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Como conseguir inovar no processos organizacionais de uma loja online?

A tecnologia vem recebendo posição de destaque para os negócios, isso se aplica não só no meio corporativo, como também para o varejo. Por esse motivo, novas modalidades de atuação são encontradas, como o conceito de loja online

Com o distanciamento social recomendado pelas organizações internacionais dentro da pauta de segurança e saúde, os padrões tradicionalmente encontrados nos processos de compra e venda precisaram ser adaptados.

Dado esse cenário, a exigência feita ao mercado foi acerca da adaptação dos negócios no ambiente digital, contemplando o âmbito B2B (Business-To-Business) e B2C (Business-To-Customer) inclusive o serviço de manutenção de transformadores

O uso da internet permite que as empresas ganhem velocidade no momento de captação e prospecção de clientes, tendo em vista que a comunicação acontece de modo rápido em tal ambiente.

Dessa forma, varejistas e prestadores constantemente têm inovado com a criação de sites que contenham interface acessível ao consumidor. Em específico, o varejo tem trabalhado em diferentes modalidades de negócios.

O comércio eletrônico, embora tenha sido desenvolvido em meados dos anos 90, recebeu notoriedade devido às exigências feitas pelo mercado. 

Viabilizando que os clientes consigam adquirir os insumos essenciais para adesivação de carros para divulgação.

Para as marcas e lojistas que atuam direto com o cliente final, dentro do escopo abrangido pelo e-commerce existe o modelo de loja virtual, que agrega no dinamismo de diferentes esferas, como:

  • Visibilidade maximizada;
  • Velocidade no processo de qualificação;
  • Diminuição de gastos fixos;
  • Aumento das oportunidades de conversão.

Esses são os principais benefícios observados na adesão do formato de loja online de modo geral, quando este é implementado mediante a organização de processos.

O que é loja online?

A tendência de comércio eletrônico teve início nos anos 90, quando os atuais líderes de mercado no segmento compreenderam a relevância da tecnologia e da segmentação processual para o sucesso comercial.

Partindo disso, os e-commerces foram avançando nos Estados Unidos, país que recebe destaque em termos de automação comercial e de processos. 

Devido à popularidade no exterior, a modalidade foi trazida e adaptada para o cenário brasileiro, complementando a necessidade feita por uma empresa de engenharia e construção em apresentar soluções assertivas aos seus clientes.

No escopo visto pelo comércio eletrônico, é encontrada a gestão processual aplicando-a para questões como finanças, logística e negócios.

Entre as diferentes linhas de atuação da modalidade em pauta, há a consolidação de lojas virtuais, que funcionam como vitrines digitais de determinadas marcas e empresas.

Apesar de ser voltada para atender as necessidades de varejistas, que em suma direcionam as negociações ao cliente final.

Isto é, tipo de negócios B2C, as lojas virtuais proporcionam velocidade para um empreendedor atuante na limpeza de carpete a seco

Isso justifica não só a popularidade da automação dos processos de compra e venda no exterior, como também expõe os motivos que levaram os stakeholders a implementarem a modalidade no Brasil.

Por isso, as lojas virtuais são uma adaptação conveniente para empresas de diferentes portes e segmentos, desde que as estratégias sejam personalizadas em conformidade com o escopo atuante. 

Entenda a importância da gestão processual nos negócios

A palavra gestão condiz com o ato de administrar algo ou alguém, por isso, que no meio corporativo é encontrado com demasiada frequência e em cenários distintos, como a gestão de pessoas, gestão logística e até mesmo a gestão operacional.

Certo fornecedor do serviço de cristalização de pintura automotiva afirma que a administração é responsável por construir os pilares empresariais que possibilitam o êxito dos negócios. 

Por intermédio da gestão, as empresas conseguem ter visibilidade no sentido macro acerca dos acontecimentos internos, sejam eles referentes ao andamento de processos, relacionamento com o cliente ou mesmo estratégias comerciais.

Sendo uma competência necessária para o dinamismo no cotidiano, as técnicas de gestão podem ser aplicadas em diferentes contextos, mas os especialistas reúnem as melhorias recomendadas para segmentos específicos.

Por meio de uma análise dos procedimentos internos, as organizações conseguem mapear informações para contribuir com melhorias, que inclusive agregam nas entregas feitas aos clientes de assentamento de paver

Contextualizando com o escopo de lojas onlines, a administração organizacional é fundamental para a aceleração digital bem como a potencialização dos resultados obtidos ao longo das negociações propriamente ditas.

Sabendo que a utilização do mecanismo de lojas onlines é um escopo que está em pleno desenvolvimento no país, visando fomentar a adesão das empresas a essa realidade, os especialistas detalham algumas orientações e como implementá-las.

Por isso, é correto afirmar que o resultado das técnicas do comércio eletrônico permite que as equipes alavanquem as métricas, desde que as boas práticas de gestão sejam adotadas, logo, inovação e melhorias são pontos cruciais nesse sentido. 

  1. Trabalhe com abordagens assertivas e acessíveis

Tendo em vista que a gestão processual impacta em primeira instância o dia a dia dos times, para os executivos que queiram implementar melhorias é fundamental buscar entender o ponto de vista dos colaboradores.

Isto é, a visão dos gestores acerca do funcionamento de determinadas tarefas e processos é distinta da visão observada nos times, que lida diariamente com o fluxo de trabalho adaptado para atender prazos e entregas.

Porquanto, por mais importante que seja o envolvimento de executivos nos projetos de melhorias, é crucial que essas tenham equivalência na prática.

Em outras palavras, isso quer dizer que a abordagem utilizada pelo idealizador do projeto de inovação deve ser voltada para agregar dinamicamente na rotina dos colaboradores. É válido ainda que um trabalho em conjunto seja desenvolvido para o mapeamento. 

Os colaboradores de uma empresa de asfalto a frio comentam que é interessante que as empresas dêem abertura para sugestões e melhorias, aliás, essa abertura enriquece o relacionamento entre funcionário e empregador.

Dessa forma, a recomendação inicial é que os gestores compreendam a perspectiva de quem lida diariamente com os processos e atribuam o plano de ação organizacional considerando os objetivos empresariais e a realidade operacional. 

  1. Considere a experiência do cliente

Forças como as oscilações macroeconômicas impactam diretamente o poder de compra dos clientes, sejam eles consumidores ou outras empresas. 

No entanto, por meio da gestão as empresas devem contar com métodos para driblar tal cenário.

Durante o momento de decisão de compra os clientes analisam toda a vivência obtida desde o contato inicial com o fornecedor em potencial, no ambiente digital, essa análise condiz inclusive com a interface e acessibilidade de sites.

Considerando que com os avanços tecnológicos o livre-comércio é ainda mais forte, é compreensível também a preocupação das empresas acerca da concorrência, já que o consumidor tem alternativas semelhantes de um mesmo produto ou serviço.

Assim, há liberdade de escolha durante o momento de qualificação de fornecedores em potencial, por empresas que efetivamente estejam alinhadas com as expectativas do consumidor.

Dado esse cenário, o apelo é que os executivos e equipes alinhem os interesses entre si, mas considerem a perspectiva e experiência do cliente na definição de técnicas de gestão e melhorias processuais.

Afinal, aprimorar a experiência do cliente demonstra a preocupação das empresas com o consumidor, esfera reconhecida como algo positivo e que soma nas vantagens comparativas e competitivas.

  1. Mantenha a equipe motivada

Mudanças de modo geral ocasionam em medo e receio momentâneo, sensações que são explicadas pela psicologia como um mecanismo de defesa acionado espontaneamente no corpo humano em situações desconhecidas.

A tensão gerada após a anunciação de mudanças processuais pode assustar a equipe em primeiro momento, ademais, os executivos e gestores devem contar com o planejamento para conter ruídos, escopo atendido pela gestão de pessoas.

No entanto, para driblar situações nocivas à produtividade, as equipes precisam estar motivadas e com o verdadeiro entendimento das vantagens proporcionadas pelo projeto de melhorias proposto.

Em uma empresa que foi tomada a iniciativa de criar um plano de ação com melhorias nos processos no intuito de alavancar as taxas de conversão dos anúncios de bateria 60, foi crucial contar com a visibilidade horizontal das medidas tomadas.

Trazer segurança sobre as etapas de um projeto bem como demonstrar a funcionalidade e assertividade que uma melhoria irá corroborar é a ação principal para dispor do apoio dos colaboradores.

Além disso, é válido que os idealizadores combinem a divulgação acessível de informações e treinamentos com as táticas de gestão de pessoas, cuja responsabilidade é do departamento de recursos humanos. 

Essa ação é fundamental, principalmente em contextos que envolvam a automatização de processos e o aumento do uso da tecnologia, como a adesão da modalidade de loja online. 

Considerações finais

Modernizar os processos é visto pelos principais agentes do mercado como uma ação enriquecedora, permitindo o sucesso comercial bem como o progresso em contextos econômicos para segmentos distintos.

Contudo, a modalidade de negócios que estimula a utilização do ambiente virtual para a comercialização de produtos, ou seja, as lojas online, fomentam o dinamismo no negócio e devem ser priorizadas nas estratégias empresariais de inovação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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