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Black Friday: Saiba como preparar seu e-commerce

A Black Friday é um grande potencializador de negócios. A data é uma das maiores do mundo para o comércio, e participar dela é importantíssimo para a saúde financeira de sua empresa.

Um empreendimento que trabalha com serviço de motoboy, por exemplo, pode alavancar muito as vendas de seu serviço com uma boa infraestrutura desta data comemorativa.

A origem da Black Friday é antiga, e o termo é uma referência a graves crises no mercado dos Estados Unidos. Esses agravamentos levaram as empresas a baixar seus preços para tentar manter um lucro no mercado, que era aproveitado pelos consumidores.

Surgido na Filadélfia, o evento tornou-se a pouco tempo o maior dia de compras do mundo, ganhando impacto internacional ao se espalhar, gerando a ideia de um dia com grandes descontos por parte do comércio, facilitando o poder de compra das pessoas.

É essencial pensar na Black Friday como uma grande oportunidade de gerar novas conversões e ganhar muitos novos clientes, no entanto, é preciso cautela e atenção para um planejamento adequado que não prejudique seu comércio.

Começando no Brasil em 2010, diversas lojas têm incorporado em seus calendários a data, que normalmente é o dia seguinte ao feriado norte-americano conhecido como “Dia de Ação de Graças”, sendo realizado na última sexta-feira do mês de novembro.

Muitas empresas alugam até mesmo uma estrutura de galpão para dar conta de estocar os itens que serão vendidos na data.

Os valores movimentados anualmente são impressionantes e, hoje em dia, é difícil pensar em não participar da Black Friday, pois o prejuízo pode ser muito grande.

Pensando nisso, neste artigo, apresentamos algumas dicas de como seu negócio deve preparar-se para a Black Friday, bem como algumas dicas para conseguir vender bem nessa data. Acompanhe!

Como se preparar para a Black Friday

Não basta colocar descontos em seus produtos e esperar os clientes chegarem até eles. 

Hoje em dia, uma boa estratégia de marketing é fundamental para o funcionamento de uma empresa, e em datas como essa, é mais importante ainda as ações planejadas.

É ideal possuir um pedestal organizador de fila para colocar na área externa de sua loja física, uma vez que a organização deve ser fundamental durante esse dia.

Muitas empresas já costumam tomar a dianteira e anunciar suas promoções antes da data específica. Isso permite que o consumidor faça as escolhas do que pretende comprar e se programe financeiramente para os gastos.

Esse tipo de ação acaba desenvolvendo um gatilho mental no público-alvo, que começa a criar expectativas para a data.

Promoções que realmente se destaquem têm ainda a possibilidade de expandir sua rede de clientes e alcançar novos consumidores que não tinham acesso a seu nicho.

Para não perder o momento, é interessante que toda a campanha prévia a data da Black Friday seja trabalhada em torno de descontos menores e promoções rápidas, que atraiam o cliente e os façam começar a consumir antes mesmo da sexta-feira.

Logo, no dia, a empresa pode preparar a parte pesada das promoções, fazendo com que as pessoas que estavam acompanhando tenham possibilidade de adquirir muito mais.

Comparar preços com a concorrência é uma estratégia que deve ser realizada o ano inteiro.

Um cliente irá procurar pela internet qualquer produto, até mesmo um colar 7 chakras, para avaliar a diferença de preços e de produção. Por isso, é importante ser honesto e ético com as promoções da Black Friday.

Além disso, é preciso identificar o quão dentro do mercado seus produtos ou serviços estão. Entretanto, vale a pena conferir promoções especiais e descontos de Black Friday que os concorrentes estão sugerindo.

Dessa forma, você pode avaliar a situação e identificar um preço competitivo e agradável ao público, sem perder uma margem de lucro. É fundamental que o preço seja qualificado, entretanto.

Um valor muito baixo para um produto pode levantar dúvidas sobre a qualidade e a segurança do item apresentado, diminuindo as chances de venda. Mantenha-se competitivo, ainda que com preços baixos.

Se você fizer as contas e não conseguir diminuir o preço abaixo de seu concorrente, vale a pena tentar outras formas de conquistar o cliente.

Um desconto ou isenção de frete vale muito nesse tipo de situação, e uma diminuição no tempo de entrega pode ser o diferencial que fechará a compra.

Mesmo em serviços, você pode oferecer, por exemplo, um preço promocional para motoboy contrato mensal, melhorando seu portfólio e ganhando mais clientes.

Tenha seu e-commerce bem estruturado

Além das dicas dadas acima, é importante preparar seu site para a Black Friday é fundamental. Só assim ele alcançará os resultados adequados para a data, com um planejamento estratégico completo e uma ação de marketing contundente.

Garantir o estoque de seus produtos é uma excelente sacada. Estime com base nos resultados de anos anteriores para criar uma estrutura adequada, pensando nos produtos com mais saída e nos destaques de suas divulgações.

Como a maioria das lojas oferecem opções alternativas de frete, busque opções menos custosas e que ofereçam o melhor serviço para o cliente.

Durante esse período, junto das vendas que crescem vertiginosamente, a demanda de atendimento também pode aumentar. Não hesite em contratar funcionários temporários para suprir a necessidade de atendimento.

Por serem pessoas que não estão a muito tempo na empresa, é fundamental que haja uma capacitação boa e qualificada, para não causar nenhum tipo de transtorno no atendimento.

Seus colaboradores devem saber exatamente o que você está vendendo, para uma melhor conversação. Se você está tentando vender bermuda tactel elastano, é preciso compreender o tipo de questionamento que um consumidor fará, por exemplo.

No começo da difusão da Black Friday no Brasil, muitas pessoas tentaram fazer promoções falsas e aplicar golpes no consumidor. Isso gerou uma desconfiança que muitas vezes permanece nos clientes.

Por isso, é de fundamental importância que suas promoções sejam reais e honestas. 

Ofereça opções realmente boas, uma vez que a maioria das pessoas tem buscado em históricos e faz uma publicidade negativa forte em empresas que tentam passar a perna no consumidor o durante o evento.

Dicas para vender bem na Black Friday

O consumidor costuma procurar lojas que tenham descontos especiais durante a época. Por isso, criar uma página exclusiva com todas suas promoções pode ser um excelente meio de atrair mais público.

Coloque seu vinho halberth em destaque para conseguir alcançar mais pessoas com a promoção.

É ideal que a página reflita o evento, usando cores temáticas e várias chamadas para ação (CTAs) que destaquem a qualidade de seus serviços ou produtos e por que aproveitar as promoções que você está fazendo.

Reduzir preços progressivamente também é uma excelente estratégia de venda. Nesse caso, a expectativa é ganhar pela quantidade. Oferecer um desconto de 20% que aumenta progressivamente a cada item adicional comprado pode alavancar muito suas vendas.

Anúncios são fundamentais para melhorar suas vendas durante a Black Friday. Dentre as opções de engajamento, você pode divulgar através de:

  • Rádio e TV;
  • Internet;
  • Redes sociais;
  • Panfletos e outdoors.

Qualquer elemento que possa difundir suas promoções é válido. Aproveite também a ocasião para aumentar seu engajamento em redes sociais, utilizando hashtags e outras ferramentas para que sua publicidade alcance mais pessoas.

Além disso, ganhar novos clientes é ótimo, mas é preciso pensar em vantagens para aqueles que já são fiéis a sua empresa. 

Essas pessoas se engajam com o estabelecimento e seguem consumindo, sendo uma importante figura do desenvolvimento da saúde financeira do empreendimento.

Clientes recorrentes de uma empresa de controle de bens patrimoniais têm grandes chances de contratar mais dos serviços com um preço promocional.

Pensando nisso, o ideal é criar promoções exclusivas para clientes já fidelizados, e havendo a impossibilidade de baixar mais os preços, incentivar o consumo com brindes e outros pequenos agrados que farão o cliente ficar ainda mais próximo da empresa.

Verificar sua infraestrutura também é muito importante nesse período. Se você possui um site de vendas, ele deve ficar hospedado em um servidor. É essencial pensar que esse servidor tem grandes chances de sobrecarregar com o excesso de pessoas acessando.

Para conseguir tirar o melhor proveito dessa data, é imprescindível que o estabelecimento mantenha-se em ordem durante todo o período.

Se seu site fica em uma empresa terceirizada de hospedagem, pode ser interessante avisá-los com antecedência para evitar qualquer tipo de transtorno que possa ser causado durante os dias que antecedem e procedem a Black Friday.

Tão relevante quanto a infraestrutura, são os conceitos de segurança. Em compras online, seus consumidores colocarão dados pessoais e financeiros sob a sua responsabilidade.

Garanta que não haverá nenhum vazamento de dados, para evitar uma situação muito complicada após o evento.

Considerações finais

A criatividade é o elemento chave para se destacar na Black Friday. A maioria das empresas irá oferecer produtos com descontos imbatíveis, então pense fora da caixinha para chamar a atenção do público e converter mais resultados.

Ademais, é essencial lembrar que o sucesso da Black Friday é ótimo, mas ainda trata-se de só um dia de ofertas. Seu trabalho de engajamento e vendas durante esse período pode gerar uma imensa base de apoio de consumidores.

Se investido corretamente, o relacionamento com essas pessoas pode tornar sua empresa ainda maior e melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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