INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Análise de dados: O que é e 4 dicas para ter sucesso nas análises

A análise de dados vem sendo uma das principais preocupações nas organizações, de modo a tornar a tomada de decisão muito mais prática, ao mesmo tempo em que agrega produtividade e envolvimento no acerto de resultados, algo cada vez mais acompanhado.

Uma grande impulsionadora dos dados dentro de companhias, sem dúvidas, foi a tecnologia. 

Sem essa ferramenta, ainda que a coleta de informações para análise fosse possível, ainda era considerada primária, não trazendo o impacto que traz nos balanços dos dias de hoje.

Porém, melhor do que colocar em prática uma boa análise, é saber como determiná-la dentro de uma empresa, ainda mais naquelas que estão iniciando.

Por meio dos direcionamentos corretos e do modo ideal de inserir a cultura da análise em uma consultoria administrativa e financeira, certamente os resultados a serem coletados serão os melhores possíveis, ajudando no crescimento da corporação.

A seguir, entenda mais sobre o que é de fato a análise de dados, sabendo as principais formas de providenciar a melhor análise possível e os impactos que ela agrega. Acompanhe!

 

Por dentro do conceito de análise de dados

De forma mais prática, podemos dizer que a análise de dados nada mais é do que o estudo de informações coletadas dentro de uma empresa, instituição ou qualquer espaço que conceda um volume significativo de pontos que podem ser verificados de perto.

No caso uma empresa de serviços de comunicação visual, por exemplo, vemos que a análise de dados pode acontecer dentro de diferentes setores, por meio de:

 

  • Relatórios de vendas;
  • Análise das redes sociais;
  • Acompanhamento dos funcionários;
  • Feedback de clientes;
  • Dentre outros.

 

Todo e qualquer ponto dentro da companhia pode ser analisado, desde a parte financeira até os investimentos que estão sendo feitos em uma equipe de comunicação, de modo que os dados coletados se tornem propósitos futuros.

Ou seja, o que determina a análise é justamente a coleta e administração dessas informações, que podem ser direcionadas a partir de um problema, ou um foco de investigação ou de trabalho para a organização, atuando para a criação de métricas.

Tais métricas são parte essencial dentro de uma análise de dados, pois determinam tudo aquilo que deve funcionar como um parâmetro para entendimento das informações.

É o caso de uma análise de dados voltada para o setor de pagamentos em um negócio de sala comercial coworking. Por meio do reconhecimento e verificação de dados relacionados às entradas e saídas financeiras, é possível traçar uma forma de sondagem.

Isso acontece por meio do entendimento de resultados acompanhados no decorrer de meses, trimestres, variados tipos de clientes, fornecedores, ou ainda a partir da produtividade e necessidade das equipes.

Esses e outros pontos servem para mostrar ao profissional que coloca em prática a análise de dados o ponto que deve ser identificado como base, para uma comparação positiva ou negativa, influenciando possivelmente em tomadas de decisões internas.

É esse o principal motivo de uma análise de dados: fazer com que as empresas consigam entender os resultados de diversas frentes e providenciar as melhores estratégias.

 

De que forma concretizar uma boa análise?

Ainda que pareça fácil recolher dados de diferentes lugares para que haja uma boa análise de uma empresa de plotagem de projetos, é preciso que os tomadores de decisões entendam alguns procedimentos a serem feitos antes mesmo de terem seus resultados.

Em primeiro lugar, é importante saber qual o foco da pesquisa feita, para possibilitar que as informações certas sejam coletadas e utilizadas.

Para isso, é essencial delimitar o ponto de atuação. Ainda que seja interessante conhecer bem toda a companhia e obter dados que possam melhorá-la em vários sentidos, dentro de um processo de análise de dados, é importante ter foco e saber no que se deve trabalhar.

Neste sentido, é vital que sejam trabalhados pontos elementares, em espaços de captação de dados que sejam de fato relevantes para os interesses da empresa.

Com isso, fica mais fácil entender quais os relatórios, levantamentos, resultados e outras formas de compreensão de dados que podem ser feitas em banners personalizados.

A partir dessa determinação, é essencial entender algumas metodologias de entendimento dos dados, fazendo com que eles possam ser muito mais fáceis de serem organizados e compreendidos, por exemplo, em um estudo feito na reunião dentro da corporação.

A organização, então, entra como um grande trunfo para a compreensão real de tudo o que pode ser importante dentro da corporação e, para isso, nada melhor do que a tecnologia.

Existem alguns tipos de sistemas no mercado que podem entregar a máxima eficiência em relação à organização dos dados e facilidade na forma como eles são visualizados e até mesmo interpretados dentro de uma empresa de totens personalizados.

Em seguida, um outro ponto já mencionado diz respeito à organização de métricas, bases estas que podem servir como parâmetro para a identificação de uma informação.

Por exemplo, se o foco de uma análise de dados é compreender os resultados das ações de marketing, em especial nas redes sociais de uma empresa, é interessante entender os resultados que foram vistos em meses anteriores.

Dessa forma, é possível compreender um parâmetro que indique se a análise de dados está apontando para uma diminuição de resultados ou até mesmo uma melhora.

Sem essa determinação, torna-se muito mais difícil compreender onde é possível encontrar um erro significativo e, dessa forma, saber as melhores soluções para a empresa.

Por fim, um ponto que não se verifica diretamente no processo de análise, mas que faz sentido dentro das companhias que utilizam essa técnica é a determinação de uma cultura de dados, dentre todos os setores e funcionários.

Isso proporciona a todos na empresa uma forte adesão à verificação, administração e análise de dados, além de que os resultados podem impactar diferentes áreas.

Logo, dentro de um negócio de construção voltado à fachada de loja, um setor de despachos pode começar, por meio de uma análise, a pensar mudanças na produtividade dos funcionários, o que acaba gerando melhores resultados dentro de um processo.  

 

Os impactos positivos que a análise gera

É importante utilizar a análise de dados de forma ativa no contexto de um negócio, tendo em vista que a tomada de decisão baseada nesses resultados consegue propor impactos relevantes nas mais diferentes frentes de relevância para qualquer corporação.

Veja a seguir alguns dos tópicos que merecem atenção:

 

1. Decisões vinculadas com a realidade

As decisões feitas por meio de análise de dados apontam para questões reais, que fazem sentido com a realidade da empresa e merecem ser bem entendidas. Como consequência, os resultados disso acabam sendo muito melhores, sem nenhum tipo de fantasia.

Dessa forma, o negócio de brindes personalizados tem em mãos uma das principais armas, tendo profissionais que focam nos lugares certos, não perdendo tempo com erros e diversas tentativas.

 

2. Menor tempo de ação

Digamos que, no processo de uma análise de dados é encontrado um erro que pode, futuramente, agravar uma situação dentro da empresa. Por meio de uma ação rápida e bem concretizada, todo o progresso de resolução acontece em um período menor de tempo

Para qualquer empresa, tempo é dinheiro, e quanto menor for a disposição pensando e até mesmo sem saber de uma resolução, menor será o impacto de potenciais erros.

 

3. Produtividade em maior escala

Equipes que trabalham baseadas em resultados de análises de dados certamente serão muito mais produtivas do que outras. Afinal, acaba sendo enfatizado o que deve ser importante, e não questões que podem não trazer nenhum tipo de resultado importante.

Em outras palavras, os membros de um time passam a focar no que interessa, deixando para trás qualquer outra preocupação que não traga o resultado esperado.

 

4. Soluções antes de potenciais erros

A prevenção de erros também é um quesito a ser visto como positivo dentro da análise de dados. De forma rápida e prática, por meio de informações bem entendidas, fica mais fácil prevenir qualquer tipo de acontecimento que possa prejudicar o trabalho.

Por exemplo, fica fácil saber quando uma estratégia de vendas não está dando certo, e trabalhar para que ela seja modificada a tempo, sem trazer danos.

 

Considerações finais

Análise de dados pode ser considerada uma das melhores formas de chegar às decisões mais bem elaboradas e eficientes dentro de uma empresa, contando com a ajuda de informações valiosas, que muitas vezes estão camufladas por falta de organização.

Por meio desse trabalho de coleta e verificação, negócios podem contar com uma série de impactos positivos, como a produtividade e decisões muito mais certas e rápidas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.