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5 dicas para você aumentar o tráfego do seu e-commerce

É sabido que o mercado digital vem crescendo nos últimos tempos. Por isso, aumentar tráfego do e-commerce deve ser um pensamento primordial para qualquer dono de negócio que deseja manter-se competitivo frente aos seus concorrentes.

A cada dia, o e-commerce torna-se uma forma mais interessante de investimento. Isso porque as facilidades que a internet propicia para a montagem de uma loja são muito mais benéficas que arcar com todos os custos de uma loja física.

Além disso, o público brasileiro tem se mostrado cada vez mais adepto da modalidade. O medo de comprar pela internet oficialmente ficou no passado, e hoje em dia os e-commerces estão em plena ascensão.

Até mesmo uma loja de semijoias alianças na internet encontrará muitas oportunidades, se souber trabalhar seu conteúdo digital.

Por conta disso, uma série de negócios decidiu investir no caminho digital, criando uma concorrência muito maior do que existia há alguns anos atrás. Isso faz com que os e-commerces tenham que disputar seu lugar no mercado.

Um dos principais pontos é que uma empresa deve ser vista para ser lembrada. 

Para continuar relevante no mercado, é preciso que você tenha um fluxo de clientes acessando sua página constantemente, além de gerar uma estrutura de segurança para obter mais conversões.

Por esse motivo, para conseguir estar sempre em movimento e ser lembrado toda vez que alguém pensar em seus produtos ou serviços, é fundamental que você mantenha seu tráfego sempre em alta.

O tráfego é a quantidade de dados enviados e recebidos por visitantes em páginas na internet. Então, quanto mais tráfego o seu e-commerce champagne magnum tiver, significa que ele está sendo visitado mais vezes. 

Entretanto, a qualidade deste tráfego deve ser pensada.

Não basta um possível cliente acessar sua loja virtual. É necessário que haja interação, que esse lead procure conhecer mais sobre seu trabalho e que ele compre produtos, criando um relacionamento de confiança com sua empresa.

Estratégias de engajamento para aumentar tráfego do e-commerce

Algumas dicas podem ser fundamentais para alavancar seu e-commerce, aumentando o tráfego e, como consequência, vendendo mais. 

Por isso, é preciso compreender as principais ferramentas online que podem ser utilizadas para seu benefício.

1. Invista na otimização

As ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) são essenciais para sua estratégia de marketing.

Isso porque muitos clientes, antes de chegarem até a sua loja, pesquisarão por produtos ou serviços em buscadores, e normalmente encontram a solução para suas necessidades entre os primeiros links de pesquisa.

Por exemplo, uma empresa de rótulo de vinho personalizado precisa saber quais palavras-chave seu público-alvo mais utiliza nas pesquisas para conseguir gerar ações de SEO que potencialize suas vendas.

Estar entre estes primeiros links é possível através da aplicação das técnicas de otimização de motores de busca, para que seu conteúdo seja bem avaliado pelo Google e seja encontrado facilmente. 

Isso é realizado através da utilização de uma série de elementos, como:

  • Palavras-chave,
  • Links internos e externos;
  • URLs amigáveis;
  • Velocidade de carregamento.

Todos estes e muitos outros recursos permitem que um site seja melhor colocado dentro das plataformas de busca, possibilitando um acesso maior de pessoas interessadas, o que resulta no aumento das vendas de seu e-commerce.

2. Faça descrições adequadas dos produtos

Não economize palavras para descrever seus produtos e serviços. O cliente não tem a opção de ver o item ao vivo ou tocá-lo, então elementos como a descrição tornam-se fundamentais para garantir a compra.

Procure identificar o máximo possível de detalhes na descrição, principalmente de produtos mais complexos como equipamentos eletrônicos, que precisem de especificações técnicas.

Além disso, guarde um espaço da descrição para identificar as vantagens deste item. O que o torna essencial para seus clientes, diferenciando-o da concorrência? Criar a sensação de desejo de um produto é uma das principais estratégias de vendas online.

Ademais, lembre-se de que as informações, desde um calendário personalizado com fotos até um aparelho de som, devem ser colocadas com clareza e de fácil entendimento.

Isso porque todos os dados do produto devem ficar em um espaço adequado para a leitura, uma vez que textos muito longos em descritivos de produtos fazem as pessoas desistirem da compra.

3. Crie um blog

Parte importante de um e-commerce é conseguir ser mais do que uma simples loja online. Blogs permitem um engajamento muito mais direto com o público, uma vez que apresentam conteúdos interessantes que podem ser usados para aprimorar a experiência de compra.

Além disso, blogs são excelentes locais para aplicar palavras-chave e links internos, permitindo um melhor ranqueamento da página. 

É importante pensar que o blog deve possuir conteúdos relevantes e interessantes, e não ser uma página de anúncio de seus produtos.

Você pode até mesmo anunciar um flyer de festa em seu blog para chamar as pessoas para um evento junto a sua marca.

Conquistar os clientes de forma orgânica exige uma relação muito mais próxima entre marca e consumidor, e pode ser extremamente benéfico para ambas as partes.

Isso porque o usuário ficará satisfeito com a resposta para a sua solução, e a empresa conseguirá converter mais clientes em consumidores, aumentando seu lucro.

4. Aposte nas redes sociais para aumentar tráfego do e-commerce

Hoje em dia, a maioria das pessoas está em pelo menos uma rede social. Essas plataformas também têm crescido de maneira exponencial, e muitas delas já possuem recursos para auxiliar os e-commerces.

Nas redes sociais, invista em uma interação mais direta com seus consumidores. É possível conversar por meio de chats e mensagens diretas, além de ser possível utilizar esse perfil para conquistar novos consumidores e engajar-se em atividades especiais.

Além disso, as redes sociais muitas vezes permitem a avaliação de uma empresa, possibilitando que seus clientes já fidelizados possam postar um depoimento, aumentando sua credibilidade e confiança em sua marca.

Por isso, para vender óleo de groselha negra, o fornecedor pode utilizar as redes sociais como um excelente meio de publicar material, indicando as propriedades do produto, por exemplo.

Muitas empresas criam até mesmo uma identidade digital, para interações mais divertidas e descontraídas com o público, o que costuma agradar muito as pessoas.

Inclusive, existem redes sociais em que é possível vender produtos nas próprias plataformas, como é o caso do Instagram. Assim, o poder de venda de seu e-commerce é ampliado, alcançando resultados muito mais positivos que anteriormente.

As redes sociais ainda permitem a produção de conteúdo audiovisual, o que pode ser muito interessante como forma de atrair novos clientes para o seu e-commerce. 

Esses conteúdos podem ser espalhados pelas demais redes sociais que sua loja tiver um perfil, com o objetivo de tentar viralizar uma ação.

5. Não se esqueça do e-mail Marketing

O e-mail é a forma mais direta de contato com seus clientes. Uma vez que alguém interessado cadastra-se para receber novidades pelo e-mail, você tem um canal direto para anunciar promoções, descontos e apresentar um conteúdo de qualidade.

É importante filtrar neste tipo de marketing as pessoas que costumam consumir os produtos de seu e-commerce, para conseguir um resultado mais lucrativo com a ação. Para isso, elabore uma boa lista de contatos e atualize-a constantemente.

O segredo do e-mail marketing é apresentar para o cliente ofertas vantajosas que o façam sentir-se acolhido pela empresa, valorizado por estar entre aqueles que apoiam a marca e querem um contato mais próximo.

Para buscar melhores resultados de vendas, uma confecção de uniformes pode encaminhar promoções e descontos para e-mails corporativos ou até para clientes que já realizaram alguma compra.

Benefícios do tráfego constante

O aumento do tráfego em seu site acaba trazendo consigo uma série de benefícios fundamentais para o bom funcionamento do e-commerce.

O primeiro e mais importante deles é o fato de que quanto mais o site da sua loja for acessado, mais chances você tem de converter uma venda. 

Isso significa que mais pessoas estão buscando ativamente o que você tem a oferecer, e podem acabar comprando seus produtos.

Além disso, o aumento de pessoas engajando-se em seu conteúdo melhora sua visibilidade, levando sua empresa a grupos que antes não seriam de acesso tão fácil. 

Quanto melhor for o atendimento e o pós-venda, mais chances de aumentar o fluxo você terá.

Isso porque não só clientes voltarão a consumir seus produtos, mas também levarão sua marca para as redes de amigos e familiares deles, espalhando ainda mais o seu nome e criando uma rede de confiança muito forte para uma relação entre marca e consumidor.

A quantidade de tráfego também afeta diretamente sua credibilidade. Isso porque páginas que têm mais procura e acessos costumam ser consideradas muito mais confiáveis do que sites desconhecidos e que não conseguem um engajamento muito bom.

A credibilidade é fundamental para conquistar novos clientes, uma vez que as pessoas se sentirão mais confortáveis em comprar de um e-commerce em que elas confiem.

Através das utilizações corretas do blog, sites e de publicações relevantes em outros locais, com o uso de guest post, você pode se tornar uma referência no seu nicho de atuação.

Um especialista em vinho seco tinto certamente convencerá muito mais clientes a consumirem seu produto se mostrar que tem domínio sobre o produto que vende.

Esse tipo de ação acaba ajudando uma empresa a alcançar outros patamares, uma vez que todos aqueles que entrarem em contato com seu material externo confiarão em sua palavra quando você apresentar um produto.

Portanto, utilizar as ferramentas ideais para aumentar seu tráfego é essencial. Com as dicas que abordamos no decorrer deste conteúdo, se bem aplicadas, certamente trarão bons resultados para seu e-commerce.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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