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Captação de leads; Quais estratégias adotar para conseguir leads de sucesso?

A captação de leads é um processo muito importante para as marcas, é dessa forma que elas obtêm, de maneira ética, informações de contato de potenciais clientes, ou seja, pessoas que futuramente podem se interessar por suas soluções.

Portanto, estamos falando de um importante passo para qualquer empresa, afinal, todas precisam vender seu produto ou serviço para se manterem ativas no mercado.

A relação de compra e venda mudou muito nos últimos anos, graças à internet. 

Antigamente, bastava que a companhia fizesse uma propaganda na TV para que as pessoas sentissem necessidade de obter tal solução.

Só que hoje em dia esse cenário sofreu alterações drásticas por muitas razões provocadas pela web. 

Uma delas é o amplo acesso à informação, por isso, o consumidor moderno deseja saber tudo o que puder sobre um produto ou serviço.

Além disso, a internet possibilitou que empresas dos mais variados setores e tamanhos pudessem conquistar seu espaço, o que aumentou a concorrência.

Frente a isso, as marcas precisaram se recriar e atrair os consumidores, o que chamamos de captação de leads. Portanto, se você deseja saber mais sobre eles, continue a leitura.

O que é o lead?

O lead é um potencial cliente, ou seja, um consumidor que representa oportunidade de venda, uma vez que já demonstrou interesse na marca de alguma forma.

Ações que demonstram esse interesse podem variar, por exemplo, quando o lead acessa o site de uma empresa de gestão patrimonial e baixa um material sobre determinado assunto.

Sendo assim, quando um visitante preenche um formulário de contato, pede um orçamento, dentre outras ações, em troca dessas informações, ele deixa um meio de contato, como o e-mail.

A partir disso, a empresa pode se aproximar do lead, estabelecer um relacionamento com ele e influenciar em sua decisão de compra.

Em linhas gerais, estamos falando de alguém que está ao alcance da empresa, independentemente do canal pelo qual essa pessoa entrou em contato com ela.

Nos últimos anos, o Inbound Marketing cresceu muito e fortaleceu a necessidade de captar leads. A relação de consumo mudou ao ponto de inverter a posição da marca e do cliente.

A ideia é a empresa atrair o cliente por meio de estratégias orgânicas como o SEO e o marketing de conteúdo, ou seja, as organizações não vão atrás dos consumidores, eles é que vão até elas, atraídos por essas ações.

Contudo, precisamos entender que aquelas pessoas que acabaram de conhecer uma marca ainda não estão prontas para comprar dela.

Em vista disso, uma gráfica focada em convites personalizados, por exemplo, investe em estratégias para amadurecer essas pessoas em sua decisão de compra.

São práticas dentro do funil de vendas, que delimita etapas que representam o processo de compra, qualificando aqueles que têm perfil para se tornar cliente.

Quem faz esse trabalho são as equipes de marketing e vendas, que entram em contato com os leads, enviando-lhes conteúdos e esclarecendo suas dúvidas, até que se decidam pela compra.

Só que para que a equipe de vendas possa entrar em ação, é necessário criar uma lista de leads, e vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

Como criar uma lista de leads

O marketing digital como um todo é conhecido por ser mais eficiente justamente porque trabalha de maneira direcionada, ou seja, seu negócio não dá um tiro no escuro e espera que tudo aconteça.

Por exemplo, um escritório de arquitetura com foco em projeto de loja de roupa vai criar campanhas para quem está montando uma loja e não para quem deseja comprar roupas.

Em vista disso, para criar a sua lista de leads, algumas estratégias são indispensáveis, como definir o seu perfil de cliente ideal.

Isso quer dizer que você vai criar a sua persona, um personagem que reúne as principais características desse cliente, com informações detalhadas em comum dentro do seu público-alvo, como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Localização;
  • Estado civil;
  • Necessidades;
  • Objetivos.

Feito isso, escolha uma boa ferramenta para levantar sua lista de leads. É possível encontrar tanto ferramentas mais simples quanto as mais complexas e todas elas são pagas.

Depois, é necessário encontrar os seus leads e podemos fazer isso de muitas maneiras. 

Por exemplo, uma empresa que trabalhe com roupas femininas para revenda pode encontrar seus leads nas redes sociais ou em sites relacionados.

Também é necessário definir as informações que precisam ser coletadas, mas isso vai depender do modelo de abordagem da sua empresa e da complexidade da venda.

No caso de empresas B2B, ou seja, que vendem para outras companhias, têm uma venda mais complexa, que necessita de uma abordagem mais consultiva e mais dados devem ser coletados, como:

  • Nome da empresa;
  • Site;
  • Segmento de mercado;
  • Nome e cargo do contato.

São muitos dados que precisam ser levantados para apostar em uma abordagem mais certeira. 

Só que antes de fazer sua lista de leads, uma fabricante de placas informativas personalizadas ou o seu negócio precisa captá-los.

Estratégias mais eficientes para captação de leads

Ter leads é ter contato com pessoas que se interessam pelo que você vende, mas é necessário saber conquistá-las. Para isso, algumas estratégias são indispensáveis, como:

Criar um formulário no site

O formulário de contato deve ser inserido em todas as páginas do site, ou ao final de um conteúdo ou até mesmo em uma página específica.

Ele precisa ser simples e fácil de preencher, pedindo apenas informações essenciais como nome e e-mail do visitante. 

Quanto mais curto ele for, mas a conversão vai gerar, outras informações você vai captar com o tempo.

O formulário é uma boa estratégia porque é com ele que a empresa vai obter informações básicas para estabelecer um relacionamento e se comunicar com o lead.

Pop-ups

Os pop-ups devem ser usados com sabedoria, podendo ser empregados quando o contato chega ao final da página, ao final de um conteúdo, quando o visitante estiver saindo da página ou quando ele estiver inativo.

Essa é uma boa estratégia porque funciona como uma isca virtual, oferecendo benefícios como desconto, vídeo aulas, vantagens exclusivas, dentre outras possibilidades para atrair mais contatos para o seu negócio.

Landing pages e hotsites

Uma boa estratégia é inserir formulários nas landing pages e hotsites que aumentam a conversão de contatos na base. 

Elas contêm menos informações que as demais, visto que a intenção é conseguir o cadastro do visitante.

Uma loja de material de construção, por exemplo, cria essas páginas evitando elementos que possam distrair o usuário, mantendo o foco no formulário e destacando o botão de conversão.

Essas páginas são importantes porque o foco delas é única e exclusivamente a captação de novos leads, sem abrir espaço para que ele desista ou se sinta atraído por outra coisa.

Captar contato nas redes sociais

Os perfis nas redes sociais também são canais para a captação de leads. Por meio delas, é possível chamar a atenção das pessoas e disponibilizar um cadastro para elas.

O Facebook, por exemplo, disponibiliza uma opção de formulário para cadastro. Basta instalar o aplicativo em sua página. 

Essa é uma boa estratégia porque agiliza a captação de leads dentro da plataforma, evitando que a oportunidade seja perdida.

Uso de tecnologias em materiais impressos

Apesar de o marketing digital estar em alta, as empresas, como uma de paisagismo e jardinagem, não deixaram de lado as estratégias offline, e elas também podem ajudar na captação de leads.

Exemplo disso é usar o QR Code nos materiais impressos e produtos físicos, tendo em vista que ele facilita a conexão entre o meio físico e a página do seu negócio na web.

É interessante rever o modelo de impresso que sua empresa usa hoje, pois essa estratégia é boa para reforçar o acesso ao seu site e a partir disso começar a captação de leads.

Cadastros em espaços físicos

Você precisa aproveitar qualquer contato com seu cliente, e uma forma de fazer isso é usando o espaço do seu estabelecimento.

Um escritório de arquitetura com foco em quarto de casal planejado pode fazer isso dentro de sua empresa, mas também em eventos, feiras e outras oportunidades.

Essa estratégia é vantajosa porque você pode solicitar dados mais detalhados (mas sem exagero), e aproveitar para conversar diretamente com o novo lead.

Conclusão

Trabalhar com a geração de leads hoje em dia é uma necessidade para qualquer empresa que queira vender. 

Atrair potenciais clientes é falar com quem realmente importa, aumentando as chances de vendas.

Sem falar que essa prática otimiza suas ações de marketing e evita que você desperdice seus investimentos com pessoas e estratégias que não dão resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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