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Como a produção de conteúdos pode ajudar na gestão de pessoas?

A produção de conteúdos para desenvolver a equipe se encaixa dentro do endomarketing, uma ferramenta importante para empresas dos mais variados setores.

Por meio dele, o gestor consegue informar, engajar e motivar os funcionários, além de fazer com que todas as atividades do negócio sejam realizadas de maneira mais eficiente.

O endomarketing também é responsável para criar e difundir a cultura da corporação, tendo em vista que suas ações mantêm os colaboradores alinhados com as estratégias da companhia.

Inclusive, é responsável por criar um ambiente de qualidade para as atividades realizadas, o que gera impactos positivos na produtividade. Produzir conteúdos, tanto textos quanto em formato de vídeos, é uma forma de treinar e informar a equipe.

Os colaboradores precisam compreender como as atividades precisam ser realizadas, quais são os objetivos do negócio, a importância de seu papel dentro dele e qual é a postura que a empresa espera de quem trabalha com ela.

Esses materiais também ajudam a manter os colaboradores por dentro de tudo o que acontece na organização. Neste artigo, vamos explicar como a produção de conteúdos pode ajudar a desenvolver uma equipe. Confira!

O papel da produção de conteúdos na gestão de equipes

Produzir conteúdos é a melhor maneira de estabelecer uma comunicação interna de qualidade, pois tanto os textos quanto os vídeos ajudam a informar os profissionais sobre várias situações dentro do negócio, como:

  • Eventos;
  • Datas comemorativas;
  • Treinamentos;
  • Reuniões.

Mas, ao criar esses materiais, é fundamental utilizar um tom de voz que representa a identidade da corporação. É assim que os colaboradores vão se identificar com a companhia e ficar por dentro dos principais acontecimentos.

Assim, um fabricante de papel para embrulhar lanche personalizado pode utilizar os conteúdos para que os funcionários se identifiquem com ele e estejam sempre sintonizados com os principais acontecimentos internos.

O tom de voz adequado, por sua vez, ajuda a estabelecer a cultura da empresa, integra as equipes de maneira harmoniosa e orienta quanto aos resultados. Produzir conteúdos melhora os níveis de comunicação e estimula os colaboradores.

Deste modo, a companhia pode criar peças que explicam a qualidade de vida no ambiente de trabalho, para ensinar técnicas de gestão do tempo e tarefas, estratégias para reduzir problemas ocupacionais, dentre outras possibilidades.

Só que para aproveitar todos os benefícios trazidos por esses materiais, é fundamental saber produzi-los.

Dicas para produzir conteúdos para a equipe

Introduzir a cultura de marketing de conteúdo dentro da empresa, voltado para os funcionários, é um grande desafio para a maioria das corporações.

Existem diversos fatores que podem causar resistência por parte dos gestores, mas é possível criar essa cultura e engajar a equipe, por meio de materiais ricos e relevantes, que vão influenciar de maneira positiva na produtividade.

Um fabricante de display digital LED deve trabalhar um passo a passo com estratégias inteligentes que vão ajudar o gestor a liderar melhor o seu time. São elas:

1 – Esclarecer a estratégia do conteúdo

Primeiro, é necessário fazer com que as pessoas entendam a importância da estratégia de conteúdo para o negócio e demonstrar para todos os setores qual é o planejamento que vai entrar em prática.

Para isso, é preciso planejar o que será produzido e compartilhar com todos os membros, pois assim eles podem tirar suas dúvidas e fazer algumas colaborações que vão tornar o material mais completo.

Crie um calendário editorial que inclui prazos e datas de publicação, de modo que todos estejam alinhados ao cronograma.

Também é fundamental fazer com que todos entendam a relevância dessa prática, considerando dois pontos importantes.

Um deles são os exemplos, ou seja, mostrar cases de sucesso de outras empresas que investem em conteúdos para a equipe e que são bem-sucedidas no mercado. Isso vai fazer com que todos percebam o valor do que está sendo feito.

Outro ponto é mostrar valor agregado, ou seja, fazer com que os funcionários entendam o quanto o conteúdo interno vai facilitar o trabalho.

Assim, um fabricante de câmera de segurança residencial wifi pode criar um material para o departamento de vendas, ensinando técnicas que ajudam a reduzir o processo necessário para fazer bons negócios.

2 – Pedir a colaboração de todos

A criação de conteúdos para a equipe pode contar com a especialidade de cada setor. Peça para que todos os funcionários colaborem com o planejamento dos conteúdos e os assuntos abordados.

Além de educar a equipe sobre a importância dessa estratégia, é uma forma de motivar as pessoas e fazer com que mostrem suas aptidões.

Para a empresa, essa estratégia é vantajosa porque acaba reduzindo os custos com contratação de redatores para os materiais.

Ao fazer isso, uma clínica fonoaudiologia deve fornecer alguns tópicos, pois não se deve apenas esperar que os funcionários entendam a estratégia de conteúdos internos do dia para a noite.

O gestor deve guiá-los no início e informar os tópicos que são interessantes para abordagem e a linha que a corporação deseja seguir.

Evite sobrecarregar uma única pessoa, mesmo que ela seja especialista em determinado assunto. O ideal é que todos participem, mas sobrecarregar alguém pode simplesmente prejudicar o andamento desse trabalho.

Agora, se houver um único funcionário do setor indicado para criar os conteúdos, ele deve ser liberado de outras atividades, até construir todo o material.

Se for possível aproveitar mais de um, o recomendável é criar uma competição saudável, que vai fomentar as ideias e relevar as especialidades de cada um.

Por falar nisso, é fundamental valorizar o que cada colaborador sabe fazer, mas isso vai fazer com que se sinta especial e produza um excelente conteúdo compartilhável.

3 – Solicitar feedbacks

Supondo que uma empreiteira criou um material sobre pcmso construção civil, é necessário que ela solicite um feedback dos colaboradores, em relação à qualidade da produção.

É mais uma forma de fazer com que todos eles se sintam parte do processo como um todo. Solicitar feedbacks e críticas é uma forma de melhorar os conteúdos porque alguém de fora vai analisá-los e perceber se existe alguma falha.

Um bom gestor nunca deve subestimar os funcionários, afinal, todos eles conhecem algo importante e se dispõem a ajudar. Nesse contexto, outro ponto fundamental é valorizar, por meio de recompensas, quem faz sua colaboração.

Para facilitar esse processo, é fundamental criar um canal único de comunicação, pois ele vai alinhar a equipe com os objetivos propostos.

É por meio desse canal que as pessoas vão oferecer ajuda, sugerir temas, aprovar materiais e até mesmo se oferecerem para criar conteúdos.

Um fabricante de tenda de eventos pode escolher entre diferentes opções, podendo até mesmo ser uma planilha do Excel. O importante é ter uma plataforma que vai centralizar a comunicação e facilitar a produção de conteúdos internos.

4 – Compartilhar informações

É fundamental pedir que os colaboradores compreendam a estratégia, sua importância, os benefícios trazidos por ela e que participem do processo, criando materiais e sugerindo modificações e temas.

Mas isso só vai acontecer se o gestor compartilhar informações com todo o grupo, em outras palavras, estabelecer um trabalho transparente para todos os envolvidos.

Cada material produzido, independentemente de ser um texto, imagem ou vídeo, deve ser exibido nos canais internos da corporação, sempre parabenizando e reconhecendo os participantes.

Dentro de um fabricante de mangueira de pead é uma forma de incentivar os demais a participarem também. Não se esqueça de fazer reuniões para deixar todos cientes de como está a produção de conteúdo.

É assim que eles vão compreender os impactos desse processo para a empresa, perceber o quanto sua opinião é relevante, ao mesmo tempo em que a empresa recebe críticas e feedbacks que vão melhorar sua estratégia.

5 – Divulgar os conteúdos

Quando tudo estiver pronto, uma confecção de camiseta uniforme empresa deve divulgar os conteúdos para que eles cheguem a todos os funcionários, independentemente de seu setor.

Por meio deles, o gestor consegue melhorar a liderança de uma equipe porque pode usar as informações em treinamentos e reuniões.

A divulgação pode ser feita por e-mail, intranet, TV corporativa, entre outras possibilidades, o que importa é que os materiais realmente cheguem às mãos dos colaboradores e os mantenham sempre alinhados com a corporação.

Considerações finais

Quando se fala em produção de conteúdo, geralmente, associamos esse trabalho à comunicação com os consumidores.

As empresas podem e devem produzir materiais que ajudem a construir sua autoridade como marca, mas o público interno, ou seja, os funcionários, também precisam que essa estratégia se volte para eles.

Neste artigo, você compreendeu a importância da produção de conteúdos dentro do universo corporativo, tudo o que essa estratégia é capaz de fazer por uma equipe e quais são as etapas de sua concretização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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