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André Cardia
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Como criar um feed atrativo para o Instagram de uma empresa

Investir em redes sociais, como o Instagram, é de grande importância para empresas de diversos setores, principalmente, por ser uma ação que viabiliza uma comunicação mais produtiva com o público devido às possibilidades de interação.

Com os consumidores cada vez mais conectados, torna-se imprescindível que as marcas estabeleçam uma presença notável nesse tipo de rede. 

No entanto, é importante que em primeiro lugar, o potencial do Instagram seja conhecido de uma forma mais clara.

A partir do ponto em que um perfil comercial é criado, por exemplo, de uma academia que oferece treinamento funcional para idosos, há possibilidade de ter acesso aos mais variados dados em relação ao público e desempenho das publicações.

Além dessa questão, recursos voltados para o impulsionamento de publicações são oferecidos, que permitem não apenas alcançar um maior público, como também segmentar o anúncio e investir valores variados.

Como ter um feed atrativo?

Soma-se a esse cenário a necessidade de ter um feed com poder de atração, afinal, não basta que os profissionais responsáveis pelas táticas de mídias sociais conheçam as melhores formas de criar campanhas e demais técnicas.

É preciso considerar que ao se deparar com o perfil de empresa, o visitante, consumidor ou cliente em potencial deve ter uma impressão positiva, pois é algo que compromete não apenas as chances de seguir, interagir e recomendar, mas também a imagem da marca como um todo.

Por essa razão, assim como em qualquer rede social, é preciso ter cautela com o tipo de feed criado. 

A seguir, confira algumas dicas gerais que podem ser vantajosas para os mais variados setores do mercado:

Aplique edições semelhantes

Imagine uma empresa da área de cosméticos que oferece entrega motoboy e aposta nas redes sociais como parte de sua estratégia de marketing digital. 

Naturalmente, uma das etapas para qualquer publicação é, ou deveria ser, a de edição das imagens.

Nesse caso, há necessidade de adotar tonalidades próximas e, até mesmo, buscar imagens que tenham alguma relação. 

Sendo assim, seja com uma imagem de um produto novo ou de uma ação em prol da reciclagem de papelão, será possível manter a harmonia.

Analise a composição do feed

O planejamento faz toda a diferença nesse cenário e, por esse motivo, é importante que exista atenção na forma de compor o feed.

É algo que envolve desde as cores até o posicionamento das fotos. Então, para isso, há possibilidade de usar aplicativos específicos para organização, de acordo com as necessidades observadas.

Vale citar que essa é uma maneira interessante de causar uma primeira impressão de impacto nos clientes e visitantes, além das diversas possibilidades para trabalhar a criatividade.

Esse fator, juntamente, com as edições semelhantes, é capaz de promover um visual mais agradável, tornando assim o Instagram uma verdadeira vitrine virtual para as empresas.

Adote um estilo

Essa é uma dica geral, pois não está apenas associada com as imagens, como também com vídeos, legendas e demais abordagens realizadas pela empresa na rede social.

O estilo da marca deve ser transmitido em cada aspecto, de forma criativa e que permita explorar a interatividade com o público e potencializar as táticas comerciais.

Nesse caso, também é de grande importância que a marca seja seletiva. Afinal, seja para uma marca que comercializa itens de higiene como papel toalha para banheiro ou de qualquer outro setor, alinhar a identidade com a qualidade fará diferença.

Deve-se considerar também que com as escolhas certas será possível fazer com que os visitantes passem mais tempo no perfil da empresa.

Tenha um padrão próprio

De certa forma, esse tópico consiste em alinhar a forma de editar, a identidade da empresa, criatividade, entre outros aspectos já abordados. 

No entanto, além desses aspectos, é preciso pensar em fatores como os seguintes:

  • Metas dos anúncios;
  • Temas a serem explorados;
  • Área de atuação;
  • Público-alvo.

Resultado de imagem para instagram feedDessa maneira, será possível evitar que as publicações sejam aleatórias, uma vez que a consistência é decisiva para que as pessoas realmente acompanhem a marca.

Em relação ao layout das imagens, é importante considerar a persona, que é a representação do cliente ideal, o que envolve fatores como as dores em relação ao produto e serviço, ambições, hábitos, entre outras possibilidades.

Ainda mais, os profissionais devem decidir se a abordagem da empresa contará com frases impactantes, valores, imagens retangulares ou quadradas, o tipo de composição ideal para as fotos e demais fatores decisivos para as publicações.

Pode-se perceber que tudo faz parte de um grande planejamento, uma vez que a coesão das imagens pode ter um impacto significativo para atrair mais clientes e, até mesmo, parceiros e investidores.

É válido ainda citar que a grade do instagram também pode ser usada em prol da criação de um padrão próprio da marca. Mosaicos, bordas e diferentes encaixes podem ser explorados.

Alinhe a diversidade com a criatividade

Se por um lado as marcas devem evitar publicações aleatórias e prezar pela harmonia, por outro, é fundamental identificar formas inteligentes de trabalhar a diversidade de conteúdo.

É algo que evita a monotonia no feed e preserva a atratividade, como no caso de uma empresa que realiza a construção de prédios, é possível explorar desde novidades da marca, até curiosidades, imagens de resultados e vídeos com depoimentos de clientes.

Há possibilidade de usufruir das diferentes funcionalidades da plataforma para que o feed conte com formatos variados nas publicações, como uma fileira com uma sequência de fotos, duas fotos e um vídeo, entre outras possibilidades.

Dicas para otimizar o uso do Instagram

Além de garantir um feed atrativo, sem dúvidas, é interessante que as empresas preocupem-se com outros fatores para potencializar a atuação no Instagram de um modo geral.

Sendo assim, entre outras ações que podem ser adotadas para um desempenho favorável da marca, é possível citar:

Elaborar com cautela os conteúdos

Em primeiro lugar, é importante dar ênfase ao fato de que o conteúdo deve ser bem planejado, assim como os demais elementos.

Todavia, é fundamental que os profissionais estabeleçam uma frequência adequada, por exemplo, uma clínica que oferece serviços de estética e massagem 24 horas pode postar duas vezes diariamente.

Ainda mais, estudar o comportamento da audiência para detectar os horários mais favoráveis para as publicações também é de grande importância.

Interagir com o público

Acrescenta-se a esse contexto o fato de que, assim como outras redes sociais, o Instagram viabiliza um relacionamento mais próximo com o público, principalmente, devido às possibilidades de interação, que pode contribuir também com a retenção de clientes.

A partir desse ponto, é interessante que as marcas busquem promover enquetes, responder comentários, mensagens diretas, entre outras alternativas que potencializam o engajamento.

É de grande importância que cada marca tenha preocupação com respostas ágeis, o que exige um monitoramento constante da plataforma. 

Caso contrário, o visitante, consumidor ou cliente em potencial pode ter a impressão de negligência e, até mesmo, desistir do contato.

Naturalmente, as opções para interação podem ser exploradas a partir de diversos meios, devido a versatilidade da plataforma, por exemplo, uma empresa que comercializa rede de proteção animal pode usar os stories para responder perguntas frequentes por meio de lives. 

São inúmeras possibilidades, o que é muito vantajoso e naturalmente, exige um grande cuidado para selecionar as opções mais compatíveis com o público. Confira a seguir mais aspectos de como esses recursos podem ser empregados.

Apostar nas diferentes funcionalidades da plataforma

Conforme abordado, as funcionalidades variadas do Instagram podem ser aproveitadas para levar uma maior diversidade ao produzir as publicações. No entanto, é possível ir além e trabalhar os conteúdos de um jeito distinto em cada meio.

Por exemplo, em uma empresa que vende sombrite para horta, stories podem ser usados para opções mais curtas e dinâmicas de conteúdos como imagens do cotidiano, ofertas e perguntas.

Já para vídeos mais elaborados, a ferramenta IGTV pode contar com depoimentos de clientes, a história da marca, características da equipe e curiosidades sobre alguns produtos são algumas das alternativas que também pode ser exploradas de uma forma mais ampla.

De qualquer maneira, é muito importante que os profissionais tenham cautela com cada etapa das estratégias de mídias sociais, principalmente ao considerar que ações inadequadas podem comprometer severamente a imagem da marca.

Para seguir as dicas apresentadas e fazer um bom uso de cada recurso encontrado na ferramenta, pode ser vantajoso realizar uma análise cautelosa sobre a situação da marca.

Além disso, é importante estar atento às metas, aos diferenciais, a audiência e demais fatores que a envolvem, uma vez que informações como essas são capazes de proporcionar um direcionamento mais assertivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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