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Como alinhar as estratégias de vendas feitas no presencial com a do digital?

Construir as estratégias de vendas de uma empresa é fundamental para que ela possa ser bem-sucedida.

Assim como, entender onde há falhas e ausência de algo, para poder corrigir de um modo adequado. 

Em empreendimentos que vendem tanto pela internet como também presencial, ter um alinhamento das estratégias de vendas, e em outros departamentos, acaba sendo fundamental para que a negociação ocorra sem grandes empecilhos. 

Se uma loja vende florais de bach para dores articulares em formato presencial e pretende colocar na internet, esse empreendimento deve pensar não somente nas suas vendas, como também na experiência que vai proporcionar para seus clientes.  

Com as transformações do mercado, buscar meios para que acabe contribuindo com a adaptação é importante em um empreendimento.

Especialmente, para proporcionar uma melhor experiência de compra e atendimento aos consumidores, sendo uma dessas estratégias o que é conhecido como omnichannel. 

O que é o omnichannel e como ele contribui?

Contribuindo para a empresa interligar com estratégias diferentes canais de comunicação, para que a relação tanto online como offline possam funcionar de forma positiva na experiência do cliente, o omnichannel é a estratégia mais indicada para essas situações. 

Essa estratégia é comum de ser usada em comércios de varejo, contudo, pode ser adaptada para todo empreendimento, até mesmo de bateria de 90 ap, por exemplo, se for bem planejada.

O termo omnichannel tem a tradução de “omni” do latim para inteiro, e “channel” do inglês para canal, por isso, o significado pode ser considerado como algo inteiro ou todos os canais. 

As estratégias que envolvem o omnichannel estão relacionadas às experiências do cliente no formato híbrido, ou seja, o cruzamento de duas formas distintas que irão coincidir para dar um único resultado, mesclando as formas de venda presencial e online. 

Quando se aplica o omnichannel, é importante saber que a empresa deve ser capaz de garantir a continuação do processo de compra do cliente em quaisquer canais que possuir, por isso, é importante que haja uma ligação entre ambos para não gerar descontentamento.

Isso porque alguns clientes podem iniciar o processo de compras de uma porta blindada nível 3 por um canal online, e querer retirar o produto na loja.

Deste modo, com os benefícios que acabam sendo encontrados para as empresas que adotam essas práticas, existe a chance de algumas áreas serem aprimoradas transformando o negócio, podendo ser elas:

  • Os serviços oferecidos;
  • Os processos para fidelizações;
  • As vendas;
  • A imagem da marca.

A otimização nestes processos pode dar à empresa um meio de crescer, além de proporcionar análises mais rigorosas. 

O omnichannel, por estar em múltiplos canais, acaba atuando na área de vendas em setores como as redes sociais, vendas mobile e lojas virtuais, atendimento online ou presencial, além de ter a opção do comércio físico tradicional.

Portanto, acaba dando chances aos consumidores de escolher onde desejam comprar e como querem ser atendidos. 

A importância do alinhamento

Do mesmo modo que uma bateria para carro cral deve estar bem alinhada para que o veículo possa funcionar perfeitamente, o alinhamento em uma empresa em canais digitais e presenciais para vendas também é importante por contribuir com o andamento do negócio.

Especialmente, no que se trata do ciclo de vendas, podendo deixá-lo até mesmo menor em comparação a quando não se tem um alinhamento. 

Os alinhamentos também acabam gerando maiores vendas, principalmente, se o consumidor notar que a empresa preza pelas suas comunicações de forma clara e que deste modo, acaba levando em conta o tratamento que ele tem a considerar. 

O marketing de uma empresa é importante para ela, por isso, o alinhamento deve ser feito para entrar em união com o departamento que saberá como realizar as propagandas por saber o que o público busca e saber despertar o interesse.

Se estiver alinhado, um serviço de lavagem de estofados pode até mesmo realizar uma estratégia de marketing mostrando a eficiência que a empresa tem com os seus serviços e os seus clientes.  

As diferenças entre canal único, multicanal e omnichannel em vendas

Uma empresa pode ter mais um canal para se comunicar com os seus clientes, e também, vender.

Os canais únicos são aqueles em que a ação é feita somente de um modo e por um único lugar, sem opções para escolha tanto do cliente entrar em contato pela internet ou comprar com a loja. 

Os multicanais, por outro lado, é quando a empresa oferece vários canais de compra que não estão conectados, de modo que o setor que está nas lojas onlines ou por aplicativos, não sabem o que ocorre nas vendas físicas.

Do mesmo modo que os vendedores em lojas não sabem sobre as vendas online, e em alguns casos, ocorrendo competições para saber quais são os setores que têm um alto número de vendas, diferentemente do cross channel.

Embora o cross channel não seja como o omnichannel, ele é algo próximo deste modelo de comunicação porque acaba unindo duas partes, a física e a virtual, por conta que, o cliente compra por meio da internet mas retira na loja. 

Contudo, o omnichannel é a conexão de todos os canais da empresa, podendo ter interações de aplicativos da empresa dentro da loja física para verificar se o produto está disponível naquela unidade.

Assim como poder comprar de forma presencial para receber em casa por meio de um atendimento presencial. 

A interação entre os canais permite que haja um entendimento ainda maior do cliente com o que o negócio pode proporcionar para ele, por isso, é importante o alinhamento para que a empresa também entenda as necessidades do consumidor. 

Dicas de como alinhar as estratégias de vendas

Se uma empresa de etiqueta de marca de roupa deseja começar a alinhar mais as estratégias de venda para melhorar tanto seus negócios onlines como os presenciais, é importante fazer planejamentos e observar dicas para contribuir com essas ações. 

01. União empresarial

Tratando-se de alinhamento, é fundamental que todos os departamentos dentro de uma empresa tenham essa linha de estratégias e metas, que podem completar um ao outro, para que alcance os objetivos. 

Desde as vendas, atendimento, gerência, estoque ou até mesmo o departamento financeiro que tem ligação ao consumidor deve saber sobre as estratégias de marketing de uma empresa porque deste modo ela se torna ainda mais impulsionada. 

Tendo o omnichannel em atuação na empresa, é ainda mais importante que tudo esteja alinhado em torno das estratégias deste método porque por meio delas é possível fazer o empreendimento crescer.

Desde a gestão e líderes até os setores mais simples na pirâmide da empresa devem estar totalmente englobadas no omnichannel. 

02. Compreender a estratégia que está em prática

Se uma estratégia está em prática dentro da empresa, é fundamental que ela seja compreendida, e haja um reconhecimento dos erros ou dos pontos negativos que podem vir a ocorrer futuramente. 

Compreender onde o cliente pode encontrar falhas é importante para saber o que deve ser alterado, e também notar o que é considerado positivo para transformar essas ações que recebem elogios em outros pontos. 

A experiência do cliente deve sempre ser melhorada pela empresa, mesmo se não é a primeira compra do indivíduo, por isso, é essencial que o negócio se mantenha atualizado de suas ações de venda e atendimento. 

03. Centralizar dados e automatizações para vendas

Automatizações e centralizações de dados contribuem para que a empresa saiba localizá-los mais rapidamente, e também, fazer com que processos considerados extensos possam vir a ser solucionados de forma mais rápida. 

Como na hipótese de que se um cliente solicitar um catálogo de persiana rolo com bandô ele esteja disposto em um arquivo que pode ser mandado mais rapidamente porque as mensagens estão em um mesmo formato de programação que o catálogo. 

Com a ajuda da tecnologia, essa possibilidade pode dar à empresa a solução de situações das quais levavam tempo para serem solucionadas, também dando a chance de que o atendimento ao cliente ou acompanhamento do processo de compras possa ser melhor. 

04. Solicitar e acompanhar os feedbacks dos consumidores 

Os feedbacks são um meio de saber como foi a experiência dos consumidores, assim como, as chances deles voltarem a consumidor o produto ou o serviço de limpeza estofados, por exemplo.  

A empresa pode solicitar que os consumidores dêem feedbacks e opiniões para que as estratégias possam ser revistas ou aprimoradas, e também, devem acompanhar o que for escrito de forma que seja levado em conta. 

Observar os resultados contribuem para que a empresa se destaque no mercado e saiba o que fazer para conquistar mais consumidores, e também destacar-se da concorrência. 

Considerações finais

Portanto, as estratégias de vendas de uma empresa devem não ser somente alinhadas entre os formatos digitais e presenciais, como com todo o empreendimento para que possa crescer em conjunto. 

Dar possibilidades para os consumidores faz com que a liberdade de escolha seja algo bem visto, tornando-se um ponto positivo para a empresa, de modo que acaba acontecendo recomendações de forma natural para amigos e familiares.

O omnichannel é um método que ao ser aplicado, tem que ser monitorado para continuar funcionando de acordo com a sua proposta e assim, prosperar a empresa e dar a satisfação de compra ao consumidor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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