INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Como definir o público-alvo para seu negócio online?

Com o seu produto ou serviço em mãos, a primeira questão que você precisará resolver para começar a vender é encontrar os compradores. Esses, geralmente, têm um perfil bem definido e podem ser explorados no marketing por meio da definição do público-alvo.  

Esse conceito ficou muito popularizado com o crescimento de iniciativas de empreendedorismo e do marketing digital. 

Portanto, entender a definição de público-alvo de forma completa e assertiva é muito importante para realizar a comunicação de qualquer ideia. 

A necessidade de alinhar o discurso vai muito além do marketing, desde que a humanidade passou a se comunicar, entender como cada detalhe vai interferir em como a informação é recebida pelo receptor é fundamental para convencer as pessoas a te seguir. 

Somos seres adaptáveis vivendo em uma sociedade extremamente diversa, em que cada espaço de convivência cria uma atmosfera e uma linguagem própria. 

O que se fala em uma empresa de instalação de fechadura em porta de madeira é diferente do que se fala dentro de uma escola. 

Saber modular corretamente esses discursos amplia seu poder de conexão e de convencimento. 

Por isso, esse conceito é tão importante para o marketing, a ideia de público-alvo procura alinhar a linguagem ao público pretendido pela empresa. 

Quem consegue desenvolver realmente uma definição bem estabelecida e aproximada de público alvo pode colher uma série de benefícios, seja qual for a campanha ou ação destinada. 

Se tratando do marketing realizado hoje em dia, a definição de um público-alvo ficou ainda mais importante, isso ocorre porque segmentar um conteúdo da forma correta se tornou a chave para o sucesso das campanhas de marketing. 

Sendo assim, a partir desse conceito bem estabelecido, é possível direcionar as ações e ativações aos consumidores mais propensos a gerar uma conversão, além de alinhar a linguagem para o universo desse indivíduo. 

Muitas vezes entendemos o público-alvo como um “personagem” criado pela empresa e que se interessa pelo produto, mas a ideia pode ser um pouco mais ampla que isso. 

O ideal é que o público-alvo reúna uma série de interesses dos seus compradores e de assuntos relacionados a sua área de atuação, também é necessário ver como essas pessoas se comunicam e quais conteúdos ela consome.

Por exemplo, uma empresa de piso revestimento antigo tende a atrair pessoas interessadas em arquitetura e design, de mais idade e de gostos refinados, em geral, para esse público-alvo é necessário desenvolver uma linguagem formal e assertiva. 

 

O que é o público-alvo? 

Não é possível investir corretamente na divulgação de qualquer produto sem levar em conta a criação de um público-alvo.

Quando você não segmenta o conteúdo e a linguagem, a mensagem chegará de forma inadequada para quem deveria e alcança pessoas que não estarão interessadas. 

Por isso, a definição desse conceito é fundamental para o crescimento e manutenção de qualquer negócio, principalmente atividades específicas como lavagem a seco de cortinas. 

A partir do entendimento de público-alvo é possível compreender como os consumidores de maior potencial se transformam em compradores da sua marca. 

Assim, é possível focar as ações da forma mais direta e coerente alcançando o público que mais se identifica com o seu produto ou serviço

Sendo assim, ele é uma grande porta branca, que ao passar sua empresa aumentará significativamente a taxa de conversão. 

Em linhas gerais, o público-alvo não é um, mas um grupo de compradores de perfil parecido em comportamentos e interesses. 

Portanto, também pode ser considerado como um tipo de segmentação de mercado a partir da pesquisa por pessoas com maior potencial de conversão de venda. 

Dito isso, para definir o público-alvo de seus produtos é imperativo uma pesquisa que levante informações como: 

 

  • Gênero;
  • Idade;
  • Classe social; 
  • Região em que vive;
  • Visões, opiniões e valores; 
  • Interesses, comportamentos e estilo de vida.

 

Sendo assim, se produz um crachá de identificação para educação infantil, seu público-alvo são mães e pais de 23-35 anos de classe A e B, habitantes da sua região de atendimento que cuidam dos filhos e utilizam redes sociais no tempo livre. 

A partir desse arquétipo é possível compreender onde investir as campanhas de marketing, quais referências utilizar e até os melhores horários para veicular as peças publicitárias. 

O conceito de público alvo se assemelha bastante com o de persona, elas têm uma função semelhante, mas é preciso entender as suas diferenças para aplicar ambas no momento e na situação correta. 

Elas na realidade são bastante complementares e em conjunto podem causar grandes efeitos positivos em estratégias de marketing. 

Enquanto o público-alvo é uma descrição geral de um perfil de compradores com mais chances de se conectarem com o seu produto ou serviço.

A persona é um personagem mais completo, ela representa o comprador ideal da marca com uma definição detalhada de todas as preferências de compra e comportamento. 

Uma loja de brindes personalizados para festas pode ter vários tipos de públicos-alvo que variam de acordo com a época do ano, os produtos vendidos e entre outros. 

Desse modo, ao mesmo tempo que a definição de persona é mais absoluta, definindo o melhor cliente possível para a marca. 

 

Qual o valor desse público?

Com um público-alvo definido é possível criar estratégias direcionadas para a fatia do mercado que a sua empresa precisa atingir para encontrar o maior volume de compradores. 

Graças a isso é possível otimizar todas as ações de marketing da empresa, com a segmentação disponível no universo das mídias digitais é possível fazer com que a mensagem chegue diretamente às pessoas certas.

Essa vantagem pode ser decisiva para definir o sucesso de um investimento já que a partir disso é possível reduzir o valor investido e alavancar o resultado obtido. 

Em assuntos nichados como raspagem de piso de madeira sem pó não se pode pensar em uma divulgação ampla, mas sim em processos segmentados para encontrar um público qualificado e pronto para consumir o produto ou serviço. 

Quando você conhece o seu público, é mais fácil se posicionar ao lado dele, essa questão pode ser fundamental para gerar a identificação necessária para a fidelização de uma audiência. 

Assim como reconhecer os assuntos relevantes para o público junto à melhor forma de interagir com eles. 

Esse entendimento de quem é o comprador do seu trabalho também é fundamental para definir em quais canais sua empresa se fará presente.

Portanto, uma empresa de limpeza em altura não precisa necessariamente estar nas redes sociais, mas deve ter um site institucional e um portal capaz de gerar confiança e credibilidade. 

A partir do momento que se escolhe um canal de publicação, deve-se atentar para quais conteúdos agradam e engajam mais o seu perfil de consumidor, conteúdos rápidos ou densos, descontraídos ou informativos, institucionais e educativos.

Sendo assim, tudo vai depender da pesquisa relativa ao comportamento do seu público-alvo. 

O primeiro resultado que pode ser notado quando esse público é melhor definido é o aumento do engajamento nas postagens e em outras ações. 

Esse é um sinal de que a mensagem está chegando de forma personalizada até as pessoas certas e gerando identificação. 

Não é só na hora de vender que obter conhecimento sobre o seu público pode ser importante. 

Sendo assim, saber as necessidades e dores do seu público-alvo pode ajudar a adaptar a entrega do produto, personalizar o atendimento, rever a logística e qualquer outro detalhe da operação. 

 

Como definir o público-alvo?

Existem algumas etapas e pontos que podem facilitar a obtenção de informações fundamentais para a definição do público-alvo. 

O primeiro passo é realizar um mergulho profundo no mercado de atuação da sua empresa. 

Nesse momento é possível traçar particularidades do mercado e levantar estatísticas do cenário e relatórios completos do segmento. 

Parte disso é a possibilidade de identificar as ações dos seus principais concorrentes e quais ações deles geram resultados interessantes. 

Essa pesquisa dará um entendimento sobre os comportamentos dos compradores com o perfil da sua empresa.

Além disso é possível extrair desse mergulho novas tendências, inovações de processos e outras questões relevantes para o seu negócio. 

Depois de olhar para o mercado, chegou a hora de virar o olhar para dentro da empresa e revisar todos os processos a fim de refiná-los e melhorar. 

Após esse processo, chegou a hora de realizar pesquisas com o público e enfim definir o público-alvo.

 

Considerações finais

Em resumo, a definição do público-alvo efetiva é realizada com base em informações reais, os próprios clientes são a melhor fonte de pesquisa nesse caso.

Portanto, quanto mais profundo for o conhecimento sobre o público, mais fácil será definir estratégias de sucesso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.