INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Black Friday: O que você precisa para vender mais esse ano?

É de conhecimento geral, tanto por parte das empresas quanto pelos consumidores que a Black Friday, é uma oportunidade gigante de realizar vendas e compras. 

Contudo, para que a estratégia seja aplicada da forma correta é essencial que ela seja bem planejada e trabalhada, ao mesmo tempo que se junta com outras aplicações, uma vez que engloba necessidades de marketing e atração de consumidores.

Isso porque, nesses períodos, uma grande quantidade de marcas investem na publicidade e divulgação, investindo em estratégias para atrair a atenção do consumidor, o que obriga as empresas a mostrarem o seu diferencial, como em uma competição.

Isto é, se uma empresa de entregas rápidas deseja se destacar na Black Friday, ela precisa levar em consideração que outras lojas farão o mesmo, seja com descontos ou publicidade, exigindo que suas estratégias convençam o cliente de que é a melhor escolha. 

Nesse contexto, surge a necessidade de estabelecer um planejamento de qualidade e que consiga atingir todos os objetivos do negócio nessa oportunidade única de aumentar significativamente suas vendas. 

 

Por qual motivo criar um planejamento?

Em geral, todas as datas comemorativas conseguem afetar positivamente as vendas de uma empresa.

Contudo, é essencial que ela saiba como criar estratégias capazes de dar destaque para as suas ações. 

Sendo assim, ela precisa criar um planejamento que leve em consideração todos os seus recursos e oportunidades, abrangendo análises a curto, médio e longo prazo, sendo realmente uma organização específica do que será feito. 

Isso é muito importante, pois garante um controle muito maior sobre tudo o que será feito e diminuirá a taxa de problemas repentinos. 

Para ficar mais claro, os principais motivos serão destacados a seguir:

  • Maior controle sobre o que será feito;
  • Possibilidade de organização do orçamento;
  • Criação de estratégias mais eficientes;
  • Possível análise da concorrência;
  • Análise mais complexa sobre os consumidores;
  • Implementação de publicidade mais desenvolvida.

Um exemplo desse impacto é que se uma empresa de programa para gestão financeira está com as suas vendas em baixa, ela pode investir pesado em épocas que sabe que haverá aumento de vendas, facilitando a distribuição do orçamento para tempos de alta. 

Basicamente, realizar um planejamento levando em consideração todos os tempos permite uma maior folga para desenvolvimento das estratégias, o que permite que elas sejam mais estudadas e eficientes. 

Para isso, existem diversos planos que podem ser criados com a equipe completa, capazes de explicar as ações de cada setor e servir como base para tudo que será feito. 

Todavia, é preciso unir todas as áreas para que os problemas possam ser evitados. 

 

Como a Black Friday impacta as empresas?

Dessa forma, é possível concluir que a data da Black Friday pode impactar significativamente os resultados das empresas. 

Por esse motivo, serão analisados diversos motivos que comprovam a importância de uma boa campanha nesse período. 

 

Chances de ficar conhecida

Nos tempos de Black Friday, os consumidores estão interessados em realizar compras, pois é um período conhecido por ter diversas oportunidades incríveis por eles. 

Entretanto, grande parte das empresas está focada em investir no marketing. 

Por esse motivo, quando uma empresa cria uma campanha de marketing de qualidade, ela é capaz de se destacar em meio à alta concorrência e ganhar visibilidade no mercado no qual está inserida. 

Dessa forma, ela consegue alcançar um número maior de clientes, aumentando o número de pessoas que conhecem a marca e despertando o interesse delas. Com isso, há um aumento da propagação dela. 

Por exemplo, se uma loja de bloco de notas personalizados consegue investir em uma publicidade muito boa sobre os seus descontos no período, ela aumentará o número de pessoas interessadas e o compartilhamento da informação, atraindo mais potenciais. 

 

Probabilidade de melhorar a imagem 

A Black Friday é um período conhecido por muita enganação por parte das empresas, pois muitas delas aumentam o preço momentos antes do dia para voltar ao preço original no dia, dando a impressão de um desconto muito grande. 

Por esse motivo, investir em estratégias de marketing que sejam de qualidade e reais fazem com que o cliente veja a empresa com uma imagem melhor, aumentando a sua autoridade e credibilidade. 

Além disso, é importante implementar boas ofertas, pois isso aumentará a satisfação dos clientes e a taxa de recomendação, o que é essencial, uma vez que será iniciado um ciclo de recomendação, aumentando o alcance dela e as compras. 

Um exemplo disso é uma loja de uniforme personalizado que ao agradar um cliente com um desconto que valha a pena, fará com que ele mande a promoção para seus amigos com chances de comprar, tornando-se um promotor daquela empresa, beneficiando-a demais. 

 

Ensejo de captar novos clientes

Como consequência dos pontos anteriores, as estratégias bem aplicadas durante essa data comemorativa garante o aumento da captação de novos clientes.

Uma vez que maior visibilidade e autoridade faz com que ela chegue a mais pessoas que podem se interessar. 

Para isso, é imprescindível determinar com eficiência quem será o público-alvo daquela campanha e entender todas as características sobre eles, ou seja, seus interesses, desejos e problemas, permitindo que eles sejam satisfeitos mais facilmente. 

Um exemplo disso é se uma empresa de fachada de loja de roupas sabe quais os problemas de seus clientes, ela consegue criar campanhas que surjam como uma solução para eles, elevando as chances de comprarem com ela, essencial com a competitividade. 

 

Como construir boas estratégias?

Portanto, existem algumas dicas que são capazes de facilitar o processo de construção de estratégias de marketing que sejam mais eficientes para as vendas durante a Black Friday. 

 

Junte a compra com brindes

Qualquer um envolvido no mercado de vendas sabe que os clientes ficam mais tentados a comprar quando há alguma recompensa grátis junto com a compra, como um brinde. 

Logo, investir em um mimo, mesmo que seja barato, pode surgir como um diferencial.

Por exemplo, uma empresa de consultoria financeira poderia oferecer como recompensa uma pequena porcentagem de desconto na segunda contratação após a compra durante a Black Friday ou o envio de um produto para ajudar o contratante, como uma lousa branca.

É essencial destacar que é preciso fazer uma análise sobre os custos e os benefícios da estratégia e do produto a ser enviado gratuitamente para que não haja prejuízo. 

Além disso, o brinde precisa ter relação com a empresa, para que o efeito seja o desejado. 

 

Realização de uma contagem

Outra ação muito boa do marketing é a realização de uma contagem regressiva para o momento dos descontos, pois é uma forma de criar expectativa nos consumidores e ampliar o sentimento de antecipação. 

Isso pode ser feito no próprio site ou nas redes sociais da empresa, garantindo que os clientes e potenciais tenham acesso fácil e se lembrem sobre. 

No entanto, é imprescindível que essa expectativa seja atendida, ou seja, os descontos sejam como o esperado. 

Por exemplo, uma empresa de avaliação de ativos pode criar uma contagem regressiva para a Black Friday destacando que será lançado um novo serviço de sua empresa, garantindo que os interessados tenham curiosidade para conhecer e marquem presença. 

 

Tenha a garantia de um estoque completo

Como já há conhecimento que as vendas irão aumentar durante a Black Friday, torna-se fundamental que haja um estoque completo e preparado para a alta nas vendas, garantindo que não faltarão produtos e vendas não serão perdidas.

Para isso, é imprescindível que seja realizada uma análise do número de vendas anteriores para não surgirem problemas de falta ou de excesso de produtos, permitindo a sua venda completa e minimizando os prejuízos. 

 

Preste atenção no frete

O frete de um produto pode ser uma escolha decisiva no momento da compra, principalmente, em datas comemorativas.

Visto que além da alta competitividade, a maioria compra mesmo sem precisarem, apenas pelo preço, então frete alto pode fazê-las desistir. 

Sendo assim, quanto mais barato ele for, melhor, mas é ainda mais atrativo se a empresa for capaz de disponibilizá-lo de graça. 

Deve-se conversar com os fornecedores e transportadores como uma forma de tentar entrar em um acordo para diminuir o valor.

Além disso, o tempo de entrega também influencia muito na decisão do consumidor. 

Por isso, é preciso realizar uma análise prévia antes do dia importante para que todos esses pontos consigam ser minimizados para agradar os clientes de fato e conseguir as vendas. 

 

Conclusão

Em suma, a Black Friday surge não só como uma data comemorativa, mas como uma oportunidade muito vantajosa para aumento de vendas de qualquer empresa, seja ela uma loja de eletrodomésticos ou de coleta e entrega de encomendas

Dessa forma, é essencial destacar que algumas estratégias de marketing de qualidade se fazem necessárias para acesso a bons resultados, como as dicas que foram fornecidas ao longo deste artigo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.