compatíveis com os desejos e necessidades das pessoas, lembrando que o consumidor moderno quer estar no controle na hora de comprar o que precisa.

Nesse contexto, uma empresa de higienização de ar condicionado residencial deve mostrar para o público que está preocupada em solucionar seus problemas.

 

Considerações finais

Portanto, hoje em dia, o objetivo das empresas é satisfazer seu público, aumentar sua relevância e criar uma percepção positiva no mercado, e as estratégias de marketing digital são totalmente voltadas para essas questões.

Elas são capazes de aumentar as vendas e tornar a empresa mais conhecida em seu segmento. Mas, para aproveitar todo o seu potencial e os benefícios que é capaz de trazer, é fundamental conhecer essas ações.

Todas elas precisam fazer sentido para os objetivos da companhia e serem direcionadas para o tipo de público. Isso otimiza os investimentos, por meio de resultados que só o marketing digital pode trazer.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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