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Aprenda a diferença entre e-mail marketing e newsletter

 diferença entre e-mail marketing e newsletter pode até parecer um detalhe desinteressante para muitos empreendedores. 

Mas, nos ambientes digitais cada pequeno aspecto conta para o sucesso das estratégias de divulgação de produtos ou serviços.

Quando bem utilizadas, ambas as ações podem render ótimos resultados, auxiliando às empresas em suas estratégias a curto, médio e longo prazo. 

Entretanto, é essencial que o envio de e-mail marketing ou newsletter seja bem planejado, para que o investimento de recursos compense, com mais proximidade e identificação entre empresa e seus clientes e potenciais clientes.

Por isso, é fundamental entender a diferença entre e-mail marketing e newsletter, compreendendo como explorar estrategicamente cada tipo de ação em benefício das empresas dos mais diversos ramos de atuação.

Qual é a importância do e-mail?

Muito se comenta sobre a relevância das redes sociais, que cresceram consideravelmente nos últimos anos. 

Mas o e-mail continua sendo um canal eficiente na distribuição de conteúdo relevante, principalmente, por meio dos fluxos de nutrição adequados. 

Com um fluxo de nutrição automatizado, um centro de usinagem 5 eixos, por exemplo, pode divulgar materiais que auxiliam os clientes a seguir pela jornada de compras, independentemente do momento em que eles se encontram. 

Para tanto, as mensagens são elaboradas com conteúdo para ajudar os consumidores com dúvidas que eles podem ter em diversas fases, até a efetivação da compra.

Os e-mails são um canal de comunicação muito aproveitado pelos adultos online. Muitas pessoas também utilizam a ferramenta diariamente, principalmente para questões profissionais, embora também haja quem envie e-mails a amigos ou familiares.

Para o envio de mensagens, é importante que o destinatário autorize, cedendo o seu endereço, que é considerado bastante pessoal. 

É bastante recomendada a criação de uma lista própria, com contatos que tenham autorizado o recebimento das mensagens da marca de empilhadeira articulada, para exemplificar.

Assim, a empresa evita o estranhamento que as pessoas sentem ao ver um e-mail em suas contas pessoais de uma marca que nem conhecem. 

Geralmente, as pessoas encaminham a mensagem para spam, muitas nem leem o conteúdo – o que pode prejudicar bastante, até mesmo, a imagem da marca.

No entanto, quando as empresas investem em campanhas por e-mail, com contatos orgânicos e conteúdos de qualidade, podem se aproximar bastante da sua audiência. 

Para isso, podem contar com o e-mail marketing ou newsletters.

O que é e-mail marketing?

Além de impulsionar as vendas, o e-mail marketing tem como objetivo a construção de um bom relacionamento com os clientes. 

Sendo assim, trata-se de uma importante maneira de incentivar as compras de produtos ou contratações de serviços, fortalecendo as marcas no ambiente digital, com a construção de boas estratégias.

Os e-mails nesse formato costumam ter um apelo comercial mais forte, com enfoque em ofertas, promoções ou lançamentos. 

Isso faz com que eles sejam bastante utilizados por e-commerces, como um comércio online de cantoneira de ferro galvanizado, por exemplo.

Como são enviados para grandes quantidades de pessoas, o e-mail marketing deve ser planejado e realizado com alguns cuidados, para que as mensagens não sejam caracterizadas como spam. 

Evitar CAPS LOCK no assunto das mensagens e e-mails formados apenas por imagens são algumas das dicas, além de investir na segmentação dos contatos.

O que é newsletter?

Ao contrário do e-mail marketing, a newsletter não visa a venda de produtos ou serviços. O objetivo da newsletter é despertar o engajamento em seu público-alvo. 

Para isso, as boas newsletters costumam ser enviadas com uma periodicidade fixa, semanalmente ou mensalmente. 

A montagem de uma newsletter deve levar em conta a existência de outros canais, como o site de uma fabricante de bico aspersor de água, por exemplo. 

As mensagens costumam contar com:

  • Links para as melhores publicações do site em determinado período;
  • Conteúdos exclusivos para assinantes, com informações complementares;
  • Promoção da empresa nas redes sociais;
  • Divulgação de atualizações sobre a empresa e mercado;
  • Estímulos à interatividade com a empresa;
  • Entre outros itens.

O e-mail marketing ou newsletter depende de ações bem planejadas, com a consultoria de profissionais especializados. 

Uma estratégia mal elaborada pode comprometer a eficiência na aproximação com o público.

Principais erros no envio de e-mail marketing e newsletter

Para evitar que o investimento de tempo e dinheiro em estratégias de marketing por e-mail seja em vão, é importante tentar evitar alguns dos principais erros que os empreendimentos cometem ao adotar o e-mail marketing e a newsletter. 

Dentre eles destacam-se:

Falta de permissão para enviar e-mail

Os empreendedores precisam ter em mente que, além de prejudicar as estratégias, a compra de listas de contatos pode desvalorizar a empresa e dificultar a construção de uma imagem forte e sólida.

O envio de mensagens sem a autorização do seu proprietário corresponde a um desrespeito, mesmo que o material oferecido seja de interesse do consumidor de revestimento de poliuretano, por exemplo.

Conteúdo excessivo

Outro erro que pode ser comum na elaboração de planos para ambas as estratégias é o excesso de material. 

As marcas precisam ter em mente que a maioria das pessoas está constantemente ocupada e não têm tempo ou disposição para ler uma mensagem muito longa ou complexa todos os dias.

Por isso, as estratégias de uma empresa especializada em instrumentos de medição, como o miliohmímetro digital, por exemplo, devem focar em conteúdos necessários, evitando materiais muito longos ou com muitos links. 

Eles podem distanciar os clientes e até causar o cancelamento das assinaturas, se for o caso.

Falta de personalização nas mensagens

O ideal é que os e-mails sejam sempre simples, diretos e objetivos, com um layout de fácil carregamento. 

Contudo, a personalização também ganha pontos, aumentando o impacto do e-mail marketing ou da newsletter no leitor.

Quando as mensagens possuem os nomes dos clientes, os consumidores se sentem valorizados pelas empresas, com a sensação de exclusividade.

Texto relevante

Tanto no e-mail marketing quanto na newsletter, o envio de mensagens sem relevância para os destinatários pode distanciar empresa e audiência.

Por outro lado, vamos imaginar a seguinte situação: quando uma empresa especializada em programação CLP siemens envia materiais que os leitores irão achar importantes, pode ter mais facilidade em atingir os seus objetivos com a estratégia. 

Hoje em dia, o público está em constante movimento e, em muitos casos, veem as chegadas em suas caixas de e-mail na rua, no transporte público ou no trabalho. 

Por isso uma mensagem atraente, que o consumidor vai querer abrir e ler ao bater o olho, tem grande valor.

Resultados do e-mail marketing e newsletter

Tanto e-mail marketing quanto newsletter podem ser usados pelas empresas, independentemente do segmento de atuação ou das dimensões do negócio. 

Uma consultoria ambiental, por exemplo, pode divulgar uma promoção na realização de outorga daee, com uma ação de e-mail marketing. 

Ao mesmo tempo, também pode tentar se aproximar do público compartilhando postagens sobre a importância de licenças e laudos técnicos para o uso de recursos hídricos, em newsletters.

Entretanto, é evidente a importância de entender quando escolher cada um dos modelos, principalmente devido às características, finalidades e estratégias diferentes. 

É válido que a equipe de profissionais responsáveis se pergunte o objetivo do envio de mensagens, a periodicidade adequada, o conteúdo das mensagens, entre outros aspectos, para analisar se vale a pena optar pelo e-mail marketing ou adotar o envio de newsletters.

É preciso evitar os erros mais comuns, garantindo mensagens de qualidade e atraentes para o público. 

Outra dica é a escolha de uma ferramenta de automação de e-mail com funcionalidades suficientes para as atividades planejadas. 

A possibilidade de mensuração rápida e prática de resultados também acrescenta qualidade, principalmente, com a realização de testes em busca do melhor desempenho.

Desta forma, as empresas conseguem se consolidar no mercado e garantir autoridade entre os seus clientes e potenciais clientes. 

Devido ao fato de se fazer presentes no cotidiano da sua audiência, com e-mails frequentes e relevantes, ela tende a estabelecer um grau de proximidade e identificação maior. 

Ao final, as ações contribuem para as empresas ganharem a preferência do seu público, com a proximidade entre ambos e a oportunidade de acompanhar cada potencial cliente pela jornada de compras. 

Mesmo após a conclusão das transações, o envio de mensagens por e-mail contribui para as marcas continuarem presentes, proporcionando uma boa experiência com os produtos. 

Isso ajuda a impulsionar indicações e até a fidelização.

Por isso, pode-se dizer que o envio de e-mail marketing e newsletter contribui até mesmo para a construção de uma base fiel de contatos, que representam clientes e potenciais clientes, ou pessoas que têm identificação com as empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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