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A importância das imagens para o e-commerce

Imagens para o e-commerce são formas essenciais de escolha de clientes, já que grande parte desses consumidores acaba não tendo contato com um produto previamente, e utiliza as mídias como parâmetro de suas escolhas de compra.

Hoje em dia grande parte das pessoas que são privilegiadas com a utilização constante da internet preferem resolver questões básicas da vida diária por esse canal, pela simplicidade e rapidez na resolução de necessidades ou problemas.

Por exemplo, uma das principais formas de comprar por ingressos de cinema é por meio da internet, por sites de vendas chamados e-commerce, que disponibilizam uma experiência de usuário capaz de providenciar maior autonomia e facilidade de compra.

Alguns sites entregam produtos e serviços comprados em um tempo similar ao de uma compra presencial, mantendo então a proporção de eficiência trazida pela internet, mostrando que a compra online é uma das melhores e mais seguras formas.

Por exemplo, por meio de um e-commerce de doces finos para aniversário é possível comprar os produtos desejados por meio de imagens e descrições do produto, que entregam uma experiência tal como de uma loja, tirando o fator olfato.

As melhores opções de produtos são facilmente escolhidas pelo cliente por meio das ferramentas disponíveis na plataforma, que quase sempre procuram estabelecer uma maior proximidade do cliente com o que será comprado, entregando um atendimento impecável.

Mas, isso só acontece por componentes como fotos e descrições detalhadas, que fornecem tudo aquilo que faz parte da decisão de compra de um cliente, ainda que ele estivesse fisicamente no local de uma loja de entregas rápidas, por exemplo.

Logo, trabalhar questões que envolvem os sentidos do consumidor são formas interessantes de dar continuidade a um trabalho presencial, auxiliando ainda mais na hora de verificar se um produto deve ser comprado ou não. 

Como no caso de:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Detalhamentos;
  • Depoimentos.

E dentro dessa decisão, uma das opiniões mais decisivas acontece após a visualização de imagens, fotografias que contam mais sobre um determinado produto e sua usabilidade, provando por meio do virtual que essa pode ser uma escolha, no fim das contas.

Imagens na decisão de compra

A imagens de um site tem uma tarefa importante dentro do poder de decisão de compra, já que são a prova mais real e concreta de que o produto é da forma como está sendo imaginado por consumidores que estão fazendo uma compra online.

Por exemplo, na divulgação de um estúdio para ensaio é interessante que o espaço conceda em um site de vendas imagens de como o ambiente é realmente, já que isso pode  ser decisivo para um grupo com um alto número de integrantes.

Uma outra forma de esclarecimento por meio de fotos é essencial quando os produtos são muito específicos, mexendo com a idealização de uma estética específica, como a venda de anel de diamante noivado em um site.

Por ser um objeto que vai estar em constante mostra após ser comprado e utilizado por alguém, é preciso saber se ele tem um visual interessante para o cliente, que provavelmente solicitará por provas do produto, bem como a descrição de suas medidas.

As cores são importantes em e-commerces também, pois evidenciam de que forma é aquele produto que estamos interessados, algo que muitas vezes traz problemas de diferenciações ao vivo, o que pede um cuidado extra de empreendedores.

É bem comum que, por exemplo, uma luminária LED grande apresente uma cor específica em um site, que varia entre tons terrosos. 

No entanto, ao vivo ela apresenta cores mais vivas, uma diferença que quase sempre acontece pela diferença de dispositivos.

Por isso, é uma boa pedida que empresas passem a ter preocupações em como as imagens de produtos estão sendo distribuídas, para que haja um maior cuidado na informação correta, como em cores, que são diferentes em algumas situações.

E dentro de um trabalho de vendas, quanto mais informações visuais um negócio se comprometer a passar, mais ele terá chances de conquistar um cliente, algo que também mexe com a credibilidade da empresa dentro do processo de compra.

Isso acontece no caso da contratação virtual por serviços de cenografia para eventos, onde é interessante que sejam mostrados trabalhos anteriores feitos pela empresa, provando que os ambientes montados são de interesse do futuro cliente.

Dessa forma, quanto mais fotos, mais provas de que um serviço está sendo honesto em sua divulgação, ainda que a quantidade não seja mais importante que a qualidade e outros fatores decisivos na hora de subir mídias para um site.

Por exemplo, dentro de um site de acessórios, a principal referência na compra de uma tornozeleira dourada feminina são poucas imagens, mas que mostram uma naturalidade de seu uso, como no caso de modelos, que trazem uma proximidade com o cliente.

Essas e outras preocupações na hora de cuidar de um e-commerce devem ser sempre colocadas em observação por uma empresa, já que podem atrapalhar ou ajudar diretamente na hora de um consumidor continuar na página comprando.

Dessa forma, escolher a imagem certa e cuidar de cada detalhe de sua postagem se torna tão essencial quanto a entrega presencial de um produto, podendo ser ainda mais impactante que o contato ao vivo, como na situação de uma entrega de moto.

Como escolher a imagem correta

Escolher a imagem correta para um site varia de acordo com cada necessidade do cliente e cada tipo de produto.

Afinal, comprar um serviço de jardinagem pode não demandar tanto compartilhamento de imagens como na hora da compra de um vestuário.

No entanto, é possível utilizar como base algumas preocupações recorrentes dentro de e-commerces, com o foco contínuo de valorizar o produto e a empresa por meio de uma forma visual, ainda que ela não responda totalmente pela decisão da compra.

Por exemplo, a disponibilização de fotos e vídeos de um produto de limpeza nem sempre fará com que uma pessoa compre, mas, de acordo com uma pesquisa do E-commerce Quality Index, 85% dos consumidores não compraria em um site sem imagens.

Dessa forma, sabemos então que algumas medidas precisam ser tomadas por um site para que suas vendas aconteçam em maior quantidade, por meio de imagens. 

E sobre essa utilização, entenda mais sobre três principais fundamentos:

Ângulos do produto mostrado

Sempre que puder procure mostrar todos os ângulos e um produto a ser oferecido, já que a melhor forma de uma plataforma de compra online traduzir a experiência ao vivo do consumidor é dando opções para que ele veja o que quer comprar de vários lugares.

Por exemplo, em um e-commerce de produtos usados voltados para dispositivos eletrônicos, é interessante que sejam visualizados alguns detalhes, como carcaça desses aparelhos, câmeras, botões e outras questões pessoais e específicas.

Em outro caso, na situação de uma venda de um móvel, por exemplo, entender quais são as medidas e eventuais detalhes nos itens acaba sendo uma forma eficaz de melhorar as ações de compra, já que são estas questões que interferem na aquisição do produto.

Qualidade em primeiro lugar

Sempre que for subir uma imagem ou até mesmo um vídeo para uma plataforma de compra, é interessante que sejam priorizadas as qualidades das fotos, já que uma foto com péssima resolução, por exemplo, pode ter um efeito negativo na compra.

Por exemplo, em um site de venda de imóveis é interessante que o cliente tenha uma visualização excelente do local onde morará, já que essa opção de conexão com as imagens pode fazer com que o cliente marque ou não uma visita.

Além disso, quanto mais uma imagem mantém sua qualidade em primeiro lugar, mais a empresa é considerada séria e confiável, estando disposta a auxiliar ao máximo na hora de uma compra.

Humanização sempre

Quando possível, é interessante incorporar às fotos dentro de um e-commerce uma utilização real de um produto, já que isso aproxima um cliente que não está tocando em um produto, algo essencial dentro de uma ação de compra.

Por exemplo, ao ver uma modelo utilizando uma blusa em um site de roupas, o cliente pode verificar qual tamanho está sendo vestido e como aquela peça é se molda ao corpo, algo que pode ajudar na hora de uma compra, favorecendo a empresa.

Além disso, a humanização também é uma maneira de entender o quanto um produto pode ser pequeno ou grande, já que o índice comparativo é o corpo humano, como uma mão, uma perna ou o caimento de produtos sendo utilizados.

Conclusão

Imagens são essenciais para fechamentos de negócios em e-commerces, e já que grande parte das vendas vem acontecendo de forma online, nada mais essencial do que incorporar fotos dentro da descrição de um produto ou serviço.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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