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A importância de identificar a persona do seu negócio

Se você deseja potencializar os resultados das ações de marketing da sua empresa, certamente já ouviu falar sobre a importância de identificar a persona do seu negócio.

É com um perfil bem delineado do público que as suas campanhas de publicidade conseguirão trazer resultados eficientes e reais para o seu estabelecimento. 

Esse elemento vale tanto para a publicidade de uma loja física quanto para de uma virtual, justamente porque, em geral, as pessoas que compram determinados produtos ou serviços podem apresentar características bastante semelhantes. 

Isso faz com que um estabelecimento que venda jaleco para esteticista, por exemplo, precise direcionar o foco das suas campanhas de marketing para profissionais da área de estética, saúde e beleza. 

Independentemente do segmento em que uma empresa atua, ela terá um público-alvo, de modo que é preciso pensar nas melhores estratégias para conquistar a atenção e a confiança dessas pessoas, para que elas se tornem clientes fiéis da marca. 

Mas é possível ser ainda mais assertivo nas campanhas de marketing de uma empresa, desenvolvendo a persona da sua marca e colhendo benefícios por isso.

Se você quer entender a importância de identificar esse perfil, além de compreender como fazer isso para alcançar os leads do seu negócio de maneira otimizada, siga na leitura deste artigo e amplie seus conhecimentos sobre o assunto. 

O que é persona e como criá-la?

A persona é a criação de um perfil fictício, ou seja, é a construção de um personagem que representará o cliente ideal da sua marca. 

Para desenvolvê-la, é importante que você considere as características principais dos seus consumidores reais, de modo a criar um perfil bastante semelhante ao dos potenciais clientes da empresa. 

Sendo assim, é interessante que você saiba mais sobre quem comprou um balcão caixa pequeno na sua loja e, a partir desses dados, você poderá desenvolver a sua persona, levando em consideração:

  • A idade;
  • O gênero;
  • A formação;
  • A profissão;
  • Os hobbies;
  • O estilo de vida;
  • O perfil de compra;
  • Entre outros.

Ao colher essas informações, certamente você perceberá um padrão, que influenciará na criação persona. Além disso, o personagem recebe até mesmo um nome, para que ele seja o mais real possível.

O que é preciso considerar para criar a persona?

Para a criação da persona do seu estabelecimento de motoboy delivery, você deve seguir passos simples, e que podem ser indispensáveis para alcançar o perfil ideal da sua empresa.

1. Faça pesquisas com os seus clientes

Depois de concluir uma venda, você pode enviar para os seus clientes uma breve pesquisa de satisfação, onde eles poderão oferecer subsídios suficientes para que você elabore o perfil fictício da sua marca.

Para não deixar o formulário muito longo, insira apenas as perguntas que fazem mais sentido para o desenvolvimento das suas campanhas, otimizando o seu trabalho e diminuindo o tempo necessário para o preenchimento de todas as respostas. 

Você pode optar por enviar essas perguntas por e-mail, ou mesmo criar enquetes nas redes sociais, tornando essa ação mais dinâmica. 

2. Reúna um número suficiente de pesquisas

Para ter a certeza de que os dados obtidos podem fornecer números consistentes, é importante realizar as pesquisas com, em média, 20 clientes que já compraram um pressostato para compressor na sua loja, por exemplo. 

Dessa forma, você terá uma análise mais precisa e que resultará na criação de uma persona.

3. Analise os dados com a sua equipe de marketing

A análise dos dados coletados é fundamental para definir o perfil ideal do cliente da sua marca. 

Para tanto, você deve levar esses resultados para o departamento responsável pelo marketing do seu negócio. 

Isso porque como as campanhas de publicidade da sua marca serão elaboradas pelo seu time de marketing, é fundamental que você reúna esses profissionais, garantindo que todos participem dessa ação.

Assim, a familiaridade com a persona, tendo como base as pessoas que já fizeram o curso transporte de passageiros oferecido pela sua autoescola é muito maior, o que ajudará os profissionais do seu time a considerarem cada elemento presente na persona.

4. Aposte em uma imagem gráfica

Se a persona da sua empresa tem até mesmo um nome, por que não investir na elaboração de uma imagem gráfica desse personagem?

Esse elemento pode ajudar na inspiração do seu time de marketing, já que ele projetará todas as informações coletadas em uma “pessoa”, criando maior intimidade com a persona, o que torna o trabalho ainda mais assertivo.

Ao seguir todas as etapas mencionadas neste tópico, você certamente conseguirá desenvolver o perfil fictício corretamente, o que influenciará nos resultados obtidos com os seus anúncios e a publicidade da empresa. 

Diferença entre persona e público-alvo

Certamente você já ouviu falar em público-alvo, que apesar de apresentar semelhanças com a persona, não se tratam exatamente do mesmo recurso. 

Isso porque o público-alvo é uma ferramenta mais abrangente de marketing, e é utilizada para identificar grupos de pessoas que podem recorrer aos serviços de troca de óleo câmbio automático, por exemplo.

Assim, as informações a respeito do público-alvo são mais genéricas. Um exemplo disso seria: homens, com faixa etária entre 20-35 anos, que possuem carro próprio e uma renda mensal média de R$ 3.000. 

No caso da persona, essas características são muito mais assertivas, e podem ser criadas de modo individualizado, tal como: 

“Maria, 30 anos, solteira, tem carro próprio e utiliza as redes sociais para encontrar promoções do serviço de troca de óleo. Possui o hábito de viajar aos finais de semana, e por isso, investe um valor mensal em manutenção veicular.”

Ao comparar as duas abordagens, é possível perceber que uma equipe de marketing trabalhará de maneira mais objetiva ao desenvolver a persona da empresa, pois terá maior afinidade com o personagem. 

Mas isso não significa que o público-alvo não seja uma ferramenta eficaz de marketing. 

Ela poderá ser utilizada em conjunto com a persona, em especial nas etapas iniciais de uma campanha de publicidade. 

Por que identificar a persona do seu negócio?

Independentemente do setor em que você atua, seja com educação infantil ou com reciclagem de papelão, identificar a persona do seu tipo de negócio é fundamental para conquistar resultados mais consistentes para a empresa.

Afinal, ela pode ser utilizada para as mais diversas frentes do seu estabelecimento, possibilitando uma série de ações positivas.

1. A persona ajuda na elaboração de conteúdos

Se você deseja trabalhar com a produção de conteúdos para fortalecer a sua marca ou mesmo para educar o seu público, conhecer a persona é um dos meios mais eficazes para elaborar materiais de qualidade. 

Isso porque quando os seus potenciais clientes forem buscar por um quadro de comando eletrico na internet, eles poderão ter acesso ao artigo postado no seu site, ou ao vídeo disponibilizado nas redes sociais da empresa. 

Além disso, conhecer a persona ajuda você a entender quais conteúdos são valorizados pelo seu público, de modo que o desenvolvimento de textos e outros formatos de materiais pode ajudar você a trazer mais consumidores para perto do estabelecimento. 

2. A persona ajuda você a encontrar o seu público

Definir a persona da sua empresa pode proporcionar uma série de vantagens, sendo que uma delas é saber onde encontrar os seus potenciais compradores, o que ajudará a entender onde você deve investir em publicidade. 

Assim, se o seu público é mais jovem, certamente ele estará mais concentrado no Instagram. 

Do mesmo modo, as pessoas na faixa etária entre 35-50 anos são a maioria no Facebook, segundo dados da plataforma.

Ou seja, ao conhecer o perfil de pessoas que compram no seu estabelecimento, você saberá em quais plataformas investir, conseguindo melhores resultados. 

3. A persona ajuda a definir a linguagem ideal

A maneira de conversar com o seu público dependerá de vários elementos, sendo a idade um deles. 

Isso quer dizer que, com adolescentes, o tom utilizado na comunicação poderá ser mais jovial, enquanto com pessoas mais velhas é importante ser formal. 

Nesse sentido, a persona também contribui para que você determine a linguagem apropriada para se relacionar com os seus clientes, garantindo que eles se identifiquem com a marca e gostem de acompanhá-la mais de perto. 

Considerações finais

Para que uma empresa consiga desenvolver o marketing do seu negócio de maneira mais assertiva e direcionada, ela precisará contar com os principais recursos de publicidade, sabendo aplicá-los no momento certo e com o objetivo adequado. 

Por isso, a persona se torna uma ferramenta indispensável para quem quer se comunicar com o seu público, ao mesmo tempo em que deseja colher resultados práticos com isso. 

Sendo assim, não deixe de identificar a persona do seu negócio, e desfrute de ações de marketing capazes de engajar os seus clientes e fazer com que eles se encantem com o seu estabelecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências:

https://resultadosdigitais.com.br/blog/persona-o-que-e/

https://pt.venngage.com/blog/persona-marketing/

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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