INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Business Intelligence: por que ele é importante e como muda a vida da sua empresa?

Mais do que saber o que é o Business Intelligence, é fundamental saber usá-lo dentro das estratégias empresariais.

Visto que a sociedade é orientada por dados, se pesquisar alguma coisa na internet, sempre vai encontrar um artigo ou notícia pautados em dados precisos sobre determinado assunto.

Para as empresas, os dados são fundamentais, pois eles pautam suas estratégias de marketing, seus processos internos, dentre outros pontos do negócio.

Mas você realmente sabe qual é o peso que os dados têm para uma empresa? É necessário entender isso porque o Business Intelligence está relacionado justamente à obtenção de dados.

Portanto, assim como as ferramentas, eles são essenciais nas tomadas de decisão dentro das companhias, e por conta da transformação digital ele está ainda mais forte e importante.

Por meio dele, a empresa tem acesso a dados e informações, que trazem mais inteligência competitiva, e é justamente isso que privilegia e beneficia as tomadas de decisão.

Pensando nisso, vamos explicar o que é Business Intelligence, mostrar a sua importância e quais são os impactos positivos da análise de dados. 

 

Como definir o Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) é um recurso utilizado para alcançar inteligência competitiva, sendo geralmente relacionado à tecnologia da informação, visto que envolve sistemas e base de dados.

Esse processo é baseado na tecnologia porque seu objetivo é analisar os dados e coletar informações que facilitam a tomada de decisão dentro das empresas.

Ele se utiliza de várias ferramentas, metodologias e aplicações para que as organizações obtenham dados valiosos com seus sistemas internos, além do uso de fontes externas.

Dentro de uma companhia que presta serviços de assessoria empresarial, por exemplo, os dados coletados são preparados para análise, com o objetivo de gerar relatórios, painéis e outras fontes de visualização.

Isso permite que os resultados sejam analisados e disponibilizados para os tomadores de decisão, como executivos, gestores, empresários, entre outros.

Com base na definição de Business Intelligence, podemos dizer que se trata de um processo de informação. 

Por se referir a uma quantidade valiosa de informações que ajudam nas tomadas de decisão, ele precisa ser utilizado por qualquer tipo de empresa.

O Business Intelligence oferece diferentes tipos de informações por meio de um software. Dentro de uma corporação, as métricas e indicadores-chave variam conforme o objetivo.

Por exemplo, se você quer analisar a performance de seu e-commerce, existem diferentes métricas que podem ser acompanhadas, como:

  • Quantidade de produto em estoque;
  • Itens vendidos;
  • Quantidade de visitas;
  • Total de vendas.

Agora, se um fabricante de totens personalizados quer acompanhar o desempenho do departamento de marketing, pode analisar as vendas de determinado produto, o que faz um cliente ir para a loja, como é o comportamento do consumidor no site, entre outros.

Cada sistema utilizado para as análises oferece um tipo de acompanhamento, mas independentemente disso, é papel do gestor definir as métricas que correspondem ao seu objetivo.

Os processos de BI podem ser adotados por empresas de qualquer porte, entretanto, é necessário ter um histórico que será avaliado.

Empresas maiores possuem mais informações, por isso, elas precisam contar com um painel que ajude a visualizar e a entender os dados.

A análise e coleta de informações é muito importante para os negócios, e vamos entender um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

 

Importância do Business Intelligence

A tecnologia mudou o universo corporativo e houve um aumento considerável no uso de soluções tecnológicas dentro das empresas.

Por conta disso, negócios de diferentes tamanhos se viram obrigados a investir em plataformas que os ajudassem a alcançar suas metas.

Um exemplo dessas grandes mudanças são as redes sociais, pois elas ajudam a coletar informações relacionadas ao público-alvo das companhias. 

Por conta disso, elas estão em busca de softwares que ajudem a lidar com uma infinidade de dados.

Ao trabalhar com o Business Intelligence, uma empresa especializada em fachada para loja otimiza sua própria rede de estabilidade e gera mais oportunidades para si mesma.

Com isso, é possível identificar riscos, fazer um planejamento corporativo eficiente, compreender as tendências do mercado, criar metas que tragam retorno aos investimentos e melhorar a produtividade.

Essa estratégia ajuda as empresas em vários aspectos. Antigamente, era complicado gerar um relatório completo para que o gestor tivesse uma boa ideia da situação do negócio.

Obter dados de todos os setores, reuni-los e organizar as informações em papéis, para posteriormente fazer a análise, contas e previsões dificultava a identificação  de padrões e tendências.

Todo esse processo demorava muito tempo e um único erro poderia afetar todo o relatório, tornando-o ineficiente.

Os softwares de Business Intelligence permitem que com apenas um clique, uma empresa de comunicação visual realize trabalho com menos erros e gastando menos tempo.

Consequentemente, o responsável pela formulação do relatório terá mais tempo para trabalhar em outras tarefas fundamentais para o negócio.

Os recursos utilizados permitem visualizar as informações de maneira ampla, o que facilita a tomada de decisão. Também é possível adotar gestão de performance, que ajudam a identificar informações relevantes.

Os resultados podem ser divididos entre os setores, possibilitando identificar os impactos causados no todo da organização, provenientes de decisões de outros setores.

O trabalho com essa estratégia pode trazer muitos benefícios para as empresas, e vamos mostrar alguns deles no próximo tópico.

 

Benefícios do Business Intelligence

As empresas procuram diferentes soluções para o seu crescimento, como uma consultoria administrativa e financeira

Todas elas são vantajosas, mas no caso do Business Intelligence, os benefícios são:

 

Torna o empreendimento mais concorrente

Por meio do BI, mesmo os pequenos negócios podem se tornar mais competitivos. Isso acontece porque eles terão todas as informações necessárias para trilhar o caminho do crescimento.

Os dados coletados e analisados ajudam a melhorar os processos internos, otimizar os recursos financeiros e a investir em boas estratégias de marketing.

 

Melhora os procedimentos internos

A inteligência corporativa é uma estratégia que interliga seus benefícios. Pelo fato de tornar a análise de dados mais ágil, também traz mais velocidade e possibilita todos os ajustes necessários nos processos internos.

Em outras palavras, você alcançará mudanças positivas para o seu negócio, que vão ajudá-lo a crescer e conquistar um bom posicionamento.

 

Aumenta os lucros

Em sua sala privativa coworking, o gestor terá acesso ao volume maior de informações estratégicas, que vão ajudá-lo a tomar as decisões necessárias para alcançar o sucesso da companhia.

Como consequência disso está o aumento das vendas e do faturamento. Também é possível analisar os resultados das estratégias de marketing, de modo a desenvolver novos produtos e planejar boas campanhas.

Isso acontece porque a organização consegue entender quais são as demandas dos consumidores que ainda não foram atendidas.

 

Ajuda a conhecer o mercado

Toda empresa precisa conhecer os seus concorrentes para se manter ativa no mercado. 

Esse conhecimento também envolve as ameaças, tendências e comportamento dos consumidores.

Ao cruzar os dados obtidos, uma empresa de escritórios virtuais têm uma visão completa em relação ao seu mercado, e isso pode ser especialmente vantajoso para se diferenciar dos concorrentes mais próximos.

 

Redução de custos

O objetivo de qualquer corporação, independentemente de seu setor ou tamanho, é reduzir os custos operacionais. 

Isso se torna ainda mais evidente quando analisamos as constantes crises econômicas no Brasil.

O Business Intelligence pode trazer a solução para esse cenário, visto que a companhia consegue reduzir o uso de recursos sem afetar sua competitividade e eficiência.

A inteligência corporativa também pode ser usada para outros objetivos, por exemplo, na hora de escolher investimentos estratégicos consistentes.

 

Melhora a rotina do negócio

Essa análise envolve todos os setores, como no caso do departamento de marketing que está fazendo a criação da arte de folders empresariais. Por conta disso, o gestor se coloca em uma posição estratégica.

Por meio das ferramentas disponíveis, é possível avaliar o desempenho de cada departamento e da cadeia operacional.

Isso traz uma base sólida que permite a realização de ajustes, que otimizam as atividades e tornam os processos mais eficazes. 

Isso também reduz o tempo para realização das tarefas, melhorando a produtividade da organização.

 

Conclusão

Tomar decisões baseadas em achismos e intuições pode colocar o negócio em risco, além de ser uma escolha sem sentido, uma vez que você pode se apoiar em dados e informações concretas.

As ferramentas tecnológicas ajudam a coletar esses dados para que o seu negócio obtenha resultados consistentes.

Ao adotar o Business Intelligence, você conta com informações precisas que vão trabalhar em prol do crescimento da organização.

Ele torna as tomadas de decisões mais assertivas, ajudando o gestor a preparar o caminho do crescimento e do sucesso da corporação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.