A temporada de resultados do segundo trimestre abalou as grandes empresas de internet que compõem as ações da FANG – Facebook ( FB ), Amazon.com ( AMZN ), Netflix ( NFLX ) e Google Alphabet ( GOOGL ) – e o mercado está se perguntando qual será o próximo “lobo alfa” do grupo.
Os investidores viram uma “dramática bifurcação” nos resultados trimestrais das ações da Fang, disse o analista da Evercore ISI, Anthony DiClemente, em relatório divulgado nesta sexta-feira.
Aqui está o porquê. Facebook e Netflix entregaram relatórios trimestrais decepcionantes que atacaram os preços das ações. Enquanto isso, a Amazon e o Google aplaudiram os investidores com resultados otimistas. Desde a publicação dos resultados na quarta-feira, o Facebook caiu cerca de 20%. A Netflix caiu 11% desde que divulgou seu relatório em 16 de julho. No lado positivo, a Amazon subiu 0,5% na sexta-feira após anunciar seus números na quinta-feira. E o Alphabet subiu 3% desde o seu registro em 23 de julho.
Em seu ranking das ações da Fang em 20 de julho, Michael Olson, analista da Piper Jaffray, colocou a Amazon em primeiro lugar em termos de  posicionamento para o resto de 2018. Ele ainda classificou a Netflix em segundo lugar, mesmo depois de seu desconcertante relatório de lucros. “Nosso ranking baseia-se principalmente em uma combinação de catalisadores específicos da empresa, vantagens temporais, riscos, movimentação no ano e avaliação”, disse Olson. Olson, no entanto, classificou o Facebook em terceiro lugar, à frente do Google, antes dos ganhos das duas empresas. Ele disse que ainda não reavaliou oficialmente seus rankings à luz dos relatórios das empresas.

Facebook faz uma faceplant

O gigante da mídia social Facebook assustou os investidores com a previsão de forte desaceleração da receita e erosão da margem de lucro. O Facebook, sediado em Menlo Park, na Califórnia, perdeu as metas de Wall Street de receita e crescimento de usuários no segundo trimestre. Ele também alertou que as taxas de crescimento de receita irão desacelerar pelos percentuais de “um dígito alto” no terceiro e quarto trimestres. As margens operacionais também cairão nos próximos anos, disseram executivos do Facebook.
Enquanto isso, o Facebook continua a lidar com questões importantes, como a privacidade dos dados do consumidor e o uso de sua plataforma para espalhar informações falsas e discurso de ódio.
O Facebook registrou vendas no segundo trimestre de US $ 13,2 bilhões, um aumento ano a ano de 42%, mas perdeu a visão dos analistas de US $ 13,3 bilhões. Ele relatou usuários ativos mensais de 2,23 bilhões, abaixo das expectativas de 2,24 bilhões. Ele entregou lucro ajustado por ação de US $ 1,74, um aumento de 32% e estimativas de bordas de US $ 1,72. “O segundo trimestre introduz uma perspectiva muito mais sóbria” para o Facebook, disse Michael Graham, analista da Canaccord Genuity, em nota aos clientes. Graham reduziu sua meta de preço nas ações do Facebook para 200 de 240, mas manteve seu índice de compra. As ações do Facebook estão entrando na “caixa de penalidades”, disse o analista da Baird, Colin Sebastian, em seu relatório. Ele manteve sua classificação outperform no estoque, mas reduziu sua meta de preço de 195 para 195. O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, foi criticado por não ter feito o suficiente para resolver os problemas da empresa, que vieram à tona durante o escândalo de dados da Cambridge Analytica no início deste ano. A Trillium Asset Management, que possui ações do Facebook em nome de seus clientes, propôs que o Facebook nomeie um presidente independente. Zuckerberg atualmente atua no duplo papel de presidente e diretor executivo. É improvável que a mudança aconteça, no entanto, dado o poder de voto de Zuckerberg.

Amazon liga a torneira de lucros

E-commerce e líder em computação em nuvem A Amazon perdeu a meta de receita de Wall Street no segundo trimestre , mas superou as expectativas de ganhos com uma enorme batida. A empresa sediada em Seattle divulgou lucro ajustado por ação de US $ 5,07, mais do que o dobro de estimativas de analistas para US $ 2,50. No mesmo trimestre do ano passado, o lucro por ação foi de 52 centavos. Foi o terceiro trimestre consecutivo de aceleração do crescimento dos lucros.
A Amazon registrou receita de US $ 52,9 bilhões, 39% acima do ano anterior, mas superando a meta de Wall Street de US $ 53,4 bilhões.
A unidade de computação em nuvem da empresa, Amazon Web Services, alcançou US $ 46,1 bilhões. Isso é até 49% do período do ano passado. A Amazon pode estar fazendo uma transição para uma história de crescimento de lucros em vez de uma história de crescimento de receita, disse Edward Yruma, analista da KeyBanc Capital Markets, em um relatório divulgado na quinta-feira. Ele classifica o estoque como peso do setor. Depois de construir escala no e-commerce e na computação em nuvem, a Amazon está “abrindo a torneira de lucro”, disse Shebly Seyrafi, analista da FBN Securities, em um relatório na sexta-feira. Ele reiterou sua classificação outperform no estoque e aumentou sua meta de preço para 2.000 de 1.850. “A Amazon pode se beneficiar com os investidores que realocam dólares do Facebook em outros nomes do Fang”, disse Seyrafi. O ano fiscal de 2018 pode ser um ano de inflexão para a Amazon, com aceleração do crescimento da receita e expansão da margem de lucro, disse Mark Mahaney, analista da RBC Capital Markets, em relatório divulgado na quinta-feira. Os resultados do segundo trimestre da empresa colocaram a empresa no caminho para alcançar uma valorização de mercado de US $ 1 trilhão, disse ele.

Crescimento de assinantes da Netflix desaponta

A rede de TV pela Internet Netflix perdeu sua meta de novos assinantes no segundo trimestre em 1 milhão. Acrescentou 5,2 milhões de assinantes, contra a previsão de 6,2 milhões feita em meados de abril. Os assinantes da Netflix no final do trimestre de junho estavam em 130,1 milhões em todo o mundo.
Para o trimestre atual, a Netflix espera adicionar 5 milhões de novos assinantes. Wall Street estava procurando por mais de 6 milhões.
No trimestre de junho, a Netflix ganhou 85 centavos por ação, com vendas de US $ 3,91 bilhões. Os analistas esperavam que ela ganhasse 79 centavos por ação, com vendas de US $ 3,94 bilhões. Para o trimestre de setembro, a empresa com sede em Los Gatos, Califórnia, espera ganhar 68 centavos por ação, com vendas de US $ 3,99 bilhões. Wall Street foi modelo para Netflix para ganhar 73 centavos por ação sobre vendas de US $ 4,13 bilhões. As ações da Netflix também foram abaladas por notícias de que o varejista Walmart ( WMT ) planeja entrar no mercado de streaming de vídeo por assinatura.

Surpresas do crescimento dos ganhos da Alphabet

A Alphabet bateu as metas do segundo trimestre graças à força em seu principal negócio de publicidade.
A empresa sediada em Mountain View, na Califórnia, faturou US $ 11,75 por ação, um aumento de 32% em relação ao ano anterior, com vendas de US $ 32,66 bilhões, um aumento de 26% no trimestre de junho . Os analistas esperavam que ele ganhasse US $ 9,59 por ação, com vendas de US $ 32,2 bilhões.
O Google Properties, que inclui seu negócio de busca na internet e o YouTube, aumentou a receita de publicidade em 26% em relação ao ano anterior, para US $ 23,3 bilhões, superando as opiniões dos analistas. Os executivos do Google creditaram os negócios de publicidade móvel da empresa e a expansão de seus negócios de computação em nuvem como impulsionadores do crescimento. Em uma teleconferência com analistas, o CEO do Google, Sundar Pichai, citou investimentos em inteligência artificial como um ativo importante para ajudar o Google a ficar à frente dos rivais. Fonte: Investor`s