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6 estratégias para aumentar a produtividade, lucratividade e rentabilidade

Para aumentar a produtividade, lucratividade e rentabilidade do seu negócio, é preciso apostar em estratégias que te ajudem a atingir essas metas de forma mais fácil e objetiva, incentivando a sua equipe a participar do processo de forma engajada.

Porém, antes de pensar em estratégias para aumentar a lucratividade e a rentabilidade, é preciso pensar em maneiras de aumentar a produtividade dos colaboradores. Isso porque são eles os responsáveis pelos resultados positivos da sua empresa.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os colaboradores procuram maneiras de se destacar, seja realizando um curso de gestão financeira, ou participando de palestras e treinamentos para melhorar e adquirir novas habilidades.

 

Entre as dicas para se manter mais produtivo no dia a dia de trabalho, podemos destacar:

 

  • Manter o foco para evitar erros e retrabalhos;
  • Estar disposto a aprender novas habilidades;
  • Estar comprometido em fazer sempre o melhor;
  • Evitar distrações durante a realização de tarefas;
  • Manter a organização dos seus recursos de trabalho.

 

Com toda a equipe empenhada em seguir essas dicas, será possível aumentar a lucratividade e a rentabilidade do seu negócio. Oferecer um curso de gestão financeira online para a equipe pode contribuir para esse processo.

 

Entenda a diferença entre rentabilidade e lucratividade

Mensurar os resultados de uma empresa é de extrema importância para acompanhar continuamente para garantir que a empresa esteja crescendo e se consolidando no seu mercado de atuação.

Entre os indicadores mais utilizados para realizar essa análise estão a rentabilidade e a lucratividade, que são dois fatores fundamentais para saber se o negócio está lucrando ou somente cobrindo prejuízos dos processos.

Embora a sonoridade desses dois índices sejam parecidas, é preciso lembrar que eles não são sinônimos, e confundir esses termos pode atrapalhar a sua análise, até mesmo em uma gestão financeira startup, confundindo os resultados.

Dessa forma, entender melhor a diferença entre lucratividade e rentabilidade é fundamental para analisar de forma assertiva os resultados produzidos pela sua empresa, e assim tomar decisões de forma mais segura, otimizando os seus resultados.

Para entender melhor quais são as características que diferem cada um desses termos, e como calculá-los para usar como indicadores para o seu negócio, confira os tópicos a seguir.  

 

O que é lucratividade?

A lucratividade é um índice utilizado para apontar o ganho de uma organização com relação às atividades que ela desenvolve. Além disso, ele aponta se o negócio está vendendo o suficiente para pagar as despesas e ainda assim lucrar.

Por isso, a lucratividade é medida em valor percentual, dentro de um cálculo que considera o lucro líquido e a receita bruta do negócio, formando assim o cálculo utilizado para mensurar a lucratividade da empresa.

O lucro líquido de um negócio é o valor que sobre após a dedução dos custos e das despesas, já a receita bruta é o valor total das vendas de uma empresa que oferece curso de empreendedorismo a distância, por exemplo, sem a dedução de custos.

A fórmula utiliza para o cálculo da lucratividade é o seguinte:

 

Lucratividade = (lucro líquido/receita bruta) x 100

 

Em um exemplo prático, imagine que uma fábrica de móveis vende cada guarda-roupa por R$ 500,00. Deste valor, R$ 110 custeia os impostos,  R$ 75,00 a matéria-prima e R$ 50,00 a mão de obra. 

Assim, do valor de cada guarda-roupa, R$ 235,00 são utilizados para o pagamento de custos e despesas, e o que sobra corresponde ao valor líquido, que nesse caso é de R$ 265,00 por cada item vendido.

Se em um mês a empresa vende 100 guarda-roupas, por exemplo, sua empresa a receita bruta corresponde a R$ 50.000 mil (100×500), já o lucro líquido correspondente é de R$ 26.500 mil. O cálculo ficaria assim:

 

Lucratividade = (26.500/50.000) x 100

Lucratividade = 0,53 x 100

Lucratividade = 53%

 

Analisando o indicador de lucratividade, é fundamental não esquecer de verificar se o resultado atende as expectativas estabelecidas no planejamento estratégico do seu negócio. A partir dessa avaliação, é possível propor melhorias de processos.

Além disso, também é indicado avaliar se a sua lucratividade se compara com os resultados com outras empresas do mesmo segmento e verificar se são semelhantes com a média de mercado. Quanto maior a sua lucratividade, melhor para o seu negócio.

Se você oferece um curso de gestão de pessoas a distância, por exemplo, seu objetivo tem que ser ter o maior número de alunos para obter a maior lucratividade possível, trilhando um caminho de sucesso para a sua empresa.  

 

O que é rentabilidade?

Assim como a lucratividade, o índice de rentabilidade é baseado no lucro líquido e o seu resultado em valor percentual, a diferença é que ele serve para mensurar o retorno que um determinado investimento pode trazer para o negócio.

A base do cálculo de rentabilidade é:

 

Rentabilidade = (lucro líquido/investimento) x 100

 

Conforme nosso exemplo anterior, imagine que a fábrica de móveis tenha investido R$ 20  mil em publicidade para melhorar as vendas durante a Black Friday, gerando a venda de 1000 guarda-roupas durante a campanha a R$ 500,00 cada um.

Essa ação de vendas irá gerar um lucro líquido de R$ 265,00 por item e de R$ 265.000 mil no total. Nesse caso, o cálculo ficaria assim:

 

Rentabilidade = (265.000/20.000) x 100

Rentabilidade = 13 x 100

Rentabilidade = 1300%

 

Ou seja, a cada 1 real investido em publicidade para essa campanha, a empresa obteve um retorno de R$ 13,00. Por isso, além de apontar o retorno em investimentos de forma pontual.

Nessa situação, o índice de rentabilidade também consegue demonstrar se um investimento na fase de planejamento é viável, e quais serão os benefícios que irá trazer para a empresa resultados positivos.

Para identificar esse índice, basta utilizar uma estimativa do faturamento do seu curso de gestão de pessoas ead, por exemplo, para chegar até o valor do lucro líquido.

 

6 dicas para aumentar a rentabilidade da sua empresa

Independente do tamanho do seu negócio, aumentar a rentabilidade deve ser um objetivo almejado por todos os empreendedores. Isso porque para promover o crescimento da sua empresa, é preciso fechar o ano batendo a previsão de lucros.

Existem vários fatores que podem  influenciar essa conquista, como o cenário financeiro do país e a flutuação do mercado, fatores que influenciam diretamente a lucratividade de um determinado empreendimento.

São várias condições que podem acabar saindo do controle do gestor, até mesmo se ele estiver preparado com habilidades adquiridas em um curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia.

Portanto, é necessário desenvolver uma estratégia que seja capaz de superar as adversidades e que consiga aumentar a lucratividade do negócio de forma honesta, através de ações justas, que conversem com os valores da empresa.

Existem algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada, confira a seguir:

 

1 – Avalie o mercado

Conhecer bem o seu público-alvo e estudar o seu mercado de atuação é fundamental para aumentar a rentabilidade do seu negócio. Também é importante ficar de olho na concorrência e avaliar constantemente os seus fornecedores.

 

2 – Acompanhe o fluxo de caixa

Monitorar o fluxo de caixa detalhadamente é uma das maiores prioridades de um gestor. É preciso estar sempre atualizado sobre os números de vendas, porcentagem de lucros, valor do capital investido e previsão de rentabilidade.

 

3 – Identifique gastos desnecessários

Embora vender mais possa parecer a única maneira possível de fechar o mês no lucro, também existe a possibilidade de realizar uma gestão dos gastos e diminuir o custo dos processos, fazendo com que sobre mais lucro no fim de mês.

 

4 – Negocie os preços com fornecedores

A negociação de preços deve fazer parte das tarefas de um gestor, pois a flutuação do mercado permite fechar acordos melhores, além de barganhar os valores pagos habitualmente aos seus fornecedores atuais. 

Buscar novos parceiros também pode ser uma boa estratégia para aumentar os lucros, conseguindo um bom desconto.

 

5 – Aumente o mix de produtos ou serviços

Outra ótima maneira de aumentar o seu faturamento é investindo na criação de novos produtos ou serviços, isso porque lançar novidades no mercado costuma movimentar as vendas.

Só tenha cuidado e planeje essa expansão com calma, sempre tenha uma boa gestão estratégica de marketing e vendas.

 

6 – Motive a sua equipe para melhorar a produtividade

É preciso apostar em estratégias eficientes para motivar os colaboradores a serem mais engajados e aumentarem a sua produtividade naturalmente. Um colaborador engajado é capaz de produzir mais e melhor, o que reflete nos ganhos da empresa.

Ademais, é fundamental investir no treinamento e capacitação das suas equipes, pois isso ajuda a melhorar as habilidades dos colaboradores, e os resultados da empresa como um todo.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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