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Auditoria de mídias sociais: entenda como fazer e a sua importância

Fazer uma auditoria nas redes sociais da sua empresa pode ser uma ótima forma de conhecer melhor o mercado, a concorrência e a própria estratégia utilizada pelo seu negócio dentro desse canal de comunicação, desde o tom de voz até a parte estratégica.

De modo geral, podemos entender essa auditoria como um levantamento primário de informações relevantes, que sustentam e baseiam toda a atuação da empresa no canal.

O mais interessante dessa ação é a sua utilidade para profissionais de marketing que estão entrando nas companhias, assumindo as ações que permitem um crescimento nas redes e dentro do negócio como um todo, sendo então uma introdução de comunicação.

Apesar de focar em conquistar melhorias que possam ser benéficas para todo o processo de comunicação que é feito, é possível que haja a conquista de novas oportunidades.

No texto abaixo vamos aprender um pouco mais sobre a importância da atuação de negócios de software de gestão para pequenas empresas dentro das redes sociais, destacando o uso da auditoria de de que forma ela pode ser extremamente benéfica.

 

A importância da atividade de empresas nas redes

Uma das melhores formas de uma empresa começar a trazer resultados em suas vendas é estar nos mesmos espaços onde seus clientes estão, seja no centro de uma cidade, por meio da distribuição de folhetos, na televisão e nas redes sociais, as atuais queridinhas.

Sendo assim, para que um negócio de letreiro de loja funcione hoje estando relevante com o seu cliente, é bem provável que a empresa tenha que trabalhar suas contas nas redes.

Entretanto, estar dentro de um espaço de troca e comunicação não é o suficiente. 

É preciso que empresas saibam compreender todo o ambiente no qual seus consumidores em potencial estão inseridos, sabendo de fato as melhores maneiras de entrar em uma conexão.

É o caso de uma marca de roupas, que está presente no Instagram, lugar adorado pelo nicho que faz parte, e também pelo público-alvo que delimita seus compradores.

Mesmo estando de fato presente naquele canal, é preciso que a empresa saiba conversar com aquele usuário, interagir com ele, mostrar mais sobre seus conteúdos e serviços, sobretudo fazendo com que este se interesse pelo que ela tem a oferecer.

Assim, mais do que estar presente nas redes sociais, é preciso desenvolver estratégias que possam de fato conceber os melhores resultados, e fazer valer todo o esforço.

Sem nenhum tipo de direcionamento feito pelas equipes da empresa, a conquista do público-alvo e da audiência no geral passa a ser cada vez mais difícil de ser alcançada, potencializando um trabalho e um investimento que pode não gerar frutos.

Ao entrarmos nesse assunto, é necessário pontuar que as grandes empresas em todo o mundo, como uma loja de projetos de comunicação visual estão constantemente evoluindo suas técnicas e formas de atração de clientes, a partir de estratégias.

Uma das principais é a auditoria, um trabalho feito ainda no início de um trabalho com redes sociais de uma empresa, determinada pelo profissional que vai de fato cuidar para que as ações dentro daquele espaço sejam as melhores possíveis, agregando resultados.

 

O que é e como fazer uma auditoria em mídias?

Como dito acima, para que haja uma compreensão sobre os melhores modos de alcançar o cliente dentro de uma rede social, é preciso que a empresa compreenda mais sobre ele, sobre a mesma e a situação onde se encontra dentro daquele determinado canal.

Isso pode ser resumido e potencializado a partir de uma auditoria, uma atividade que envolve basicamente reunir todas as informações que possam ser relevantes para ações estratégicas nas redes sociais, baseadas em dados relevantes captados na rede.

Em outras palavras, a auditoria nas redes sociais de um  escritório compartilhado coworking é feita nos mesmos moldes que uma auditoria realizada em uma grande corporação, em áreas distintas da comunicação, como compras e almoxarifado.

O ideal neste sentido é captar o máximo de informações que tenham significado e relevância dentro de um contexto, que no caso das redes sociais, tem a ver com conexão.

Em primeiro lugar, é preciso determinar a equipe que vai realizar essa atividade, quase sempre comandada por um gerente ou chefe do setor de marketing.

Quase essa atividade é determinada a partir da ajuda de outros membros da equipe, que trabalham dentro do marketing, mas em cargos voltados à execução.

Alguns pontos podem começar a ser filtrados de uma rede, por exemplo, como o Instagram:

 

  • Melhores postagens;
  • Horários das melhores postagens;
  • Quantidade de seguidores;
  • Mensagens recebidas;
  • Compartilhamentos;
  • Perfil do público;
  • Número de seguidores;
  • Tempo de atuação;
  • Conteúdos por semana ou dia;
  • Objetivo principal.

 

Podemos ver que o levantamento feito na auditoria em uma rede social de automação empresarial requer um forte conhecimento e sinalização de toda e qualquer informação que tenha algum tipo de ligação com a atuação da empresa dentro do canal.

É importante produzir esse relatório sempre pontuando datas, números, quantidades e qualquer outro tipo de embasamento que possa ser utilizado posteriormente.

Outro ponto de interesse dentro de uma auditoria é a relação com a concorrência, sobretudo a partir dos dados que podem ser captados dentro das redes dessas empresas.

É interessante também fazer pesquisas em buscadores, procurando por potenciais relatórios ou levantamentos que estejam públicos, e possam ser utilizados dentro das principais análises feitas pela empresa de gestão patrimonial no processo.

Por fim, também se faz importante ter o reconhecimento de datas e qualquer tipo de ocasião que possa marcar o momento do levantamento.

Esse ponto é importante justamente para trazer embasamento de uma época que deve ser analisada e colocada em relatório, sendo então utilizada em comparativos com outras ocasiões, evitando que ocorra algum tipo de conflito de momentos.

Por exemplo, é importante verificar todo o período a partir de um mês fechado, onde será mais fácil analisar os dados e saber corretamente quantos seguidores a marca teve a mais, qual a valorização do seu conteúdo online, o engajamento, dentre outras questões.

 

As vantagens de colocar em prática

Até aqui você entendeu um pouco mais sobre o que é uma auditoria, como ela funciona, em meio a todos os principais pontos que fazem com que essa análise aconteça da melhor maneira, dentro do ambiente online, nas redes sociais de escritórios virtuais.

O primeiro ponto que pode ser colocado como benéfico de todo esse levantamento, seguido de uma análise, é o descobrimento de pontos de melhoria em estratégias feitas nas redes, sobretudo a partir da verificação do que deve ou não ser modificado dentro delas.

Um dos principais pontos dentro dessa determinação diz respeito ao próprio conteúdo que é produzido, fazendo com que ele se torne cada vez mais próximo do público-alvo.

Outro ponto de importância fala sobre a comparação entre as ações da própria empresa e de seus concorrentes, principalmente a partir do engajamento dos usuários online.

Por exemplo, a partir dessa compreensão fica fácil entender de que forma o conteúdo e a linha editorial da rede social de uma empresa de totens personalizados pode mudar para estar no mesmo nível que aquela realizada por um concorrente, na mesma rede.

A busca por soluções de problemas e encontro de oportunidades também é uma das vantagens de uma auditoria, tendo em vista que há uma análise profunda sobre a rede.

É o caso de uma empresa de informática, que vê dentro da análise feita pela auditoria uma demanda de mostruário de produtos dentro do Instagram, por meio da ferramenta shopping, facilitando o acesso aos valores e opções de produtos da loja.

Por meio dessa modificação haveria uma maior facilidade para entrar em contato com a empresa por meio do seu site, sobretudo para verificar as informações dos produtos.

E dentre tantas outras possibilidades agregadas a uma empresa e ao setor de marketing com a auditoria nas redes sociais é de fato a mudança dentro das ações e estratégias feitas pela equipe dentro de um canal, podendo inclusive influenciar outros.

Com as informações certas, que determinam o sucesso ou mudanças necessárias na conduta nas redes sociais, uma marca consegue se reerguer a tempo, fazendo valer o investimento, e se preparando para utilizar caminhos de comunicação totalmente novos.

 

Considerações finais

Sem dúvidas a auditoria é uma das principais funcionalidades e ações que devem ser feitas por profissionais de marketing que assumem equipes de redes sociais, tanto para reconhecer pontos positivos quanto para melhorar aqueles que possam ser negativos.

Além disso, é uma ótima opção para reformular estratégias, focando em caminhos que possam trazer um melhor relacionamento com o público e resultados em vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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