INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Aba de promoções: O que ela pode oferecer de positivo para o seu e-commerce?

A aba de promoções é um recurso criado pelo Gmail para que os usuários possam organizar melhor suas mensagens. Muitos e-mails promocionais são enviados diretamente para lá, o que gera impactos para as campanhas de e-commerce.

De acordo com uma pesquisa sobre e-mail marketing, realizada pela empresa Dinamize, o Google possui cerca de 24,69% dos e-mails utilizados para as ações de e-mail marketing.

Em vista disso, nem de longe é intenção do buscador prejudicar as estratégias das empresas. Na verdade, seu propósito é organizar melhor os conteúdos para que os usuários possam identificar facilmente e-mails pessoais dos conteúdos de outros tipos.

Mas as organizações precisam conhecer os parâmetros considerados por ele na hora de classificar as mensagens, tendo em vista que esse canal também é utilizado para vendas e comunicação das marcas.

Conversar com o consumidor é muito importante para qualquer empresa que queira se destacar e gerar boas oportunidades de negócios. Para as plataformas de e-commerce, isso é ainda mais importante.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é a aba de promoções, como ela funciona, as vantagens para o e-commerce e dar algumas dicas para que seu negócio possa aproveitá-la.

 

O que é e como funciona a aba de promoções?

A aba de promoções é uma estratégia de redirecionamento de e-mails criada pelo Google. Toda vez que o conteúdo chega ao provedor do Google, ele se encarrega de verificar a mensagem.

Com base nas informações que ele identifica, vai encaminhá-la para as diferentes abas presentes no provedor de e-mail, que são:

  • Principal;
  • Social;
  • Atualizações;
  • Fóruns;
  • Promoções.

Portanto, é bem provável que o e-mail enviado por uma gráfica especializada em papel de parede masculino seja encaminhado para a aba de promoções.

Essas categorias foram criadas com o intuito de auxiliar os usuários e organizar melhor a caixa de entrada. De acordo com uma pesquisa realizada pela Return Path, 68,4% dos conteúdos vão para a aba de promoções.

Cerca de 22,1% vão para a aba de atualizações, 5,97% para a aba social, 1,14% para a aba fóruns e apenas 2,41% para a aba principal.

Entretanto, mesmo com essa grande quantidade de mensagens sendo destinada para o mesmo local, a taxa de abertura de promoções é muito baixa.

Mesmo que a empresa tenha de burlar o algoritmo, ele está em constante atualização e em algum momento será capaz de identificar o real conteúdo do e-mail, e novamente a marca será enviada para esse filtro.

É importante lembrar que a aba faz parte da caixa de entrada do Gmail, portanto, os conteúdos de e-mail marketing não são considerados spam, mas também não são importantes a ponto de serem direcionados para a caixa de entrada principal.

 

Benefícios da aba de promoções para o e-commerce

Quando uma empresa que realiza o conserto de fechaduras antigas envia um e-mail para seus clientes, aqueles que utilizam o Gmail terão a mensagem encaminhada para a aba de promoções.

Em primeiro lugar, é importante entender que esta aba não é a mesma coisa que a pasta e spam, na verdade, esse recurso pode até mesmo aumentar o engajamento dos clientes com as marcas.

Quando o e-mail do seu negócio é enviado para lá, melhora consideravelmente a taxa de entrega, as taxas de abertura, além de reduzir o número de queixas contra spam por parte dos seus contatos.

Além disso, muitos usuários do Gmail desabilitam as abas opcionais da caixa de entrada e passam a receber todas as mensagens na pasta principal.

Se o e-commerce quiser melhorar ainda mais a comunicação com as pessoas, pode simplesmente solicitar que os usuários adicionem seu endereço de e-mail ao contato de Gmail.

Ao fazer isso, suas mensagens sempre serão entregues na caixa principal do contato, e para solicitar, basta incluir uma mensagem nas páginas de confirmação, e-mails de boas-vindas, e-mail de campanha e landing pages.

Os benefícios dessa estratégia podem ser potencializados por uma empresa de limpeza a seco sofá, por meio de algumas ações simples.

 

Como aproveitar a aba de promoções?

Existem algumas maneiras de se destacar na aba de promoções e aumentar a taxa de cliques para sua plataforma e-commerce. Algumas dicas para fazer isso são:

 

1 – Usar texto simples

Depois das atualizações promovidas pelo Google em sua plataforma de e-mails, quanto mais simples e pessoal for a mensagem, melhor.

Algumas empresas capricham na criação do conteúdo e inserem links, mas isso acaba prejudicando a estratégia. O melhor a se fazer é usar apenas textos e simular uma comunicação normal como destinatário.

Uma clínica especializada em cirurgia do sistema digestivo pode usar essa prática que sempre funciona muito bem com o Google. Ao perceber que se trata de uma conversa comum, ele envia a mensagem para a caixa principal.

 

2 – Não usar imagens

Pode soar um pouco contraditório dizer isso, tendo em vista que os conteúdos visuais fazem muito sucesso na internet. Mas quando se trata do e-mail, a eficiência é mais importante do que a beleza.

De nada adianta investir tempo e dinheiro para criar um anúncio publicitário perfeito se ele nem mesmo vai chegar ao conhecimento do usuário. Para se ter uma ideia, nem sempre esse tipo de material é entregue.

O Google enxerga o uso de imagens como spam ou promoção, e você pode até mesmo fazer um teste para ver o quanto a taxa de abertura vai aumentar consideravelmente, se o conteúdo da sua mensagem fosse simples, limpo e direto.

 

3 – Evitar envios via feed RSS

Investir em automação de marketing é uma necessidade, mas quando se trata de contatos Gmail, o melhor que empresas que atuam com a fabricação de uma  estação de trabalho 8 lugares  podem fazer é optar pela individualidade para o envio de e-mails destinados ao  B2B.

E-mails gerados automaticamente com feed RSS não são considerados como conteúdos enviados por pessoas reais, então, o buscador decide que eles não devem ser enviados para a caixa de entrada.

Inclusive, essa regra se aplica mesmo que o usuário tenha optado por receber as mensagens de e-mail.

 

4 – Chamar o destinatário pelo nome

Quando o e-mail tem o nome do destinatário nos campos “Para” e “Assunto”, assim como no corpo da mensagem, tem muito mais chances de ser enviado para a aba principal.

Aliás, fazer isso é uma das regrinhas básicas do e-mail marketing, uma vez que é capaz de tornar a comunicação mais pessoal e personalizada.

Para fazer isso, sua empresa deve utilizar a Merge Tag com o nome do destinatário. Trata-se de uma função presente em qualquer tipo de ferramenta de automação de marketing, usada por uma baias para atendimento e muitos outros estabelecimentos.

 

5 – Ser objetivo

Outro fator também influencia muito na categorização do e-mail, que nada mais é do que o seu tamanho. Dificilmente um e-mail muito longo será enviado para a caixa principal.

Isso acontece por várias razões, mas, principalmente, porque ninguém tem paciência de ler uma mensagem muito grande. Nesse sentido, escreva logo o que precisa ser dito, e se o destinatário quiser saber mais, insira apenas um link de redirecionamento.

 

6 – Inserir apenas um link

Como falamos na dica anterior, se o cliente quiser saber mais sobre uma promoção de mangueira pead azul ou qualquer outro assunto, não fique dando explicações, insira um link que vai enviá-lo para a página que ele precisa acessar.

Um único link é o suficiente para gerar tráfego, afinal, este é o maior objetivo de uma estratégia de e-mail marketing, além de fortalecer o relacionamento com os clientes e potenciais clientes.

Mas coloque apenas o link que você quer que a pessoa acesse e diga que ela precisa acessar, é assim que o conteúdo vai evitar o filtro de promoções e passar longe da pasta de spam.

 

7 – Não tentar vender

Existem algumas palavras que podem simplesmente destruir sua estratégia de e-mail marketing, como “Compre”, “Comprar”, “À venda”, dentre outras. Isso acontece porque o Google sabe que os usuários não querem receber esse tipo de conteúdo.

Até mesmo grandes empresas são barradas e enviadas para outras pastas quando inserem esse tipo de termo.

Se o propósito do envio por parte de um fabricante de câmera de segurança com áudio for vender, o ideal é apresentar o produto e usar toda a criatividade para fazer a venda de maneira mais livre, atrativa e sem incomodar o algoritmo.

 

Considerações finais

A aba de promoções serve apenas para organizar os conteúdos na caixa de entrada dos usuários e eles mesmos podem se desfazer dela, se esta for a vontade deles.

Mas nem todo mundo se dá conta disso e simplesmente recebem os conteúdos das empresas nesses locais, e as plataformas de e-commerce, que dependem da comunicação via internet, podem investir em algumas estratégias.

Elas vão potencializar a entrega dos conteúdos e podem até mesmo encaminhá-los para a caixa de entrada principal. Com isso, fica mais fácil entregar a mensagem para os seus contatos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.