INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

6 Ideais para manter sua equipe de trabalho engajada com as metas

Com o advento do uso de tecnologias digitais no ambiente de trabalho, ampliou-se imensamente o leque de possibilidades. Porém, muitas coisas que surgiram para trazer solução se tornaram um enorme desafio para manter uma equipe de trabalho focada.

Usos indevidos do celular no local de trabalho, dispersão dos colaboradores nos momentos cruciais e falta de sucesso no cumprimento de metas são algumas das principais queixas que muitos gestores fazem ao perceber que não estão logrando progresso com a equipe.

Não importa se o time é composto por 3 pessoas ou se é feito em uma estação de trabalho 8 lugares, todos os seres humanos precisam ser instigados de tempos em tempos a tomar posse dos seus objetivos.

Mas, para isso, correções enérgicas e reprimendas engessadas mais atrapalham do que ajudam, uma vez que os componentes de uma corporação possuem uma vida e sentimentos próprios.

Para vencer as barreiras impostas pelas dificuldades no local de trabalho, o gestor inteligente deve pôr ideais no seio de sua equipe, a fim de que, junto àquelas metas genéricas, haja também um princípio pelo qual valha a pena lutar.

Por esse motivo, o presente artigo se propõe a explicar o que fazer para manter uma equipe de trabalho bem engajada em suas metas, além de listar seis tipos de ideais que um time precisa para se manter atento aos objetivos principais.

Não importa o tamanho nem o segmento da empresa, a mudança de valores beneficiará a todas, desde agências de marketing até empresas de locação de aparelhos de estética.

O que mantém uma equipe engajada?

Antes de mais nada, é preciso alinhar bem os objetivos de uma equipe para que os seus membros se mantenham em sintonia, com uma comunhão firme de ideias e uma visão única sobre o todo do projeto.

Os gestores precisam ter em mente que uma empresa não se define como um grande quadrado de concreto, enquadrado em um nome e um conjunto de cores e padrões visuais.

Na verdade, o que define a empresa são todos os envolvidos no processo para que ela aconteça. Quem está lá, dia a dia, dando rigidez aos seus pilares e mantendo o seu processo contínuo são aqueles que dão identidade à empresa.

Não há muita dificuldade para entender isso dentro de uma equipe de plantão médico. Uma vez que as suas metas envolvem o cuidado com vidas, o fator determinante para que os seus membros mantenham o foco nunca se esgota.

O que mantém um time de enfermeiras engajado vai muito além do seu uniforme hospitalar feminino, mas é a responsabilidade social por aquilo que escolheram fazer.

Alinhando os objetivos

Tomando esses ideais como exemplo, já seria o bastante para demonstrar como deve ser feito para manter uma equipe motivada. Mas, para que se compreenda onde o trabalho duro deverá começar, é preciso saber o que se entende por alinhamento de objetivos.

Alinhar os objetivos significa dizer que uma empresa, na qualidade de organização, compartilham com os funcionários os mesmos princípios, o mesmo fim e caminham na mesma direção.

Não é arriscado dizer que, nessa sintonia de espírito, até mesmo os clientes se contagiam e entram como apoiadores da causa da empresa. É exatamente isso que se vê nas grandes marcas de sucesso, em suas formas mais modernas de propagar uma visão de mundo.

Também é muito frequente ver corporações de grande sucesso testemunharem, em entrevistas para diversas mídias, que muitos de seus colaboradores estavam engajados na causa e acreditavam na ideia desde o princípio, quando tudo ainda era um sonho.

Esses casos de sucesso trazem exemplos numerosos de pessoas que não entraram no ramo por causa do dinheiro, mas possuem uma fervorosa paixão pelo que fazem, desde a época que não possuíam grandes lucros, e às vezes até tinham prejuízo.

São profissionais que antes não tinham dinheiro para instalar uma persiana romana motorizada na sala do escritório, e hoje alcançaram faturamentos milionários em suas companhias.

O potencial de melhora que uma mentalidade correta tem para dentro de uma empresa transcende as portas do escritório e vão parar em forma de valor agregado nas mãos do cliente.

O alinhamento no ambiente de trabalho

Dentro do ambiente de trabalho, as relações tornam-se amigáveis e flexíveis. Os conflitos, quando surgem, estão isentos de brigas ou perdas de tempo sem sentido, pois até mesmo as discussões estarão apontando para o objetivo comum da empresa.

As necessidades de cada indivíduo são cada vez mais configuráveis às respostas da empresa. 

As atividades internas, dotadas de um novo sentido, são realizadas em um novo ambiente, mais leve e acolhedor.

O desejo maior de todos é o crescimento da empresa, e o que é mais significativo neste fenômeno é que o crescimento dela é verdadeiramente o crescimento de cada colaborador individualmente.

As empresas que desejam introduzir um espírito de foco e atenção às metas estabelecidas precisam estar preocupadas em sempre oferecer profissionalização aos seus colaboradores, e junto a isso, os feedbacks constantes são imprescindíveis.

Apesar de todos possuírem as suas obrigações particulares e as suas habilidades específicas em cada área, é preciso levar em conta que ninguém trabalha sozinho. Essa união, além de motivar o grupo, potencializa os seus acertos.

Possuindo uma mentalidade de grupo e lembrando das necessidades de todos para que a equipe permaneça em ação constante, uma equipe de trabalho se manterá engajada nas metas da empresa, mesmo se algum dos membros possuir alguma dificuldade.

A evolução significativa que as grandes corporações deram em relação ao acolhimento de pessoas com deficiências no ambiente de trabalho mostra como eles não são uma exceção à regra, e o tamanho da importância de adaptar as pessoas às melhores posições.

A instalação de uma plataforma elevatória cadeirante pode até não parecer, mas é um grande passo para encurtar a distância do cumprimento de uma meta mensal da empresa, por ser por si só um grande ativo engajador para aqueles que precisam dela.

A importância de uma equipe engajada

Muitas são as vantagens de investir na otimização e engajamento de uma equipe, o maior de todos os benefícios está ligado ao fator econômico.

Alinhar e engajar os integrantes de uma empresa significa reduzir muito o número de demissões, o nível de insatisfação no local de trabalho, as quedas nos níveis de produtividade, bem como o número e a gravidade dos conflitos.

Uma indústria que trabalha com a produção de extintor de incêndio será bastante prejudicada se o seu quadro de funcionários possuir uma constante instabilidade pela frequência de demissões, bem como pelos episódios de conflito.

Em contrapartida, as equipes que são bem engajadas por seus gestores dão como resultado um crescimento na produtividade, um menor gasto com imprevistos e serviços extras, um enorme crescimento no lucro, e por consequência, a prosperidade da empresa.

Ideais para aumentar o engajamento

Por fim, tendo em vista a enorme importância de engajar uma equipe e os problemas que um time sem sintonia pode passar, é útil refletir um pouco a respeito de algumas abordagens que podem fazer a diferença.

Dessa forma, é possível listar seis ideais motivadores para turbinar o nível de engajamento de um grupo de trabalho. São eles:

  1. Bons trabalhos merecem valor;
  2. Um Plano de Carreira faz a diferença;
  3. Pessoas precisam de feedbacks;
  4. Bons recursos ajudam a cumprir metas;
  5. Bonificações geram produtividade;
  6. As opiniões possuem valor.

Esses princípios mostram como o centro de todos os negócios nos dias de hoje está nos corações humanos, tanto dos colaboradores quanto dos clientes.

Um sistema de exaustão de fumaça pode fazer uma grande diferença nas empresas e indústrias, mas sem uma pessoa formada para instalá-lo e fazer a sua manutenção, a tecnologia não trará bons resultados, mas atrasará o andamento dos projetos.

Por isso, valorizar um funcionário e estimulá-lo a criar um plano de carreira pode fazer com que até mesmo ele próprio adquira uma nova visão sobre si mesmo. 

Junto a isso, dar feedbacks diários e bons recursos o ajudará a cumprir as metas em tempo hábil.

Por fim, respeitar e levar em conta as suas opiniões pode ser o início da transformação de um colaborador principiante em um veterano experiente que agregará ainda mais valor à empresa.

Dessa forma, a empresa que souber retribuir esse valor com boas bonificações garantirá um funcionário fiel durante longos anos.

Considerações finais

Portanto, como foi possível observar no texto, existem inúmeras razões pelas quais uma equipe mal engajada pode ter dificuldades de alcançar sucesso no cumprimento das suas metas.

Isso acontece nos mercados de segmentos financeiros, empresariais e educacionais, mas é especialmente notório nas áreas mais técnicas, como uma empresa de limpeza de estofados a seco, por exemplo.

Dessa forma, os líderes inteligentes sabem muito bem da importância de alimentar um bom engajamento no coração de uma equipe. Os negócios que estão surgindo agora não podem deixar de levar essa necessidade em consideração.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.