INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

BI e AI: Como unir ambas em prol do desenvolvimento da sua empresa?

BI e AI (siglas para Business Intelligence e Inteligência Artificial, respectivamente) são estratégias e ferramentas importantes para qualquer negócio que queira se desenvolver.

A tecnologia vem avançando constantemente e nos inseriu em uma transformação digital, que rapidamente foi adotada pelas empresas.

É dessa forma que as companhias têm acesso a diferentes benefícios e potencializam seus processos e estratégias. Dentre as principais ferramentas tecnológicas utilizadas pelas organizações estão o BI e AI.

O Business Intelligence tem como missão coletar e analisar dados para melhorar as tomadas de decisões dentro das empresas.

A Inteligência Artificial, por sua vez, trata-se de recursos tecnológicos que podem otimizar diferentes processos dentro de uma organização, como no caso do atendimento ao cliente.

Essas duas ferramentas podem ser integradas e utilizadas para diversas necessidades, melhorando o desenvolvimento do negócio e otimizando os seus resultados.

Entretanto, é importante saber extrair valor das informações trazidas por essas ferramentas para que a organização se torne uma líder no mercado.

Pensando em te ajudar nesse sentido, no presente artigo, vamos explicar o que é Inteligência Artificial, o conceito de Business Intelligence, como é possível trabalhá-los juntos e quais são as vantagens dessa união. Confira!

 

O conceito de Business Intelligence

Business Intelligence, ou simplesmente BI, consiste no uso de plataformas, softwares e práticas que coletam e analisam informações, com o objetivo de melhorar as tomadas de decisões estratégicas.

Por meio dos recursos utilizados, é possível conhecer todo o histórico da companhia, analisar o mercado, fazer análises externas e utilizar dados de sistemas internos.

Ao utilizar esses softwares, um fabricante de brindes personalizados aumenta a sua vantagem competitiva, visto que suas ações passam a ser embasadas em dados concretos.

Como resultado, a gestão se torna menos intuitiva e permite uma visão estratégica que leva a empresa a fazer planejamentos orientados por dados.

Essas informações são coletadas, processadas e analisadas e, dentro de um relatório, aumentam o conhecimento do gestor acerca das necessidades dos clientes e do comportamento da concorrência.

Também é por meio do BI que a companhia identifica ameaças, consegue adotar medidas de segurança mais eficientes e aumenta as oportunidades de negócios.

 

Do que Inteligência Artificial se trata?

A Inteligência Artificial pode ser aplicada em vários setores da sociedade, indo muito além do universo corporativo.

Ela se refere à capacidade das máquinas em executar uma função, por meio de um sistema de aprendizado, permitindo que elas simulem a inteligência e a capacidade de decisão do ser humano.

Ela pode funcionar por meio de programação, com a criação de um algoritmo, ou pelo aprendizado de máquina (machine learning), em que o sistema faz o cruzamento de dados, de maneira totalmente autônoma.

Diversas empresas, como uma agência de serviços de comunicação visual, têm utilizado a IA no desempenho de tarefas burocráticas, melhorando sua produtividade.

Um exemplo clássico da aplicação de Inteligência Artificial é no atendimento ao cliente, oferecendo respostas para questionamentos e procedimentos corriqueiros, como:

  • Confirmação de pedido;
  • Envio de boletos;
  • Dúvidas comuns;
  • Prazo de entrega.

Dentro das indústrias, a Inteligência Artificial assumiu funções de risco, reduzindo o número de acidentes de trabalho e melhorando a capacidade produtiva.

Por meio dessa tecnologia, é possível automatizar tarefas burocráticas e analisar dados de maneira autônoma. Ademais, através das redes neurais, a companhia faz uma mineração de dados, que aumenta a produtividade e melhora a tomada de decisões.

 

A junção desses conceitos ajuda a desenvolver um negócio?

O Business Intelligence e a Inteligência Artificial podem trabalhar em conjunto, para atender diferentes objetivos. Mas a principal função dessa reunião é gerar insights, permitir a análise de históricos de clientes e aumentar a capacidade preditiva da empresa.

Existem várias maneiras de unir essas duas ferramentas, e juntas, elas permitem alcançar diferentes objetivos. E dentre as formas de unir essas duas tecnologias estão:

 

1 – Monitorar os concorrentes

Uma empresa especializada na construção de fachada de loja pode utilizar esses recursos tecnológicos para monitorar sua concorrência.

Toda empresa precisa estar por dentro dos movimentos de seus concorrentes, sabendo um pouco mais sobre suas campanhas e o engajamento do público com eles.

Também é uma oportunidade de aprender com os erros de outras empresas do mesmo setor que você, identificando práticas que podem não ser tão positivas para a sua empresa.

 

2 – Realizar análises preditivas e prescritivas

Esta talvez seja a principal maneira de unir o BI e a IA. Por meio desse trabalho, é possível descobrir as tendências do mercado e investir em práticas que atendam às suas demandas.

No entanto, para trabalhar de maneira estratégica é fundamental fazer uma análise preditiva e prescritiva. A análise preditiva se baseia em dados históricos, com o objetivo de obter informações que ajudem a prever movimentações futuras.

Com isso, uma empresa de comunicação visual consegue fazer análises de riscos e trabalhar com prognósticos que permitem traçar um novo caminho para o negócio.

Quanto à análise prescritiva, seu objetivo é identificar de que maneira as possíveis decisões podem impactar os negócios.

Ela também ajuda no surgimento de ideias que mostrem quais ajustes precisam ser feitos, para que a organização atinja seus objetivos.

Isso melhora cada vez mais a tomada de decisão, além de fazer com que a empresa seja plenamente capaz de atender às expectativas de seus clientes.

 

3 – Para criar oportunidades de negócio

Também é possível combinar BI e AI para gerar novas oportunidades de negócios. Isso acontece por meio da estruturação de dados, que possibilita tomadas de decisões mais ágeis e embasadas em dados precisos.

Com isso, a companhia conta com ferramentas que ajudam a identificar oportunidades de negócios. Para isso, são utilizadas técnicas de segmentação, que separam os dados com base nas características semelhantes.

Isso ajuda a identificar movimentações de potenciais clientes, fazendo com que a companhia ofereça produtos e serviços que estejam de acordo com essa demanda.

Além disso, a marca também desenvolve a capacidade de analisar o comportamento dessas pessoas e investir em estratégias que correspondam ao perfil delas.

 

4 – Proteger a segurança das informações

Uma empresa de consultoria administrativa e financeira lida com dados importantes de seus clientes, por isso, é fundamental que ela garanta a segurança dessas informações.

Esse trabalho é frequentemente debatido pelos gestores, pois a segurança de dados garante mais retorno em ações futuras.

Juntamente com a Inteligência Artificial, a companhia consegue detectar os desvios, uma estratégia que entra na prática de mineração de dados.

A partir disso, qualquer movimentação que não esteja dentro do normal é automaticamente identificada, visto que a organização passa a utilizar sistemas robustos de criptografia e controle de acesso.

 

Impactos positivos da união do BI e AI

A união entre o Business Intelligence e a Inteligência Artificial pode trazer muitos benefícios de curto, médio e longo prazo para os negócios. Dentre os principais impactos positivos estão:

 

Aumentar a produtividade

Essas duas tecnologias são muito eficientes com a gestão de dados, por isso, uma empresa que aluga sala comercial coworking pode contar com ferramentas que funcionam 24 horas por dia, coletando uma grande quantidade de dados e analisando-os.

Isso é muito importante porque os dados orientam as decisões e sempre existe uma grande quantidade de informações que precisam ser verificadas.

Se você sabe lidar com todas elas, utilizando ferramentas tecnológicas adequadas, é possível melhorar as tomadas de decisão e, assim, aumentar a produtividade.

Inclusive, existem algumas ferramentas que tornam a organização mais produtiva sem que ela precise gastar muito com isso.

 

Redução de custos

Uma empresa de serviços gráficos ou qualquer outra consegue reduzir consideravelmente os seus custos com análise de dados, a unir a Inteligência Artificial com a inteligência corporativa.

Além de aumentar a captação de dados, essas ferramentas evitam que as organizações percam tempo com avaliações que não são relevantes para elas.

É vital lembrar que a análise de dados é uma tarefa onerosa e demorada, o que pode fazer com que a organização perca a oportunidade de agir.

O trabalho em conjunto do BI com a AI torna os custos operacionais mais baratos e financeiramente acessíveis. Além disso, a empresa gasta muito menos para colocar suas ideias e planejamentos em prática.

Em outras palavras, uma gráfica de plotagem de projetos será capaz de economizar financeiramente, sem deixar de gerar insights confiáveis, além de diminuir a quantidade de erros.

 

Conclusão

As ferramentas tecnológicas são fundamentais para que a corporação consiga crescer e conquistar um espaço no mercado.

Entre os principais recursos tecnológicos que as empresas utilizam hoje em dia, existem o Business Intelligence e a Inteligência Artificial.

Separadamente, eles trazem muitos benefícios para as organizações, mas como vimos ao longo deste texto, ao serem utilizados em conjunto, podem melhorar ainda mais o desenvolvimento e o crescimento do negócio.

Com isso, ele conquista mais espaço, atrai um número maior de clientes e se consolida baseado em informações concretas sobre o seu setor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.