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Como criar uma List Boss?

Gerenciar leads e promover a gestão automática de contatos nunca foi tão fácil. Com uma List Boss, é possível visualizar, de forma segmentada, os potenciais clientes e interessados em um determinado produto ou serviço.

O controle das fases de negociações ocorre por meio de uma plataforma ligada ao e-mail marketing do produtor digital, e permite a movimentação de leads para categorias que correspondem a cada ação, como o status de compra. Entre elas, pode-se listar:

 

  • Abandono de carrinho;
  • Boleto emitido;
  • Compra aprovada;
  • Compra atrasada;
  • Compra cancelada;
  • Compra expirada;
  • Compra reembolsada.

 

Saber identificar o caminho percorrido por cada cliente antes de decidir ou não efetuar uma compra é essencial para uma visão mais ampla dos negócios. Com isso, estratégias de marketing podem ser elaboradas de forma assertiva.

Além de acompanhar o status de compra, a ferramenta disponibiliza o recurso de monitoramento da situação de cobrança. Por exemplo, é possível visualizar quais clientes emitiram boletos e não pagaram, quais pagamentos estão atrasados e cancelados.

Assim como visualizar as ações de clientes já existentes, criar uma lista de clientes em potencial também se torna viável. Com o auxílio de um e-mail marketing, diversos leads podem receber promoções, condições especiais e informações sobre novidades.

 

Mas, afinal, como criar uma List Boss?

Para criar uma List Boss, primeiramente é necessário realizar um cadastro e criar uma conta na plataforma Hotmart, que oferece soluções digitais para variados negócios.

Com isso, será possível realizar a integração do serviço de e-mail marketing e iniciar a utilização de todos os recursos oferecidos, criando as segmentações desejadas para cada cliente e cada produto.

Se ainda não ficou claro o processo de instalação, cadastro e unificação das ferramentas mencionadas, a seguir, confira o passo a passo básico para criar as automatizações desejadas:

 

  • Acesse a plataforma Hotmart;
  • Clique em menu, em seguida, ferramentas;
  • Procure pela opção List Boss;
  • Crie a segmentação para seu produto e a nomeie;
  • Escolha o provedor de e-mail marketing.

 

Após realizar esses requisitos iniciais, é possível encontrar e selecionar categorias de segmentação para seus leads, como status da compra, forma de acesso, avaliação do produto, status de assinatura, condições, entre outras.

Em cada segmentação, haverá também a situação de cada uma, por exemplo, dentro de “condições”, é possível encontrar as opções como forma de pagamento, moeda da compra, país do comprador, números de parcelas da compra, entre outros.

 

Quais as vantagens da List Boss para o varejo?

Após compreender o que é a ferramenta, como ela funciona e quais os passos iniciais necessários para adquiri-la, chegou o momento de visualizar a sua aplicação na prática.

Para isso, reflita sobre o seguinte caso: nos últimos tempos, uma loja especialista em balcões tem percebido que as vendas de balcão promocional têm crescido rapidamente.

Esse rápido aumento da demanda consequentemente ocasionou em um aumento do fluxo de caixa, por isso, muitas informações a respeito da parte financeira estão precisando ser organizadas.

O que já era controlado manualmente por um funcionário, por meio de uma planilha básica, agora pode ser solucionado com uma List Boss. Com ela, será possível visualizar os boletos pagos, em crédito ou até mesmo desistentes.

Além disso, será possível criar um controle para cada produto. Por exemplo, além do monitoramento financeiro dos pagamentos de balcão, será possível realizar o de outros itens, como o balcão caixa expositor.

Outro recurso que poderá contribuir para um domínio e aumento das vendas, é o de organização de leads. Com ele, há a possibilidade de saber quem são e qual o status dos clientes já existentes e analisar potenciais clientes para a empresa.

 

Benefícios para a prestação de serviços

Assim como oferece facilidade para empresários, a List Boss também auxilia na rotina de prestadores de serviço. Imagine, agora, a situação em você é o responsável por uma empresa de gerenciamento de transporte e frotas, por exemplo.

Como realizar a gestão de automóveis da sua empresa cliente, responsável pelo transporte público de todo o bairro, como saber qual ônibus saiu, qual chegou, qual ainda vai sair e quais precisam de manutenção?

Seria impossível controlar todas essas informações com uma simples agenda, planner ou uma simples planilha. A List Boss seria uma grande aliada desse processo.

Com ela, você poderá criar categorias para cada situação, sinalizando o status de cada uma. Nesse sentido, na categoria de manutenção, será possível saber quantos ônibus ainda precisam de conserto e quantos já foram consertados.

O mesmo poderia se aplicar uma segunda situação, em serviços de cabeamento. Considere que a empresa presta assistência de cabeamento de telefone, internet e televisão, em toda cidade.

Então, é preciso saber como administrar todas essas informações, para que todos os clientes sejam atendidos de forma satisfatória e para que possíveis outras pessoas sejam atraídas pelo serviço.

A List Boss poderá auxiliar, por exemplo, criando categorias para cada contexto. Será possível identificar, então, se o cliente da cidade e bairro X, que contratou o serviço X, já foi ou ainda será atendido.

Além disso, como mencionado nos casos anteriores, a parte financeira e de vendas também poderão ser controladas de forma rápida, prática e assertiva, com uma lista bem estruturada. 

Uma terceira situação também pode ser mencionada. Imagine que uma imobiliária de aluguel de escritórios, responsável por oferecer os melhores locais de trabalho às pessoas teve uma baixa procura.

O fato se deve, principalmente, à pandemia que apresentou um novo cenário para o mercado organizacional, em que já não era mais preciso um estabelecimento físico com a possibilidade do trabalho remoto.

Para alavancar os seus negócios, é preciso que a responsável pelos aluguéis se abra para novos horizontes e busque novas alternativas. Uma List Boss ajudaria na captação de novos leads e poderia ser organizada da seguinte forma:

 

  •  Definição do perfil dos clientes já existentes;
  • Indicações de clientes atuais;
  • Clientes antigos de outras imobiliárias;
  • Potenciais clientes encontrados em mídias sociais e internet.

 

Essas novas categorias ajudariam na compreensão e análise de um novo cenário de negócios, cheio de oportunidades possíveis, e na captação de novos clientes.

 

Quais as vantagens da List Boss para empresas?

Com os exemplos anteriores, você já deve ter compreendido a importância da List Boss na rotina de um varejo e na prestação de serviços. Agora, compreenderá a sua relevância para as empresas.

Imagine que uma empresa de arquitetura e reforma tem crescido cada vez mais nos últimos anos. Por consequência disso, conquistou filiais em diversos estados brasileiros.

Todos os processos de fechamento de acordos com os clientes, captação de leads, fluxo de caixa e cobranças não poderão mais ser centralizados em poucos colaboradores que realizam o controle manualmente.

Agora será necessária uma ferramenta que auxilie nessa missão. Com uma List Boss, é possível organizar todas as categorias, controlando a sua situação e segmentando por região do país.

Um outro caso a se pensar é no de uma empresa de cobrança condominial. Já imaginou o desgaste dos funcionários que precisam realizar ligações frequentes para os clientes, para entender seu status de inadimplência?

São situações que não precisarão mais ocorrer com o auxílio da List Boss, posto que a ferramenta possibilitará aos funcionários a visualização da situação de cada morador dos condomínios inadimplentes e de cada um com a dívida regularizada.

Ela também é capaz de auxiliar qualquer tipo de organização, como uma empresa de segurança para eventos. Neste caso, poderão haver, além dos mencionados anteriormente, controles de localidade.

Haverá então a possibilidade de criação de categorias na List Boss que irão ajudar a controlar quais os eventos que serão assegurados, onde se localizam, e até mesmo quantos seguranças serão responsáveis pelo local.

 

Qual a relação da ferramenta com o marketing?

A ferramenta e o marketing digital andam lado a lado. Os dois são relevantes para que haja uma compreensão do cenário de negócios, principalmente dos que se iniciam de forma virtual.

Com essas métricas, o acompanhamento de leads gerados, taxas de conversão e oportunidades de vendas e aquisição de clientes se torna cada vez mais claro e assertivo.

Com a forte presença da internet na vida das pessoas, o marketing digital auxilia na proximidade com os clientes, construindo relações empáticas e satisfatórias entre empresa e clientes.

 

Considerações finais

Após compreender o que é uma List Boss, como ela pode ser criada e aplicada na rotina de diversos varejos, empresas e prestadoras de serviço, enxergar a importância de contar com o auxílio digital no controle de processos é possível.

No mundo digital, os recursos tradicionais de administração de tarefas e etapas estão cada vez mais deixados de lado. Hoje, as planilhas virtuais personalizadas ocuparam o lugar dos checklists feitos em agendas físicas.

Portanto, adaptar-se a essa nova realidade é a chave para uma rotina prática e que alcance bons resultados profissionais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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