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Atendimento ao cliente: Como proporcionar o melhor atendimento por meio do e-commerce?

O impacto nas vendas de uma empresa está relacionado a diversos fatores, um deles é o atendimento ao cliente

Esse, quando realizado corretamente, resulta em grandes benefícios para um negócio.

Se o atendimento for efetivo, o cliente fica feliz com o resultado, o que aumenta as vendas e a fidelidade dos que já são clientes. Isso tudo ajuda na expansão da marca e na consolidação da imagem da mesma.

Sendo assim, quanto mais uma empresa entrega encomendas com foco no atendimento ao cliente, mais consumidores ela conquistará, podendo se tornar referência no ramo.

A importância desse ramo do negócio se destaca uma vez que se deve entender a necessidade de existir um consumidor. 

Sem ele, não haveria para quem vender os produtos, e com isso, o negócio não iria expandir.

Portanto, para que o cliente continue consumindo o serviço, é preciso que ele esteja satisfeito com o trabalho que está sendo realizado. 

Dessa forma, o atendimento ao consumidor é peça vital no desenvolvimento.

Muitas vezes, o cliente se sente inseguro ou com dúvidas em relação a certos serviços ou produtos. 

Assim, ao realizar um atendimento eficaz que sane esses problemas, o cliente se sente seguro e acolhido em momento de dúvida, criando um laço com a empresa.

Os resultados de um bom atendimento ao cliente surgem em forma de cadeia, ou seja, uma coisa leva à outra.

Se um cliente gosta do atendimento, ele se sente valorizado, indica para outras pessoas, realiza compras novamente, atrai novos clientes e fideliza os existentes.

Com o crescimento do mundo digital, as compras pela internet se tornaram cada vez mais comuns. 

Por isso, ao utilizar o e-commerce, o atendimento ao cliente é mais vital, uma vez que não existe o contato físico com uma pessoa para tirar as dúvidas do comprador. 

Um exemplo: uma empresa que coloque o nome do produto como “caixa display papelao”, deve ter um atendimento eficaz para que possa descrever como o produto de fato é, suas medidas, o material utilizado, para que não existam futuras dúvidas e receio de compra. 

Nesse âmbito, o atendimento auxilia a empresa no momento de padronização de algumas atividades cotidianas, pois permite que antes de chegar até um atendente, o processo tenha realizado uma filtração de informações necessárias. 

Por exemplo, uma empresa de assistencia tecnica de informatica computador, sabendo das dúvidas mais frequentes sobre o seu negócio, pode programar uma gama de dúvidas frequentes, como tempo para o aparelho ficar pronto para auxiliar o cliente rapidamente.

Com isso, um menor número de funcionários será necessário e o tempo gasto para cada atividade será o necessário, trazendo eficiência ao processo. 

Além disso, a chance de ocorrerem erros também diminui, já que com o meio digital sendo utilizado, é criado um padrão de atendimento.

Exemplificando, com um atendimento ao cliente online, para uma empresa que venda adesivo de vinil é mais garantido que erros não surgirão, pois as informações necessárias para auxiliar o cliente já estarão programadas, como o material, cor, design, entre outros.

Em relação à concorrência, um bom atendimento ao cliente pode trazer destaque para a empresa. Dessa forma, maior é a expansão do próprio negócio e mais clientes são atraídos.

Dicas para melhorar o atendimento

Mesmo tendo grande importância para uma empresa, ainda existem muitas dúvidas de como é possível realizar um atendimento ao cliente que seja de fato efetivo.

Por isso, seguem algumas dicas:

  • Conheça seus consumidores;
  • Tenha uma equipe de qualidade;
  • Invista em tecnologia;
  • Surpreenda o cliente;
  • Crie novos canais de comunicação;
  • Facilite para o cliente.

Para que seja possível aplicar esse aprendizado, os tópicos serão explicados abaixo.

1- Conheça seus consumidores

Entender o que o público-alvo pensa e deseja é mais fácil para focar seu negócio em atender esses desejos. 

Dessa forma, os clientes se sentem contentes por encontrar uma marca que atenda aos seus anseios.

Com isso, é criada uma rede de indicações, atração de novos clientes, aumento das vendas e os consumidores que já existiam tendem a permanecer comprando, pois sabem que para o que eles desejarem, a marca estará disponível.

Isso pode ser feito, principalmente, por feedback direto ou análise das redes sociais.

Na mídia, as pessoas falam abertamente o que desejam, então é garantia de informação, mas não opinião direta. Já no feedback, os desejos estão claros, mas não é certo que o darão.

Por exemplo, para uma empresa que vende camisa gola polo personalizada, é válido entender o que os clientes mais estão consumindo, como cores e estampas, para incrementar o produto e conquistar o público na hora de ajudá-lo a encontrar uma marca.

2- Tenha uma equipe de qualidade

Em casos de uso de tecnologias prontas e atendimento por robô, mesmo que em um primeiro momento, é necessário que a empresa possua uma equipe qualificada para mexer com tal tecnologia e não crie problemas para o consumidor.

Caso o atendimento seja totalmente humanizado, é vital que os funcionários estejam prontos para lidar com pessoas inseguras e para ajudá-las da melhor maneira possível.

Por exemplo, como ter uma empresa de impressao digital online é difícil de imaginar o processo, ter acesso a funcionários que ajudem o cliente a visualizar o que será impresso. 

Dessa forma, a empresa ganhará consumidores. 

Para ajudar a equipe neste tópico, é interessante padronizar as ações a serem realizadas com cada cliente. 

Dessa forma, os erros diminuem e todos os funcionários responderão as mesmas coisas, sem gerar dúvida no consumidor.

Entretanto, é importante não exagerar nessa padronização, uma vez que quando o atendimento se torna muito robotizado, o cliente não sente uma sensação de exclusividade com a marca. 

Assim, diminuindo o laço criado entre o negócio e o consumidor.

3- Invista em tecnologia

É importante acompanhar a evolução da tecnologia com o tempo, pois além de facilitar o atendimento ao cliente.

Ela ainda faz com que os clientes vejam a marca como atual e não ultrapassada, aumentando as chances de eles consumirem. 

Pode até ser realizado um estudo da concorrência para entender as novas tecnologias do mercado para que sua empresa não fique para trás no ranking de destaque.

Por exemplo, para uma empresa que vende camisa com logo bordado, é vital que ela acompanhe o desenvolvimento de tecnologias, como máquinas que realizam o bordado mais rapidamente. 

Dessa forma, o tempo será poupado e o cliente se sentirá mais satisfeito.

Esse investimento em tecnologia deve valer tanto para o contato direto com o cliente como em coisas que se tem o conhecimento que o cliente gostará.

4- Surpreenda o cliente

Ao criar um atendimento ao cliente que o surpreenda, mais consumidores se interessam, uma vez que o diferencial será encontrado e a empresa será considerada única. 

Dessa forma, o negócio pode se expandir e chegar a cada vez mais potenciais consumidores.

5- Crie novos canais de comunicação

Com a maior utilização do mundo digital, as empresas devem se adaptar até a chegada ao cliente para atendê-lo em todos os locais da maneira mais cômoda possível.

Por exemplo, antigamente lojas mais específicas como de uniformes profissionais, só poderiam atender ao cliente por telefone ou pessoalmente. 

Portanto, com o mundo digital, é importante que a internet permita o cliente se comunicar com a empresa rapidamente.

Estar presente em diferentes canais de comunicação facilita para o cliente entrar em contato com a marca. Com isso, o desejo de consumir o serviço ofertado aumenta.

6- Facilite para o cliente

Quanto mais fácil for para o cliente entrar em contato e ser atendido, maiores as chances de ele passar a consumir o produto. 

A praticidade atrai o cliente, uma vez que a internet surgiu para facilitar as comunicações.

Portanto, é importante que o caminho até o atendimento seja fácil, ou seja, não existam muitas páginas para serem abertas, a linguagem seja clara, não fazer com que o cliente tenha que preencher diversas informações para receber ajuda.

É vital lembrar que o foco da empresa deve estar no cliente e em como fazer para que ele se sinta o mais confortável possível para consumir coisas da marca.

Impactos do bom atendimento

Portanto, um bom atendimento ao cliente pode impactar excessivamente no desenvolvimento de uma empresa. 

Principalmente, beneficia o modo como a marca é vista pelos próprios compradores. 

Além disso, ele faz com que os clientes criem um laço mais forte com a empresa, uma vez que sentem que sua opinião foi ouvida e que eles são importantes para a empresa. 

O que é fator vital na hora de o cliente escolher de que marca ele adquire o produto. Outro fator que muda com a qualidade do atendimento é a atração de novos clientes. 

Com a expansão da empresa, que se destaca no mercado por proporcionar atenção ao cliente, e indicação de outros clientes, novos consumidores são atraídos.

Dessa maneira, o número de vendas também aumenta, o que gera um aumento no lucro da empresa.

Com mais investimentos disponíveis, a marca pode focar em se desenvolver cada vez mais.

Logo, focar os esforços no cliente e no que ele deseja pode causar uma melhora significativa nos ramos do negócio. 

Atender bem um cliente atrai muito mais benefícios. Além de que a atividade não precisa de tantos esforços. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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