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6 motivos para ter um blog para e-commerce

O e-commerce é uma das modalidades de compra e venda que mais cresce em todo o mundo. De acordo com uma estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o segmento deve apresentar um faturamento de mais de R$ 106 bilhões

Esses dados representam um crescimento de 18% ao ano desse modelo de negócio.

Por esse motivo, muitas empresas estão migrando para plataformas digitais, incorporando o e-commerce em seus negócios ou somente investindo nos comércios eletrônicos, visto que não é preciso ter gastos com infraestrutura.

No entanto, para que o seu e-commerce dê bons resultados, é fundamental investir em estratégias de Marketing Digital, como divulgação em redes sociais, anúncios patrocinados e, principalmente, ter um blog.

Segundo pesquisa da HubSpot, cerca de 82% dos profissionais de marketing usam blogs para obter um ROI (Retorno sobre Investimento) positivo em suas estratégias de Inbound Marketing

Muito disso, deve-se à eficiência do canal em compartilhar conteúdo relevante ao público-alvo.

Assim, por meio de um artigo no blog, o e-commerce pode trazer dicas de como realizar um trabalho em altura, conforme as normas técnicas – que é um conteúdo ótimo para empresas de segurança do trabalho, por exemplo.

No artigo de hoje, conheça os principais motivos para ter um blog para e-commerce e como o canal pode ajudar no reconhecimento da marca. Acompanhe a leitura!

1 – Melhorar o rankeamento no Google

O Google é um dos gigantes da internet. O site tem mais de 100 bilhões de buscas por mês, sendo que a maioria dos usuários utiliza a plataforma para pesquisar mais sobre um assunto específico, produto ou serviço.

No entanto, é preciso se destacar em meio ao grande mar de resultados. Segundo a HubSpot, a primeira posição no ranking do Google tem uma taxa de cliques de 34,36%. 

Ou seja, quanto melhor é a sua classificação, maior é o tráfego orgânico no seu blog e as chances de conversão em vendas.

Por isso, ter um blog é uma forma de melhorar o seu rankeamento no Google, visto que a forma mais indicada de se investir em uma boa classificação é por meio da otimização para os mecanismos de busca, ou o famoso SEO (Search Engine Optimization).

De maneira resumida, o SEO consiste em um conjunto de técnicas, envolvendo a produção de conteúdo relevante (Marketing de Conteúdo), que ajudam a rankear as páginas web. 

Entre as principais estratégias, destaca-se o uso de palavras-chave em blog posts.

Assim, ao escrever um texto sobre as vantagens de um deck madeira, por exemplo, aplicam-se palavras-chave ao longo do conteúdo, que são os termos mais pesquisados pelos usuários no Google.

Mas o SEO vai além das palavras-chave. Há muitas outras ações capazes de melhorar a classificação do seu blog, entre as quais:

  • Ofertar informações interessantes e de qualidade;
  • Linkar outros conteúdos relevantes para o usuário;
  • Ter uma boa navegabilidade em dispositivos móveis;
  • Construir uma boa autoridade do seu blog.

Importante destacar que o SEO é uma estratégia a longo prazo e, aos poucos, com a atualização do blog, é possível melhorar consideravelmente o tráfego orgânico e gerar mais vendas para o e-commerce.

2 – Conferir autoridade ao seu negócio

Ao manter uma loja virtual para a venda de agendas personalizadas, dificilmente a sua empresa terá algum destaque, pois o perfil dos consumidores online é bem diferente dos clientes tradicionais.

Além do mais, as pessoas também buscam por informação antes de realizar alguma compra.E desse modo, o blog é capaz de oferecer o que o público-alvo deseja: conteúdo. 

Assim, o seu e-commerce tem a chance de se tornar uma autoridade no nicho de atuação, já que as pessoas tendem a comprar de empresas que demonstram conhecer sobre os produtos, serviços e assuntos relacionados ao mercado.

Por isso, uma loja virtual especializada na venda de equipamentos de proteção contra incêndio pode ter um blog para compartilhar conteúdos a respeito de um extintor co2, bem como demais dispositivos de segurança.

Mais do que construir a autoridade do e-commerce, é uma forma de manter um relacionamento saudável com a audiência e colaborar para a fidelização dos consumidores.

3 – Educar o público-alvo

Outra vantagem do blog é a capacidade do canal para educar o público-alvo a respeito de um produto ou serviço. 

Por trabalhar com o Marketing de Conteúdo, é possível produzir materiais que explicitem mais sobre a mercadoria ou atividade realizada, ainda mais quando ela não é algo comum para a audiência.

Por exemplo, um texto sobre quiropraxia preço acessível pode fazer mais sobre os benefícios do serviço, para o quê ele serve e para quais pessoas é indicado. 

Dessa forma, há maiores chances de aumentar as vendas, uma vez que os consumidores tendem a comprar algo da qual entendem e conhecem.

Importante ressaltar que a disponibilização de conteúdos informativos ao público também é uma maneira de melhorar o rankeamento no Google. 

Ou seja, muito mais do que mostrar para que serve uma geladeira industrial, por exemplo, fornecer materiais de qualidade também é uma maneira de aumentar o tráfego orgânico.

4 – Construir um relacionamento com os clientes

Embora o Marketing de Conteúdo seja uma ótima estratégia para melhorar o posicionamento no Google e transformar os visitantes em leads (potenciais clientes), ele também é capaz de fidelizar os consumidores.

Desse modo, o blog para o seu e-commerce é capaz de manter o seu público sempre atento às novidades e anúncios da sua empresa, fazendo com que a sua loja virtual esteja sempre à vista da audiência, construindo um relacionamento saudável e duradouro.

Além disso, o blog pode ser um canal para sanar as dúvidas de seus clientes. 

Por exemplo, é possível oferecer um conteúdo direcionado para detalhar o funcionamento de um anel de vedação, especialmente para os consumidores que estão em busca dessas informações.

Outra forma de fidelizar a audiência é por meio do compartilhamento de materiais do blog dentro das estratégias de e-mail marketing. 

Assim, mesmo que um visitante não venha comprar nada no seu e-commerce à primeira vista, o blog pode fazer com que o usuário mantenha o interesse no seu negócio, ao oferecer conteúdos atualizados.

5 – Ter presença nas redes sociais

Os blog são capazes de melhorar o posicionamento do seu e-commerce em outras mídias online, como é o caso das redes sociais. 

Vale dizer que as redes sociais precisam ser atualizadas constantemente para que o público mantenha o interesse nos seus conteúdos. 

Assim, ao escrever um artigo com dicas de uso de tinta impermeabilizante, o material pode ser compartilhado na sua página no Facebook, bem como em uma publicação adaptada para Instagram.

Esses compartilhamentos de publicações fazem com que a sua página tenha um melhor alcance.

Por esse motivo, grande parte dos planejamentos de Marketing Digital é realizado com integração das mídias, afinal de contas, é possível melhorar o alcance da sua marca em diferentes tipos de plataformas.

6 – Baratear os custos de Marketing Digital

O Marketing Digital é uma das estratégias mais baratas da atualidade, principalmente em comparação com a publicidade tradicional (anúncios em televisão, rádio, jornais e revistas). 

No caso do blog, além de ter um custo muito acessível, também é possível ganhar dinheiro com as suas publicações.

Inclusive, há programas de troca de propaganda entre blogs. 

O Google Adwords, por exemplo, permite o patrocínio de anúncios, em que os parceiros ganham uma taxa a cada conversão (quantidade de cliques na propaganda, por exemplo).

Outra estratégia é o guest post, ou artigo de convidado, em que a sua empresa pode produzir conteúdo para outra página web e alcançar ainda mais visibilidade online.

Além do mais, uma postagem feita hoje pode gerar tráfego para o seu site mesmo daqui a alguns anos, dependendo do assunto abordado. 

Desse modo, o blog é capaz de manter a constância de visitantes, mesmo sem investimentos financeiros.

Conclusão

Os blogs são velhos conhecidos da internet. Eles são uma revolução dos tradicionais diários online, onde as pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais, mantendo conversas com seus seguidores.

Hoje em dia, mas do que compartilhar estilos de vida, os blogs são usados como potenciais ferramentas de Marketing Digital, especialmente para os e-commerces que desejam obter reconhecimento na internet.

Ao lado do Marketing de Conteúdo e demais técnicas de Inbound Marketing, o blog é um canal capaz de educar um público-alvo a respeito de produtos ou serviços, além de informar a audiência sobre diferentes assuntos.

Além disso, os blogs são capazes de melhorar o rankeamento da sua página dentro dos buscadores, como o Google, gerando maior tráfego orgânico e, consequentemente, aumentando a conversão de leads.

Por esse motivo, os comércios eletrônicos estão cada vez mais empenhados em investir em blogs, para melhorar as vendas e construir um relacionamento duradouro com a audiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Referências

https://www.jivochat.com.br/blog/ecommerce/motivos-para-ter-blog-ecommerce.html

https://www.jivochat.com.br/blog/ecommerce/razoes-para-criar-blog-ecommerce.html

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/comercio-eletronico-crescer-2020-movimentar-abcomm/

https://neilpatel.com/br/blog/38-estatisticas-sobre-marketing-de-conteudo-que-todo-profissional-precisa-saber/

https://inteligencia.rockcontent.com/estatisticas-de-seo/#:~:text=Alcan%C3%A7ar%20as%20primeiras%20posi%C3%A7%C3%B5es%20nos,o%20primeiro%20passo%20para%20isso.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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