INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Anúncios no Instagram: Dicas para criar e anunciar na Black Friday

As redes sociais cresceram nos últimos anos, revolucionando nossas vidas pessoais e profissionais, e os anúncios no Instagram também são importantes nesse meio digital.

De fato, já faz algum tempo que o Brasil figura em algumas pesquisas internacionais sobre uso das mídias sociais, sempre aparecendo como um dos países que mais consomem conteúdo nessas plataformas, ao lado de nações de primeiro mundo, como Japão e EUA.

Tanto que é cada vez mais comum ver todo tipo de postagens e anúncios nesses sites, indo desde venda de produtos como software de gestão para pequenas empresas, até prestação de serviços mais nichados e voltados para um público seleto.

Inclusive, há estudos que comprovam tudo isso, como um recente realizado pela SocialBakers, referência em auditoria e análise de mercado. 

O levantamento reiterou que o Brasil é um dos maiores mercados para o Instagram, e foi além.

Identificou, por exemplo, que hoje o Instagram já superou o Facebook, que é do mesmo dono, tanto em número de usuários ativos quanto de engajamento. 

Com isso, sua audiência global cresceu mais de 30% nos últimos meses, 18 vezes maior que o Facebook.

Portanto, ao anunciar no Instagram uma empresa de consultoria financeira tem uma chance dezoito vezes maior de obter resultados positivos. 

Em outras palavras, chances de captar leads, criar novas oportunidades, vender mais, fechar novos negócios e daí em diante.

Quando somamos a esse universo já promissor o fenômeno da Black Friday, que também tem crescido anualmente no Brasil, então podemos falar em uma verdadeira fórmula para o sucesso, pois se trata de duas frentes muito eficientes.

Também por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui dicas para criar anúncios e anunciar na Black Friday. 

Além de contextualizarmos o quanto esses dois recursos são importantes e darmos subsídio para entender melhor o assunto.

O mais bacana é que hoje realmente esses dois pilares do marketing cresceram tanto que já podem auxiliar qualquer segmento de mercado, seja para venda de produtos populares no varejo, ou para um serviço mais corporativo como locação de escritório virtual.

Sendo assim, se você quer entender de uma vez por todas como os anúncios no Instagram podem potencializar ainda mais seus resultados na época da Black Friday, aumentando inclusive suas vendas e sua receita, basta seguir adiante na leitura deste artigo.

 

Por que o Instagram?

Como vimos, essa é uma das maiores redes sociais do momento, sendo que é também uma das prediletas do brasileiro. 

De fato, foi-se a época em que tais mídias se limitavam a pessoas comuns trocando fotos da festa do fim de semana.

Hoje essas plataformas são gigantes da publicidade e envolvem influencers digitais de todos os tipos, gerando milhares ou mesmo milhões de negociações no mundo todo.

Além disso, o impacto que o Instagram tem nas novas gerações é algo realmente incrível. 

Basta considerar que são pessoas que cresceram com acesso irrestrito à informática e até ao celular, portanto acostumadas a ter as soluções na palma da mão, literalmente.

Assim, hoje não basta vender agendas, é preciso fazer agenda personalizada com nome, pois a customização é uma das palavras mais importantes do momento.

Inclusive, essa é outra vantagem do Instagram Ads (Advertising), que permite fazer propagandas minuciosamente customizadas, podendo escolher e configurar traços como:

 

  • O valor investido;
  • Locais onde aparecer;
  • Dias e horários;
  • Perfil do público;
  • Idade e gênero;
  • Interesses gerais.

 

Sendo assim, ao fazer uma campanha ou uma ação de marketing no Instagram você desenha em detalhes cada elemento de como deverá ser o processo de execução.

No caso da Black Friday, isso é ainda melhor, pois é possível focar naquilo que seja mais apelativo para o seu público em específico, ampliando ainda mais a chance de ter resultados sólidos, o que aumenta as vendas e ainda fortalece sua marca.

 

Mais sobre a Black Friday

Antes de ir à prática também seria bacana entender um pouco melhor o fenômeno da Black Friday, que nada mais é do que uma semana de vendas que preparam para a entrada do Natal.

Existem algumas dicas de ouro para que ela seja bem executada pela empresa, em vez de acabar gerando mais transtornos do que vantagens.

A primeira grande regra é preparar-se para ela o ano todo, por exemplo, se o negócio vende totens personalizados, certamente ele vai precisar de um excedente de produção ou o estoque pode acabar justamente quando o pico de vendas ficar bom.

Outro ponto é reforçar o atendimento e suporte ao cliente, por meio de treinamentos ou mesmo de novas contratações, o que pode ser feito no modo freelancer.

O importante é considerar tudo ao mesmo tempo, tendo uma visão holística que não deixe brechas para o cliente ter nenhuma experiência ruim.

 

Um perfil comercial

Para fazer anúncios no Instagram Ads é preciso ter uma conta comercial, com acesso ao Estúdio do Facebook, que é a plataforma base da corporação.

Então crie uma conta assim ou mude a sua de pessoal para profissional. Além de permitir anúncios, também é interessante que um perfil assim permite gerar relatórios e métricas muito mais precisas.

Depois de um tempo, esses números podem ajudar na hora de aprimorar as estratégias, criar novas campanhas e vender cada vez mais. 

Portanto, quem vai focar na Black Friday já pode começar a ensaiar algumas ações antes da data, como modo de se preparar.

 

Sobre os tipos de anúncios

Outro ponto fundamental para criar anúncios e anunciar no Instagram durante a Black Friday é entender melhor os tipos ou modalidades de anúncios existentes.

Ao contrário do que alguns pensam, não se trata apenas de um modo, mas sim de cinco opções bem diversificadas em sua essência.

O mais famoso é o anúncio da foto, com ele uma marca de gestão patrimonial aparece no feed dos usuários que têm sinergia com sua proposta. O vídeo também aparece ali, mas tende a ser mais dinâmico e chamar mais atenção.

Também há a modalidade de carrossel e de coleção. A primeira permite postar até 10 fotos, ao passo que a segunda não apenas permite fotos e vídeos, como gera um link para compra por dentro da própria plataforma, o que aumenta as conversões.

Por fim, há o anúncio nos stories, que atingem milhões de pessoas todos os dias. Ao contrário do post comum dessa seção, que expiram em 24h, com o anúncio você escolhe quanto tempo quiser para que fiquem no ar.

O grande segredo aqui é escolher com base em seu segmento e carro-chefe, por exemplo, se a Black Friday vai focar em um serviço popular e já conhecido, pode apostar na foto, apenas para captar leads e compradores.

Já se o carro-chefe vai ser um serviço mais nichado, explique por vídeo do que se trata, para educar seu público ao mesmo tempo em que o engaja para as compras.

 

3 pilares da segmentação

Já falamos que um dos grandes diferenciais do Instagram Ads é como ele permite customizar ou personalizar cada campanha, seja para o público ou para o anunciante.

De fato, podemos falar em 3 pilares essenciais da segmentação, que são o da demografia, o dos interesses e o dos comportamentos.

Se a empresa presta serviço de reparo de fachada de loja, escolha apenas quem estiver mais próximo, com perfil comercial, já que sua persona precisa ter uma loja.

Em termos de interesses, pode focar em assuntos corporativos, vendas, varejo e afins, que são temas que atraem o dono de uma loja que queira reformar sua fachada.

Por fim, os comportamentos ajudam a afunilar ainda mais para a Black Friday. Por exemplo, se a pessoa adora pesquisar promoções especiais, claro que será um público-alvo bem melhor para essa época do ano.

 

Usando as métricas

Por fim, também é preciso mergulhar de cabeça na coisa das métricas e dos números, aprendendo a mensurar suas ações em tempo real.

Para isso, existe a seção Gerenciador de Anúncios, onde você consegue verificar cada detalhe do impacto gerado por sua marca, o que permite fazer as alterações devidas.

Por exemplo, se uma empresa que presta serviço de endereço fiscal virtual vê que as visitas ao perfil por meio do anúncio aumentaram, quer dizer que está no bom caminho.

Outros apontamentos incluem qual perfil de usuário melhor interagiu, qual sua idade, gênero, profissão e daí em diante.

Um segredo bacana é subir dois anúncios ao mesmo tempo, cada um de um jeito, depois fazendo o teste A/B. 

Ele consiste em tirar do ar o que teve menor desempenho, e dobrar o investimento no outro.

 

Conclusão

Resumindo, falar sobre os anúncios do Instagram durante o período da Black Friday equivale a falar de dois dos maiores fenômenos comerciais da atualidade.

Entretanto, para entender como exatamente funciona cada um deles, é preciso aprofundar em alguns conceitos básicos e conselhos práticos.

Com as informações e dicas que trouxemos acima, é possível fazer isso e já se preparar para obter os melhores resultados em termos de criação de anúncios e vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.