INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Auditoria de marca: Veja mais sobre o assunto e o impacto gerado no seu negócio.

Para que uma empresa consiga se manter no mercado, ela precisa investir na opinião dos seus consumidores e no impacto que ela tem nas suas vidas, para isso, muitos comércios passaram a focar mais na auditoria de marca.

Isso se torna cada vez mais essencial por conta do aumento da concorrência e do aumento da necessidade de oferecimento de produtos de qualidade maior.

 

Mas, especialmente, pela obrigatoriedade de manutenção de uma marca diferente do comum. 

 

Entretanto, é preciso destacar que, atualmente, o mercado é muito inconstante, tendo o surgimento de novas tendências todos os dias.

 

O que resulta na exigência de uma mudança e adaptação com frequência para que ela consiga se manter sempre atual e em destaque.

 

O que significa auditoria de marca?

Nesse contexto, surge o conceito de auditoria de marca, uma vez que ele se refere a um processo detalhado que tem o objetivo de analisar o quão bem os consumidores pensam que uma empresa está. 

 

Portanto, o serviço dela estará focado em realizar uma investigação para descobrir exatamente a localização de uma marca no mercado em relação à concorrência, o que a torna um meio muito eficaz para aumentar o valor da empresa. 

 

O grande objetivo da auditoria de marca é fazer com que um negócio se torne forte.

 

Em outras palavras, ter clientes mais fiéis, optando pela empresa ao invés da concorrência, aumentando sua lealdade e ajudando a diminuir os custos, o que gera maior destaque no mercado. 

 

Desse modo, basicamente, a auditoria de marca realiza uma análise profunda sobre os pontos fortes e fracos de uma empresa, explicitando oportunidades de negócios capazes de aumentar os lucros e ajudar no desenvolvimento dela. 

 

Nesse contexto, a auditoría de marca se responsabilizará por investigar e analisar diversas partes e ações da empresa, compreendendo seus pontos e o que funciona e o que não, sendo alguns deles:

 

  • Posicionamento perante os concorrentes no mercado;
  • Consciência de marca;
  • Storytelling e marketing visual;
  • Audiência, persona e público-alvo;
  • Eficiência e inovação;
  • Qualidade da experiência do usuário;
  • Nível de satisfação dos consumidores;
  • Estratégias de marketing;
  • Análise dos objetivos estabelecidos e seu alinhamento com as ações.

 

É importante destacar que essas ações variam de acordo com a empresa, podendo não serem as mesmas e nem as únicas implementadas. 

 

Resumidamente, então, a auditoria de marca funciona visando a avaliação completa da saúde e das campanhas da empresa.

 

Assim, mostrando tudo o que funciona e quais estratégias seriam benéficas a seguir, além de encontrar fraquezas e obstáculos.  

 

Qual o impacto da auditoria de marca?

Dessa maneira, a auditoria de marca consegue se destacar por ter papel fundamental na qualidade dos resultados apresentados pelas empresas.

 

Uma vez que ele consegue auxiliá-las a alcançar um ponto a mais de sucesso, o qual será analisado a seguir.

 

Atualização de acordo com o mercado

Esse cenário acontece especialmente porque o mercado está sempre mudando, assim como o comportamento do consumidor, o que faz com que precise existir uma adaptação e mudanças com o tempo e com certa frequência. 

 

Dessa maneira, a auditoria de marca conseguirá informar quais das ações deixaram de ser eficientes e precisam ser ajustadas para que ela continue a atingir o sucesso e quais delas são opções que devem ser mantidas. 

 

Por exemplo, se uma empresa de arquitetura que divulgava seu serviço por meio de panfletos físicos utilizar a auditoria, ela consegue perceber que as redes sociais se tornaram melhores opções para esse objetivo, adaptando-se e alcançando mais pessoas. 

 

Entender a situação da marca

Além disso, ela é uma ferramenta fundamental para compreender com precisão quais são os pontos fortes de uma instituição e os seus fracos, possibilitando o investimento naqueles que a destacam, aumentando o seu sucesso. 

 

Por exemplo, se uma designer de fachada de loja moderna, a partir desta análise, percebe que tem como ponto forte o uso de tecnologia, mas ponto fraco a experiência, ela conseguirá concentrar suas campanhas no destaque de sua inovação. 

 

Como consequência, ela consegue demonstrar mais para o público consumidor suas características que se diferenciam das concorrentes, atraindo mais delas e possibilitando direcionar as estratégias para o que aumentar o seu destaque. 

 

Conhecer a visão do público diretamente

A partir da análise da resposta do público perante suas ações, a auditoria permite que a empresa consiga compreender a visão do público em relação a suas ações e a ela em si, melhorando de acordo com seus desejos e melhorando a experiência. 

 

Isto é, se os clientes possuem a ideia de que a compra de roupas masculinas esporte fino de uma loja se torna uma dificuldade por conta da falta de atendimento personalizado, ela pode focar no estabelecimento de um relacionamento mais próximo com eles. 

 

Como consequência o seu público passa a vê-la de outra forma, percebendo que sua opinião de fato importante é que eles não são apenas oportunidades de venda, estreitando o relacionamento e favorecendo maior atração e manutenção deles. 

 

Alinhamento dos produtos e interesses

A maior parte das vendas que acontecem são graças ao fato de que o cliente encontra um produto ou serviço como solução para os seus problemas, o que é fundamental para a empresa, pois agrega valor às vendas. 

 

Portanto, é imprescindível que a empresa consiga encontrar alguma forma de fazer com que os interesses do seu público consumidor estejam alinhados com suas campanhas, produtos ou serviços. 

 

Isso porque, por exemplo, se o dono de uma marca precisa comprar brindes personalizados para o seu evento.

 

Portanto, ele optará por comprar daquela marca que identifica o seu problema, surgindo como uma solução, superando suas expectativas. 

 

Dessa maneira, ele passa a possuir uma visão positiva em relação àquela empresa, aumentando as chances de se tornar fiel, realizando um marketing boca a boca sobre ela, melhorando seu sucesso geral. 

 

Ademais, quando uma empresa consegue alinhar os seus produtos às expectativas dos consumidores, ela consegue garantir maior satisfação por sua parte, já que seus desejos são atendidos como o esperado. 

 

Localização no mercado

Essa análise profunda da situação da empresa e de sua comparação com os concorrentes dá a ela a chance de perceber como ela está localizada no mercado, como um posicionamento em relação aos outros. 

 

Com isso, ela tem a chance de identificar pontos que podem ajudá-la a se desenvolver e melhorar certos pontos, fazendo com que ela consiga superar a concorrência, e possivelmente, se tornar referência no nicho. 

 

Isto é, uma fábrica de camisetas lisas identifica que é a segunda melhor no ramo, ficando atrás apenas daquela que utiliza máquinas de produção mais rápida. 

 

Sendo assim, ela pode investir nesse ponto especificamente, tornando-se destaque e passando a ser a primeira. 

 

Diminuição dos prejuízos

Quando a auditoria é realizada com certa frequência, mesmo que não pareça necessário, é muito importante, porque ela permite um acompanhamento das estratégias aplicadas e dos seus resultados, mostrando sempre o que está funcionando e o que não. 

 

Assim, se em um mês uma marca de reforma de lojas comerciais está aplicando suas estratégias no e-mail, mas percebe no mês seguinte que seu público está se concentrando nas redes sociais, ela consegue mudar a plataforma rapidamente.

 

Sendo assim, ela diminui os seus prejuízos, pois não fica insistindo na aplicação e desenvolvimento de estratégias que não funcionam mais para a sua audiência ou para os objetivos que deseja alcançar. 

 

Prevenção de problemas

Quando existe um acompanhamento sobre a situação da empresa, as suas variáveis e influências, ela consegue identificar problemas com antecedência, antes mesmo de eles a afetarem de forma significativa. 

 

Desse modo, ao utilizar a auditoria de marca, a empresa consegue ter acesso a uma detecção antecipada de informações que podem afetar o seu funcionamento, seja algo dentro dela, algo no mercado ou relacionado aos seus compradores. 

 

Um exemplo, se uma desenvolvedora de adesivo transparente personalizado, pelo acompanhamento de mercado, percebe que os seus compradores estão migrando de rede social, ela consegue mudar junto. 

 

Com isso, ela consegue prevenir dias ou meses de produção e divulgação de conteúdo que não conseguirá alcançar o público-alvo, pois não está perto deles ou no seu local de influência. 

 

Conclusão

Em resumo, a auditoria de marca é essencial para qualquer empresa que deseja se desenvolver ou melhorar qualquer característica sua, seja ela uma criadora de conteúdo digital ou de sites com pin personalizado

 

Quando aplicada da forma correta, ela é capaz de garantir acesso a diversos benefícios, como tudo o que foi analisado ao longo do desenvolvimento deste artigo, os quais facilitam o trabalho geral da organização. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.