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5 Estratégias de marketing digital para adotar na páscoa

A época da Páscoa é uma das datas mais visadas e esperadas no calendário do comércio, especialmente o do setor alimentício.

Estratégias para envolver os consumidores no universo de receitas para o feriado e a aquisição de chocolates, especialmente os ovos de Páscoa, se tornam uma das principais missões do marketing de uma empresa.

Além de atrair o consumidor, as campanhas buscam trazer novidades para o mercado neste período do ano. Fazem parte brindes personalizados para clientes diferenciados dentro de ovos, criação de novos sabores e avaliação do comportamento do consumidor.

Tudo isso compõe o processo de estratégias de marketing para atrair o cliente e se destacar em meio a concorrência.

Mesmo que o empreendimento não seja especificamente voltado para o setor alimentício ou o similares, aproveitar o período para criar estratégias também pode ser útil para atrair os consumidores que estão envolvidos no clima da Páscoa.

Além disso, por se tratar de uma data com grande simbologia religiosa, os produtos mais consumidos nesta época giram em torno de algumas tradições nesse sentido.

Sendo algum deles o vinho, o bacalhau importado, os ovos de Páscoa e a colomba pascal são os itens mais procurados, além de serem os que têm um aumento de preço e demanda durante este período.

Por aparecerem nas prateleiras somente próximos da data, empresas que fabricam os ovos de chocolate e a colomba pascal utilizam o marketing sazonal para ganhar força durante o período de vendas correspondente aos seus produtos. 

 

A importância das estratégias na Páscoa

Criar uma afinidade com o consumidor é algo que deve ser feito em todo o empreendimento, pois é através deste relacionamento que a empresa pode ter um crescimento positivo em relações internas e frente ao mercado.

Estratégias que possam uni-los em datas comemorativas como a Páscoa, mesmo que por meio de um rótulo garrafa personalizado, são algumas das alternativas mais interessantes para o consumidor, uma vez que demonstra uma atenção personalizada.

Isso mostra a presença da marca nos produtos, além da possibilidade de fazer-se presente na internet de modo a se apresentar no mercado e conquistar clientes por meio das redes sociais, e-mails marketing e anúncios em sites ou plataformas de vídeos.

Em uma campanha de e-mail, estes podem reafirmar os elos que já existem com mensagens especiais ou envelopes de convites temáticos que fazem o consumidor se sentir especial, e não que pertence somente a uma estatística de vendas.

Além disso, tratando-se de uma data que, assim como o Natal, é capaz de reunir a família em suas casas, os itens adquiridos na Páscoa têm um público mais nichado, sendo destinados para filhos, cônjuges, mães e sobrinhos, segundo um estudo da área.

Além do fato de que, na maioria das vezes, o que pode delimitar essas compras são o preço do produto, assim como sua qualidade, promoções e até mesmo a marca.

 

Dicas para ter visibilidade na Páscoa

Por ser uma época de maior movimentação nos comércios, é importante que as empresas tenham em mente que, da mesma forma que o Natal é uma data religiosa, a Páscoa também é.

Nesse sentido, ao elaborar uma estratégia de marketing para esses períodos, deve ser levado em conta que não haja ofensas religiosas, pois pode gerar um incômodo no consumidor, inclusive se for uma simples decoração em um totem acm luminoso.

Portanto, algumas estratégias que podem trazer visibilidade para o empreendimento e, ainda sim, ter um respeito pelos clientes que vêm a data de uma forma além de comercial, são:

  1. Considerar os valores da data;
  2. Disponibilizar brindes;
  3. Planejar promoções;
  4. Realizar sorteios;
  5. Criar um cronograma de ações.

Embora o setor de chocolates seja um dos que mais lucram durante essa época, todos os setores podem utilizar as mensagens que a data possui como uma fórmula de inspiração, bem como para criar campanhas de marketing digital.

Apostar nos valores que uma data transmite pode levar o consumidor, que já está envolvido nela a se entusiasmar para as compras, como ter um totem robô para evento em uma entrada da loja física que interaja com os clientes.

Aproveitar a ocasião para movimentar e atualizar as mídias sociais também é uma técnica relevante, principalmente se envolver promoções e sorteios, visto que, ao navegar pela página da marca, o usuário acaba conhecendo outros produtos e serviços disponíveis.

Existem consumidores que fogem do tradicionalismo envolvendo ovos de Páscoa e chocolate para presentear, o que pode ser uma oportunidade para uma empresa fazer promoções dos seus produtos como uma forma de “substituição”.

Caso haja brindes acrílico, por exemplo, a oportunidade de vendas aumenta em boas porcentagens visto que as compras acabam ganhando um aspecto de temático, pois dentro dos ovos sempre contém as famosas surpresas.  

Além de se apresentar como uma forma de dar um toque pessoal, visto que clientes costumam gostar de receber brindes na compra de produtos ou na divulgação de lojas.  

Por fim, ter um cronograma que envolve a data pode aumentar as expectativas do consumidor até a chegada do grande dia, e este calendário pode ser feito não somente na relação de empresa e consumidor, como também com os funcionários.

Promovendo um clima de consumo até a data final, a empresa pode criar planos durante a semana da Páscoa ou então fazer um planejamento mensal até o feriado no domingo.

O que também possibilita um relacionamento com outros empreendimentos que estão fazendo a mesma estratégia de preparação até a data comemorativa, algo comum no mercado que deve ser observado como forma de estudo para entender seu funcionamento.

 

Demais estratégias para esse período

Contar com a ajuda de profissionais para que possam ser estabelecidas estratégias de marketing digital mais certeiras pode ser um bom investimento que uma empresa pode realizar, principalmente no marketing sazonal.

Visto que, detalhes como um banner personalizado para festa ou eventos de demonstração, posts em redes sociais e comunicação de e-mails marketing para a Páscoa podem ser melhores elaborados.

Somando-se ao fato de que uma agência conta com profissionais que saberão monitorar com precisão as métricas e os resultados de quais das estratégias devem ser alteradas ou que podem ser mantidas.

Usando técnicas de otimização de motores de busca (SEO), o alcance que uma estratégia de marketing digital que uma empresa pode alcançar se torna ainda maior em comparação quando não se utiliza.

Uma vez que o departamento saberá tornar o conteúdo atraente e monitorá-lo com softwares e métricas que tem como objetivo mostrar o alcance que uma página tem e, a partir disso, otimizar os resultados nas próximas campanhas.

Com uma criação adequada, o conteúdo visual de Páscoa se torna a chave que dará destaque aos produtos e serviços da empresa por conta de sua identidade visual.

Ter identidade visual é uma fórmula que proporciona a um empreendimento a chance de ser reconhecido no mercado, fazendo com que as cores utilizadas em seu logotipo ou em sua página se tornem marcantes ao consumidor, a ponto de relacionar nome ao produto.

Assim como o período de pré-consumo e o de consumo são importantes, um departamento de marketing pode utilizar um CTA (Call To Action), também conhecido como “chamada para ação” na etapa de pós-compra do cliente, ou seja, após a Páscoa.

A CTA é um meio para criar um vínculo contínuo entre empresa e cliente, feita na maioria das vezes com ações online para que haja uma condução natural do consumidor com os outros produtos da empresa, para que eles também sejam consumidos.

 

Considerações finais

Estratégias de marketing usadas em períodos sazonais, como a Páscoa, podem fazer com que o empreendimento ganhe prestígio mesmo não sendo um setor favorecido para a data.

Preparar-se para a ocasião pode gerar bons lucros se o empreendimento passar uma boa mensagem do que a data representa, e até mesmo pequenos detalhes em uma placa em acrílico transparente com logo podem fazer toda a diferença.

Em meios aos produtos tradicionais da época, criar uma maneira de ganhar destaque, mesmo não sendo o ramo mais favorecido do período, é um desafio do qual pode ser simplificado com a ajuda de estratégias do marketing digital.

Como o uso de palavras-chaves adequadas e relacionadas aos produtos da Páscoa, pois assim os algoritmos dos buscadores e das redes sociais trazem algum foco para outros empreendimentos que estão na internet por meio das plataformas digitais.

Aproveitar datas comemorativas para atrair a atenção do consumidor e sempre buscar inová-las no próximo ano, é um fator que faz a expectativa do cliente aumentar sobre a empresa. Com isso, o foco é que eles fidelizem ainda mais com outros produtos. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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