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Aprenda a criar um link de WhatsApp para o seu site e as redes sociais!

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação que faz parte do nosso dia a dia, tanto que, atualmente, é difícil encontrar alguém que não utilize esse aplicativo.

Atualmente, ele conta com cerca de 2 bilhões de usuários ativos no mundo todo, sendo classificado como o aplicativo mais utilizado. Esse número é formado por pessoas e empresas que entenderam a importância dele para a comunicação.

A tecnologia avança constantemente e traz práticas vantajosas para os clientes e as organizações. Se você quer comprar determinado produto ou serviço, não precisa sair de casa para encontrá-lo.

Uma rápida pesquisa na internet traz os nomes das empresas que oferecem a solução que você procura e canais de contato práticos e simples, e um deles é o WhatsApp.

As mídias digitais fazem parte das estratégias de marketing e vendas das companhias, dessa maneira, o cliente tem em mãos facilidades para se comunicar com as marcas e fazer suas compras.

Para explicar um pouco mais sobre a intensidade da presença desse aplicativo, vamos apresentar porque ele é importante para as negociações e como você pode criar um link que direciona os visitantes de seu site e blog para o WhatsApp.

 

A importância do WhatsApp para as negociações

Não é novidade para ninguém que as empresas podem utilizar as redes sociais para fazer negócios, como no caso de plataformas como o Facebook e do Instagram.

Mas, hoje em dia, elas podem contar com uma ferramenta ainda mais prática, conhecida como o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo própria para as companhias e que atende às necessidades dos clientes e dos negócios.

Por meio dele, um escritório que disponibiliza controles patrimoniais consegue fidelizar os consumidores e aumentar as vendas continuamente.

Para se ter uma ideia da importância desse recurso, de acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2020, o consumidor moderno prefere o atendimento ao cliente pelo WhatsApp em vez do telefone.

O call center está presente na vida das empresas, mas não é de hoje que ele adquiriu uma fama negativa, principalmente por conta da demora no atendimento.

Possibilitar que o cliente converse com o seu negócio por meio de um aplicativo de mensagens rápido e prático como o WhatsApp é entregar exatamente aquilo que ele espera, de maneira rápida e eficaz, melhorando o relacionamento com o consumidor.

Se o cliente se sente satisfeito, então é muito mais fácil vender para ele, só que além de beneficiar a negociação, esse aplicativo também traz muitas outras vantagens, que veremos no próximo tópico.

 

Benefícios do WhatsApp para os negócios

O WhatsApp Business é uma versão que está disponível no mundo todo e que pode ser usada por qualquer tipo de negócio, como uma empresa que desenvolve programa para gestão financeira.

Essa versão possui funcionalidades específicas que facilitam a comunicação entre a companhia e o cliente. O melhor de tudo é que ela é totalmente gratuita, e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Entretanto, muito além de gratuidade e disponibilidade, o WhatsApp traz muitas outras vantagens para as organizações, tais como:

 

1 – Melhor organização dos contatos

Um dos principais recursos da versão Business é a possibilidade de etiquetar seus contatos, de acordo com o status de venda, assim, o vendedor não atrasa nenhuma etapa e nem se perde durante o processo.  As classificações são:

 

  • Novo cliente;
  • Novo pedido;
  • Pagamento pendente;
  • Pago;
  • Pedido finalizado.

 

Mas se você precisar acrescentar denominações novas, é possível criá-las de acordo com os procedimentos internos do seu negócio.

Essa possibilidade ajuda a organizar a equipe, principalmente em empresas onde os colaboradores são responsáveis por diferentes fases da venda. Consequentemente, cada um deles consegue saber o status do cliente de maneira mais eficiente e rápida.

Ou seja, uma gráfica especializada em banners personalizados pode controlar a quantidade de processos em andamento e visualizar a quantidade de clientes em cada etiqueta.

Isso ajuda a medir o fluxo de vendas e identificar pendências e problemas que possam atrapalhar a conclusão de compra.

 

2 – Criar um perfil

O WhatsApp Business possibilita a criação de um perfil para apresentar o seu negócio e falar sobre o que ele faz.

Há ainda a possibilidade de acrescentar informações como e-mail, site e telefone, o que traz mais segurança para seus contatos.

 

3 – Envio de mensagens automáticas

Toda empresa precisa ter um horário de atendimento ao cliente fixo, no entanto, algumas pessoas não têm tempo para resolver questões pendentes durante o horário comercial.

Contudo, elas não devem ficar sem respostas ao entrar em contato com você pelo WhatsApp, mas não se preocupe, pois esse aplicativo oferece a possibilidade de enviar mensagens automaticamente.

Dessa forma, uma empresa especializada em contabilidade não deixa um interessado sem retorno e pode resolver as questões que ele precisa, conforme o horário que for mais adequado.

Outra grande vantagem é que ele pode ser integrado ao site, blog e redes sociais da sua empresa, conforme ficará claro mais adiante.

 

Como criar um link entre o WhatsApp e outros canais?

Antes de colocar um link entre o WhatsApp e os outros canais que sua empresa utiliza, primeiro é necessário criá-lo.

Você precisa acessar a ferramenta na web e no lugar de <seu número>, deve inserir o número de telefone que você utiliza no aplicativo, incluindo o código internacional do país em que você está e o DDD.

Mas, para usar o link, é necessário que você tenha uma conta comercial, e já que estamos falando do seu negócio, nada mais natural do que utilizar a versão Business.

Como falamos, ele permite fazer algumas ações que uma conta pessoal não permite, como as respostas automáticas que mencionamos.

Depois que uma empresa de escritório virtual já criou o seu link, ela pode inseri-lo em qualquer parte do blog, site ou nas redes sociais. Tudo o que você precisa fazer é copiar e colar.

Em relação ao marketing, uma dica é utilizar esse link como um botão para a chamada (CTA), indicando ao cliente o próximo passo que ele precisa dar.

Uma grande vantagem de ter a conta comercial do WhatsApp é que você pode inserir o número em seus perfis no Facebook e no Instagram, e no caso dessas duas plataformas, você nem mesmo precisa criar o link.

No Facebook, por exemplo, você só precisa clicar em adicionar botão e selecionar a opção do WhatsApp. No Instagram, por sua vez, é necessário clicar em editar perfil, opções de contato, telefone do WhatsApp Business e inserir o código enviado.

A partir disso, os seguidores de uma empresa de automação de residências terão essa opção de contato. Quem preferir, ainda pode inserir o link na bio no Instagram, clicando em editar perfil e colando o link do WhatsApp na seção site.

Quando o seguidor clicar, será direcionado para uma conversa com você, e para divulgar a novidade, uma dica é criar stories avisando os seus seguidores.

Assim como você pode incluir o link do WhatsApp nas redes sociais, também é possível incluí-lo em seu site. Essa opção é visualmente mais chamativa e pode ser instalada rapidamente.

Do mesmo modo, você poderá incluí-la em qualquer lugar da página, possibilitando que o cliente inicie uma conversa em qualquer momento.

Para fazer isso, só é preciso copiar e colar o link da conversa no local da página em que deseja.

Se você tem a oportunidade de iniciar as conversas rapidamente, com certeza, vai potencializar seus resultados, assim como no caso de uma loja de móveis que vende cômoda para quarto de casal.

Tendo em vista que as pessoas utilizam muito essa ferramenta, você ainda consegue fortalecer o relacionamento com os consumidores. Sem falar que facilita muito, pois eles não precisam adicionar o seu número para entrar em contato.

Apesar de ser algo simples de se fazer, muitas pessoas podem deixar para depois e sua empresa perderá uma oportunidade de comunicação.

Ademais, é possível incluir esse link com uma ferramenta de automação de marketing, o que potencializa ainda mais o seu aproveitamento.

Assim, sua empresa vai se relacionar com leads que chegaram do site e das redes sociais, gerando excelentes oportunidades de vendas.

 

Considerações finais

O WhatsApp é uma ferramenta fundamental para o sucesso da comunicação de qualquer marca, independentemente do segmento em que ela se encontra.

Sua eficácia pode ser ainda melhor se uma loja de quarto planejado inserir seu link de conversas em outras plataformas de contato, como mostramos ao longo deste artigo.

Um processo simples, mas que pode trazer excelentes resultados, como clientes mais satisfeitos, comunicação assertiva e melhora das vendas.

Agora que você já sabe como fazer isso, integre todos os seus canais de comunicação e nunca mais perca oportunidades de negócios.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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