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Calendário editorial: entenda como essa ferramenta auxilia no crescimento do seu blog

O calendário editorial é um planejamento com base em um calendário comum. Para isso, deve-se listar a estratégia de publicação de conteúdos sobre o que e quando será publicado no seu blog.

Em outras palavras, trata-se de um cronograma que acompanha o que você precisa escrever e a previsão de lançamento.

O calendário editorial é importante por diversas razões, que abordaremos mais adiante. Mas, vale adiantar que o trabalho com marketing digital, principalmente o marketing de conteúdo, são fundamentais para ampliar a visibilidade da marca.

Por isso, organizar as publicações de acordo com um calendário aumenta os resultados em diversos pontos, como tráfego do site, número de sessões, volume de leads e taxa de conversão.

Mesmo assim, não basta publicar um conteúdo sem objetivos, é preciso se planejar por meio da definição de métricas e personas. Isso porque essas informações são valiosas para construir um bom calendário editorial.

Com isso, a marca consegue passar a mensagem que deseja para o público, de modo organizado e dentro de um período de publicação que permite aos visitantes do site e blog acompanharem.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é calendário editorial, sua importância e diversos outros aspectos que envolvem a temática. Acompanhe!

Saiba o que é um calendário editorial

O calendário editorial é um documento que inclui o planejamento da estratégia de conteúdo. É nele que as empresas e donos de blogs e sites assinalam informações como:

  • Data de publicação;
  • Datas de postagens em redes sociais;
  • Temas e formatos em cada conteúdo;
  • Palavras-chave dos conteúdos;
  • Personas;
  • Etapas da jornada do cliente;
  • Posts já feitos.

É um planejamento que orienta a equipe de marketing da empresa, como no caso de uma fabricante de talão de orçamento personalizado, e dá a ela um plano de ação para sua estratégia de marketing de conteúdo.

Com isso, é possível ter uma visão panorâmica do que está acontecendo em relação à produção de materiais, redes sociais e postagens em blogs.

Importância do calendário editorial

O calendário editorial é essencial para o sucesso de um blog e pode fazer muito pelas empresas. Exemplo disso são as vantagens trazidas por ele, tais como:

1 – Mais organização

Ele permite que temas de conteúdo e datas de publicação e produção sejam planejados com antecedência. Isso facilita o acompanhamento de status dos materiais e verifica se os processos planejados estão em dia.

Consequentemente, melhora o cumprimento de prazos, mantendo uma boa frequência de publicação. Isso evita surpresas, como não ter algo para ser publicado, tornando a publicação organizada um hábito.

O calendário também ajuda a aprimorar a tarefa de cada membro da equipe, melhorando o desempenho do time como um todo.

2 – Ajuda a avaliar resultados anteriores

Todas as técnicas em marketing digital precisam ser mensuradas para entender o que deu certo e o que não deu, tornando possível realizar melhorias futuras.

Por meio do calendário editorial uma empresa de manutenção impressora a laser consegue avaliar dias e horários que dão mais resultado, temas mais procurados pelo público-alvo e também o tamanho ideal de cada postagem.

A empresa também consegue identificar os melhores CTAs (Call to Action, ou chamadas para a ação) e qual é a frequência ideal de publicação para o público.

3 – Auxilia na geração de ideias

Um dos problemas mais comuns ao se alimentar um blog é a escassez de ideias quanto ao assunto que será abordado. No entanto, o planejamento prévio de conteúdos também funciona como um gerador de ideias.

Por meio dele, é possível identificar conteúdos que podem ser usados em outros formatos, transformar posts em Call to Action, além de atualizar conteúdos mais antigos.

4 – Mais controle sobre a estratégia de conteúdo

Mais do que programar conteúdos futuros, o calendário ajuda, por exemplo, uma empresa de manutenção de empilhadeira manual a saber o que já foi publicado.  

Com isso, também é possível saber a quantidade do que já foi postado para cada persona, etapa do funil ou se é necessário equilibrar de maneira proporcional.

Isso aumenta as chances de impactar mais pessoas, principalmente se a empresa utiliza, junto com o calendário, as estratégias em SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca).

Também ajuda a saber mais sobre temas e palavras-chave que já foram utilizadas. Por isso, antes de pensar em novas pautas, é importante consultar o calendário.

Mesmo para quem acabou de começar, é essencial ter esse controle, afinal, quanto mais materiais são publicados, mais difícil fica de controlar as publicações.

A mesma situação é válida para os formatos de conteúdo, para saber quais são os mais utilizados, tentando diversificar ao máximo.

5 – Ajuda a entender a estratégia de marketing

O calendário editorial também dá uma visão geral das estratégias de conteúdo, facilitando seu entendimento.

Isso acontece porque ele centraliza diversas informações, melhorando a comunicação e o conhecimento das equipes sobre etapas e prazos, permitindo que todos acompanhem os processos.

O que o calendário ajuda a controlar?

O calendário editorial ajuda, por exemplo, uma empresa de ambientação 3d a administrar suas publicações, evitando perder prazos e datas de postagens.

Isso evita o estresse de ter que fazer tudo às pressas e libera os profissionais para a criação de novos conteúdos. Além disso, as empresas têm total domínio sobre os assuntos abordados e não repetem temas.

A organização resulta no total controle das pautas e também das palavras-chave usadas, o que acaba por melhorar o seu ranqueamento no Google.

Com isso, conseguem diversificar o que é postado, não apenas no que diz respeito às pautas, mas também possibilita o trabalho com diversos tipos de mídia, como:

  • Entrevistas;
  • Resenhas;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Infográficos;
  • E-books.

Dicas para fazer um calendário editorial

Não existe uma fórmula única para criar um calendário de publicações, pois se adapta à realidade de cada empresa, seja ela uma fabricante de tela branca para projetor. Mas alguns passos são importantes, como:

1 – Conheça bem o público

Criar conteúdos não é uma tarefa fácil, mas pode se tornar mais fácil quando sabemos com quem vamos falar. 

Por isso, o primeiro passo é entender quem é o público-alvo e a persona, do que gostam, seu medos, dores, comportamentos, entre outros.

2 – Defina o objetivo das publicações

É importante ter um propósito, ou seja, saber aonde se quer chegar. É isso o que vai permitir conquistar algum resultado. 

Os objetivos podem variar, por exemplo, uma fabricante de agenda personalizada logo pode querer conquistar mais autoridade.

Também é possível que queira capturar leads, vender determinado produto ou serviço, construir uma audiência etc. Os objetivos também podem mudar a cada etapa do funil de vendas, pois cada fase exige um tipo de conteúdo.

Da mesma forma é importante traçar metas, para que assim seja possível começar a produzir e organizar as demandas dentro do calendário editorial.

3 – Selecione uma boa ferramenta

Existem diversas ferramentas que organizações de todos os tipos, como uma de automação predial empresas podem usar para criar seu calendário editorial.

No entanto, a escolha vai depender dos requisitos e restrições da própria empresa. Uma boa escolha é fazer o uso do Google Planilhas, assim como o próprio Excel.

4 – Planeje a estratégia

Tendo a ferramenta em mãos, é o momento de planejar a estratégia de conteúdo e colocá-la dentro do calendário. 

Para isso, é fundamental definir a frequência de postagem, título e palavra-chave de cada conteúdo, além da data de publicação.

Defina também o horário da publicação, o responsável pela produção do conteúdo, o formato do material, para qual etapa do funil ele é destinado e quem é a persona.

5 – Construa uma estratégia para a divulgação

Além de um bom planejamento de conteúdo, é necessário usar o calendário para definir a estratégia de divulgação, que inclui, por exemplo, uma fabricante de backdrop portatil definir em quais plataformas o conteúdo será divulgado.

As redes sociais também precisam de uma frequência de postagens, além disso, também é necessário considerar o e-mail marketing que, da mesma forma, ajuda e divulgar materiais e manter o público engajado.

6 – Mensure os resultados

É de extrema importância compartilhar o calendário com a equipe de marketing, assim como seguir corretamente o planejamento e acompanhar seus resultados para calcular futuras estratégias.

Conclusão

O trabalho com o marketing digital é algo que precisa ser bem organizado para que os resultados almejados sejam atingidos, e o calendário editorial é uma das etapas mais importantes dessa organização.

Através dele, um negócio consegue definir melhor cada estratégia e como executá-las de modo prático, a fim de aproximar o seu público e estabelecer a sua marca.

Uma das coisas que o consumidor dos dias atuais mais valoriza é a informação e, com isso, as organizações precisam se atentar ao que o marketing de conteúdo oferece.

Em seguida, é preciso oferecer material de valor e com publicações periódicas, permitindo que as pessoas as acompanhem.

Esse é o papel do calendário editorial, que não apenas organiza o que será publicado, mas também possibilita estratégias mais assertivas e benéficas para as marcas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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