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Analista de e-commerce: Entenda a importância e o impacto que possui para o negócio

Um comércio eletrônico difere estrutural e organizacionalmente de uma empresa tradicional, e contar com um bom analista de e-commerce, o profissional responsável por mensurar e otimizar a presença, posicionamento e sucesso de uma loja online é essencial e estratégico.

De maneira geral, o analista é o auxiliar do gerente do comércio online, encarregado de elaborar os processos que mantém a loja na internet.

Para além disso, sempre houve uma tendência futura para que os negócios se firmassem de maneira exclusivamente digital. Mas, com a mudança no comportamento do consumidor, somados ao avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, o cenário mudou.

Afinal, qual é o cenário atual?

A NeoTrust, em uma pesquisa realizada durante o primeiro trimestre de 2021, trouxe alguns dados interessantes sobre o comércio digital no Brasil:

  • Foram 78,5 milhões de compras online nesse período;
  • Aumento de 57,4% em comparação ao ano anterior;
  • Faturamento de R$ 35,2 bilhões; 
  • 72,2% a mais que em 2020;
  • Crescimento de 9,4% no valor do ticket médio.

Ou seja, nos deparamos com um crescimento ainda mais intenso desse mercado, não só em nosso país, mas em todo o mundo.

A categoria com maior destaque por total de pedidos foi a de Moda e Acessórios, com um aumento de 16,5%, seguida por Beleza, Perfumaria e Saúde, com 15,2%, e pelo Entretenimento, com um índice positivo de 12,6%. 

Algumas subcategorias de produtos com maior crescimento nas vendas foram os livros, com surpreendentes 97,2% se comparado a quantidade de obras vendidas no primeiro trimestre de 2020.

Seguidos pelos aparelhos de televisão, com 80,5%, os fones de ouvido, com 76,1%, e os remédios, com 56,7% mais itens vendidos do que no ano anterior. 

Quanto ao faturamento, houve destaque da Telefonia, com 21,2% a mais do que no mesmo período do ano passado, assim como os setores de eletrodomésticos e aparelhos de ventilação, com 17% e, novamente da indústria do entretenimento, com 12,4% a mais.

Outro aumento considerável, especificando mais os subprodutos, ainda se tratando de faturamento, foi observado com a venda de aparelhos de ar-condicionado, com 86,9% a mais, o que faz todo sentido pela necessidade de ficar em casa.

Os aparelhos de celular (81,6%) e os televisores (80,5%) também mostraram crescimento expressivo.

Dessa forma, todo o ciclo produtivo envolvido também é impactado, tanto de produtos e insumos, quanto de prestação de serviços relacionados, como de reparo do iphone ou de produtores de conteúdo web.

Ao nos depararmos com esse cenário e números, é certo que as empresas e indústrias que faturaram a maior parte do que foi apontado, foram aquelas que se estruturam com investimentos e tomada de decisões assertivas.

Uma dessas decisões, essencial para um negócio focado no ambiente online, como uma grafica de impressao digital, é a escolha de um bom profissional para esse cargo tão estratégico, o de analista de e-commerce.

Nesse artigo, trazemos uma contextualização geral dessa função que tem se mostrado tão importante para o desenvolvimento e destaque dos negócios digitais e quem são os profissionais com perfil para o cargo. 

Ao terminar de ler, você certamente terá total compreensão da importância desse profissional.

A função de um analista de e-commerce

Esse cargo surgiu devido à necessidade dos gestores de negócios online focarem na elaboração dos processos que estruturam seu e-commerce e designar um colaborador habilitado para realizar as atividades correlatas ao seu gerenciamento.

Por exemplo, o analista de e-commerce de uma loja digital de caixa display papelao, é responsável por atividades como: 

  • Buscar, avaliar e coordenar as estratégias de desenvolvimento;
  • Gerar relatórios de vendas;
  • Acompanhar e avaliar mudanças no mercado digital;
  • Analisar tendências em relação ao comportamento dos clientes;
  • Aumentar a eficiência das vendas online.

Ainda em relação às suas obrigações, estão diversas funções operacionais, como cadastro e descrição de produtos, gestão de softwares que integram o sistema de gestão (ERPs), o recebimento e o processamento dos pedidos e emissão de nota fiscal.

Assim como as demais questões logísticas, como a conferência de estoques e acompanhamento de todo o processo de envio dos produtos: separação, embalagem e entrega, incluindo a atenção à qualidade e eficiência do atendimento aos clientes.

Também questões relativas a qualquer acao de marketing promocional, como o gerenciamento das plataformas de e-mail marketing e o acompanhamento das métricas das campanhas de anúncios pagos e links patrocinados, por exemplo.

Entretanto, dependendo da empresa, o analista de e-commerce pode ser direcionado para uma determinada área, como mídia e marketing ou logística.

Podemos dizer se tratar de uma função de um braço direito do gestor, logo, precisa saber detalhadamente como o negócio funciona, ocupando uma posição estratégica nas empresas e indispensável para seus bons resultados. 

Conhecimentos e habilidades necessárias

Ao escolher um profissional para um cargo como esse para uma gráfica de impressao 3d brindes, o gestor de um e-commerce deve considerar certos aspectos para uma boa decisão, afinal, você acabou de ver quantas responsabilidades lhe são atribuídas.

Trouxemos alguns aspectos para análise do currículo de um candidato. Certamente, essas informações serão úteis, tanto para trabalhadores quanto gestores, além de explicarem a importância estratégica desse cargo para um negócio.

1 – Formação acadêmica

Não existe uma formação acadêmica específica, havendo, inclusive, a necessidade de um profissional híbrido, ou seja, com conhecimentos e experiências diversificadas.

Alguns exemplos são gestão de processos e de pessoas, design, estratégias em redes sociais, customer success, produção audiovisual e afins.

2 – Perfil desejado

É fundamental um perfil proativo, que busque constante atualização e tenha ideias criativas, além de boa capacidade analítica e saber tomar decisões coerentes.

Em um exemplo bem prático, o gestor de um e-commerce deve optar por um profissional que traga soluções inovadoras, como uma associação vantajosa com uma boa empresa de entrega de encomendas com motoboy.

A boa comunicação é outra característica fundamental, afinal, será um elo de articulação entre o negócio e o gestor, além de negociar com fornecedores e relacionar-se diretamente com os clientes.

3 – Habilidades específicas

Quanto às habilidades específicas, um bom analista de e-commerce precisa conhecer técnicas como o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, mecanismos estratégicos para garantir o posicionamento da marca nos motores de busca.

Também é necessário dominar algumas ferramentas como o Google Analytics, além de outros softwares de análise de dados, assim como as aplicações do pacote Office, como editores de texto, planilhas e apresentações, entre outros.

Conhecimentos acerca de plataformas de e-commerce, de e-mail marketing e editores de imagens e vídeos também são pontos a favor em um currículo.

O impacto nos demais setores do e-commerce

Para ser bem-sucedido em um e-commerce, como uma plataforma de centralização de serviços de assistencia tecnica de informatica computador, vai depender da integração de todos os setores, principalmente de marketing digital e logística.

O reconhecimento de uma marca é consequência de uma boa divulgação e posicionamento, assim como um bom serviço de eficiência, rapidez e qualidade.

O analista de e-commerce pode ser um grande diferencial ao atuar em diferentes áreas, fato ainda mais potencializado ao se tratar de uma grande loja de varejo. 

Sua atuação, em conjunto com outros profissionais da empresa, de certo trará desenvolvimento para o negócio, garantindo o cumprimento de metas e objetivos, assim como no que tange o relacionamento com o cliente.

Considerações finais

O crescimento de um e-commerce depende deste possuir em sua equipe um profissional analista especializado. 

Neste artigo, descrevemos todas as habilidades técnicas necessárias para esse cargo, e para ser esse especialista disputado, basta estudo e empenho para adquirir o máximo de competências e oferecer um trabalho de excelência.

Todas elas podem ser perfeitamente desenvolvidas por qualquer pessoa, desde que possua perfil profissional para tal.

Atualmente, essa é umas das profissões mais valorizadas pelas empresas digitais, de forma que, ao se empenhar por uma boa bagagem e currículo, o terá como uma espécie de flyer digital com todo o portfólio. 

Dessa forma, podemos concluir que a importância desse profissional e o impacto de sua performance em um e-commerce é direto e proporcional às suas competências e habilidades.

Essa modalidade de negócio, que até pouco tempo era considerada uma novidade e uma tendência futurista, hoje já é uma realidade, sendo bem difícil encontrar uma empresa de sucesso ou promissora que não atue nesse meio. 

A busca é por profissionais capacitados, que não se limitem à parte técnica, mas tenham também conhecimentos transdisciplinares que se apliquem de forma estratégica e impulsionem o alcance de bons resultados.

O sucesso depende ainda da sensibilidade do analista em relação ao consumidor e sua experiência de compra, para se destacar frente a um mercado cada vez mais competitivo. 

É importante o foco no cliente e a empatia para com suas necessidades, dores, interesses, aspirações e expectativas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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