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Campanha de Natal: 4 ações marketing digital para ter melhores resultados

Os últimos anos foram tão dinâmicos em termos de crescimento da internet e da tecnologia como um todo, que já não é possível ignorar o papel do marketing digital. Quando falamos sobre Campanha de Natal, isso se torna ainda mais importante.

De fato, até certo ponto, algumas estratégias básicas da esfera digital prescindem da data ou época do ano, já que não são sazonais. Seria o caso de explorar os motores de busca, as redes sociais e até mesmo marketplaces e plataformas específicas.

Por exemplo, um negócio que vende software de gestão empresarial para pequenas empresas tende a não ser sazonal, já que tal solução pode ajudar qualquer outra firma, em qualquer outra localidade ou mesmo época do ano.

Por outro lado, também existem algumas datas que são tão fortes e especiais, mesmo no sentido comercial, que o marketing acaba se rendendo a elas e lidando com a circunstância de modo totalmente diferenciado e dedicado, como no caso do Natal.

Lembrando que não se trata apenas de uma escolha teórica ou de uma questão técnica, mas de algo que pode impactar, obviamente, os resultados mais práticos. 

Ou seja, de decisões e estratégias que no fundo ajudam a vender mais, aumentando o lucro da empresa.

Isso pode ocorrer explorando um ramo qualquer, como o de software do exemplo que demos, como pode se tratar de um nicho transversal, que atende outras demandas, mas durante o período natalino se customiza para ele de modo quase integral.

É o caso de uma agência de projetos de comunicação visual, que passa a atender lojas físicas e virtuais que simplesmente querem dar uma mudada na aparência para deixar tudo com a cara do Natal e do fim de ano, fazendo campanhas específicas.

Exatamente nesta altura é que surgem as questões sobre como ter melhores resultados comerciais por meio de ações de marketing digital e de uma legítima Campanha de Natal, razão pela qual decidimos construir este material mais explicativo.

Para isso, além de trazer aqui algumas ações específicas que podem ajudar qualquer um a dominar esse cenário, também mostraremos a importância de desenvolver um planejamento antecipado como modo de garantir que o projeto não fuja ao controle.

Além de explicar melhor quais são as vantagens desse recurso, mostrando o que se pode esperar dele no curto, médio e longo prazo.

Sendo que um dos pontos mais interessantes de que falaremos, é justamente o fato de que hoje o marketing digital evoluiu tanto que já pode ajudar qualquer empresa, seja quem preste serviço como o de escritório virtual ou quem vende em lojas físicas do varejo.

Deste modo, se o seu interesse mais urgente e genuíno é compreender de uma vez por todas como ações de marketing digital podem ajudar o seu Natal a ser muito mais lucrativo e vantajoso, então basta seguir adiante até o fim deste texto.

 

Por que e como planejar?

Como vimos, fazer o devido planejamento de marketing é um dos únicos modos de garantir que nada vai fugir ao controle depois que as ações e campanhas forem iniciadas.

Quer dizer, é claro que algo sempre pode ocorrer negativamente, como os imprevistos, mas se planejar já é difícil, podemos dizer que sem ele seria quase impossível contar com algum retorno positivo.

Até porque, são tantos fatores em jogo que quase sempre o mais fácil é acabar perdendo o controle, como ao definir várias ações sem definir bem quem vai fazer o quê. Quando isso ocorre, no meio do processo pode faltar mão de obra.

Ou ainda, conceber uma campanha incrível, mas esquecer de colocar tudo na ponta do lápis e depois precisar parar o projeto por falta de orçamento.

Tanto que grandes marcas contam com toda uma consultoria administrativa e financeira que ajude a garantir que tudo está em dia e seguirá com sucesso até o fim do esforço. O que é ainda mais verdadeiro quando falamos sobre campanhas de Natal.

Afinal, como se trata de uma data especial e tradicional, é evidente que nem o mundo comercial e nem o digital vão ficar esperando você se ajustar. Pelo contrário, você é que precisa correr atrás para conseguir fazer a diferença.

Com base em um exemplo que demos, é só considerar um caso negativo em que uma empresa gasta todo o orçamento em banners e copywriting, depois faltando recursos para fazer os devidos anúncios de divulgação do material.

Por falta de planejamento, ela acabaria perdendo não apenas a oportunidade de crescer e encontrar mais clientes, mas também o dinheiro investido e todo o tempo empregado.

Assim, na prática, os pilares essenciais do planejamento de marketing, especialmente para a situação de uma Campanha de Natal e de fim de ano, são os seguintes:

 

  • Diagnóstico do momento atual;
  • Estudo da concorrência atual;
  • Análise do mercado como um todo;
  • Estudo aprofundado do público-alvo;
  • Preparo do orçamento e das equipes;
  • Definição de veículos e formatos;
  • Testes de implementação;
  • Definição e redefinição de objetivos;
  • Implementação de KPIs e análises;
  • Execução geral e monitoramento.

 

Enfim, a grande diferença entre fazer uma Campanha de Natal de sucesso ou perder tempo com o marketing digital pode estar nesse planejamento.

Por isso, a primeira grande dica é, na verdade, recuar um pouco e preparar a empresa, arrumando a casa e alinhando-se com as equipes e as variáveis que estão em jogo.

 

1 – Adapte sua identidade visual

Se tem algo que empolga seus clientes em potencial ou aqueles que já compraram antes e precisam ser reativados, é o aspecto visual.

Como já se afirmou várias vezes, uma imagem diz mais que mil palavras, então uma empresa de serviços de comunicação visual pode começar por ela própria, adaptando toda a identidade visual do seu negócio para os traços mais típicos do Natal.

Por exemplo, o logotipo, a paleta de cores e até a tipografia podem passar por uma leve melhoria, sobretudo explorando as formas arredondadas e as cores quentes, como o próprio vermelho que é o mais típico de todos.

Hoje, já existem softwares e aplicativos online que ajudam a renovar os templates e layouts da empresa inteira, desde o site e o blog até as postagens de redes sociais.

 

2 – Por dentro dos sorteios

Outra ação efetiva que tende a ser bastante assertiva na hora de usar o marketing digital como Campanha de Natal para ter melhores resultados é a dos sorteios, promoções e afins.

Temos aqui um exemplo clássico de ação que pode ir bem em qualquer época do ano, pois criar condições favoráveis que dão um empurrãozinho no cliente é algo que sempre cai bem.

Contudo, se bem feito no período natalino o recurso pode ser potencializado, como uma empresa de escritório compartilhado coworking que pode sortear um ou dois dias gratuitos para quem quiser conhecer melhor o espaço durante o fim do ano.

No caso da internet, é possível que esses sorteios ou promoções sejam feitos por meio de quizzes, enquetes, votações e tantas outras alternativas.

 

3 – Domine as Landing Pages

Aqui temos algumas das iniciativas que mais convertem o visitante digital, seja para fazer uma ação específica como baixar algo e tornar-se um lead, ou a própria venda e esforço de convencer o cliente a passar o cartão de crédito.

No caso da LP, ou Landing Page, temos uma página inteira criada exclusivamente para chegar no CTA (Chamado para Ação), que é o momento da venda. Portanto, se o negócio trabalha com controles patrimoniais, a página vai direto ao assunto, sem dispersão.

Assim, ela não contém menus, links ou mesmo banners que poderiam desviar o foco. Como o Natal já tem um apelo forte e natural para o comércio, a união entre esses dois recursos ou fenômenos é algo que pode potencializar ainda mais a campanha.

 

4 – O poder do e-mail marketing

Por fim, é muito comum ouvir dizer que o e-mail está superado, que as redes sociais estão aí para provar isso, quando na verdade ele continua sendo fundamental.

Tanto que quando uma empresa faz estratégias de captação de leads ela não faz mais do que, justamente, montar um banco de contatos de pessoas interessadas em sua solução.

Assim, se o negócio trabalha na área de sala comercial para alugar, é possível construir uma campanha natalina inteira no sentido de impactar todos os leads, em qualquer etapa do funil de vendas ou jornada da compra.

De modo que até outras estratégias podem ser conciliadas, como as da Landing Page, que podem ser disparadas por e-mail.

O foco mais importante é realmente não deixar de criar mensagens e propostas com espírito de Natal, desde o aspecto visual até as frases, títulos e afins.

 

Considerações finais

Falar em Campanhas de Natal e em marketing digital ao mesmo tempo é algo que, sem dúvida, une duas das maiores estratégias de vendas do mundo.

Com as informações gerais e as 4 ações específicas que detalhamos acima, fica ainda mais fácil entender do que se trata o assunto, para entrar nele rumo ao sucesso.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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