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5 Estratégias para um e-commerce possuir um bom fluxo de clientes

Para qualquer modelo de negócios, aumentar o fluxo de clientes é essencial para se tornar mais competitivo e, claro, vender mais. Inclusive, essa situação não é diferente para as plataformas de e-commerce.

Essas lojas virtuais não têm o mesmo contato com os clientes como as lojas físicas, por isso, precisam pensar em estratégias diferentes para alavancar a marca e as vendas.

O e-commerce depende exclusivamente da internet, então as estratégias de marketing digital são indispensáveis para quem quer se destacar e chamar a atenção do público-alvo.

Assim como você, outros empreendedores estão nessa busca pelo sucesso, portanto, estamos falando de um mercado que também é concorrido.

Não se esqueça do fato de que, nos dias de hoje, é muito fácil ter uma loja online, e é exatamente isso que vem sobrecarregando a web de plataformas de vendas, que permitem que o consumidor tenha muitas opções de compra.

Usar as melhores estratégias de venda e divulgação é uma necessidade diante desse cenário. Por esse motivo, o melhor é saber o que e como fazer, e nós podemos te ajudar.

Neste artigo, vamos explicar como alavancar um e-commerce, qual a importância de promovê-lo, além de dar dicas para alavancar as vendas. Acompanhe a leitura!

Como alavancar um e-commerce?

A web é um ambiente disputado para qualquer tipo de empresa, mas diferente das demais, as plataformas e-commerce dependem exclusivamente da internet para crescer.

O primeiro passo para alavancar o seu negócio é planejar, visto que as estratégias de marketing digital, apesar de mais acessíveis, também têm um custo monetário.

O planejamento faz com que você use os seus recursos da melhor maneira, portanto, defina os indicadores mais importantes para a sua marca.

Por exemplo, se o objetivo de uma empresa de entrega expressa motoboy é aumentar suas vendas, então os melhores indicadores para ela são a taxa de conversão e o ROI (Retorno sobre Investimentos).

Tanto seus recursos financeiros quanto de tempo estarão mais bem alocados com um bom planejamento. Então, antes de investir em qualquer estratégia para alavancar sua plataforma, é necessário:

  • Definir seus objetivos;
  • Criar sua persona;
  • Segmentar o público-alvo;
  • Estabelecer os canais de divulgação;
  • Escolher as ferramentas;
  • Determinar um fluxo de trabalho.

Feito isso, é o momento de divulgar a sua plataforma. Para isso, crie um perfil para sua marca de vendas nas principais redes sociais, dando preferência para aquelas que seu público-alvo mais utiliza.

Os anúncios pagos também são opções de divulgação mais rápida, enquanto suas estratégias orgânicas ainda não floresceram.

Por falar nisso, é fundamental que a sua loja virtual tenha um blog com bons conteúdos. Afinal, o cliente sente a necessidade de obter informações sobre vários assuntos.

Por exemplo, quando começou o seu e-commerce, certamente o dono do negócio leu alguns artigos sobre serviço de frete e transporte de pequenas cargas para adquirir conhecimentos a respeito do assunto.  

Foi por meio desses materiais que você encontrou a transportadora com a qual trabalha hoje. Com os outros consumidores é a mesma coisa. Eles têm essa necessidade de saber um pouco mais antes de comprar.

É dessa forma que eles adquirem confiança em uma marca e passam a comprar com ela. Aliás, o marketing de conteúdo também é ótimo para fazer com que o consumidor perceba que ele tem uma necessidade de compra que antes não sabia.

Por isso, para publicar conteúdos de qualidade, invista em um blog para a sua loja virtual e disponibilize um link em sua plataforma de vendas que leve os visitantes até ele.

Importância de promover as lojas virtuais

Muita gente sonha em ter o seu próprio negócio, mas o que impede a maioria é o fato de que para isso é necessário ter um investimento.

Contudo, as plataformas e-commerce surgiram como uma oportunidade simples, barata e lucrativa de criar uma marca de vendas.

Pelo fato de que montar uma loja virtual é muito mais barato do que uma loja física, a existência de adversários acaba sendo maior. Quem promove a sua loja virtual se destaca em meio à concorrência e atrai um número maior de consumidores.

Também não se deve esquecer de que, ao contrário de um projeto de loja de roupa física, as pessoas não têm como passar na porta do seu estabelecimento e se interessarem pelo que você vende de imediato.

É exatamente por isso que os donos de lojas online precisam investir em estratégias diferentes de divulgação. Daí a necessidade de conhecer boas estratégias de marketing digital e investir nelas, como as que mostramos no tópico anterior.

A internet oferece inúmeras possibilidades de divulgação, e com as técnicas certas, sua plataforma alcança um público maior e, consequentemente, consegue vender mais.

Independentemente das estratégias de marketing digital e vendas adotadas, pensar na divulgação do seu e-commerce é fundamental.

Isso se torna ainda mais imprescindível quando nos damos conta da quantidade de lojas online que existem hoje, logo, seus clientes precisam te conhecer para comprar com seu estabelecimento.

Agora que você já entendeu a importância de promover o seu negócio online, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para seu e-commerce vender mais. 

Dicas para alavancar suas vendas

Se uma loja de roupas femininas para revenda tem um bom fluxo de clientes, isso significa que ela vende bem. Só que, para conseguir isso, esse tipo de estabelecimento e os mais diversos ramos do mercado deve investir em estratégias inteligentes, como:

1. Preparar o produto para vender mais

Preparar o seu produto para venda é um ajuste essencial que deve ser feito o mais rápido possível. É necessário escolher o produto com o qual você vai trabalhar, para que este possa ser divulgado.

O ideal é que ele tenha um ótimo potencial de vendas, ou seja, aquele que você acredita que as pessoas vão se interessar.

Então, supondo que o gestor de um e-commerce tenha escolhido uniforme esportivo masculino, ele vai observar os concorrentes para saber como eles vendem essa mercadoria, como a precificam, como a descrevem, o valor que cobram pelo frete, etc.

2. Acompanhar a jornada do cliente

Você já parou para se perguntar como o usuário escolhe um produto, ou quantas telas são necessárias para ele fechar um pedido, ou mesmo se a loja virtual guarda o desejo do cliente?

Esses questionamentos precisam estar bem respondidos, sendo preciso fazer todos os ajustes necessários. Além disso, ofereça todas as informações necessárias para que o consumidor se decida por determinado produto em seu e-commerce.

3. Usar ferramentas como o Facebook Ads

Uma loja virtual que vende camiseta dry fit amarela e outras cores possui uma página em redes sociais como o Facebook e faz publicações diárias ou semanais, com novidades sobre os produtos.

No entanto, além dessas postagens, é necessário trabalhar com os anúncios pagos do Facebook, para que as pessoas certas encontrem sua loja e despertem o desejo de compra.

Para promover anúncios frutíferos nessa rede social, é necessário definir o seu público-alvo, escolher o tipo de anúncio que deseja usar, escolher uma boa imagem e um texto de impacto.

4. Facilitar o frete

Se tem uma coisa que faz qualquer cliente desistir de uma compra é uma entrega cara ou com prazo demorado. Para isso, existem algumas alternativas, como oferecer frete grátis.

Contudo, se uma loja virtual de convites personalizados fizer isso, ela precisa arcar com os custos do envio. No entanto, essa é uma das práticas que mais agradam os consumidores, e quem oferece frete grátis sai na frente.

Só que nem sempre é fácil arcar com essa despesa, então uma boa opção é inserir o valor do frete na mercadoria. Contudo, a competitividade do preço pode ser impactada.

Uma boa forma de lidar com isso é tentar oferecer diferentes possibilidades de fretes, com valores e prazos distintos. Trata-se de uma estratégia bastante usada, visto que tem boa aceitação pelo público.

5. Facilitar o checkout

Toda plataforma e-commerce precisa contar com uma solução de checkout profissional, uma vez que isso reduz a taxa de abandono do carrinho por causa de mudanças no valor do produto.

Uma gráfica online de banner impressão digital que conta com esse recurso demonstra mais profissionalismo, o que ajuda a aumentar suas vendas.

Dessa forma, o cliente consegue finalizar o pedido contando com diversos canais, a depender de seus hábitos de pagamento.

Conclusão

As compras online ganharam a preferência do consumidor moderno por diversas razões. É mais confortável, mais barato e muito mais simples comprar pela internet, e quem vende também sai ganhando.

O e-commerce atrai os olhares de quem quer ter o seu próprio negócio e de quem deseja ampliar o seu estabelecimento, sem gastar muito.

Com isso, os consumidores começam a ser beneficiados com uma quantidade cada vez maior de opções de compra.

Esse aumento na concorrência pede o investimento em estratégias para promover o negócio e aumentar as vendas. Neste artigo, você aprendeu como fazer isso, portanto, está pronto para fazer da sua loja virtual um grande sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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