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A importância do pixel em campanhas no Facebook do seu e-commerce

Se você deseja otimizar as conversões do seu e-commerce, utilizando informações de compras para alcançar novos clientes, o pixel do Facebook pode ajudar nessa tarefa.

Apesar de parecer um elemento muito técnico, o pixel é um código JavaScript que precisa ser inserido na sua página, como forma de rastrear e entender cada ação feita por um visitante da sua página. 

Com esses dados, é possível alcançar esse mesmo usuário novamente, em outra oportunidade. Além disso, também fica mais fácil entender quais elementos que estão no seu site que atraem o público.

Não à toa, o recurso tem sido utilizado por diversos estabelecimentos, que percebem a importância de saber mais sobre o perfil e os desejos de um potencial cliente, para que ele possa receber o estímulo necessário e efetuar uma compra. 

Um exemplo disso pode ser o de uma gráfica, que oferece o serviço de encadernação capa dura na sua página na internet. Ela pode ter recebido cerca de 100 visitantes no anúncio, e ter como resultado 70 conclusões de compra do serviço. 

Se o site contar com o pixel do Facebook, ela pode utilizar as informações coletadas no processo que ocorreu dentro da sua página, de modo a alcançar essas pessoas e oferecer novamente o serviço para elas por meio de um novo anúncio. 

Por isso, mais do que um mero detalhe no código da sua página, o pixel pode ser uma estratégia fundamental para aumentar o seu número de vendas e conquistar clientes de modo simples e efetivo. 

Quer entender o que é o pixel do Facebook, as suas funções e a importância de utilizá-lo no seu e-commerce? Então siga na leitura deste artigo. 

O que é o pixel do Facebook?

Entender como funciona o processo de compra de um cliente, dentro da página, é fundamental para ganhar domínio sobre o segmento e sobre as maneiras de anunciar os seus produtos ou serviços. 

Se você trabalha com a venda de materiais para escoramento de laje, e possui um e-commerce para comercializar esses itens, é indispensável saber o que chama a atenção dos seus clientes para proporcionar um atendimento cada vez mais satisfatório. 

O pixel do Facebook foi desenvolvido para isso: por meio do uso de um tipo de “código espião”, que é aplicado nas configurações sua página, você consegue visualizar cada passo realizado por um usuário dentro do site. 

Com isso, é possível entender todo o processo que ele percorreu, tanto em relação à leitura de conteúdos, quando da análise dos diferentes produtos oferecidos pela sua loja virtual. 

Ao obter essas informações, certamente a sua capacidade de vender aumenta, tanto na primeira visita de um cliente, quanto nas estratégias de retargeting.

O retargeting é, justamente, montar uma segunda oportunidade para conquistar um potencial comprador que já havia adicionado um produto no carrinho, mas não chegou a finalizar a compra. 

Ou seja, se um visitante visualizou o seu anúncio de gerador elétrico, mas não efetuou a compra, o pixel do Facebook fornece informações suficientes para que você consiga encontrá-lo novamente e impactá-lo com um novo anúncio. 

As funções do pixel do Facebook

O pixel do Facebook oferece diferentes funções, para que a sua utilização se torne indispensável para um e-commerce. 

Entre as principais, estão:

  • Otimizar a veiculação de anúncios;
  • Criação de públicos personalizados;
  • Conhecer o tráfego do seu site;
  • Medir a conversão entre dispositivos;
  • Entre outras.

Já que o pixel oferece dados precisos das ações realizadas dentro do seu site, é possível otimizar a veiculação dos seus anúncios, fazendo com que eles sejam exibidos para os usuários que estão mais inclinados a realizar uma compra. 

Com esses dados, outra função do pixel é a de criar públicos personalizados, ou seja, uma segmentação para desenvolver campanhas específicas para um grupo de contatos que você já possui. 

O tráfego do seu e-commerce pode ser analisado de acordo com as informações coletadas pelo pixel. 

Assim, você pode entender qual foi o passo a passo percorrido pelo cliente, até o clique no botão de comprar em um anúncio de gerador de energia a diesel, por exemplo.

Também é possível medir a conversão da sua loja virtual e saber como cada anúncio feito em diferentes dispositivo influência no fechamento de novos negócios. 

Com essa quantidade de funções, fica claro a importância de um pixel do Facebook na página do seu e-commerce. 

Afinal, você não apenas pode aumentar os resultados das suas vendas, como também criar uma lista de contato segmentada, onde o retargeting pode ser aplicado de modo bastante assertivo. 

Além de impactar pessoas facilmente, você consegue levar até o seu público justamente aquilo que ele procura, de modo que cada nova conversão fornece dados que podem ser utilizados para o aperfeiçoamento das suas vendas. 

O código do pixel do Facebook que será utilizado pode ser obtido dentro da própria plataforma da rede social. 

Se você possui conhecimentos sobre programação, é possível incluí-lo por conta própria. Mas, se você não souber como fazê-lo, peça a ajuda do seu desenvolvedor para começar a utilizar essa ferramenta o quanto antes. 

Dicas de como utilizar o pixel do Facebook no seu e-commerce

Se você tem um e-commerce especializado em produtos de buffet para casamento, pode ser indispensável aplicar o pixel do Facebook na sua página para conseguir ações cada vez mais assertivas.

É possível utilizá-lo para alcançar diferentes estratégias, conforme veremos a seguir.

1 – O pixel do Facebook para entender o perfil do seu público

Certamente você já criou algumas campanhas para aumentar o número de vendas da sua loja virtual, mas ao aplicar o pixel do Facebook, isso pode ser ainda mais interessante. 

Afinal, é possível verificar diversas ações realizadas na sua página, como adicionar um produto como cartão de visita fisioterapia no carrinho, acessar dados de contato da empresa, adicionar produtos na lista de desejo, realizar um cadastro, etc.

Além dessas informações, você consegue rastrear cada etapa cursada pelo visitante, ou seja, em quais abas ele clicou, quais produtos visualizou e quais ele desejou adquirir, mas acabou não finalizando a compra. 

Com base nesses dados, você constrói a persona da sua marca e entende o que ela prioriza e o que não é importante, para dar maior destaque no que chama a atenção dos seus compradores e, assim, potencializar as suas vendas.

2 – O pixel do Facebook no marketing e no remarketing

Se você anunciou produtos para a revitalização de uma fachada comercial, obteve um bom número de vendas, mas quer conquistar ainda mais clientes, o pixel pode ser essencial nesse processo.

Isso porque, com os dados obtidos no seu site, você consegue elaborar uma nova campanha de marketing, promovendo um produto ou serviço de maneira assertiva, graças à atuação do pixel no seu e-commerce. 

Mesmo para as pessoas que, por algum motivo, não concluíram o pedido, é possível acessá-las novamente, realizando o remarketing da sua loja virtual. 

3 – O pixel do Facebook para alcançar o público-alvo da sua loja

O pixel do Facebook também é importante para que você consiga vender mais unidades de itens para limpeza dental, diretamente para o público-alvo do seu negócio.

Isso ocorre devido à criação dos públicos personalizados, onde as características das pessoas que acessaram o seu site foram traçados e, então, se tornou possível configurar anúncios para serem exibidos para usuários com perfil semelhante ao dos seus clientes.

Dessa forma, é possível alcançar cada vez mais pessoas que possuam sinergia com o segmento da sua loja, ou seja, de potenciais clientes que podem adquirir o que você vende no seu site.

4 – O pixel do Facebook para elucidar seus custos

O pixel pode agir em diversas áreas do seu site, mostrando quantas pessoas se inscreveram para receber newsletters, quantas vieram até o seu site por um anúncio, quantas se tornaram leads e quantos compraram.

Com informações específicas como essas, é possível entender os custos investidos na divulgação dos seus produtos, e de quanto foi o seu retorno. 

Por isso, uma das usabilidades estratégicas do pixel é conhecer o ROI da sua empresa, ou seja, o retorno sobre o investimento feito no seu e-commerce.

Considerações finais

Se você tinha dúvidas sobre a utilização do pixel do Facebook para otimizar os processos do seu e-commerce, certamente elas sumiram ao entender mais sobre as funcionalidades dele.

Essa ferramenta de simples aplicação pode ser o melhor caminho para garantir anúncios e campanhas com foco no seu público-alvo, ajudando no remarketing e na fidelização dos clientes. 

Ao inserir o pixel no código da sua página, você conseguirá obter dados importantes e utilizá-los a favor do seu negócio, conseguindo aumentar as vendas e potencializar os resultados da sua loja virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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