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Além da liderança, o que classifica a gestão de pequenos negócios?

Muito mais do que uma boa liderança, é fundamental saber gerenciar um pequeno negócio, uma tarefa que pode ser tão difícil quanto cuidar dos assuntos de uma grande empresa.

O gestor precisa saber coordenar o tempo, utilizar bem os recursos e valorizar o capital humano de maneira eficaz. É um engano pensar que os pequenos empreendimentos são fáceis de administrar.

Esse pensamento existe porque muitos acreditam que os pequenos negócios possuem menos processos, poucos colaboradores e, geralmente, poucas soluções comercializadas.

Mesmo que este seja o cenário, é fundamental investir em uma boa gestão empresarial, pois ela melhora a rentabilidade, ajuda a companhia a crescer e traz mais segurança para as operações financeiras.

Se não houver uma boa gestão, o negócio pode simplesmente perder espaço no mercado, oportunidades de crescimento e ainda enfrentar alguns problemas relacionados ao financeiro.

Quem tem o próprio negócio pode passar por algumas dificuldades, mas existem muitas formas de superá-las.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos dar algumas dicas de gestão de pequenos negócios, mostrar algumas dificuldades enfrentadas pelos pequenos empreendedores e a importância de investir em estratégias digitais.

 

Dicas de gestão de pequenos negócios

As empresas só conseguem sobreviver se adotarem um sistema de gestão realmente eficiente e que aumente sua competitividade.

A organização precisa melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, fazer uma boa gestão de pessoas e cuidar dos recursos financeiros para seu sucesso. Algumas dicas relacionadas a isso são:

 

Controlar o desempenho da empresa

Se uma empresa de vigilância desarmada deseja crescer, precisa inovar no serviço oferecido e trabalhar com boas metodologias em seu gerenciamento.

Controlar o desempenho é importante e precisa ser feito por meio de diferentes fontes de informação. É fundamental saber qual é o cenário do mercado, quem são os concorrentes e as perspectivas de economia.

Invista em softwares ou conte com empresas especializadas em demonstrativo de resultados, acompanhando a organização mensalmente.

Além disso, o gestor precisa ouvir o que os colaboradores dizem sobre o modo como se relacionam com os clientes e quais são suas demandas. Por fim, é fundamental definir indicadores de desempenho e métricas.

 

Cuidar da gestão financeira

Muitos empreendedores acreditam que é fácil gerir as finanças de um pequeno negócio, mas esse trabalho requer muitos pontos de atenção, como:

  • Controlar o fluxo de caixa;
  • Emitir nota fiscal;
  • Cuidar de obrigações tributárias;
  • Encontrar bons fornecedores.

Essas e outras atividades podem se tornar um risco se não forem bem trabalhadas pelo gestor ou empreendedor.

Antigamente, esse controle costumava ser feito por meio de planilhas, mas, hoje em dia, uma empresa de terceirização de copeira pode utilizar softwares específicos que aprimoram a gestão dos recursos financeiros e reduzem seus riscos.

 

Gerenciar os colaboradores

Qualquer negócio que queira crescer precisa contratar os melhores profissionais e que estejam dispostos a caminhar junto com a companhia.

Além de aprimorar o processo seletivo, de modo que ele atraia as pessoas capacitadas, é necessário gerenciá-las de maneira eficiente no dia a dia.

O gestor precisa oferecer benefícios, como vale alimentação, programas de treinamento, horário flexível, planos de carreira e até parcerias com instituições de ensino para trazer mais perspectiva aos colaboradores.

Pagar um bom salário não é atrativo suficiente, e além dos benefícios, é fundamental estabelecer uma cultura de transparência e oferecer feedback constantemente aos funcionários.

 

Planejar a gestão

Planejar a gestão é fundamental, mas, para isso, ela precisa ser eficaz, especificando metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

O planejamento também deve reunir detalhes sobre o mercado, estratégias de marketing, projeções financeiras e técnicas para o departamento comercial.

Esse documento não é definitivo, portanto, precisa ser revisado periodicamente para identificar o que está funcionando e se algo precisa ser modificado.

 

Criar um cronograma

A concorrência está cada vez mais acirrada, por conta disso, as empresas precisam se destacar em meio aos concorrentes.

Para entregar uma proposta de valor aos consumidores e fazer com que eles entendam a relevância dos produtos e serviços, é fundamental criar um cronograma de ações e estratégias de marketing e gestão.

 

Ouvir a opinião dos clientes

Cuidar dos funcionários por meio de uma semana sipat é fundamental, mas a companhia também precisa ouvir o que os clientes têm a dizer.

As pessoas esperam que as empresas adotem bons recursos tecnológicos e ofereçam soluções que atendam suas demandas e melhorem a experiência de compra.

Oferecer canais de comunicação rápidos e fáceis atende a essas expectativas, e para os pequenos negócios essa solução é ainda mais simples.

É mais fácil coletar o feedback direto com os clientes, durante o atendimento ou entrando em contato com eles.

Procure saber se estão satisfeitos com os produtos e serviços, se querem fazer alguma sugestão do que pode ser melhorado e se existe alguma coisa que gostariam de ver na organização.

Se uma empresa de manutenção de carro blindado ouve o que os clientes têm a dizer, consegue ter mais vantagem competitiva do que seus concorrentes.

 

Desafios enfrentados pelos empreendedores

Os pequenos e médios empreendedores enfrentam muitos desafios no Brasil, e um dos maiores é a alta carga tributária. Se o empreendimento não tiver um bom planejamento durante a sua criação, pode fracassar.

Para evitar esta situação, o empreendedor deve conversar com um contador, além de fazer uma pesquisa sobre o enquadramento tributário, se há isenção de certos impostos e considerar o porte da empresa e seu tipo de atividade.

Outro desafio comum é a falta de estímulo de crédito, pois quando o empreendedor consegue esse benefício, também se depara com altas taxas de juros.

O ideal é planejar a vida financeira do negócio e controlar seus gastos constantemente. Agora, quem precisa de um pontapé inicial encontra um pouco mais de dificuldade.

Para driblar essa situação, o plano de negócios deve ser feito por alguém que realmente entende do assunto. A partir disso, um fabricante de tela de proteção para cargas estará pronto para enfrentar a concorrência.

Um dos maiores desafios do empreendedorismo é a concorrência, pois o mercado é altamente competitivo e os pequenos empreendedores precisam enfrentar e organizar ações maiores.

Uma das formas de lidar melhor com todas essas questões é investir em estratégias digitais para divulgar a empresa.

 

Importância de investir em estratégias digitais

Investir em estratégias digitais é fundamental para qualquer negócio que queira crescer, tendo em vista que a internet faz parte da vida das pessoas.

O marketing digital aumenta a presença da marca na web, algo fundamental porque o consumidor moderno costuma pesquisar tudo o que deseja saber ou comprar no Google.

Por exemplo, se uma pessoa procura por vídeo cartão para lançamento de produto, vai encontrar apenas os negócios que investem em marketing digital, os demais perderam ótimas oportunidades de vendas.

As estratégias de marketing digital também ajudam as companhias a construírem uma audiência qualificada, ou seja, formada apenas por pessoas que realmente possam se interessar por seus produtos e serviços.

As ações são direcionadas a esse público, por isso, a empresa não perde tempo nem dinheiro com quem não tem potencial para se tornar cliente.

Mais do que falar com as pessoas certas é falar com elas no momento mais adequado. Um profissional de fonoaudiologia domiciliar será encontrado pelos usuários no momento em que eles precisam de suas soluções.

Conversar com as pessoas certas e no momento mais propício ajuda a marca a se destacar perante os concorrentes.

Isso fica ainda mais evidente quando a companhia investe na criação de bons conteúdos, que ajudam os usuários a identificarem seus problemas. Embora não esteja vendendo, está ajudando as pessoas e com isso se posiciona como autoridade.

Outra vantagem das estratégias digitais é o fato de não precisar investir muito para começar. Na verdade, o marketing digital é muito democrático, pois cada um investe o que pode e obtém os resultados que deseja.

Suas estratégias não dependem do quanto a companhia investe, mas de como ela faz esse investimento. Ao elaborar boas práticas, uma empresa de alongamento de cabelo adesivado consegue investir pouco e ter ótimos retornos.

Por fim, todas as estratégias digitais são altamente mensuráveis e precisas. Em tempo real, o gestor descobre quais ações estão trazendo resultados e quais precisam ser melhoradas.

Isso torna o investimento mais assertivo, evita desperdício de tempo e recursos e garante o sucesso das pequenas empresas.

 

Considerações finais

Sendo assim, ter uma boa liderança é fundamental para fazer o negócio crescer, mas não é o suficiente. O gestor precisa saber fazer uma boa gestão e conhecer todos os desafios que o mercado impõe.

Esse conhecimento vai ajudar a determinar as melhores práticas de gestão e as estratégias digitais mais adequadas para a organização e sua audiência.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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