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Como destacar o seu e-commerce no Google? Entenda mais sobre o assunto

Electronic commerce, ou e-commerce, é uma modalidade de comércio exclusivamente digital, em que as transações comerciais, de compra e venda, são feitas de forma online.

Esse novo mercado tem se tornado cada vez mais popular, trazendo vantagens para o comerciante, como o baixo custo para manter o negócio em funcionamento, além de:

  • Flexibilidade; 
  • Autonomia;
  • Escalabilidade;
  • Acesso a uma ampla gama de dados.

Com um faturamento de R$ 41,92 bilhões em 2020, o crescimento dos e-commerces no Brasil cresceu 73,88% em relação ao ano anterior, segundo dados do E-commerce Brasil.

Se você é um empreendedor e percebe como esses números provam um cenário promissor, continue lendo e descubra como tornar o seu e-commerce um sucesso de vendas no maior buscador atualmente: o Google.

A competitividade do mercado

Esse grande crescimento do e-commerce no país também significa o aumento da concorrência. A competitividade, uma marca natural do ambiente comercial, é ainda mais marcante no meio digital. 

Ali, o cliente pode sanar todas as suas dúvidas e comparar preços e produtos, em alguns cliques.

Note a importância de manter a página do seu negócio, que pode ser de uma assistencia tecnica apple iphone, por exemplo, sempre atualizada, com o máximo de informações relevantes para o público.

Nesse cenário, existe um ponto-chave que atua como divisor de águas em tantas possibilidades, e é o que determina o sucesso de uma marca: a presença digital e o posicionamento gerado por ela.

Se existe um mecanismo que conecta os e-commerces aos clientes são os buscadores, como o Google, Ask ou Yahoo!, onde bilhões de pessoas pesquisam os mais diversos assuntos a qualquer hora.

Dessa forma, os resultados atuam exatamente como um flyer de divulgacao do seu negócio. O posicionamento se refere, literalmente, à posição em que o seu banner aparece como resultado de uma pesquisa. 

Um dado importante é que mais de 75% dos usuários não olham além da primeira página de resultados, então o segredo do sucesso é se manter ali.  

Aumentando a visibilidade no Google

O Google é o maior site de pesquisas do mundo, tido como uma das mais poderosas ferramentas digitais existentes.

Segundo a StatCounter Global Stats, em 2021 o Google já recebeu 92,51% de acessos, o que equivale a mais de 3,5 bilhões de pesquisas diariamente.

Logo, o melhor lugar para se estar se você realiza algum tipo de atividade comercial, como aluguel de stand para divulgacao é no Google.

Pesquisar antes de adquirir um produto ou contratar um serviço é um comportamento que podemos considerar quase como um novo hábito humano, independente da cultura, bastando ter acesso à internet.

Entre as vantagens de garantir que seu e-commerce esteja presente e bem posicionado no Google, podemos citar:

  • Criação de autoridade na área de atuação;
  • Maior confiabilidade;
  • Geração de leads de forma constante;
  • Mais vendas;
  • Potencialização de resultados como um todo.

Estar presente na SERP, sigla do inglês Search Engine Results Page (ou Página de Resultados do Mecanismo de Busca), aproxima seu negócio do cliente no melhor momento possível, quando ele está procurando pelo seu produto ou serviço.

Toda acao de marketing promocional do marketing tradicional é baseada em interrupções na rotina de uma pessoa para mostrar as vantagens de consumir determinado produto, criando, assim, a necessidade de compra.

Já no conceito do novo marketing, estratégia publicitária voltada para atração do cliente e realidade de um ambiente como o Google, seu e-commerce vai aparecer nos resultados da busca de um usuário quando ele procurar por determinadas palavras-chave.

Inegavelmente, isso faz muito mais sentido, e é claro que torna o marketing mais eficaz tanto para uma gráfica local que produz banner impressao, quanto uma multinacional.

Nesse ponto, é muito importante entender a lógica por trás do algoritmo de um buscador: as primeiras respostas da SERP são aquelas que respondem melhor a dúvida do usuário. 

É um conceito bem simples, mas que garante a confiabilidade tanto no buscador quanto nas respostas. O Google tem esse conceito em sua missão, visão e valores, por isso possui quase 100% de domínio no setor.

Pensando nisso, confira agora algumas das técnicas essenciais nesse sentido: 

1 – Faça o cadastro no Google My Business

O primeiro passo é fazer seu cadastro na plataforma gratuita Google My Business, o Google Meu Negócio. 

É esse cadastro que te insere no Google e torna a existência de sua empresa, assim como as informações sobre ela, públicas e disponíveis nos resultados de todos os produtos Google.

A partir desse passo, você já pode começar a investir no tráfego de público do seu e-commerce, que pode ser feito de forma patrocinada pelos anúncios, ou organicamente, de maneira gratuita. 

2 – Invista em mídia paga

Investir em mídias como links patrocinados, anúncios nas redes sociais e remarketing complementam as estratégias orgânicas, que garantem a manutenção do posicionamento, impulsionando e agilizando seus resultados.

3 – Tire proveito dos dados

Para completar o pacote, essa plataforma fornece uma série de dados e métricas que possibilita mensurar resultados, analisá-los e desenvolver suas ações de forma estratégica.

Independente de qual seja o ramo de atuação do seu e-commerce, como uma gráfica que faz impressao digital, qualquer tipo de empreendimento deve ser pensado estrategicamente, se você espera bons resultados.

Realizar estudos do seu negócio, das ações de marketing e do cenário em que se insere, baseados em dados reais, e aprender com isso, é o que está por trás de todo gestor de sucesso.

Ademais, aproveite as métricas comparativas disponibilizadas pelo Google. Acompanhe os resultados de seus concorrentes, veja erros e acertos e aprenda com isso.

4 – Invista em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais importantes do Novo Marketing. 

Basicamente, se refere à produção de conteúdo de qualidade e relevante para seu público, de forma que ao suprir sua necessidade e responder suas dúvidas, natural e instantâneamente é criada uma relação entre marca e público.

O Marketing de Conteúdo somada a uma boa estratégia de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) é a principal forma orgânica de destacar seu negócio no Google.

Uma boa ideia é associar seu e-commerce de digitalizacao 3d a um blog e redes sociais que tragam conteúdos com temas relacionados ao seu negócio, das mais diversas maneiras. 

É no desenvolvimento do conteúdo que serão aplicadas as técnicas de SEO, que garantem que seu conteúdo converse da maneira mais otimizada possível com o algoritmo do Google.

Um SEO bem feito sinaliza com total eficiência para o buscador que sua página é a melhor resposta para o usuário, considerando todas as diferentes formas de se fazer uma mesma pergunta.

Aqui vale toda a criatividade do mundo, sempre considerando as necessidades e gostos do público. 

O fato é que a revolução digital criou um novo perfil de consumidor, e o Marketing de Conteúdo surge como estratégia para se adaptar a essa mudança. 

A solução frente a um consumidor muito mais exigente e que tem domínio e participação na construção da sua marca e na jornada de compra de todos os outros clientes e potenciais clientes, foi a humanização das marcas criando, literalmente, uma relação de proximidade.

5 – Tenha um Plano de Negócios

Aconselhamos que, ao iniciar um novo negócio, em especial um e-commerce, se faça um criterioso estudo de público, mercado e estratégias, conhecido como Plano de Negócio. 

Esse documento trará todas as diretrizes, não só para a condução do negócio como um todo, mas para as estratégias de marketing, inclusive a produção do conteúdo.

Escolher, conhecer e entender seu público-alvo é um pré-requisito aqui. Assim, será fácil direcionar sua energia e atenção ao que realmente importa. 

É bem simples visualizar isso. Se você possui uma confecção de uniformes profissionais, não faz sentido que suas ações publicitárias sejam direcionadas para um público infantil. Isso significa desperdício de recursos importantes como tempo e dinheiro.

Uma constatação importante que o mercado tem mostrado é que não existem linguagens universais, quem tenta falar com todo mundo, na prática, não se comunica com ninguém.

Então, suas estratégias devem ser segmentadas não somente por público-alvo, mas por personas, que são representações fictícias dos seus consumidores reais, ou seja, o perfil completo de quem efetivamente paga por seu produto ou serviço.

6 – Garanta a melhor experiência do usuário

Certamente, você já entendeu que seu objetivo sempre deve ser garantir uma boa experiência ao usuário.

Considere seriamente a persona para o desenvolvimento de um conteúdo único, de alta qualidade visual, sonora e, principalmente, de informação. 

Atente-se não só ao conteúdo, mas também à usabilidade da página de e-commerce, que inclui fatores como:

  • Otimização para mobile (dispositivos móveis);
  • Organização do layout;
  • Qualidade da plataforma;
  • Navegabilidade.

A experiência do usuário é a soma de todos os fatores que falamos até aqui e a conclusão é bem simples: ao otimizar a experiência dos usuários, automaticamente você está destacando seu negócio no Google.

Bônus: conte com especialistas da área

A última dica é que a terceirização da criação de conteúdo ajuda no padrão profissional do conteúdo produzido, o que é um bom investimento. 

Um fator fundamental, que sempre é, ou deveria ser, a pauta central de um bom profissional é a garantia da originalidade da produção. 

Plágio é crime, e o pior lugar para publicar um ato criminoso é no Google. Conteúdos plagiados prejudicam muito uma marca, pois geram uma resposta extremamente negativa do próprio algoritmo do Google. Portanto, atente-se a isso.

Destacando seu e-commerce no Google, você terá garantia de resultados a curto, médio e longo prazo, ou seja, a sustentabilidade do seu negócio online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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