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Como empresas podem utilizar estratégias de endomarketing com trabalhadores freelancers

O endomarketing é uma das estratégias mais importantes dentro de uma organização, pois é totalmente voltada para as ações internas da empresa.

É essencial para reduzir índices de rotatividade de pessoal e atrair profissionais altamente qualificados. No entanto, isso é feito criando uma imagem de bom lugar para se trabalhar.

É comum encontrarmos pessoas que falam que a empresa “X” é um ótimo lugar para trabalhar. Algumas delas se dedicam aos estudos, como uma formação em uma faculdade ou curso, almejando um cargo em determinada empresa.

Isso é resultado de um bom marketing interno, que traz satisfação para a vida dos colaboradores de uma organização e é levado para o lado de fora da empresa.

Além disso, essa prática vai melhorar a produtividade, reduzir o absenteísmo e facilitar o caminho para que a empresa alcance os objetivos dela, afinal, seus colaboradores estão mais comprometidos e engajados.

No entanto, essa prática pode e deve se estender para os profissionais parceiros da empresa, ou seja, os freelancers, pois eles também precisam de motivação e engajamento.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é endomarketing, seus benefícios e dar algumas dicas de estratégias para esses profissionais autônomos. Acompanhe!

O que é endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional focada nas ações internas da empresa. É também conhecido como “marketing interno” e melhora a imagem da empresa entre os seus colaboradores.

Como resultado, é possível ter uma equipe mais motivada.

É importante investir nessa prática porque os colaboradores são influenciadores da marca para a qual trabalham, e podem influenciar tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa.

Logo uma pessoa que trabalhe para uma fabricante de válvula solenoide 12v, em sua linha de produção, conhece seus processos e pode opinar e influenciar com sinceridade pessoas de seu convívio.

Se estiver satisfeito, esse colaborador começa a enxergar a fábrica de maneira mais humana e até carismática, desenvolvendo um sentimento de gratidão. 

Mas se um profissional não se sente satisfeito, então esse negócio pode ficar para trás na concorrência.

Benefícios do endomarketing

Agora que já sabemos o que é endomarketing e qual o seu principal objetivo, precisamos entender quais são seus benefícios para as empresas, conforme apresentaremos a seguir.

1 – Mais motivação

O marketing interno é muito importante para a motivação dos colaboradores. É por meio dele que uma fabricante de grelha de inox, por exemplo, consegue se mostrar aberta a sugestões e melhorias vindas dos funcionários.

A motivação do público interno aumenta muito quando as pessoas estão inseridas em um ambiente que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de seu trabalho.

2 – Melhores resultados

A produtividade melhora muito dentro de uma organização que implementa o endomarketing.

Isso porque os funcionários estão se sentindo mais motivados e satisfeitos com suas atividades diárias, o que faz com que executem melhor suas funções, por meio de atitudes proativas e trazendo resultados mais positivos.

3 – Turnover menor

O turnover é a rotatividade de funcionários dentro da empresa. Se os colaboradores estão mais satisfeitos e motivados com seu ambiente de trabalho, não pensam em deixar o trabalho.

Se a organização preza pela qualidade de vida e bem-estar de seus funcionários, estes se mostram menos dispostos a deixá-la. Eles deixam de pensar apenas no salário e passam a considerar, também, a importância da empresa.

4 – Colaboradores mais leais e compromissados

Qualquer pessoa se sente mais compromissada com uma organização que se preocupe com suas necessidades e sugestões. Isso faz com que o profissional sinta-se acolhido e melhore o seu trabalho no dia a dia.

5 – Melhora o ambiente de trabalho

Algumas empresas possuem um clima competitivo entre seus colaboradores, como no caso de lojas. Mas, por exemplo, se uma loja de persiana vertical tecido investe em endomarketing, ela melhora seu clima organizacional.

Seu fluxo de atividades se ajusta e os processos começam a ser seguidos de maneira mais precisa. Todo o desempenho do time é influenciado, aumentando os resultados positivos.

6 – Melhora a rotina dos funcionários

Dentro de qualquer empresa – e na vida de qualquer profissional – é normal que existam atividades mais estressantes. Muitos colaboradores acabam permitindo que esse momento de estresse afete o seu bem-estar.

No entanto, se a empresa se preocupa com a saúde de seus funcionários, o ambiente se torna mais propício e agradável, o que melhora a saúde mental da equipe e diminui os momentos de tensão.

Importância do endomarketing voltado aos freelancers

Ficou claro que o marketing interno é fundamental para melhorar o desempenho, a qualidade de vida e os resultados dos colaboradores de uma fabricante de filtro de manga ou qualquer outra empresa.  

Só que, atualmente, é muito comum que as organizações contem com profissionais autônomos parceiros, mais conhecidos como freelancers. Eles também precisam de incentivo para desempenhar bem suas funções.

A elaboração de estratégias de endomarketing para esses profissionais acaba por trazer muitos benefícios que explicam sua importância. E dentre eles podemos mencionar:

  • Promover a motivação dos parceiros;
  • Aumentar sua produtividade;
  • Diminuir a rotatividade de freelancers;
  • Reter talentos para a empresa;
  • Aumentar o faturamento da empresa.

Os freelancers, em geral, trabalham fora da empresa, por isso, é importante que eles se sintam acolhidos e que a organização esteja sempre disponível para orientá-los e melhorar a qualidade de seu trabalho. 

Essa receptividade pode ser feita de diversas maneiras, como:

  • Palestras;
  • Eventos;
  • Workshops;
  • Treinamentos;
  • Entre outros

Tudo isso motiva esses profissionais e evita que eles procurem outras parcerias.

Consequentemente, a empresa consegue reter bons talentos que trazem mais resultados para ela, como no caso de uma fabricante de balcão caixa mdf.

Como aplicar endomarketing no relacionamento com freelancers

Algumas pessoas ainda acreditam que o endomarketing é algo feito apenas para as grandes empresas, o que não é verdade. Ele pode ser aplicado por empresas de qualquer tamanho e em qualquer segmento.

O segredo é estar atento à estrutura do negócio, isso porque as estratégias precisam estar adequadas às especificidades da empresa, seu orçamento e o perfil da equipe.

Alguns gestores, como em uma loja que venda lavadora de alta pressão industrial utilizam técnicas de tempos em tempos. E quando se trata de freelancers, o ideal é fazer um planejamento anual. E dentre as etapas temos:

  • Diagnosticar a empresa;
  • Identificar o público interno;
  • Traçar objetivos;
  • Definir ferramentas de endomarketing;
  • Implantar a estratégia;
  • Mensurar resultados;
  • Fazer melhorias necessárias.

É fundamental escolher adequadamente as ferramentas para o sucesso das ações, e elas devem estar adequadas tanto à empresa quanto aos freelancers.

É importante reunir esses profissionais em eventos internos, pois ajuda a promover a integração deles e a troca de experiências. 

Para isso, podem ser feitas dinâmicas ou encontros simples para uma conversa, reunião ou feedbacks.

Isso também pode ser feito por meio de redes sociais corporativas e qualquer canal estruturado para comunicação que a empresa utilize.

A organização também pode oferecer um plano de carreira ou um programa de benefícios, pois isso fortalece ainda mais o vínculo e traz mais motivação para o profissional.

De qualquer forma, é importante promover o diálogo, seja em uma fabricante de faixa de gôndola ou em uma prestadora de serviços. Dessa forma, é possível trocar informações entre gestores, freelancers e colaboradores.

Isso vai permitir que os profissionais estejam sempre atentos às condições e ao tipo de relação de trabalho que mantém com a empresa, ouvindo e dando sugestões que colaboram para a melhoria mútua dos processos.

Mesmo que a empresa não tenha um espaço físico de trabalho, existem opções que permitem uma aproximação maior, tanto física quanto remotamente.

Um exemplo disso é a locação de espaços coworking, que permitem a realização de eventos, palestras, reuniões e outros acontecimentos do tipo.

Se não for possível reunir todos os profissionais por trabalharem em cidades, estados ou países diferentes, é possível realizar reuniões remotamente por meio de sites e aplicativos.

De qualquer forma, essa comunicação vai demonstrar que aquela empresa se preocupa com a satisfação, a motivação e a qualidade do trabalho do profissional freelancer.

Essas ações são sempre bem-vistas e têm um enorme valor na vida dos profissionais em questão.

Conclusão

O endomarketing é uma estratégia importante e ela se estende a todos aqueles que trabalham tanto para uma empresa de serviço motoboy como para qualquer outra, seja ele um colaborador registrado ou um freelancer.

É uma maneira inteligente de demonstrar que a organização se preocupa com a satisfação deles e que está disposta a ouvir e realizar as melhorias necessárias.

Dessa forma, ela garante não apenas que seus profissionais estejam satisfeitos, mas que tenha ao seu lado grandes talentos que farão toda a diferença em seu crescimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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