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A importância do CRM nas estratégias de marketing

A palavra relacionamento se tornou uma questão de necessidade para as empresas que querem se desenvolver no mercado de maneira sustentável.

Afinal de contas, em um cenário cada vez mais competitivo, é justamente a comunicação e o relacionamento da empresa para os seus clientes que vem trazendo vantagens competitivas. E podemos comprovar isso:

Segundo uma pesquisa da Salesforce, 80% dos clientes levam mais em consideração a experiência e a comunicação, do que a qualidade dos produtos e serviços em sí.

E por essa razão, para conciliar as suas estratégias de marketing e torná-las mais eficazes, cada vez mais gestores e equipe de vendas vem utilizando o CRM (Customer Relationship Management) para otimizar os seus processos de comunicação.

Também conhecido como gestão de relacionamento com o cliente, o CRM é uma ferramenta que tem como finalidade armazenar os dados dos leads (potenciais clientes) e consumidores, assim como também guarda e gerencia informações sobre todos os atendimentos.

Dessa forma, quando um cliente liga para o seu negócio, é possível ter mais clareza sobre qual se trata o assunto e otimizar todas as informações.

Mas vamos falar mais sobre a importância do CRM em suas estratégias de marketing ao longo do post, por isso, não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

1. Organização e histórico

Você já passou pela situação de perder registros, prazos e até mesmo acordos feitos com os seus leads e consumidores?

Se uma empresa vende carroceria de madeira, por exemplo, não ter controle sobre os detalhes do atendimento pode resultar na perda da venda e até mesmo do lead que sua empresa está negociando.

Ou seja, um atendimento sem registros pode comprometer toda a venda e ainda prejudica a experiência do cliente no funil de vendas comercial.

E se sua empresa armazena informações por ferramentas tradicionais, ainda há riscos desses dados serem divergentes na visão de cada membro de venda.

É por essa razão que o CRM oferece um sistema totalmente compartilhado, onde os membros da equipe podem registrar todos os dados de maneira simultânea, organizando as atividades e gerenciando de melhor forma o status de cada oportunidade.

2. Maior conhecimento sobre o cliente e equipe

Outra das vantagens do CRM é que, por meio dessa ferramenta, a empresa e os membros da equipe também podem ter um conhecimento mais detalhado acerca do comportamento dos leads e clientes.

Como resultado, também é possível segmentar estratégias de marketing de maneira personalizada e atingi-los com mais precisão.

Conhecendo a fundo o perfil do seu público, a empresa também pode alavancar as vendas e gerar resultados positivos.

Imagine que sua empresa pretende investir em um novo modelo de porta contra incêndio para vender, por exemplo.

Com a capacidade de armazenamento e registro do CRM, você conseguirá saber se a ação realmente vale a pena e terá retorno por parte dos clientes, pois saberá sobre os seus principais interesses e necessidades.

3. Fidelização dos clientes

E como o CRM proporciona uma maior experiência para os leads e consumidores, isso influencia diretamente em sua satisfação e fidelização!

Hoje em dia, fidelizar clientes é tão importante (e complexo) quanto conquistar um novo cliente.

No entanto, se a sua empresa vende etiqueta código de barras, por exemplo, é mais simples de direcionar ações de marketing para alguém que já conhece seus produtos, do que para um lead totalmente novo.

Com o CRM, sua empresa poderá aumentar o nível de satisfação e relacionamento e se destacar no mercado! E aí, gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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