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5 maneiras gratuitas para divulgar e melhorar a exposição dos produtos online

Para que seus produtos sejam notados e cheguem ao conhecimento dos consumidores, divulgar na internet torna-se uma tarefa muito importante.

O ambiente online é, atualmente, o principal canal de comunicação, informação e divulgação. Afinal, com a evolução tecnológica e a facilidade de aquisição de smartphones e demais dispositivos móveis, o acesso à internet se tornou mais rápido e fácil.

Por conta disso, as pessoas estão conectadas o tempo todo para realizar diversas atividades, assim, as empresas precisam estar presentes nos canais que elas acessam. É dessa forma que as marcas se tornam conhecidas e atraem a atenção dos consumidores.

O marketing digital surgiu dessa necessidade e trouxe soluções inteligentes e práticas para que as companhias possam divulgar seus produtos e serviços, bem como sua marca.

Também trouxe ferramentas para aprimorar a comunicação e permitir que as organizações vendam suas soluções de maneira totalmente online. Aliás, essa modalidade de compra e venda vem ganhando cada vez mais adeptos e espaço no mercado.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar as transformações trazidas pela internet, como melhorar a exposição e divulgação de produtos na rede e dar algumas dicas para construir um e-commerce. Acompanhe!

 

Mudanças trazidas pela internet

A internet certamente transformou a maneira como consumimos e divulgamos produtos e/ou serviços. Ela transformou a relação de consumo e, ao mesmo tempo, que deu mais poder para os consumidores, expandiu as possibilidades para as empresas.

Além de ter uma boa fachada para comércio, você precisa estar presente nos principais canais na web, para divulgar sua marca, produtos e serviços.

Os argumentos e a maneira que utilizávamos para convencer os clientes a comprarem uma solução também sofreu mudanças. Se antes bastava uma propaganda na TV ou no rádio para atrair as pessoas, depois da internet, é preciso fazer mais.

Isso acontece porque ela inseriu a humanidade na era da informação, trazendo meios de comunicação mais rápidos e acesso facilitado a diferentes tipos de conteúdo.

Pelo fato de os consumidores estarem bem informados e poderem encontrar o mesmo produto ou serviço em inúmeras empresas, eles estão mais exigentes, ao mesmo tempo em que a concorrência está maior.

Os diferentes tipos de negócio sentiram a necessidade de investir em conteúdos ricos e relevantes, de maneira segmentada, abordando assuntos do interesse do público-alvo.

Também foi necessário expandir os canais de atendimento, adotando opções digitais, como aplicativos, chats e redes sociais.

Tudo isso forma um conjunto de práticas que precisa fazer parte do seu planejamento de marketing digital, para que possa divulgar seus produtos e obter bons resultados.

A boa notícia é que as estratégias de marketing digital são simples, financeiramente acessíveis e trazem bons retornos financeiros, desde que você saiba trabalhá-las.

Assim, para expor os produtos no meio offline, você pode escolher entre várias opções, como faixas banners na entrada da loja.

No que diz respeito ao ambiente online, existem outras estratégias que são indispensáveis, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

 

Como divulgar e expor seus produtos na internet

No marketing digital, é possível divulgar seus produtos e expô-los, tanto de maneira paga quanto gratuita. O ideal é que você utilize as duas opções para equilibrar suas práticas e obter melhores resultados.

Mas, independentemente de você escolher estratégias pagas ou gratuitas, as principais práticas de marketing digital para divulgação e exposição de produtos são:

 

1. Criar um perfil profissional nas redes sociais

As redes sociais são plataformas consideradas aliadas das empresas que querem estreitar os laços com os consumidores e interagir com eles. Dentre os principais benefícios de usar as redes sociais estão:

  • Geração de tráfego;
  • Promoção de anúncios pagos;
  • Possibilidade de segmentação do público;
  • Baixo custo de investimento.

Ademais, cada rede social permite que você apresente seus produtos e comunique lançamentos e promoções. Assim como um fabricante de adesivo vinil preto, seu negócio precisa de um perfil profissional e que seja constantemente atualizado.

É dessa forma que é possível construir a imagem da sua marca e fazer com que ela seja bem-vista pelos usuários e seguidores.

 

2. Investir em conteúdos de valor

O consumidor moderno é bem informado e quer saber tudo a respeito dos produtos e serviços, antes de consumi-los. Em vista disso, investir em conteúdo rico e relevante é uma das formas mais eficientes de atrair clientes.

Além disso, eles fortalecem a imagem da empresa perante o público-alvo. Se você consegue criar uma imagem de autoridade em seu mercado de atuação, conquista a confiança dos consumidores, algo muito importante nos dias de hoje.

A construção de autoridade de qualquer negócio, como uma gráfica especializada em convites personalizados, se dá por meio da produção de conteúdo. Todos esses materiais devem ser divulgados em seu blog e compartilhados nas redes sociais.

 

3. Divulgar no Facebook Marketplace

O Facebook Marketplace é uma funcionalidade que ajuda a divulgar os produtos nessa rede social.

Eles podem ser organizados por categorias e localização, o que facilita as vendas e melhora a experiência do cliente.

 

4. Conhecer o seu público-alvo

É de extrema importância que você conheça o seu público-alvo, visto que ele vai direcionar suas estratégias de marketing digital e até mesmo alguns processos do seu negócio.

Trata-se de um grupo de pessoas que tem perfil para ser cliente e que, possivelmente, vão se interessar pelos seus produtos e serviços.

Um fabricante de adesivo para logotipo que conhece o seu público sabe quais são suas necessidades, desejos, problemas, além de informações um pouco mais específicas, como idade e localização.

Saber quem é a sua audiência te ajuda a traçar estratégias mais assertivas, a escolher uma linguagem adequada e a gerar identificação.

 

5. Investir em SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de otimizar as suas páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de uma pesquisa.

Aparecer entre as primeiras posições nos mecanismos de busca é fundamental para que mais usuários encontrem o seu negócio e, com isso, tomem conhecimento sobre os seus produtos.

Essa estratégia de otimização conta com várias ferramentas, como a utilização de palavras-chave adequadas, produção de conteúdo relevante, site responsivo, dentre outras possibilidades.

Todas essas melhorias fazem com que as suas páginas se adequem às exigências do Google, fazendo com que ele entenda que o seu conteúdo é valioso e que você é capaz de oferecer as respostas que os usuários procuram.

Se um fabricante de sacolas kraft personalizada mostrar isso para o buscador, ele vai aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa e receber o maior número de cliques.

 

Dicas para construir seu e-commerce

Os comércios online são, sem dúvidas, modelos de negócio lucrativos e que você pode investir com facilidade.

O primeiro passo é fazer um planejamento em relação ao investimento necessário para abrir seu e-commerce. Tudo depende do que você espera da sua loja, do tipo de produto que ela vai vender ou se terá estrutura própria.

Para não se perder em seu investimento, divida o montante em 12 partes iguais, assim você vai investindo um pouco por mês e garantir que o capital seja suficiente para seu primeiro ano de vendas.

Independentemente do tipo de produto que você vai vender, como copos acrílico personalizado, roupas, entre outros produtos e serviços, também é fundamental definir se seu negócio vai comercializar esses produtos em uma loja própria ou em marketplaces.

Se você optar pela sua própria plataforma, precisa escolher meios de pagamentos, logística, segurança, atendimento, estratégias de marketing, e daí em diante.

É vital que você esteja preparado para administrar o seu e-commerce, além de precisar de um investimento um pouco maior, entretanto, você terá uma estrutura própria e vai conduzi-la da maneira que achar melhor.

Por outro lado, vender em um marketplace é vantajoso porque você vai trabalhar com e-commerce grande, que já se estabeleceu no mercado e poder expor os seus produtos em uma espécie de vitrine virtual.

Seus produtos terão mais visibilidade sem que você precise investir muito nisso, além de que essas plataformas oferecem acesso a serviços de consultoria de marketing, parceria com diferentes meios de pagamentos e ferramentas de controle de estoque.

Do mesmo modo, é importante que você escolha bons fornecedores, que ofereçam produtos de qualidade e que aceitem acordos de preços para quantidades menores de produtos.

Se você tiver um sócio, reúna-se com ele em uma sala privativa para determinar as estratégias de marketing que serão colocadas em prática. Esse investimento é muito importante para divulgar os produtos que serão vendidos.

Conclusão

A internet é um canal poderoso para divulgação de produtos e serviços por meio de estratégias simples, que trazem ótimos resultados e ajudam a aumentar os lucros.

Só é preciso saber como trabalhar essas práticas, de modo que elas sejam direcionadas às necessidades do seu público-alvo.

Neste artigo, você aprendeu quais são as melhores estratégias para divulgar e expor seus produtos na internet para melhorar os retornos do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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