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As vantagens do Marketing de Conteúdo para e-commerce

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, sendo considerado muito importante para qualquer nicho de mercado, incluindo as plataformas e-commerce.

Esse modelo de negócios, inclusive, cresceu muito no ano de 2020 por conta da pandemia do coronavírus, e a previsão é de que movimente cerca de R$ 106 bilhões até o final do ano, um crescimento de 18% em relação ao ano de 2019.

Os principais fatores que contribuem para isso, além do atual cenário, é uma tendência normal de prevalência desse modelo de compra e venda futuramente, além dos marketplaces e compras por meio dos smartphones.

Isso significa que, assim como a tendência é que as vendas aumentem, cresça também a concorrência. Dessa forma, é necessário que as plataformas e-commerce invistam em estratégias para se destacarem dos demais comércios.

Para isso, é importante ter em vista que, além de o consumidor moderno preferir as compras pela internet, ele também está sempre em busca de informações a respeito do produto ou serviço que deseja.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é Marketing de Conteúdo e sua importância para as plataformas e-commerce. Acompanhe a leitura!

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing digital se tornou a principal maneira de divulgação de marcas, produtos e serviços, uma vez que a internet é, hoje, o principal meio de comunicação.

Sendo assim, a disseminação rápida de informação transformou o comportamento dos consumidores, assim como o uso das redes sociais para esses fins. Por isso, eles querem saber mais a respeito daquilo que pretendem comprar.

Aqui entra a relevância do Marketing de Conteúdo, trazendo materiais que abordem todo tipo de assunto, desde a importância da valvula de retenção para caixa d’agua, até dicas de como escolher o melhor tipo de decoração para sua casa.

Sendo assim, o Marketing de Conteúdo é definido como uma estratégia que tem a missão de atrair clientes pode meio de conteúdos relevantes, que podem assumir diversos formatos, tais como:

  • Vídeos;
  • Textos;
  • Infográficos;
  • E-books.
  • Entre outros.

Não trata-se de uma estratégia que deseja somente promover a marca, mas que atrai o público-alvo por meio de soluções, transformando o negócio em autoridade naquilo que faz.

Sendo assim, quando a marca precisa de uma estratégia focada em engajar o seu público-alvo, crescer sua rede de clientes e potenciais clientes, ela cria materiais relevantes e de valor.

Com isso, atrai, envolve e gera valor para as pessoas, criando uma percepção positiva sobre a marca e aumentando a oportunidade de novos negócios.

O Marketing de Conteúdo para e-commerce

O crescimento rápido do e-commerce no Brasil e no mundo reforça a necessidade que esses negócios têm de investir em Marketing de Conteúdo para captar leads, transformá-los em clientes e fidelizá-los.

Para isso, uma loja e-commerce de masseira pequena, por exemplo, deve investir em conteúdos informativos e relevantes, que apresentem mais do que serviço ou produto ao cliente. Tudo isso permite que o negócio eletrônico tenha acesso a vantagens como:

1 – Mais tráfego para o site

Quase 100% dos usuários da internet utilizam-na para se informar a respeito de alguma coisa. 

Portanto, o site de uma empresa é a porta de entrada para novas oportunidades, sendo o Google um caminho até ela.

Dessa forma, uma loja virtual não deve focar-se apenas nos produtos que expõe no site, mas também em conteúdos informativos e relevantes, que ajudam a colocar o site na primeira página do Google.

É isso que fará com que a marca seja encontrada por seu público-alvo, uma vez que essa estratégia comprovadamente aumenta em até 4 vezes o número de visitas em um site.

2 – Aumenta o engajamento

O engajamento é importante para que uma empresa de tamani bauru e muitas outras construam um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva.

Isso porque, quando os conteúdos de qualidade aumentam as interações das pessoas com a marca, o engajamento cresce. Como resultado, a marca ganha verdadeiros fãs que a defendem e recomendam.

3 – Educa o mercado

É comum que algumas pessoas não compreendam o mercado de atuação que uma empresa está inserida, do que se trata o produto ou serviço que ela vende etc.

Assim sendo, são os conteúdos informativos que vão responder às dúvidas dos compradores e educá-los a respeito dos seus produtos, de modo que eles fiquem cientes de tudo o que é necessário para tomar uma decisão de compra.

Conteúdos que realmente têm qualidade quebram objeções e aumentam a satisfação do cliente. Isso porque essas pessoas vão comprar tendo total consciência do produto e como utilizá-lo.

4 – Gera vendas

O principal objetivo de qualquer negócio é vender, principalmente de uma loja virtual, que concentra todas as suas atividades em vendas. 

E apesar de esse não ser o principal objetivo do Marketing de Conteúdo, ele certamente ajudará a vender mais.

Neste caso, aumentar as vendas diz respeito a focar na produção de conteúdos que visam guiar os leads por toda a jornada de compra, preparando-os para o processo de decisão.

Para isso, é necessário identificar exatamente qual é o público-alvo, pois quem tem interesse em banho cromo dourado não deve receber conteúdo direcionado a pessoas interessadas em outros produtos.

5 – Impulsiona a geração de leads

Para que uma loja on-line tenha sucesso, não basta que ela crie um site e espere as vendas acontecerem. É preciso obter informações dos visitantes para que seja possível criar um conteúdo adequado e que gere oportunidades.

Os leads são potenciais clientes que, além de terem chances de compra, ajudam a empresa a entender o que seu público deseja e outras informações. 

E por meio de Marketing de Conteúdo, uma loja virtual consegue conquistar muito mais leads.

Trata-se de uma estratégia e que traz excelentes resultados no longo prazo, aumentando tráfego e leads, mesmo que a produção não seja frequente.

6 – Reduz o CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Para que uma fabricante de cracha de identificação conquiste um novo cliente, ela precisa investir em Marketing e Vendas.

Quando esse custo não é alto, rapidamente a compra do cliente cobre os gastos para adquiri-lo, mas geralmente custa mais caro, porque o principal hábito das marcas é injetar dinheiro em mídia paga.

Só que o Marketing de Conteúdo também ajuda a atrair novos clientes, por meio de materiais que eliminam as dúvidas deles e facilitam a compra.

Por isso, recomenda-se até que a equipe de vendas trabalhe com e-books, webinars e outros conteúdos que ajudam a diminuir todo o processo de vendas.

O mesmo material fornecido para o cliente pode ser aproveitado pela equipe de vendas, o que sem sombra de dúvidas vai aumentar a conversão de leads, construir autoridade dentre outros benefícios.

7 – Gera brand awareness

Se uma loja virtual de pulseiras tyvek atacado usa a produção de conteúdo, mais pessoas passam a reconhecê-la, bem como seus serviços.

E tudo isso com pessoas mais propensas a comprar, que são familiares com a marca e que se sentem atraídas por ela.

Para exemplificar, o leitor assíduo do blog de uma loja virtual de materiais de construção, que venda pvc para sublimação, vai preferir essa loja quando quiser comprar alguma coisa.

Isso acontece porque ele já conhece a loja, e mesmo que nunca tenha comprado nada na plataforma, ela sempre lhe ajudou com os conteúdos quando mais precisou.

8 – Aumenta o Lifetime Value (LTV)

LTV é uma sigla para Lifetime Value que mostra o valor que o cliente gasta com uma marca. Por exemplo, se numa loja virtual de jóias os consumidores costumam gastar duas vezes R$500,00, então o LTV dele é de R$ 1000,00.

Além disso, todo proprietário de negócio, seja uma loja física ou on-line de catraca com biometria sabe que é muito mais barato vender de novo para um cliente atual do que conquistar um novo cliente.

Portanto, podemos considerar que o uso de uma boa estratégia de marketing de conteúdo com esse objetivo é uma boa prática, porque consegue manter o cliente engajado com a marca.

Inclusive, é possível usar diferentes tipos de conteúdo no pós-venda, como envio de newsletter, oferecer novos produtos e divulgar descontos.

Conclusão

Não existe nada mais valioso para os consumidores do que empresas que têm capacidade para informar e compartilhar informações com o público.

Com isso, elas conseguem provar que mais do que vender, está disposta a ajudar seus clientes com suas soluções. 

Ela demonstra que quer entendê-lo e que ele saiba quais são as melhores soluções, mesmo que isso descarte a venda.

Para as plataformas e-commerce isso não é diferente, uma vez que esse modelo de negócio está totalmente inserido em um mercado moderno. 

E se vende pela internet, precisa de boas estratégias em marketing digital para predominar seu ambiente.

E com o Marketing de Conteúdo, as lojas virtuais conseguem atrair seu público, mostrar sua autoridade no mercado e aumentar as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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