Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A importância de investir em marketing de conteúdo para seu negócio

Você já investe em Marketing de Conteúdo para o seu negócio? A estratégia pode ser capaz de oferecer bons resultados para qualquer empresa e, por isso, merece ser utilizada no seu planejamento de marketing digital.

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde vários estabelecimentos oferecem vantagens para quem compra os seus produtos, é preciso encontrar meios de se destacar e conquistar a preferência do público. 

Tudo isso certamente dependerá de ações assertivas, que sejam diretamente responsáveis por atrair a atenção do público para os serviços prestados por um endocrinologista para emagrecer, por exemplo.

As empresas que garantem a sua presença na internet já estão um passo à frente daquelas que ainda não reconhecem a importância de atuar virtualmente. 

Mas como fazer para ser visto entre os inúmeros concorrentes que estão no mundo online?

Para isso existem diversas estratégias, como o uso do marketing digital, que podem trazer uma série de benefícios em termos de divulgação e de publicidade. Mas há ainda um elemento fortíssimo nesse cenário: o marketing de conteúdo.

Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente, querendo saber sobre uma marca, sobre os seus produtos ou serviços e entender a fundo os seus processos, além de pesquisar melhor um segmento, adquirindo assim novos conhecimentos. 

Nesse sentido, investir em marketing de conteúdo vai muito além de uma mera formalidade, já que é com base nesses materiais que os seus clientes poderão saber o que desejam, de maneira prática e dinâmica. 

Por isso, se você tem dúvidas sobre o que é essa ferramenta e como ela pode ser utilizada para ajudar nos processos de captação e de fidelização de clientes, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o tema. 

O que é o marketing de conteúdo e qual é a sua importância?

O marketing de conteúdo está dentro do Inbound Marketing, ou seja, faz parte de uma série de ações com o intuito de impactar clientes de modo menos invasivo. 

Se as ações de publicidade sempre foram vistas como uma interrupção, “pulando” na frente dos clientes enquanto eles estavam fazendo uma atividade, o Inbound deseja ser eficiente ao evitar esse tipo de incômodo. 

Para tanto, ele é dividido em quatro etapas principais:

  • Atrair um visitante;
  • Convertê-lo em lead;
  • Vender para o cliente;
  • Fidelizá-lo.

Isso quer dizer que uma clínica especializada em microagulhamento para melasma conseguirá utilizar do marketing de conteúdo para trazer clientes para o seu estabelecimento sem ser inoportuna ou desagradável. 

Assim, é possível dizer que a melhor definição do marketing de conteúdo é: uma estratégia de desenvolvimento de conteúdos relevantes e de qualidade com foco em atrair, converter, vender e fidelizar o público de uma empresa. E então, como utilizá-lo no dia a dia?

1 – Marketing de conteúdo para atrair

Todo estabelecimento, seja ele especializado em impressão a laser ou em venda de roupa feminina, precisa conhecer a persona do seu negócio. 

Ou seja, ele deve identificar o perfil do cliente com potencial para adquirir seus produtos, e a partir disso, conseguir utilizar estratégias para atrair essas pessoas. 

O marketing de conteúdo pode ser aplicado para essa etapa com a elaboração de textos que sejam interessantes o suficiente para trazer usuários para o site da empresa, conquistando visitantes. 

2 – Marketing de conteúdo para converter

Marketing de conteúdo também é conversão, o que quer dizer que para conquistar leads para o seu negócio, é fundamental ter uma estratégia bem delineada, que possibilite montar uma lista extensa de contatos. 

Para que isso seja possível, a elaboração de bons conteúdos pode ser uma maneira simples e eficaz de converter visitantes em leads.

No seu blog, por exemplo, é possível compartilhar um conteúdo sobre como é desenvolvida uma aula de violão iniciante e, com uma explicação interessante, levar os leitores do conteúdo a se inscrever para receber mais informações sobre o assunto no e-mail. 

3 – Marketing de conteúdo para vender

O marketing de conteúdo também é importante para gerar um maior número de vendas para uma empresa. 

Se depois de conquistar o lead você investiu em um trabalho completo de divulgação e suporte para dúvidas, com o envio de materiais interessantes e que mostrassem a qualidade da cortina blecaute rolo que você vende, o próximo passo é receber o pedido. 

Por isso, o marketing de conteúdo é utilizado na etapa da venda, sendo responsável por mostrar ao potencial comprador que aquele produto ou serviço oferecido pelo seu negócio pode ser a solução ideal para a necessidade dele. 

4 – Marketing de conteúdo para fidelizar

Apesar de muitas pessoas acharem que o relacionamento com o cliente se encerra na compra, essa ideia está equivocada. 

Há ainda a etapa da fidelização, que virá após a entrega do produto e a consequente satisfação do consumidor com toda a experiência que ele teve até aqui com o seu estabelecimento. 

Nesse sentido, continuar a encaminhar conteúdos relevantes, que podem tratar de levar dicas de rotina úteis para as pessoas, tal como aumentar a durabilidade de uma lampada fluorescente de led, pode ser um caminho para alimentar esse contato com os clientes. 

Assim, é possível dizer que o relacionamento pós-venda é tão importante quanto o da conversão, já que nesses próximos passos a confiança com o seu público deve ser trabalhada para gerar uma relação duradoura, com a fidelização do comprador. 

Os benefícios do marketing de conteúdo e onde usá-lo

Entender em quais processos o marketing de conteúdo pode ser utilizado na sua empresa faz com que se compreenda a importância dele para qualquer empresa. 

Para esclarecer ainda mais o tema, é interessante mencionar os benefícios do uso dessa estratégia para o seu negócio, que podem ser:

  • Aumento de tráfego do site;
  • Fortalecimento de marca;
  • Engajamento dos clientes;
  • Educação do mercado;
  • Redução do custo de aquisição de clientes;
  • Entre outros.

Com o marketing de conteúdo, você pode facilmente aumentar o número de visitantes que entram no seu blog para conhecer dicas de design para um cartão de visita arquiteto, por exemplo, e com isso aumentar a relevância do negócio. 

Além disso, ao gerar conteúdos interessantes, que atraiam a atenção das pessoas, é possível fortalecer a sua marca, mostrando o quanto o seu estabelecimento domina o nicho, e é uma autoridade no setor. 

Também vale lembrar que bons conteúdos podem engajar os seus leitores, fazendo com que eles queiram continuar acompanhando o que você escreve e que compartilhem esses materiais com outras pessoas. 

O marketing de conteúdo ajuda, inclusive, na educação do mercado. 

Ao escrever sobre a importância de contar com um serviço de entrega rápidas, você ajuda os seus clientes a perceberem o quanto esse elemento pode ser indispensável para vários setores.

Por fim, vale mencionar que o marketing de conteúdo ajuda uma empresa a economizar com publicidade e anúncios pagos, já que ele é um tipo de marketing orgânico. 

Ou seja, ele diminui os custos de aquisição de clientes da empresa, trazendo resultados e economia. 

Onde utilizar o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo do seu negócio pode ser elaborado em diversos formatos: artigos, vídeos, ebooks, webinars, podcasts, etc. 

Ao elaborá-los, você pode disponibilizar esses materiais em diversas plataformas, indo desde o site do seu negócio, até as redes sociais e, inclusive, por e-mail marketing. 

Você deve, no entanto, saber como utilizá-los de maneira estratégica de acordo com a etapa do funil que cada cliente está. 

É possível oferecer um ebook para captar leads, assim como fazer uma postagem na sua rede social com o intuito de fidelizar o público, oferecendo informações importantes de maneira dinâmica. 

Para ter maior eficiência, é preciso captar a essência de cada uma dessas ferramentas para utilizá-las com sabedoria. 

As redes sociais, por exemplo, são plataformas onde é importante divulgar o seu negócio, mas é preciso considerar as características que cada uma delas apresenta. 

Assim, utilizar o Instagram pode ser excelente para quem produziu boas imagens e deseja que o público visualize melhor os produtos, enquanto o Facebook comporta o compartilhamento de artigos e textos que sejam mais extensos.

Considerações finais

De fato, produzir materiais é indispensável para qualquer negócio que deseja crescer. 

Essa ação é também um meio de promover o contato com os seus clientes, se tornando acessível e presente no dia a dia de cada um deles. 

É justamente por isso que o marketing de conteúdo se torna uma ferramenta de grande importância para quem quer se promover na internet, pois possibilita a captação de contatos e fidelização do público, com ações simples e duradouras. 

Sendo assim, se você ainda tinha dúvidas sobre o potencial dessa estratégia dentro do marketing digital para a sua empresa, saiba que os resultados colhidos com ela podem ser surpreendentes, e que ela pode trazer mais consumidores para perto da sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referência:

https://rockcontent.com/blog/marketing-de-conteudo/

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais notícias para você

Shopping Basket