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Como aproveitar o Instagram para ganhar visibilidade na sua empresa

O Instagram é considerado uma das redes sociais mais importantes do momento, mas essa afirmação se dá por diversos fatores, visto que a plataforma é relevante tanto para os usuários comuns quanto para as organizações.

De acordo com um levantamento realizado sobre o uso das redes sociais, o Instagram é a quarta plataforma mais popular do mundo, com cerca de 1,2 bilhões de usuários. Só no Brasil, são 95 milhões de pessoas cadastradas no aplicativo.

Quem tem um negócio, independentemente de seu porte ou segmento, vai encontrar seu público nessa rede social, assim como no caso do Facebook e do YouTube.

Em vista disso, é inegável o fato de que o Instagram se tornou uma ferramenta muito importante para os negócios, e se a sua marca ainda não marca presença nela, pode estar perdendo boas oportunidades.

Por outro lado, caso a sua empresa já esteja nessa plataforma, então talvez seja o momento de repensar suas estratégias ou começar a elaborá-las, visto que alguns empreendedores acreditam que precisam apenas ter um perfil.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o crescimento do Instagram, a importância desse canal para a comunicação e marketing ao longo do ano, além de como utilizá-la para aumentar a visibilidade da empresa. Acompanhe!

 

Crescimento do Instagram

As redes sociais são fundamentais para manter as pessoas próximas umas das outras, bem como firmar uma proximidade com as empresas, e dentre as plataformas que destacam listão Instagram.

De acordo com uma pesquisa da Statista, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre os países que mais utilizam a plataforma, de acordo com dados obtidos em janeiro de 2021.

No ano de 2020, a própria plataforma divulgou ter atingido a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Com base nessa informação, cerca de 9,9% dos usuários do Instagram são brasileiros.

Do ponto de vista do marketing, um fabricante de agenda escolar personalizada tem 99 milhões de perfis diferentes para impactar com suas estratégias pelo Instagram.

Vinte países participaram da pesquisa, e o Brasil ficou atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. A plataforma também registrou em 2020 que é a quinta maior rede social usada no mundo todo, perdendo apenas para:

  • Facebook;
  • YouTube;
  • WhatsApp;
  • WeChat.

Em vista de tanto crescimento, já dá para imaginar a importância do Instagram para a comunicação e as estratégias de marketing da empresa ao longo do ano, e vamos abordar sobre esse assunto no próximo tópico.

 

Importância do Instagram para os negócios

Tanto as ações de comunicação quanto as estratégias de marketing de uma empresa são beneficiadas pelo potencial do Instagram.

Em primeiro lugar, trata-se de uma plataforma popular, que além da grande quantidade de usuários, também conta com um bom tempo de permanência do usuário, com uma média de 28 minutos de navegação por dia.

Dentro desse tempo, os adeptos consomem atualizações e publicações de pessoas e empresas, como um buffet especializado em coffee break corporativo.

Um de seus recursos mais populares, o stories, chega a ser utilizado por cerca de 500 milhões de pessoas todos os dias, o que envolve a divulgação de produtos e serviços que interessam aos usuários.

Outro benefício é o fato de que essa rede social é altamente visual, e isso é importante porque 65% dos consumidores são visuais e aprendem um pouco mais sobre os produtos e serviços por meio de imagens e vídeos.

Não faltam opções de estratégias de estímulo visual pelo Instagram, possibilitando que as empresas construam a personalidade daquilo que você oferece.

Um exemplo disso é uma loja de roupas que pode utilizar a plataforma para mostrar sua nova coleção e informar seus seguidores sobre promoções.

O público vai conhecer um pouco mais sobre as suas soluções e pode comprar diretamente pela rede social.

Assim, uma empresa de sala comercial para alugar será capaz de alcançar pessoas do mundo todo, já que o aplicativo possibilita uma audiência global, fundamental para quem pretende exportar produtos.

Além disso, os usuários poderão aprender um pouco mais sobre a sua empresa e entrar em contato com ela diretamente pela plataforma.

Os anúncios pelo Instagram são totalmente direcionados e segmentados, ou seja, eles vão impactar os usuários que podem se interessar por seus produtos e serviços.

Engana-se quem acredita que o Instagram é feito apenas para os grandes negócios, pois ele pode ser usado até mesmo para impulsionar negócios locais.

Ou seja, é possível segmentar seus anúncios para uma localidade geográfica específica, atraindo pessoas que estão próximas ao seu estabelecimento comercial.

Por fim, ele é importante porque tem se mostrado uma excelente forma de melhorar o engajamento do público com a marca.

Um escritório compartilhado coworking pode estimular os usuários a se envolverem com ele, por meio de diversas ações, como descontos, enquetes, dentre outros.

Por falar nisso, existem algumas ações que ajudam a impulsionar a visibilidade do seu negócio no Instagram, como vamos explicar adiante.

 

Dicas para aumentar a visibilidade do negócio pelo Instagram

Se você quer que a sua empresa seja visualizada por uma quantidade maior de pessoas por meio desta plataforma, uma recomendação é investir nas seguintes estratégias:

 

1 – Criar uma conta comercial

A primeira ação a ser tomada é criar uma conta comercial na plataforma, pois essa versão do aplicativo ajuda a mensurar as informações de desempenho do perfil, possibilitando entender um pouco mais sobre o alcance da marca.

Além disso, a versão comercial mostra para as pessoas que se trata do perfil de uma empresa, trazendo mais credibilidade e profissionalismo.

 

2 – Planejar as publicações

Um escritório virtual precisa planejar suas publicações no Instagram para aumentar o alcance orgânico de suas estratégias.

É importante lembrar que, desde que a plataforma introduziu o uso de algoritmos no feed de notícias, os conteúdos começaram a ser exibidos de acordo com o engajamento do público, não apenas em ordem cronológica.

Isso mudou as estratégias de alcance da plataforma porque o algoritmo define para quem as publicações serão exibidas, levando em consideração a relevância das postagens.

Em outras palavras, quanto mais pessoas gostam de uma postagem, mais alcance ele terá no feed de outros usuários. Não se trata apenas de fazer publicações, mas sim, de criar maneiras de atrair as pessoas, com base nas preferências desse público.

 

3 – Saber qual o melhor horário para publicar

Os dados fornecidos pela conta comercial ajudam a identificar os horários em que os seguidores mais acessam o Instagram.

O administrador da conta de uma empresa de controle de acesso, ao fazer essa análise, descobre o tipo de conteúdo que funciona melhor em cada período do dia, portanto, identifica aqueles que tiveram mais alcance e engajamento.

Também é por meio dessa ferramenta que o usuário observa os dias e horários de pouco alcance. Se você também quer acessar esses dados, vá em “Painel Profissional”, depois em “Ver todos os insights”, “Seu público” e, sem seguida, “Ver tudo”.

 

4 – Interagir com os usuários

Para expandir o alcance orgânico de suas publicações, é fundamental conversar com a audiência do seu perfil, respondendo comentários e fazendo perguntas para o público por meio de enquetes e outras estratégias.

Outra boa opção é fazer promoções de produtos e serviços, participar ativamente da rede por meio de comentários em diversas postagens, interagir com outras contas e repostar conteúdos de outros usuários.

 

5 – Usar os recursos da ferramenta

Uma empresa especializada em projeto de fachada comercial moderna deve utilizar todos os recursos disponíveis pelo Instagram, como os stories, IGTV, reels e lives.

Cada um desses formatos amplia as oportunidades de aproximação com o público, fortalecendo o relacionamento entre a marca e seus seguidores.

Por meio dessas ferramentas, também é possível aumentar o tempo de exposição da conta e a interatividade com outros usuários, pois elas incentivam o compartilhamento e estimulam os algoritmos da plataforma a mostrar suas postagens para mais pessoas.

Nesse sentido, é crucial dar preferência para postagens com altos níveis de engajamento e viralização, como no caso dos vídeos e memes.

 

6 – Impulsionar as postagens

Para aumentar ainda mais a audiência de suas publicações, uma empresa de projetos de comunicação visual pode investir em postagens patrocinadas.

Se o que a empresa acabou de publicar está rendendo muitas curtidas e interações, vale a pena promovê-la.

 

Considerações finais

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas do mundo e traz muitos benefícios para as empresas, como vimos ao longo deste artigo.

Contudo, uma de suas principais características é o fato de que ela eleva a visibilidade da marca em pouco tempo, fazendo com que ela alcance um número cada vez maior de pessoas.

Para isso, basta investir nas ações que mostramos ao longo deste artigo e começar a aproveitar todas as facilidades trazidas pela rede social que mais cresce no mundo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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