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Automação de marketing; Quais otimizações podem trazer mais resultados?

A automação de marketing tem sido uma importante ferramenta para alcançar resultados mais satisfatórios em empresas dos mais variados nichos. Trata-se do uso da tecnologia para automatizar diversas operações e processos de marketing.

O avanço da tecnologia tem permitido resultados cada vez mais positivos em diversos ambientes, especialmente no campo profissional.

Estes avanços acabam sendo fundamentais para você conseguir explorar serviços manuais de forma mais rápida e prática. 

Hoje em dia, uma empresa de roupas femininas para revenda pode agilizar muito seu trabalho com a automação.

Quando seus colaboradores não precisam se preocupar com esse tipo de ação repetitiva, podem se focar em construir melhores resultados, criando novas operações e processos que acabam sendo mais vantajosos.

Muitas pessoas ainda não conseguem entender exatamente o que é a automação de marketing. Por isso, é importante ter total ciência do que se trata esse mecanismo para você conseguir explorar da melhor forma possível suas opções.

Muitos empresários acreditam que qualquer ação que seja realizada de forma automática já esteja enquadrada como automação de marketing.

Entretanto, é preciso se atentar aos detalhes que tornam esse tipo de automação tão necessária.

Para conseguir aplicar corretamente a automação de marketing em seu projeto de loja de roupa, é preciso muito planejamento e conhecimento.

Utilizar a automação de marketing é conseguir compreender e agir de forma personalizada em suas ações, identificando todos os pontos que podem ser otimizados e como permitir que sua equipe esteja melhor engajada com as metas e objetivos da empresa.

Como estruturar sua automação?

Conseguir estruturar sua empresa utilizando as ferramentas de automação não é um trabalho difícil, mas exige muito planejamento e organização para que todas as suas estratégias possam ser otimizadas.

Para garantir o funcionamento de todos os recursos de automação, você deve pensar e planejar de forma que não fiquem dúvidas quanto às ações da empresa.

É possível até mesmo pensar em ações conjuntas, se você estiver em um Projeto de Sala Comercial, por exemplo.

Por isso, quanto mais você der atenção a alguns elementos da estruturação, mais fácil será colocar em prática.

Planejamento é fundamental

Qualquer ação que se proponha a seguir para a prática sem que haja um planejamento cuidadoso antes é um convite ao fracasso. 

Isso acaba forçando diversas etapas do trabalho a serem feitas novamente e acaba atrasando toda a produção.

Quando você opta por investir em ferramentas de automação, o ideal é reduzir o tempo de atividades e aumentar a produtividade, não o contrário. 

Por isso, quanto mais você conseguir melhorar o tempo de ação das atividades, melhor.

Dessa forma, você conseguirá conquistar um espaço adequado na empresa, sem se preocupar com nenhum tipo de recurso falho que precisará de reparos, uma vez que tudo terá sido planejado corretamente e testado.

Ao utilizar as ferramentas de automação para divulgar seu espaço de coworking, você precisa se atentar a vários detalhes.

Quanto mais você fizer o planejamento de toda a sua operação, mais assertivas serão as respostas que você terá. 

Isso inclui:

  • Perfil de cliente;
  • Conteúdo do funil de vendas;
  • Fluxos de nutrição;
  • Utilização de personas.

Quanto mais bem desenhado e estruturado estiver o planejamento, maiores serão as chances de você conseguir explorar corretamente estes elementos. 

Neste caso, especialmente, a automação pode ser muito útil em diversas etapas do processo.

Quando você sabe exatamente onde quer chegar e como fazer isso, consegue programar inteligências artificiais e robôs para conseguir alcançar estes resultados.

Utilize fluxos alternativos

Um funil de vendas é uma das principais maneiras de acompanhar a jornada de compra de seus clientes.

Por meio dele, é possível identificar em que momento os consumidores se encontram e como você pode agir para conseguir passá-los para um estágio mais avançado.

Assim, você conseguirá encontrar com mais facilidade os consumidores de convites personalizados que você estiver produzindo.

Quanto mais você estiver familiarizado com este tipo de recurso, mais fácil será aplicar ferramentas de automação para conseguir os objetivos que você espera com gastos menores e uma taxa de retorno muito maior.

Entretanto, é preciso compreender que nem sempre o fluxo do cliente será o mesmo. Você deve estar pronto para identificar e entender as diferenças no fluxo para conseguir aproveitar da melhor forma possível as ferramentas de automação.

O cliente de hoje em dia preza muito pela personalização e pela atenção dada exclusivamente a ele.

Por isso, utilizar ferramentas que eliminam a parte mecânica do trabalho e permitem que seus colaboradores possam passar mais tempo em diálogo, melhor.

Defina as etapas de seu funil

Para conseguir compreender de uma maneira melhor e mais inteligente o que os seus clientes passarão em cada um dos momentos do funil de vendas, você precisa definir e detalhar corretamente cada uma de suas etapas.

Este tipo de recurso é importante para criar familiaridade com as etapas do funil, garantindo que você consiga estruturar de forma mais completa todos os elementos que fazem um lead passar para a oportunidade de negócios.

Quanto mais você compreende como funciona cada etapa de um determinado negócio, maiores são as chances de ele conseguir um bom engajamento.

Pensando nisso, é importante contar com algumas ferramentas de automação que podem ser muito úteis nesse processo. Para a venda de placas informativas personalizadas, é importante saber onde está seu cliente no funil.

A automatização de alguns destes elementos é fundamental para conquistar um bom espaço no mercado, uma vez que acaba agilizando todo o processo do funil e consegue engajar vendas de maneira mais rápida.

Além disso, as ferramentas de automação acabam conquistando um espaço maior por conta de suas possibilidades.

Isso porque muitas vezes você tem diversos clientes para atender simultaneamente, e uma ferramenta automatizada consegue lidar com esse tipo de situação com muito mais tranquilidade.

Benefícios da Automação de marketing

Existem inúmeros benefícios que essas ferramentas apresentam em frente às necessidades da empresa. 

O objetivo final de qualquer ação desse tipo é basicamente conseguir mais vendas, e aumentar a saúde financeira da empresa.

Por isso, investir em ferramentas de qualidade que melhoram todo o processo é fundamental.

Nutrição de leads

O lead é uma parte muito importante do funil de vendas. É aquele consumidor que já tem interesse em engajar-se em um relacionamento com a empresa, mas ainda não está certo ou acredita que não é o momento ideal.

Esse cliente precisa ser nutrido frequentemente com informações, conteúdos interessantes e outros argumentos, uma vez que o fato de não estarem prontos para a compra não significa que em breve isso não irá acontecer.

Um cliente que deseje um cartão de visita colorido pode não estar no momento certo, mas ser cativado até a hora de converter-se em consumidor.

Por isso, é importante criar ferramentas que possibilitem uma manutenção eficiente desse relacionamento, sem que você precise movimentar um colaborador especificamente para cada cliente que se encontra nesse estágio.

Maior eficiência

O processo de compra é uma ação lenta e complexa, que passa por vários estágios até ser efetuada. Quanto mais você conseguir automatizar as etapas desse processo, mais rapidamente conseguirá avançar neste caminho.

É importante conhecer o usuário para saber exatamente o que e quando oferecer algo para ele. Assim, você acaba elevando o potencial de conversão através de ferramentas de automação, que possibilitam um engajamento maior com os consumidores.

Dessa forma, você acaba fazendo com que o funil de vendas se movimente de forma muito mais rápida, tornando os leads mais propensos a serem convertidos pela sua equipe de vendas no momento certo.

Trabalha a comunicação

Em qualquer processo de vendas da atualidade, a comunicação é um passo essencial. É importante ter em mente que o cliente atual busca humanização e personalização. Não há mais espaço para um atendimento impessoal.

Por isso, quando você pensa em formas de automação de marketing, a comunicação deve ser planejada para funcionar de maneira orgânica, possibilitando um atendimento muito mais próximo e real.

O ideal é utilizar a automação no período de segmentar o cliente, para que depois entre o atendente humano gerando a personalização do atendimento. Dessa forma, você garante que o cliente terá toda a atenção voltada para ele.

Fazer um flyer festa será um trabalho muito mais fácil se você conseguir gerar uma boa comunicação com os organizadores, por exemplo.

O resultado desse tipo de ação é uma comunicação rápida, direta e eficiente, o que acaba trazendo ainda mais valor para sua marca e faz com que os clientes se interessem em conhecer mais de seu trabalho.

Preparação melhor

Quanto mais você consegue apresentar conteúdo por meio das ferramentas de automação, maior será o preparo que o cliente terá quando chegar o momento certo de sua equipe de vendas iniciar a interação.

Dessa forma, o cliente já chegará para o momento do diálogo com poucas ou nenhuma dúvida, o que permite que o vendedor consiga abordar de forma mais direta, atraindo para a conversão este tipo de cliente.

Considerações finais

Hoje em dia, não pensar em utilizar a tecnologia para melhorar os processos da empresa é uma falha tremenda de estratégia.

Cada vez mais, empresas de todos os setores têm sido beneficiadas com recursos e ferramentas poderosas de tecnologia.

A automação tem sido uma das mais importantes, tanto no setor operacional quanto em outras áreas. A automação de marketing nesse caso merece um destaque a parte por facilitar muito o trabalho de sua equipe de profissionais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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