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Como fazer a melhor gestão de mídias sociais para seu e-commerce

Se você é um empresário que entende a importância da internet para que o seu negócio cresça, certamente já possui páginas ou perfis de mídias sociais ativos para a sua empresa. 

Que as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para que um estabelecimento ganhe visibilidade e seja encontrado mais facilmente pelo público, disso ninguém duvida. 

É cada vez mais comum que as pessoas possuam um smartphone com um pacote dados para acessar a internet, permitindo que elas conversem com seus amigos e parentes, façam pesquisas sobre qualquer assunto ou adquiram produtos e serviços por meio do dispositivo. 

Ter facilidade para navegar no mundo virtual e buscar informações sobre uma depilação a laser no rosto, por exemplo, é simples e prático, e ajuda um usuário a encontrar o que ele está procurando, em qualquer lugar que esteja. 

Isso quer dizer que essas pessoas vão encontrar diversos estabelecimentos na internet, e aquele que tiver mais visibilidade, garantindo a sua presença nas redes sociais, certamente vai conquistar novos clientes de modo mais eficiente do que outros que não estejam. 

Ou seja, ter um perfil ativo nas plataformas sociais é a maneira mais eficiente de ter um contato maior com o público e, assim, fazer com que a marca seja vista, permitindo que os consumidores encontrem o negócio na internet. 

Mas, tão importante quanto ter uma página nas principais redes, é gerenciar cada uma delas adequadamente. 

Por isso, este artigo traz dicas importantes sobre como fazer uma gestão eficiente das suas mídias sociais, garantindo o sucesso do seu e-commerce. 

Quer saber mais? Então siga na leitura deste conteúdo. 

A importância das redes sociais para e-commerces

Ter um e-commerce é o desejo de muitos empresários. Oferecer um site apropriado para vender vela de ignição, ou qualquer outro produto, pode ser um meio eficaz para aumentar os resultados de um negócio. 

Porém, para que os clientes cheguem até o seu site, é preciso que eles tomem conhecimento sobre a sua plataforma na internet, o que pede ações de divulgação. 

Sem dúvida, investir em anúncios na web e produzir campanhas de e-mail marketing, são ferramentas indispensáveis para impulsionar um e-commerce, mas as redes sociais são importantes para quem quer ser visto pelo seu público-alvo. 

Atualmente, é possível criar uma conta em várias redes sociais, sendo as mais conhecidas do momento:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • YouTube;
  • LinkedIn;
  • WhatsApp;
  • Entre outras.

Se uma empresa de casting para eventos possui perfis ou páginas ativas nessas plataformas, o número de pessoas que tomam conhecimento sobre a sua atuação no mercado é cada vez maior. 

Afinal, a quantidade de usuários que essas redes possuem cresce continuamente, o que vai influenciar diretamente na visibilidade do negócio. 

Isso significa que um e-commerce pode ser muito mais conhecido se você divulgá-lo nas redes sociais, fazendo com que os usuários e seguidores que utilizam essas plataformas saibam da existência do seu negócio de modo simples e recorrente. 

E para conseguir uma boa divulgação nas mídias sociais, é indispensável que se gerencie adequadamente cada um dos perfis, pois a forma de atuar nesses espaços é o que garante a assertividade na publicidade da sua loja virtual. 

Por que gerenciar as redes sociais?

Se você é dono de uma clínica veterinária em campinas, e deseja que as pessoas que residam próximo ao endereço do seu estabelecimento conheçam sobre o seu trabalho, as redes sociais podem ser a maneira mais prática para fazer isso. 

Esse trabalho envolve conhecimento das principais ferramentas oferecidas por essas plataformas, permitindo ações de marketing digital estratégicas, que podem proporcionar resultados efetivos na divulgação do negócio. 

Por isso, uma melhor gestão de mídias sociais é a forma eficaz de tornar o seu e-commerce conhecido na internet, e garantir que o público-alvo da empresa seja impactado, gerando vendas e lucros cada vez melhores.

Mas, é importante frisar que gerenciar um perfil na rede social exige conhecimento da área. 

Afinal, criar campanhas de marketing assertivas implica em ter uma equipe preparada para promover um serviço. 

Como o de acupuntura para cachorro, por exemplo, depende de uma série de fatores, que vão desde o uso de boas imagens, até uma linguagem mais adequada.

Com as redes sociais, o processo é o mesmo: é preciso identificar o público-alvo do seu e-commerce e fazer com que a maneira de se comunicar com essas pessoas seja objetiva e clara, no momento certo, e com estratégias eficazes.

Nesse sentido, talvez seja interessante contar com o auxílio de um profissional que entenda de gerenciamento de mídias sociais e consiga administrar a sua página de maneira eficiente e com ações direcionadas. 

Isso porque, se uma clínica de saúde quer promover os seus serviços, divulgando um exame de vulvoscopia, ela precisará utilizar técnicas apropriadas para isso. 

Ou seja, ela deverá direcionar o seu anúncio para mulheres, utilizando uma linguagem apropriada. 

Também é indispensável conhecer o perfil de usuários de uma determinada rede. 

Afinal, ao promover exames de diagnóstico, é preciso entender em quais mídias sociais eles podem ter maiores resultados. 

Enquanto o Instagram é uma plataforma voltada para a postagem de fotos e de textos curtos, o LinkedIn é uma rede que prioriza os contatos profissionais, e assim por diante. 

Desse modo, é possível perceber que a atuação de um profissional habilitado para o gerenciamento de redes pode ser a melhor maneira de garantir a assertividade das suas ações nas mídias sociais. 

O que deve ser priorizado no gerenciamento de mídias para um e-commerce?

Depois de entender a importância de gerenciar as suas páginas nas redes sociais, é fundamental conhecer as características que devem ser priorizadas na atuação da sua loja virtual, dentro dessas plataformas de comunicação. 

Isso porque é possível realizar várias ações nas mídias sociais, tais como:

  • Postagens de conteúdos diversos;
  • Interação com o público por comentários;
  • Compartilhamento de publicações;
  • Envio de mensagens privadas;
  • Publicação de anúncios patrocinados;
  • Entre outros.

Todas essas atividades devem ser feitas de maneira estratégica, para que tragam efeitos positivos para os seus perfis. 

Para que elas surtam o efeito desejado na divulgação de um estabelecimento especializado em produção de salgados para festa assados, por exemplo, é essencial levar em conta alguns elementos importantes do marketing digital. 

1 – Identificação do público-alvo do negócio

Uma das principais maneiras de gerenciar as redes sociais adequadamente é identificar o seu público-alvo.

Isso é importante para entender qual é a linguagem apropriada para utilizar nas suas postagens, assim como para saber qual das redes sociais faz mais sentido para o seu e-commerce. 

Essas informações também vão determinar os assuntos que serão abordados nas suas publicações, já que elas devem oferecer conteúdos de qualidade para os seguidores do perfil. 

Além disso, ao conhecer o público-alvo do seu negócio, pode-se utilizar os anúncios para a promoção da sua plataforma, configurando-os da maneira ideal, fazendo assim com que eles atinjam as pessoas certas.

2 – Produção de conteúdo e engajamento com os seguidores

Um bom gerenciamento de redes prioriza a postagem de bons conteúdos, assim como a interação com o público que acompanha a página. 

Isso porque uma das maneiras mais produtivas de conquistar a atenção do público atualmente, é por meio de postagens interessantes, que agregam maior valor para os leitores e, assim, conferem uma maior autoridade para a marca. 

Além disso, as redes sociais possibilitam um contato próximo com o público da sua empresa. 

Sendo assim, é indispensável utilizar os campos de comentários ou o chat privado, para interagir com os usuários dos seus perfis nas redes sociais. 

Essa é uma maneira eficiente de criar laços com os seguidores, e utilizar essas oportunidades para falar mais sobre o seu negócio e sobre seus produtos, ajudando na divulgação do e-commerce.

3 – Acompanhamento de métricas e resultados

Uma vez que uma loja virtual que vende produtos para clínicas especializadas em limpeza pele profunda deseja saber sobre como anda a sua atividade nas redes sociais, ela precisará acompanhar as métricas relacionadas ao seu perfil. 

As métricas apresentam informações detalhadas sobre quantas pessoas visualizaram uma postagem, sobre as impressões e o engajamento dos seguidores, mostrando assim, quais das publicações trouxeram resultados efetivos.

Elas também ajudam a entender a necessidade de adaptação de conteúdos, pois permitem saber quais temas interessam mais aos usuários das redes sociais. 

Como esses dados podem ser muito técnicos para algumas pessoas, é preciso contar com  ajuda de um profissional habilitado em gestão de redes, para que a assertividade das campanhas e postagens realizadas nessas plataformas tragam os efeitos desejados. 

Nesse cenário, é possível perceber que uma melhor gestão das redes sociais influencia diretamente no sucesso do perfil ou página da empresa. 

Por isso, ao contar com esse tipo de serviço, o seu e-commerce será beneficiado, conquistando novos clientes e alcançando os potenciais compradores da sua loja virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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