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Calendário editorial: Qual seguir para seguir na Black Friday?

O calendário editorial é uma ferramenta importante para o sucesso das estratégias de marketing, entretanto, ele também depende de um bom planejamento.

Para planejar esse calendário, é necessário definir a frequência de produção e publicação dos conteúdos, quando os materiais serão lançados e a elaboração de um plano de divulgação em outros canais, como as redes sociais.

Para a Black Friday, é fundamental elaborar esse calendário para garantir a organização desses conteúdos e alinhar o time de marketing com todas as informações necessárias.

Se não houver esse planejamento, os canais utilizados pelo seu negócio podem ficar desatualizados, justamente em uma época do ano em que as pessoas costumam comprar mais.

É importante lembrar que seus concorrentes vão trabalhar em várias estratégias relacionadas à criação de conteúdos ricos para atrair o público, portanto, sua empresa não pode ficar de fora.

Mas, se você não sabe como trabalhar em cima de um calendário editorial, não se preocupe, pois neste artigo vamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Você vai descobrir o que é um calendário editorial, como desenvolvê-lo para a Black Friday e quais são os impactos gerados por esse trabalho.

 

Como é definido um calendário editorial?

Chamamos de calendário editorial um tipo de programação ou cronograma para organizar os conteúdos de uma empresa. 

Por meio dele, é possível controlar, dentre outras coisas:

 

  • Promoções por e-mail;
  • Datas de postagens;
  • Divulgação em canais digitais;
  • Prazos para produção de materiais.

 

Também é por meio desse calendário que uma empresa de gestão patrimonial determina as pautas que serão abordadas, seu conteúdo é de topo, meio ou fundo de funil, quais palavras-chaves devem ser utilizadas e as datas de lançamento.

Apesar de parecer algo muito simples, é importante saber como elaborar um bom calendário, e para isso algumas práticas são indispensáveis.

 

Dicas para criar um bom calendário editorial

Com a Black Friday se aproximando, as empresas estão investindo pesado em conteúdos de diferentes tipos para atrair o público, e para que essa estratégia funcione, é necessário organizar os trabalhos.

O melhor recurso para isso é o calendário editorial, pois ele vai permitir que a sua equipe siga o mesmo fluxo em busca dos objetivos. 

Se você quer elaboraram calendário editorial de sucesso, algumas estratégias fundamentais são:

 

Escolher uma boa ferramenta

Você precisa de uma boa ferramenta para registrar o andamento dos trabalhos e compartilhar as mudanças com a equipe.

Você pode utilizar uma planilha, inclusive no Google Drive, pois ele permite que o material seja acessado por meio de diferentes dispositivos, em qualquer lugar.

Outra ferramenta muito vantajosa é o Google Calendar, muito recomendado para quem já usa essa ferramenta para os seus próprios compromissos.

Com ela, uma desenvolvedora de sistema de gestão para pequenas empresas pode criar eventos, convidar novos membros para a equipe e ativar alertas sobre tarefas.

Outra possibilidade é o Plugin Editorial Calendar para WordPress, ideal para empresas que utilizam essa plataforma. Por meio dela, é possível montar o calendário, com base na ferramenta de CMS.

 

Definir seus objetivos

O calendário editorial vai centralizar suas publicações de marketing de conteúdo, por conta disso, é muito importante definir os objetivos específicos.

Por exemplo, na época da Black Friday, você pode estabelecer como meta a aquisição de novos clientes e atração de visitantes para o site do seu negócio. Mas, para funcionar, você precisa conhecer bem o público que pretende atingir.

Por essa razão, as organizações costumam criar a sua persona, o personagem semi fictício que representa as características de seu cliente ideal. Esse perfil vai embasar todas as outras estratégias usadas pela organização.

 

Determinar a frequência de publicação

Tendo os objetivos em mente, fica mais fácil determinar com que frequência você deve publicar no seu blog, durante o período da Black Friday. 

É necessário estabelecer esse parâmetro porque ele vai influenciar na quantidade de conteúdos.

Para uma empresa de automação empresarial pode ser interessante publicar conteúdos novos frequentemente, visto que é uma forma de manter seus materiais atualizados e o público engajado.

Todavia, é muito importante que você defina a periodicidade, sem negligenciar a capacidade real do seu negócio.

Se você atualiza o seu blog todos os dias por uma semana e na semana seguinte não faz nenhuma publicação, pode prejudicar o andamento da sua estratégia. 

O ideal é que a frequência seja consistente e mantenha o nível de qualidade dos conteúdos.

 

Optar por boas palavras-chave

Se você já sabe com que frequência deve publicar os seus materiais durante a Black Friday, já está pronto para determinar quais palavras-chave vai utilizar na produção dos conteúdos.

É muito importante saber escolhê-las, pois são determinantes para manter o interesse do público em alta. 

No caso de uma empresa de serviços de comunicação visual, ela vai basear os temas nas palavras-chave que serão utilizadas.

Você precisa ter em mente que esses materiais vão conduzir a sua persona ao longo do funil de vendas, durante o período da Black Friday.

Em vista disso, também precisamos definir em qual etapa do funil esses materiais serão utilizados, pois dependendo da fase da jornada de compra, eles podem ser e-books, infográficos, publicações no blog, dentre outras possibilidades.

 

Pensar na estratégia de publicação

Agora você está pronto para planejar os conteúdos, com base no template de calendário, que inclui uma data de publicação.

Essa data deve ser definida, de acordo com a frequência que você escolheu e no tempo necessário para finalizar cada material.

Você também precisa definir um horário de publicação, e ele deve ser nos momentos em que o seu público está disponível para comentar e compartilhar.

Portanto, para saber qual seria o melhor horário de postagem, você precisa conhecer bem o seu público, com base nas informações da persona, além de realizar alguns testes.

Se você já sabe quais são as datas de publicação, então também deve definir uma data limite para a entrega de cada material.

O calendário editorial de uma agência especializada em projetos de comunicação visual também mostra o status de cada conteúdo, se ele está em produção, sendo revisado, passando pelo processo de finalização ou se já foi publicado.

Também é importante incluir os autores, pois isso evita a duplicidade de conteúdos, reduzindo retrabalhos e atrasos.

O calendário também deve contar com um espaço para eventos, ou seja, o tipo de lançamento do material, como no caso da Black Friday.

Coloque no calendário as palavras-chave que já foram utilizadas, para evitar a repetição de temas e pautas. Sua estratégia de conteúdos também deve esclarecer as características da persona, a chamada para ação e a URL do conteúdo.

 

Impactos positivos do calendário editorial

Trabalhar com um calendário editorial pode trazer muitas vantagens para a sua empresa, principalmente em períodos de aumento exponencial nas vendas, como no caso da Black Friday.

Uma das principais vantagens é a otimização da frequência de publicações. Para uma assessoria empresarial, por exemplo, o calendário ajuda a ter uma frequência consistente, o que beneficia diretamente o tráfego orgânico.

Esse trabalho também conquista um alinhamento maior do time de marketing. O planejamento dos conteúdos é totalmente documentado e deve ser compartilhado com todos os membros da equipe.

Consequentemente, ela estará mais alinhada com os prazos, datas de divulgação, temas que devem ser abordados, entre outros pormenores.

Uma empresa de escritórios virtuais também pode utilizar o calendário editorial para não repetir os assuntos abordados e as palavras-chave utilizadas.

Nós sabemos que é muito difícil controlar os temas que já foram trabalhados anteriormente, mas se você organizar tudo em um calendário, saberá os conteúdos que já foram publicados ou estão sendo produzidos.

Isso é muito importante para não repetir os termos e ser capaz de sempre criar pautas para o seu público. 

Outra possibilidade trazida por esse recurso é a diversificação no formato dos conteúdos.

A empresa pode investir em opções diversificadas, como artigos no blog, pesquisas, vídeos, infográficos, e-books e cases de sucesso.

É muito importante variar o formato de conteúdo em seu endereço comercial virtual para atrair a atenção do público, visto que algumas pessoas preferem leituras enquanto outras assimilam melhor as informações por meio de materiais audiovisuais.

Em linhas gerais, durante o período da Black Friday, em que o tráfego aumenta consideravelmente, você consegue agradar perfis diferentes de consumidores.

 

Conclusão

Resumindo, o calendário editorial é muito importante para organizar o seu trabalho com criação de conteúdos. 

Essa estratégia é fundamental para quem quer construir credibilidade e crescer no mercado.

Durante a Black Friday, o movimento de compras na internet é muito intenso, por isso, você precisa chegar na frente dos concorrentes, toda vez que um usuário fizer uma pesquisa.

A melhor forma de atrair pessoas é oferecer aquilo que elas buscam, e para ser impecável em suas estratégias de marketing de conteúdo, elabore um bom calendário editorial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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